Topo

Audi Q8 e-tron: com novo nome, 1º elétrico da marca alemã ainda surpreende?

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Neves

Do UOL, em São Paulo

12/04/2024 04h00

Ele mudou de nome, mas não de essência. O Audi e-tron, que inaugurou a linha de elétricos da montadora alemã, agora se chama Q8 e-tron e ganhou discretas alterações em sua nova linha. A principal novidade está na bateria, que apresenta uma melhora na eficiência que garante maior autonomia ao SUV.

Com preços que variam entre R$ 699.990 (Performance Black) a R$ 711.990 (Launch Edition - testada pela reportagem), o utilitário-esportivo ainda é uma boa opção para quem tem esse valor para gastar? É o que o UOL Carros mostra na avaliação abaixo.

Desvendando o Audi Q8 e-tron

Design: discreta atualização no visual futurista trouxe novo para-choque, com grade mais destacada e luz indireta na parte superior. Ele também estreia o novo logotipo da Audi, sem relevos. O que chama mais atenção, porém, são as câmeras no lugar do retrovisor - opcional de R$ 15 mil que demanda certa adaptação do motorista. Porta-malas é generoso, oferecendo 569 litros.

Audi Q8 e-tron - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Equipamentos: destaque para painel de instrumentos configurável de 12,3 polegadas, central multimídia com espelhamento sem fios, piloto automático adaptativo, ar-condicionado de quatro zonas, carregador de celulares por indução, teto solar panorâmico e câmera 360º, além de bancos com aquecimento e massagem.

Segurança: pacote com indicador de pontos cegos, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro.

Vida a bordo: espaço é bastante confortável, tanto para os ocupantes da frente quanto para duas pessoas que viajam atrás, que também contam com comando e saída de ar-condicionado. Terceiro assento no banco traseiro pode ser substituído por porta-copos embutido. Silêncio na cabine impressiona e é outro ponto positivo.

Audi Q8 e-tron  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Desempenho: novidade é o motor traseiro projetado para maior eficiência, gerando mesmo torque com menos energia. O resultado final ainda é o mesmo, com 408 cv de potência e 67,7 kgfm de torque. Apesar das dimensões generosas, as respostas ao volante são suaves e o SUV esbanja vitalidade nas acelerações.

Consumo: conjunto de baterias cresceu de 95 kWh para 114 kWh, o que contribui para que o SUV atinja autonomia de até 357 km (Inmetro).

Audi Q8 e-tron Launch Edition

Preço

R$ 711.990
Carros
4,4 /5
USUÁRIOS
5,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Maior autonomia da bateria
  • Desempenho
  • Silencio a bordo

Pontos Negativos

  • Câmera no retrovisor exige adaptação

Veredito

Com novo nome, o agora Q8 e-tron mudou muito pouco, mas ainda é uma ótima opção para quem busca - e tem bala na agulha - ter um SUV elétrico de grande porte para levar a família. A dirigibilidade e o conforto é o que se espera de um Audi, que ainda melhorou a autonomia. O 'ame ou deixe' continua sendo a câmera no lugar do retrovisor, que exige certa adaptação e pode fazer muitos torcerem o nariz.

Mecânica
  • Motorização

  • Elétrico (2 motores)

  • Potência (cv)

  • 408

  • Torque (kgf.m)

  • 67,7

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 5,6

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 200

  • Câmbio

  • Automático

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, multibraço

  • Suspensão Traseira

  • Independente, multibraço

  • Freios Dianteiros

  • Disco ventilado

  • Freios Traseiros

  • Disco ventilado

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 265/40

  • Rodas

  • 22

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1633

  • Comprimento (mm)

  • 4915

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.928

  • Largura (mm)

  • 1.655

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2.730

  • Porta-malas (L)

  • 569

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.