Mercedes-AMG CLA 45 S: aceleramos sedã de 4 cilindros mais potente do mundo
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
01/03/2021 04h00
Na era do turbo, um carro já não precisa ser V6 ou V8 para andar muito e empolgar.
Veja o Mercedes-AMG CLA 45 S: com motor de "apenas" quatro cilindros e dois litros, ele rende 421 cv e acelera de zero a 100 km/h em cerca de 4 segundos.
É tempo mais baixo que o de muitos muscle cars aspirados com oito cilindros, bebendo e poluindo menos. Quanto à potência, hoje não existe nenhum outro sedã produzido em série com tanta cavalaria.
Adicione à receita visual dinâmico e elegante com estilo de cupê, muita tecnologia, acabamento caprichado, câmbio de trocas rápidas e tração nas quatro rodas.
É verdade, por outro lado, que o ronco do motor "pequeno" não chega aos pés do ruído borbulhante de um V8, ainda que esteja longe de ser discreto - ainda mais quando está a plena carga.
Mas isso compromete a experiência de acelerar um carro de R$ 546,9 mil?
Confira.
Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+
Preço
R$ 546.9004,0
Consumo urbano pode chegar a 9 km/l e rodoviário a 14 km/l
5,0
Motor de 4 cilindros mais potente do mundo faz você não sentir falta de um V8
5,0
Sedã com perfil de cupê exibe visual elegante e esportivo
4,0
Modelo é um computador sobre rodas, mas poderia trazer mais assistentes à condução
3,0
Menor sedã da Mercedes não é apertado, mas espaço interno não é sua prioridade
5,0
Traz profusão de airbags, tração integral inteligente e alerta de colisão
Pontos Positivos
- Design elegante e dinâmico
- Combina alto desempenho com consumo relativamente baixo
- É muito potente, mas também fácil de domar
Pontos Negativos
- Passageiros mais altos sofrem aperto no banco traseiro
Veredito
O Mercedes-AMG CLA 45 S comprova que não é preciso ter motor grande para um carro esportivo empolgar ao volante. Bonito, potente e seguro, o sedã traz porta-malas espaçoso e, apesar das suspensões baixas e com acerto esportivo, pode ser tranquilamente utilizado no dia a dia. É uma opção mais racional, sem abrir mão da essência de um Mercedes-AMG.
Versões disponíveis
Um dos pontos mais fortes do CLA sempre foi o design, que ficou ainda mais dinâmico nesta segunda geração.
Destaque para os faróis e as lanternas finos e alongados, o capô longo e plano e o caimento do teto na traseira, inspirado nos cupês.
Não tem como passar despercebido, ainda mais na versão 45 S AMG com pintura amarela, como o carro avaliado.
A "assinatura AMG" inclui para-choques e carroceria alargados, rodas raiadas de 19 polegadas com pintura preta fosca, asa na tampa do porta-malas e extrator de ar traseiro preto brilhante com quatro ponteiras de escape.
Por dentro, os cintos de segurança são vermelhos - mesma tonalidade da costura do volante e dos bancos e do contorno das saídas do ar-condicionado - criando um contraste com o acabamento interno predominantemente preto, que combina couro, microfibra e metal. Tudo sem exageros.
Mesmo sendo estando entre os menores sedãs da Mercedes-Benz, o CLA 45 S traz bom espaço para quatro ocupantes, com 2,73 m de entre-eixos - 3 cm a mais ante o Toyota Corolla.
O porta-malas de 460 litros é adequado para o uso cotidiano, o que é bem-vindo em um esportivo de alto desempenho.
No entanto, os mais altos vão passar algum aperto no banco de trás, por conta da inclinação do teto.
Trazer o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo é garantia de alto desempenho.
No caso do CLA 45 S, o propulsor 2.0 turbo é cheio de truques, como turbo com válvula de alívio de pressão eletrônica, para entregar 421 cv de forma progressiva e com torque de sobra, mesmo em baixas rotações.
Tudo depende do quanto e quão rapidamente você pisa no pedal do acelerador.
O câmbio automatizado de dupla embreagem e oito marchas traz trocas muito rápidas. Mesmo no modo de condução mais confortável, frequentemente reduz marcha para manter o motor "cheio".
Por falar em conforto, o CLA 45 S traz, naturalmente, suspensões mais rígidas. Contudo, é bem utilizável no cotidiano - apesar do pouco vão livre do solo, que exige cuidado redobrado para não raspar o para-choque nem algum componente sob o assoalho.
É um avanço e tanto em relação à primeira geração do sedã, no qual até as versões "comuns" eram duras demais para nosso maltratado asfalto.
O volante com base achatada tem ótima pegada e é muito fácil encontrar a melhor posição de dirigir.
Já a direção elétrica progressiva é bem esperta, fazendo boa parceria com a tração integral, que pode distribui o torque de forma variável para cada eixo de forma a manter o carro "colado" no asfalto.
É possível selecionar no volante ou na tela da central multimídia a "personalidade" do carro para uma tocada mais "civilizada" ou ajustada para correr em autódromo, com direito até a modo drift.
Os modos de condução modificam parâmetros como carga dos amortecedores, "sensibilidade" do acelerador, rotação para troca de marchas e nível de interferência dos controles de tração e estabilidade.
