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BMW 320i M Sport fica mais esportivo e ganha itens de SUV de quase R$ 1 mi

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

24/01/2023 04h00

Os carros mais caros e/ou mais recentes de uma marca são importantes, principalmente, quando ajudam seus "irmãos" a evoluírem juntos. Após a chegada de diversas tecnologias no SUV IX, a BMW trouxe para o sedã 320i componentes de destaque, além de aprimoramentos no visual. Além disso, o carro dos nossos testes, da versão M Sport (R$ 355.950), investe também em características mais esportivas.

Antes do BMW M3, a versão avaliada só é mais em conta do que a híbrida 330e M Sport. Ainda assim, é destaque por itens da divisão de super carros da marca alemã. Entre eles, logotipos, rodas especiais, dupla saída no escapamento, para-choques mais agressivos e, talvez o principal: freios esportivos capazes de "morder" os discos com vigor.

BMW 320i M Sport

Preço

R$ 355.950
Carros
4,6 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

5,0

5,0

5,0

4,0

4,0

5,0

Pontos Positivos

  • Estabilidade e sensibilidade ao volante
  • Itens de segurança e poder de frenagem
  • Design interno e externo

Pontos Negativos

  • Porta-malas poderia ser maior, especialmente na altura
  • Ainda que acelere bem, poderia ter retomadas mais fortes
  • Acomodação para os pés de quem vai atrás

Veredito

O BMW 320i M Sport segue um carro muito bem acabado, dinâmico e instigante a bordo. A segurança é outro ponto de destaque, com diversas assistências eletrônicas e freio superdimensionado. Daria até para o carro ganhar um pouco de aceleração durante as retomadas (ainda que isso esteja longe de ser um defeito também). É uma ótima escolha para quem preza pela personalidade, conectividade, segurança e pela dirigibilidade afiada.

Design

BMW 320i M Sport Traseira Imagem: Divulgação
  • Ganhou pára-choques mais esportivos, com difusores, apliques de black piano, linhas mais agressivas e difusores.
  • Grade dianteira deixa de lado os cromados para adotar contornos em aço escovado
  • Faróis são da linha BMW LED, com programação para saudação (ao destravar o carro) e despedida (na hora de trancar)
  • Linhas da carroceria são, em grande parte, curvas e acompanham todas as superfícies. Com isso, passam a impressão de movimento e acabam sendo condizentes com o fato da dirigibilidade do carro ser dinâmica.
  • Painel do interior totalmente novo: superfícies texturizadas estão maiores e as saídas de ar condicionado ganham maior destaque.
  • Unidade testada tem interior vermelho, bancos têm linhas bem marcadas e o forro de teto é escurecido. Tudo combina com os detalhes mais esportivos do sedã.
  • Tal como no IX, as duas telas (do cluster de 14 polegadas e da central multimídia de 12,3") são integradas. Isso favorece a visibilidade e a facilidade de interagir.
  • Vem equipado com sistema de som premium Harman Kardon, com excelente potência e qualidade acústica.

Conforto, espaço interno e equipamentos

BMW 320i M Sport Interior Imagem: Divulgação
  • Espaço na dianteira é amplo, além dos assentos serem bem divididos pelo console.
  • Na traseira, cabem três adultos, mas o túnel central é elevado e, portanto, obriga o ocupante do meio a dividir espaço para os pés de quem vai nas laterais.
  • Vem com ar-condicionado digital de três zonas, assentos dianteiros com regulagens elétricas, controle automático de velocidade, teto-solar, entre outros itens.
  • Todos os bancos favorecem mais a firmeza do corpo em curvas. Ainda assim, não deixam a maciez de lado.
  • Isolamento acústico é outro ponto positivo. Poucas vezes notamos o ruído invadir a cabine com mais intensidade.
  • Após alguns minutos tentando reconhecer os comandos dos dois painéis, foi possível entender como é a interação com os sistemas de conectividade.
  • Carro é equipado com o head-up display, que mostra as principais informações de bordo no próprio pára-brisa. Assim, o condutor não precisa desviar a atenção da frente.

Consumo e desempenho

BMW 320i M Sport motor Imagem: Divulgação
  • Motor 2.0 turbofllex, de 184 cv e 30,6 kgfm, com câmbio automático de oito marchas, que transmite sua força apenas às rodas traseiras.
  • Acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, com velocidade máxima de 240 km/h.
  • É ágil e acelera bem. Entretanto, seu visual fortemente inspirado na linha M sugere que o desempenho seria ainda melhor.
  • Faz 7,5 km/l (A) e 10,6 km/l (G) na cidade e 9,1 km/l (A) e 13,2 km/l (G) na estrada.

Dirigibilidade e segurança

Freios esportivos da BMW 320i M Sport Imagem: Divulgação
  • Equilíbrio da carroceria, dirigibilidade ágil, sensibilidade e precisão ao volante estão entre os seus principais atributos.
  • Calibração da direção é bem direta. É possível sentir o asfalto com facilidade e encontrar o ponto ideal na hora de fazer as curvas.
  • Tem freios para ainda mais potência do que seu motor é capaz de gerar. Com isso, o carro se beneficia pelos ganhos na margem de segurança.
  • Marcador de força G no painel apontou incríveis 1,1 Gs durante frenagens fortes, similar aos carros esportivos.
  • Para a segurança, conta com seis airbags (frontais, laterais e cortina), assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado, sistema de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, alerta de colisão frontal e controle de estabilidade e tração.
Mecânica
  • Motorização

  • 2.0 16v com turbocompressor e injeção direta

  • Combustível

  • Flex

  • Potência (cv)

  • 184

  • Torque (kgf.m)

  • 30,6

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 7,2

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 240

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,5 km/l (A) e 10,6 km/l (G)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,1 km/l (A) e 13,2 km/l (G)

  • Câmbio

  • Automático de 8 marchas

  • Tração

  • Traseira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Multi-link

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 225/40 R19 (dianteiros) e 255/35 R19 (traseiros)

  • Rodas

  • 19 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.435 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.709 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.851 mm

  • Largura (mm)

  • 1.827 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1460

  • Porta-malas (L)

  • 365

  • Tanque (L)

  • 59

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Sistema de estacionamento autônomo

Concorrentes

Mercedes-Benz C180

R$ 370.562,00

Audi A4 Prestige Plus

R$ 307.525,00

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