Audi R8 V10: carrão de 610 cv diverte e faz dono virar estrela de cinema
Resumo da notícia
- R8 encanta pelo design e pelo desempenho do motor V10
- Carro de 610 cv vai de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos
- Cupê estreou em 2015 e foi reestilizado recentemente
Algumas experiências são obrigatórias na vida de qualquer fã de carros.
Visitar feiras como o Salão do Automóvel e assistir um GP de Fórmula 1 ao vivo estão entre elas. Se você já fez tudo isso, permita-me sugerir mais uma à sua lista: dirigir um superesportivo.
Foi por isso que eu não podia perder a oportunidade de pilotar o novo Audi R8.
Lançado em 2015, o bólido passou pela primeira reestilização em 2019 que acaba de chegar ao Brasil. Interessados não faltaram: o lote inicial se esgotou em uma semana, mesmo com o módico preço de R$ 1.234.990.
Antes mesmo de os clientes botarem suas mãos no superesportivo, UOL Carros passou alguns dias com o R8 e sentiu na pele como é ser uma celebridade. Veja a seguir como foi nossa experiência e porque o superesportivo é tão encantador.
Audi R8 V10
Preço
R$ 1.234.990Pontos Positivos
- Design
- Desempenho
Pontos Negativos
- Espaço interno
Veredito
O R8 arrepia cada fio de cabelo de quem gosta de carros. Embalado pelo motor V10 de 610 cv, o cupê encanta tanto pelo desempenho quanto pelo design recém-renovado. É por isso mesmo que é bom estar preparado para ser alvo de todos os olhares por onde passar. Se você tiver uma conta bancária bastante generosa vale a pena comprá-lo sem pensar. Até porque um carro superesportivo está muito longe de ser uma compra racional.
É difícil achar quem não olhe para o R8. E não é apenas pela chamativa cor Amarelo Vegas. As linhas do cupê são encantadoras por onde quer que se observe.
Reestilizada, a dianteira traz novos faróis, grade dianteira mais larga e tomadas de ar maiores. A silhueta esguia do R8 é praticamente a mesma desde a estreia da primeira geração, em 2006. Destacam-se as "lâminas laterais" que podem ser encomendadas em cinco cores diferentes.
Personalização, aliás, é o forte do carro. São quase 1,6 milhão de combinações possíveis, incluindo 29 opções de cores externas, cinco para as lâminas laterais, três para as saias laterais, spoiler dianteiro e molduras do difusor traseiro, quatro para os retrovisores, seis opções de rodas de 20 polegadas e logotipos em acabamento preto ou cromado.
Atrás, o discreto aerofólio em fibra de carbono fica logo acima das belas lanternas. Elas ganham a companhia de vistosas tomadas de ar e das enormes saídas de escapamento.
Por dentro, a cabine tem teto revestido em Alcantara, bancos em couro com costuras na cor da carroceria e apliques de fibra de carbono em partes como as portas e o console central. A posição de dirigir é extremamente baixa e justa. Tudo foi projetado para envolver o motorista e os comandos ficam à mão.
O volante tem empunhadura muito boa e existe espaço para mochilas e pequenos objetos atrás dos bancos. O porta-malas fica na frente e comporta míseros 112 litros.
Basta apertar o botão vermelho no volante para despertar o motor 5.2 V10 de 610 cv e 57,1 kgfm. Logo em seguida vem um rugido capaz de assustar quem estiver em volta - ou acordar a vizinhança inteira caso você tenha uma garagem coberta.
É essa trilha sonora que faz você esquecer do possante sistema de som da Bang&Olufsen. As acelerações são brutas e acompanhadas por um ronco encorpado e nada discreto, intercalado por estampidos a cada troca de marcha.
São necessários meros 3,2 segundos para chegar aos 100 km/h e a velocidade máxima é de 330 km/h. O pequeno botão com uma bandeirinha quadriculada é a deixa para a diversão. É ele que ativa o controle de largada: basta apertá-lo e pisar firmemente no freio e no acelerador ao mesmo tempo. O motor ficará cheio e o R8 arranca com vigor assim que você libera o pedal do freio.
Curiosamente, uma das maiores virtudes do R8 é sua docilidade. Ao contrário de muitos superesportivos, ele não reclama quando o motorista quer passear tranquilamente. A suspensão é dura e o carro sofre com qualquer desnível do solo, mas a frente não é tão baixa como se imagina: é possível passar por valetas e buracos sem grande sofrimento.
Se você tiver o pé mais leve dá até para manter boas médias de consumo. Durante um trajeto de quase 200 quilômetros por estradas bem pavimentadas, fizemos uma média de 6 km/l. Mas convenhamos: quem tem um R8 não precisa se preocupar com essas coisas, né?
O R8 traz um pacote de itens de série relativamente modesto para seu preço.
A lista de equipamentos inclui 6 airbags, sistema de vetorização de torque, diferencial central, faróis de laser, piloto automático (sem função adaptativa), controles de estabilidade e de tração, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de fadiga, ar-condicionado digital (com apenas uma zona de temperatura), freio de estacionamento elétrico, sistema start-stop e GPS.
Seria loucura analisar os custos de manutenção de um carro que custa mais de R$ 1 milhão.
Mesmo assim, é bom ressaltar que os valores das revisões do R8 não são exorbitantes. Das seis primeiras paradas previstas, a conta mais cara será nas revisões de 20 mil quilômetros e 40 mil quilômetros, tabeladas por R$ 5.284 cada.
Quanto à segurança, faltam algumas assistências de condução presentes no restante da gama. Anote aí: piloto automático adaptativo com função "Traffic Assist", frenagem autônoma de emergência, alerta frontal de colisão e alerta de tráfego cruzado traseiro, entre outros.
É difícil falar em concorrentes para um superesportivo. Mas o Porsche 911 Turbo S surge como principal rival do R8.
Ao preço de R$ 1.359.000, ele traz um motor 3.8 boxer que entrega 650 cv e torque máximo de 81,6 kgfm. Os números de desempenho impressionam: aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos com o pacote Sport Chrono e velocidade máxima de 320 km/h.
Motorização
5.2, V10, 40V, biturbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
510 cv a 8.000 rpm
Torque (kgf.m)
57,1 kgfm a 6.600 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
3,2 s
Velocidade máxima (km/h)
330 km/h
Consumo cidade (km/l)
4 km/l
Consumo estrada (km/l)
8 km/l
Câmbio
Automatizado de 7 marchas
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, braços sobrepostos
Suspensão Traseira
Independente, braços sobrepostos
Freios Dianteiros
Discos de carbono-cerâmica
Freios Traseiros
Discos de carbono-cerâmica
Pneus
245/30 R20 (diant.) / 305/30 R20 (tras.)
Rodas
20 polegadas
Altura (mm)
1236 mm
Comprimento (mm)
4429 mm
Entre-eixos (mm)
2650 mm
Largura (mm)
1940 mm
Ocupantes
2
Peso (kg)
1595 kg
Porta-malas (L)
112 l
Tanque (L)
83 l
10.000 km
R$ 4.982
20.000 km
R$ 5.284
30.000 km
R$ 4.982
40.000 km
R$ 5.284
50.000 km
R$ 4.982
60.000 km
n/d
Seguro
n/d
Garantia
2 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
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