Topo

Audi Q8 e-tron: com novo nome, 1º elétrico da marca alemã ainda surpreende?

Imagem: Divulgação

Daniel Neves

Do UOL, em São Paulo

12/04/2024 04h00

Ele mudou de nome, mas não de essência. O Audi e-tron, que inaugurou a linha de elétricos da montadora alemã, agora se chama Q8 e-tron e ganhou discretas alterações em sua nova linha. A principal novidade está na bateria, que apresenta uma melhora na eficiência que garante maior autonomia ao SUV.

Com preços que variam entre R$ 699.990 (Performance Black) a R$ 711.990 (Launch Edition - testada pela reportagem), o utilitário-esportivo ainda é uma boa opção para quem tem esse valor para gastar? É o que o UOL Carros mostra na avaliação abaixo.

Desvendando o Audi Q8 e-tron

Design: discreta atualização no visual futurista trouxe novo para-choque, com grade mais destacada e luz indireta na parte superior. Ele também estreia o novo logotipo da Audi, sem relevos. O que chama mais atenção, porém, são as câmeras no lugar do retrovisor - opcional de R$ 15 mil que demanda certa adaptação do motorista. Porta-malas é generoso, oferecendo 569 litros.

Imagem: Divulgação

Equipamentos: destaque para painel de instrumentos configurável de 12,3 polegadas, central multimídia com espelhamento sem fios, piloto automático adaptativo, ar-condicionado de quatro zonas, carregador de celulares por indução, teto solar panorâmico e câmera 360º, além de bancos com aquecimento e massagem.

Segurança: pacote com indicador de pontos cegos, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro.

Vida a bordo: espaço é bastante confortável, tanto para os ocupantes da frente quanto para duas pessoas que viajam atrás, que também contam com comando e saída de ar-condicionado. Terceiro assento no banco traseiro pode ser substituído por porta-copos embutido. Silêncio na cabine impressiona e é outro ponto positivo.

Imagem: Divulgação

Desempenho: novidade é o motor traseiro projetado para maior eficiência, gerando mesmo torque com menos energia. O resultado final ainda é o mesmo, com 408 cv de potência e 67,7 kgfm de torque. Apesar das dimensões generosas, as respostas ao volante são suaves e o SUV esbanja vitalidade nas acelerações.

Consumo: conjunto de baterias cresceu de 95 kWh para 114 kWh, o que contribui para que o SUV atinja autonomia de até 357 km (Inmetro).

Audi Q8 e-tron Launch Edition

Preço

R$ 711.990
Carros
4,4 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

5,0

4,0

3,0

5,0

5,0

4,0

5,0

Pontos Positivos

  • Maior autonomia da bateria
  • Desempenho
  • Silencio a bordo

Pontos Negativos

  • Câmera no retrovisor exige adaptação

Veredito

Com novo nome, o agora Q8 e-tron mudou muito pouco, mas ainda é uma ótima opção para quem busca - e tem bala na agulha - ter um SUV elétrico de grande porte para levar a família. A dirigibilidade e o conforto é o que se espera de um Audi, que ainda melhorou a autonomia. O 'ame ou deixe' continua sendo a câmera no lugar do retrovisor, que exige certa adaptação e pode fazer muitos torcerem o nariz.

Mecânica
  • Motorização

  • Elétrico (2 motores)

  • Potência (cv)

  • 408

  • Torque (kgf.m)

  • 67,7

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 5,6

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 200

  • Câmbio

  • Automático

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, multibraço

  • Suspensão Traseira

  • Independente, multibraço

  • Freios Dianteiros

  • Disco ventilado

  • Freios Traseiros

  • Disco ventilado

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 265/40

  • Rodas

  • 22

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1633

  • Comprimento (mm)

  • 4915

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.928

  • Largura (mm)

  • 1.655

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2.730

  • Porta-malas (L)

  • 569

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Audi Q8 e-tron: com novo nome, 1º elétrico da marca alemã ainda surpreende? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.