Audi Q8 e-tron: com novo nome, 1º elétrico da marca alemã ainda surpreende?
Daniel Neves
Do UOL, em São Paulo
12/04/2024 04h00
Ele mudou de nome, mas não de essência. O Audi e-tron, que inaugurou a linha de elétricos da montadora alemã, agora se chama Q8 e-tron e ganhou discretas alterações em sua nova linha. A principal novidade está na bateria, que apresenta uma melhora na eficiência que garante maior autonomia ao SUV.
Com preços que variam entre R$ 699.990 (Performance Black) a R$ 711.990 (Launch Edition - testada pela reportagem), o utilitário-esportivo ainda é uma boa opção para quem tem esse valor para gastar? É o que o UOL Carros mostra na avaliação abaixo.
Desvendando o Audi Q8 e-tron
Design: discreta atualização no visual futurista trouxe novo para-choque, com grade mais destacada e luz indireta na parte superior. Ele também estreia o novo logotipo da Audi, sem relevos. O que chama mais atenção, porém, são as câmeras no lugar do retrovisor - opcional de R$ 15 mil que demanda certa adaptação do motorista. Porta-malas é generoso, oferecendo 569 litros.
Equipamentos: destaque para painel de instrumentos configurável de 12,3 polegadas, central multimídia com espelhamento sem fios, piloto automático adaptativo, ar-condicionado de quatro zonas, carregador de celulares por indução, teto solar panorâmico e câmera 360º, além de bancos com aquecimento e massagem.
Segurança: pacote com indicador de pontos cegos, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro.
Vida a bordo: espaço é bastante confortável, tanto para os ocupantes da frente quanto para duas pessoas que viajam atrás, que também contam com comando e saída de ar-condicionado. Terceiro assento no banco traseiro pode ser substituído por porta-copos embutido. Silêncio na cabine impressiona e é outro ponto positivo.
Desempenho: novidade é o motor traseiro projetado para maior eficiência, gerando mesmo torque com menos energia. O resultado final ainda é o mesmo, com 408 cv de potência e 67,7 kgfm de torque. Apesar das dimensões generosas, as respostas ao volante são suaves e o SUV esbanja vitalidade nas acelerações.
Consumo: conjunto de baterias cresceu de 95 kWh para 114 kWh, o que contribui para que o SUV atinja autonomia de até 357 km (Inmetro).
Audi Q8 e-tron Launch Edition
Preço
R$ 711.9905,0
4,0
3,0
5,0
5,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- Maior autonomia da bateria
- Desempenho
- Silencio a bordo
Pontos Negativos
- Câmera no retrovisor exige adaptação
Veredito
Com novo nome, o agora Q8 e-tron mudou muito pouco, mas ainda é uma ótima opção para quem busca - e tem bala na agulha - ter um SUV elétrico de grande porte para levar a família. A dirigibilidade e o conforto é o que se espera de um Audi, que ainda melhorou a autonomia. O 'ame ou deixe' continua sendo a câmera no lugar do retrovisor, que exige certa adaptação e pode fazer muitos torcerem o nariz.
-
Motorização
-
Elétrico (2 motores)
-
Potência (cv)
-
408
-
Torque (kgf.m)
-
67,7
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
5,6
-
Velocidade máxima (km/h)
-
200
-
Câmbio
-
Automático
-
Tração
-
Integral
-
Direção
-
Elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
Independente, multibraço
-
Suspensão Traseira
-
Independente, multibraço
-
Freios Dianteiros
-
Disco ventilado
-
Freios Traseiros
-
Disco ventilado
-
Pneus
-
265/40
-
Rodas
-
22
-
Altura (mm)
-
1633
-
Comprimento (mm)
-
4915
-
Entre-eixos (mm)
-
2.928
-
Largura (mm)
-
1.655
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
2.730
-
Porta-malas (L)
-
569
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Airbags do tipo Cortina
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Entrada Auxiliar
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Bancos com ajustes elétricos
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Teto Solar
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Frenagem autônoma de emergência
-
-
Alerta de permanência em faixa
-
-
Sensor de pontos cegos
-
-
Alerta de colisão
-
-
Abertura elétrica do porta-malas
-