Fiat Cronos CVT é confortável e bom para andar sem pressa
Resumo da notícia
- Sedã derivado do Argo passa por primeira reestilização
- Câmbio CVT está disponível a partir das versões com motor 1.3
- Cronos Drive pode vir com pacote de acessórios S-Design
O Cronos estreou no mercado brasileiro em 2019 com a missão de honrar a tradição da Fiat em sedãs compactos. Motivos para chegar ao topo não faltavam, mas faltou combinar com a concorrência.
Uma das razões para as vendas do Cronos não terem decolado foi justamente a ausência do câmbio automático nas versões mais baratas.
Esse problema finalmente se resolve com a oferta do câmbio CVT nas configurações de entrada. UOL Carros avaliou o Cronos Drive com motor 1.3, que deve ser uma das versões mais vendidas da gama. Descubra a seguir se o sedã da Fiat finalmente poderá ameaçar os líderes.
Fiat Cronos Drive 1.3 CVT
Pontos Positivos
- Conforto
- Design
Pontos Negativos
- Segurança
- Desempenho
Veredito
A tardia oferta do câmbio automático (CVT, neste caso) pode colocar o Cronos na briga pela liderança dos sedãs compactos. Apesar da condução confortável, o modelo é feito para quem não tem pressa. Pelo menos o consumo de combustível está entre os melhores da categoria, especialmente com gasolina no tanque.
Design e espaço interno
Mesmo com quase quatro anos nas costas, o Cronos ainda tem um desenho atual. Talvez por isso é que a Fiat nem mudou tanto o design do sedã. Apenas a grade frontal foi atualizada, trazendo dois filetes horizontais ao invés de um. Nada mudou na traseira, que preserva as bonitas lanternas afiladas invadindo a tampa do porta-malas.
A cabine ainda tem linhas modernas e chama atenção pelo acabamento de boa qualidade para um carro de entrada. Mesmo com muito plástico, as peças são bem encaixadas. A posição de dirigir é um pouco alta, o que pode causar algum desconforto em alguns motoristas. Em contrapartida, a ergonomia é boa e todos os comandos estão ao alcance das mãos.
Na traseira, o espaço é bom para as pernas e cabeças de pessoas mais altas. Só que o Cronos ainda fica um degrau abaixo de outros modelos da categoria, como Nissan Versa e VW Virtus. O modelo da Fiat dá o troco no generoso porta-malas de 525 litros - o maior do segmento.
Desempenho e consumo
O competente motor 1.3 Firefly equipa o Cronos Drive. Com 107 cv, o sedã tem desempenho condizente com a proposta do modelo: não vai fazer ninguém passar raiva nas ladeiras, mas também não vai empolgar.
O câmbio CVT agrada pelo funcionamento suave, mas nem sempre fala a mesma língua do motor. Há vezes em que a caixa demora para entender quando o carro precisa de mais potência, e isso faz com que o Cronos sofra um pouco para embalar em algumas situações.
Quem quiser respostas mais ágeis precisará esperar mais um pouco. Isso porque a Fiat deve oferecer a motorização 1.0 turbo de até 130 cv nas versões mais caras de Cronos e Argo. Por enquanto, não há confirmação oficial por parte da fabricante.
As médias de consumo informadas pelo Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro são de 9,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol no tanque. Se o combustível for a gasolina, os números são bem mais satisfatórios.
Equipamentos
A versão Drive traz um pacote de equipamentos bastante interessante. Há ar-condicionado digital, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, computador de bordo, piloto automático com limitador de velocidade e travamento central da portas. A central multimídia com tela de 7 polegadas tem suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios e câmera de ré.
A unidade avaliada trazia o pacote opcional S-Design, que inclui detalhes externos pintados na cor preta (como grade dianteira e apliques nos para-choques), rodas de liga leve com pintura cinza e um discreto aerofólio traseiro na cor... preta, é claro.
Manutenção e segurança
Assim como a maioria dos carros da Fiat, o Cronos Drive deve fisgar muitos clientes pelo baixo custo de manutenção. O valor das três primeiras revisões sai por menos de R$ 7 mil. Quanto aos itens de segurança, o Cronos Drive vacila por vir com apenas dois airbags (justamente os frontais obrigatórios por lei), mas pelo menos oferece controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
Concorrentes
Mesmo sendo um ótimo produto, o Cronos não lidera a categoria, especialmente por causa dos concorrentes.
O sedã da Fiat encara dois rivais de peso: o Volkswagen Virtus e o líder Chevrolet Onix Plus. Ambos oferecem motorizações 1.0 turbo nas versões mais caras, além de alguns equipamentos a mais.
Quem também desafia o Cronos é o Nissan Versa, que se mostra uma escolha interessante para quem precisa de (muito) espaço interno no banco de trás.
Motorização
1.3, 8V, 4 cil.
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
107 cv / 98 cv
Torque (kgf.m)
13,7 kgfm / 13,2 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,6 s / 11,6 s
Velocidade máxima (km/h)
170 km/h
Consumo cidade (km/l)
9,3 km/l / 13,4 km/l
Consumo estrada (km/l)
10,8 km/l / 14,9 km/l
Câmbio
CVT
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambor
Pneus
185/60 R15
Rodas
15 polegadas
Altura (mm)
1513 mm
Comprimento (mm)
4364 mm
Entre-eixos (mm)
2521 mm
Largura (mm)
1726 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1155 kg
Porta-malas (L)
525 l
Tanque (L)
47 l
10.000 km
R$ 488,00
20.000 km
R$ 660,00
30.000 km
R$ 500,00
40.000 km
R$ 1.580,00
50.000 km
R$ 524,00
60.000 km
R$ 844,00
Seguro
R$ 3.800 (média)
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Sensor de pressão dos pneus
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