Topo

Fiat Cronos CVT é confortável e bom para andar sem pressa

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

29/08/2022 04h00

Resumo da notícia

  • Sedã derivado do Argo passa por primeira reestilização
  • Câmbio CVT está disponível a partir das versões com motor 1.3
  • Cronos Drive pode vir com pacote de acessórios S-Design

O Cronos estreou no mercado brasileiro em 2019 com a missão de honrar a tradição da Fiat em sedãs compactos. Motivos para chegar ao topo não faltavam, mas faltou combinar com a concorrência.

Uma das razões para as vendas do Cronos não terem decolado foi justamente a ausência do câmbio automático nas versões mais baratas.

Esse problema finalmente se resolve com a oferta do câmbio CVT nas configurações de entrada. UOL Carros avaliou o Cronos Drive com motor 1.3, que deve ser uma das versões mais vendidas da gama. Descubra a seguir se o sedã da Fiat finalmente poderá ameaçar os líderes.

Fiat Cronos Drive 1.3 CVT

Carros
4,6 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Conforto
  • Design

Pontos Negativos

  • Segurança
  • Desempenho

Veredito

A tardia oferta do câmbio automático (CVT, neste caso) pode colocar o Cronos na briga pela liderança dos sedãs compactos. Apesar da condução confortável, o modelo é feito para quem não tem pressa. Pelo menos o consumo de combustível está entre os melhores da categoria, especialmente com gasolina no tanque.

Design e espaço interno

Cronos Drive 1 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Posição de dirigir é um pouco elevada, mas desenho da cabine ainda é atual
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Mesmo com quase quatro anos nas costas, o Cronos ainda tem um desenho atual. Talvez por isso é que a Fiat nem mudou tanto o design do sedã. Apenas a grade frontal foi atualizada, trazendo dois filetes horizontais ao invés de um. Nada mudou na traseira, que preserva as bonitas lanternas afiladas invadindo a tampa do porta-malas.

A cabine ainda tem linhas modernas e chama atenção pelo acabamento de boa qualidade para um carro de entrada. Mesmo com muito plástico, as peças são bem encaixadas. A posição de dirigir é um pouco alta, o que pode causar algum desconforto em alguns motoristas. Em contrapartida, a ergonomia é boa e todos os comandos estão ao alcance das mãos.

Na traseira, o espaço é bom para as pernas e cabeças de pessoas mais altas. Só que o Cronos ainda fica um degrau abaixo de outros modelos da categoria, como Nissan Versa e VW Virtus. O modelo da Fiat dá o troco no generoso porta-malas de 525 litros - o maior do segmento.

Desempenho e consumo

Cronos - Divulgação - Divulgação
Cronos 1.3 tem rodar suave, mas não é ágil
Imagem: Divulgação

O competente motor 1.3 Firefly equipa o Cronos Drive. Com 107 cv, o sedã tem desempenho condizente com a proposta do modelo: não vai fazer ninguém passar raiva nas ladeiras, mas também não vai empolgar.

O câmbio CVT agrada pelo funcionamento suave, mas nem sempre fala a mesma língua do motor. Há vezes em que a caixa demora para entender quando o carro precisa de mais potência, e isso faz com que o Cronos sofra um pouco para embalar em algumas situações.

Quem quiser respostas mais ágeis precisará esperar mais um pouco. Isso porque a Fiat deve oferecer a motorização 1.0 turbo de até 130 cv nas versões mais caras de Cronos e Argo. Por enquanto, não há confirmação oficial por parte da fabricante.

As médias de consumo informadas pelo Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro são de 9,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol no tanque. Se o combustível for a gasolina, os números são bem mais satisfatórios.

Equipamentos

Cronos Drive 3 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Cronos Drive só tem airbag duplo frontal
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

A versão Drive traz um pacote de equipamentos bastante interessante. Há ar-condicionado digital, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, computador de bordo, piloto automático com limitador de velocidade e travamento central da portas. A central multimídia com tela de 7 polegadas tem suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios e câmera de ré.

A unidade avaliada trazia o pacote opcional S-Design, que inclui detalhes externos pintados na cor preta (como grade dianteira e apliques nos para-choques), rodas de liga leve com pintura cinza e um discreto aerofólio traseiro na cor... preta, é claro.

Manutenção e segurança

Cronos Drive 5 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Baixo custo de manutenção é um dos atrativos do Cronos
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Assim como a maioria dos carros da Fiat, o Cronos Drive deve fisgar muitos clientes pelo baixo custo de manutenção. O valor das três primeiras revisões sai por menos de R$ 7 mil. Quanto aos itens de segurança, o Cronos Drive vacila por vir com apenas dois airbags (justamente os frontais obrigatórios por lei), mas pelo menos oferece controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.

Concorrentes

Chevrolet Onix Plus - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Líder da categoria, Onix Plus é um dos desafiantes do Cronos
Imagem: Murilo Góes/UOL

Mesmo sendo um ótimo produto, o Cronos não lidera a categoria, especialmente por causa dos concorrentes.

O sedã da Fiat encara dois rivais de peso: o Volkswagen Virtus e o líder Chevrolet Onix Plus. Ambos oferecem motorizações 1.0 turbo nas versões mais caras, além de alguns equipamentos a mais.

Quem também desafia o Cronos é o Nissan Versa, que se mostra uma escolha interessante para quem precisa de (muito) espaço interno no banco de trás.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.3, 8V, 4 cil.

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 107 cv / 98 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 13,7 kgfm / 13,2 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,6 s / 11,6 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 170 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,3 km/l / 13,4 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,8 km/l / 14,9 km/l

  • Câmbio

  • CVT

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 185/60 R15

  • Rodas

  • 15 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1513 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4364 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2521 mm

  • Largura (mm)

  • 1726 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1155 kg

  • Porta-malas (L)

  • 525 l

  • Tanque (L)

  • 47 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 488,00

  • 20.000 km

  • R$ 660,00

  • 30.000 km

  • R$ 500,00

  • 40.000 km

  • R$ 1.580,00

  • 50.000 km

  • R$ 524,00

  • 60.000 km

  • R$ 844,00

  • Seguro

  • R$ 3.800 (média)

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Sensor de pressão dos pneus

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.