BMW 320i M Sport fica mais esportivo e ganha itens de SUV de quase R$ 1 mi
Guilherme Menezes
Do UOL, em São Paulo
24/01/2023 04h00
Os carros mais caros e/ou mais recentes de uma marca são importantes, principalmente, quando ajudam seus "irmãos" a evoluírem juntos. Após a chegada de diversas tecnologias no SUV IX, a BMW trouxe para o sedã 320i componentes de destaque, além de aprimoramentos no visual. Além disso, o carro dos nossos testes, da versão M Sport (R$ 355.950), investe também em características mais esportivas.
Antes do BMW M3, a versão avaliada só é mais em conta do que a híbrida 330e M Sport. Ainda assim, é destaque por itens da divisão de super carros da marca alemã. Entre eles, logotipos, rodas especiais, dupla saída no escapamento, para-choques mais agressivos e, talvez o principal: freios esportivos capazes de "morder" os discos com vigor.
BMW 320i M Sport
Preço
R$ 355.9504,0
5,0
5,0
5,0
4,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- Estabilidade e sensibilidade ao volante
- Itens de segurança e poder de frenagem
- Design interno e externo
Pontos Negativos
- Porta-malas poderia ser maior, especialmente na altura
- Ainda que acelere bem, poderia ter retomadas mais fortes
- Acomodação para os pés de quem vai atrás
Veredito
O BMW 320i M Sport segue um carro muito bem acabado, dinâmico e instigante a bordo. A segurança é outro ponto de destaque, com diversas assistências eletrônicas e freio superdimensionado. Daria até para o carro ganhar um pouco de aceleração durante as retomadas (ainda que isso esteja longe de ser um defeito também). É uma ótima escolha para quem preza pela personalidade, conectividade, segurança e pela dirigibilidade afiada.
Design
- Ganhou pára-choques mais esportivos, com difusores, apliques de black piano, linhas mais agressivas e difusores.
- Grade dianteira deixa de lado os cromados para adotar contornos em aço escovado
- Faróis são da linha BMW LED, com programação para saudação (ao destravar o carro) e despedida (na hora de trancar)
- Linhas da carroceria são, em grande parte, curvas e acompanham todas as superfícies. Com isso, passam a impressão de movimento e acabam sendo condizentes com o fato da dirigibilidade do carro ser dinâmica.
- Painel do interior totalmente novo: superfícies texturizadas estão maiores e as saídas de ar condicionado ganham maior destaque.
- Unidade testada tem interior vermelho, bancos têm linhas bem marcadas e o forro de teto é escurecido. Tudo combina com os detalhes mais esportivos do sedã.
- Tal como no IX, as duas telas (do cluster de 14 polegadas e da central multimídia de 12,3") são integradas. Isso favorece a visibilidade e a facilidade de interagir.
- Vem equipado com sistema de som premium Harman Kardon, com excelente potência e qualidade acústica.
Conforto, espaço interno e equipamentos
- Espaço na dianteira é amplo, além dos assentos serem bem divididos pelo console.
- Na traseira, cabem três adultos, mas o túnel central é elevado e, portanto, obriga o ocupante do meio a dividir espaço para os pés de quem vai nas laterais.
- Vem com ar-condicionado digital de três zonas, assentos dianteiros com regulagens elétricas, controle automático de velocidade, teto-solar, entre outros itens.
- Todos os bancos favorecem mais a firmeza do corpo em curvas. Ainda assim, não deixam a maciez de lado.
- Isolamento acústico é outro ponto positivo. Poucas vezes notamos o ruído invadir a cabine com mais intensidade.
- Após alguns minutos tentando reconhecer os comandos dos dois painéis, foi possível entender como é a interação com os sistemas de conectividade.
- Carro é equipado com o head-up display, que mostra as principais informações de bordo no próprio pára-brisa. Assim, o condutor não precisa desviar a atenção da frente.
Consumo e desempenho
- Motor 2.0 turbofllex, de 184 cv e 30,6 kgfm, com câmbio automático de oito marchas, que transmite sua força apenas às rodas traseiras.
- Acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, com velocidade máxima de 240 km/h.
- É ágil e acelera bem. Entretanto, seu visual fortemente inspirado na linha M sugere que o desempenho seria ainda melhor.
- Faz 7,5 km/l (A) e 10,6 km/l (G) na cidade e 9,1 km/l (A) e 13,2 km/l (G) na estrada.
Dirigibilidade e segurança
- Equilíbrio da carroceria, dirigibilidade ágil, sensibilidade e precisão ao volante estão entre os seus principais atributos.
- Calibração da direção é bem direta. É possível sentir o asfalto com facilidade e encontrar o ponto ideal na hora de fazer as curvas.
- Tem freios para ainda mais potência do que seu motor é capaz de gerar. Com isso, o carro se beneficia pelos ganhos na margem de segurança.
- Marcador de força G no painel apontou incríveis 1,1 Gs durante frenagens fortes, similar aos carros esportivos.
- Para a segurança, conta com seis airbags (frontais, laterais e cortina), assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado, sistema de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, alerta de colisão frontal e controle de estabilidade e tração.
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Motorização
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2.0 16v com turbocompressor e injeção direta
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Combustível
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Flex
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Potência (cv)
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184
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Torque (kgf.m)
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30,6
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
7,2
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Velocidade máxima (km/h)
-
240
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Consumo cidade (km/l)
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7,5 km/l (A) e 10,6 km/l (G)
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Consumo estrada (km/l)
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9,1 km/l (A) e 13,2 km/l (G)
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Câmbio
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Automático de 8 marchas
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Tração
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Traseira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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McPherson
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Suspensão Traseira
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Multi-link
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
-
Discos ventilados
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Pneus
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225/40 R19 (dianteiros) e 255/35 R19 (traseiros)
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Rodas
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19 polegadas
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Altura (mm)
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1.435 mm
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Comprimento (mm)
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4.709 mm
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Entre-eixos (mm)
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2.851 mm
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Largura (mm)
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1.827 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1460
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Porta-malas (L)
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365
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Tanque (L)
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59
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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Sistema de estacionamento autônomo
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