Quanto ao consumo, ele surpreende para um veículo com mais de 400 cv. Com o pé leve e pouco tráfego, o consumo chegou a 9 km/l de gasolina na cidade e 14 km/l na estrada.
Porém, basta pisar mais fundo que a autonomia cai consideravelmente. No trânsito de uma cidade como São Paulo, algo em torno de 5 km/l é a média que você pode esperar no mundo real.
O Mercedes-AMG CLA 45 S tem tantas funcionalidades que é necessário algum tempo para aprender a operar todos os recursos disponíveis.
A extensa lista de mimos dessa versão inclui sistema de som premium Burmester, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com memória, head-up display e soleiras iluminadas.
Os controles são concentrados em duas telas de alta resolução com dez polegadas cada. A da central multimídia pode ser controlada por toques ou via um pad posicionado onde tradicionalmente ficaria a alavanca de câmbio - que no CLA, seguindo padrão da Mercedes, está localizado na coluna da direção.
A multimídia traz interface bonita e intuitiva, enquanto a tecnologia de comandos por voz MBUX, ativada pela frase "Ei, Mercedes", frequentemente não te entende e ainda tem muito a evoluir - mas isso não é exclusividade da marca alemã.
Pessoalmente, nada que faça falta e comprometa o convívio com o CLA 45 S. A maioria dos clientes deverá concordar comigo.
Quanto à segurança, a quantidade de assistentes eletrônicos é grande, incluindo alerta de ponto cego e de saída involuntária de faixa, frenagem automática dianteira e traseira com alerta de colisão e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
Porém, faltam alguns recursos disponíveis em modelos maiores da Mercedes, como esterçamento automático do volante em rodovias. Questão de hierarquia na gama da montadora europeia.
A proteção é complementada por airbags dianteiros, laterais e de cortina e detecção de condutor desatento.
Vale mencionar a tração integral inteligente, que não apenas ajuda a reduzir tempo de volta como também ajuda - e muito - a manter o carro estável e na trajetória, com o auxílio dos controles de tração e estabilidade.
Quanto à manutenção, a Mercedes-Benz não fornece preços fixos das revisões, por se tratar de um modelo AMG - cada inspeção é orçada.
É chover no molhado dizer que o CLA 45 s é caro de se manter. As cinco primeiras revisões das versões convencionais do sedã, realizadas a cada 10 mil km, custam, respectivamente, R$ 1.110, R$ 2.450, R$ 3.320, R$ 2.540 e R$ 1.110.
Naturalmente, o CLA topo de linha é um carro exclusivo e com baixo volume de vendas - e isso é um atrativo para seus clientes.
Bonito, potente e perfeitamente domável, é uma opção para ser usada tanto no dia a dia quanto em um track day, com muito estilo.
Por conta do dólar alto, mesmo um AMG compacto como o 45 S já passa de R$ 500 mil. Vale lembrar que ainda existe o CLA 35, com 306 cv, 40,8 kgfm e tração integral, por R$ 431,9 mil.
Como o Audi RS3 Sedan ainda aguarda pela nova geração, o CLA 45 S é a escolha natural para quem busca a praticidade de um sedã, a potência de um cupê V8 aspirado e a tecnologia de um esportivo alemão. Só precisa ter grana, muita grana.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
-
Motorização
-
2.0, turbo, 16V, 4 cilindros em linha, injeção indireta
-
Combustível
-
Gasolina
-
Potência (cv)
-
421 cv a 6.750 rpm
-
Torque (kgf.m)
-
51 kgfm a 5.000 rpm
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
4 segundos
-
Velocidade máxima (km/h)
-
270 km/h
-
Consumo cidade (km/l)
-
9 km/l
-
Consumo estrada (km/l)
-
14 km/l
-
Câmbio
-
Automatizado de dupla embreagem com 8 marchas
-
Tração
-
Integral
-
Direção
-
Elétrica de relação variável
-
Suspensão Dianteira
-
Independente, McPherson
-
Suspensão Traseira
-
Multibraços
-
Freios Dianteiros
-
Discos ventilados e perfurados
-
Freios Traseiros
-
Discos ventilados e perfurados
-
Pneus
-
255/35 ZR19
-
Rodas
-
19 polegadas
-
Altura (mm)
-
1.444 mm
-
Comprimento (mm)
-
4.688 mm
-
Entre-eixos (mm)
-
2.730 mm
-
Largura (mm)
-
1.999 mm
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
1.675 kg
-
Porta-malas (L)
-
460 litros
-
Tanque (L)
-
51 litros
-
10.000 km
-
Preço não divulgado
-
20.000 km
-
Preço não divulgado
-
30.000 km
-
Preço não divulgado
-
40.000 km
-
Preço não divulgado
-
50.000 km
-
Preço não divulgado
-
60.000 km
-
Preço não divulgado
-
Seguro
-
Valor indisponível
-
Garantia
-
2 anos
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Airbags do tipo Cortina
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Banco de Couro
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Bancos com ajustes elétricos
-
-
Teto Solar
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Frenagem autônoma de emergência
-
-
Alerta de permanência em faixa
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Sensor de pontos cegos
-
-
Alerta de colisão
-
-
Abertura elétrica do porta-malas
-
-
Faróis com regulagem de altura
-
-
Bloqueio do diferencial
-
-
Sistema de estacionamento autônomo
-