Audi Q8 e-tron: com novo nome, 1º elétrico da marca alemã ainda surpreende?
Ele mudou de nome, mas não de essência. O Audi e-tron, que inaugurou a linha de elétricos da montadora alemã, agora se chama Q8 e-tron e ganhou discretas alterações em sua nova linha. A principal novidade está na bateria, que apresenta uma melhora na eficiência que garante maior autonomia ao SUV.
Com preços que variam entre R$ 699.990 (Performance Black) a R$ 711.990 (Launch Edition - testada pela reportagem), o utilitário-esportivo ainda é uma boa opção para quem tem esse valor para gastar? É o que o UOL Carros mostra na avaliação abaixo.
Desvendando o Audi Q8 e-tron
Design: discreta atualização no visual futurista trouxe novo para-choque, com grade mais destacada e luz indireta na parte superior. Ele também estreia o novo logotipo da Audi, sem relevos. O que chama mais atenção, porém, são as câmeras no lugar do retrovisor - opcional de R$ 15 mil que demanda certa adaptação do motorista. Porta-malas é generoso, oferecendo 569 litros.
Equipamentos: destaque para painel de instrumentos configurável de 12,3 polegadas, central multimídia com espelhamento sem fios, piloto automático adaptativo, ar-condicionado de quatro zonas, carregador de celulares por indução, teto solar panorâmico e câmera 360º, além de bancos com aquecimento e massagem.
Segurança: pacote com indicador de pontos cegos, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro.
Vida a bordo: espaço é bastante confortável, tanto para os ocupantes da frente quanto para duas pessoas que viajam atrás, que também contam com comando e saída de ar-condicionado. Terceiro assento no banco traseiro pode ser substituído por porta-copos embutido. Silêncio na cabine impressiona e é outro ponto positivo.
Desempenho: novidade é o motor traseiro projetado para maior eficiência, gerando mesmo torque com menos energia. O resultado final ainda é o mesmo, com 408 cv de potência e 67,7 kgfm de torque. Apesar das dimensões generosas, as respostas ao volante são suaves e o SUV esbanja vitalidade nas acelerações.
Consumo: conjunto de baterias cresceu de 95 kWh para 114 kWh, o que contribui para que o SUV atinja autonomia de até 357 km (Inmetro).
Audi Q8 e-tron Launch Edition
Preço
R$ 711.990Pontos Positivos
- Maior autonomia da bateria
- Desempenho
- Silencio a bordo
Pontos Negativos
- Câmera no retrovisor exige adaptação
Veredito
Com novo nome, o agora Q8 e-tron mudou muito pouco, mas ainda é uma ótima opção para quem busca - e tem bala na agulha - ter um SUV elétrico de grande porte para levar a família. A dirigibilidade e o conforto é o que se espera de um Audi, que ainda melhorou a autonomia. O 'ame ou deixe' continua sendo a câmera no lugar do retrovisor, que exige certa adaptação e pode fazer muitos torcerem o nariz.
Motorização
Elétrico (2 motores)
Potência (cv)
408
Torque (kgf.m)
67,7
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
5,6
Velocidade máxima (km/h)
200
Câmbio
Automático
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, multibraço
Suspensão Traseira
Independente, multibraço
Freios Dianteiros
Disco ventilado
Freios Traseiros
Disco ventilado
Pneus
265/40
Rodas
22
Altura (mm)
1633
Comprimento (mm)
4915
Entre-eixos (mm)
2.928
Largura (mm)
1.655
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.730
Porta-malas (L)
569
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
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