BMW 320i M Sport fica mais esportivo e ganha itens de SUV de quase R$ 1 mi
Os carros mais caros e/ou mais recentes de uma marca são importantes, principalmente, quando ajudam seus "irmãos" a evoluírem juntos. Após a chegada de diversas tecnologias no SUV IX, a BMW trouxe para o sedã 320i componentes de destaque, além de aprimoramentos no visual. Além disso, o carro dos nossos testes, da versão M Sport (R$ 355.950), investe também em características mais esportivas.
Antes do BMW M3, a versão avaliada só é mais em conta do que a híbrida 330e M Sport. Ainda assim, é destaque por itens da divisão de super carros da marca alemã. Entre eles, logotipos, rodas especiais, dupla saída no escapamento, para-choques mais agressivos e, talvez o principal: freios esportivos capazes de "morder" os discos com vigor.
BMW 320i M Sport
Preço
R$ 355.950Pontos Positivos
- Estabilidade e sensibilidade ao volante
- Itens de segurança e poder de frenagem
- Design interno e externo
Pontos Negativos
- Porta-malas poderia ser maior, especialmente na altura
- Ainda que acelere bem, poderia ter retomadas mais fortes
- Acomodação para os pés de quem vai atrás
Veredito
O BMW 320i M Sport segue um carro muito bem acabado, dinâmico e instigante a bordo. A segurança é outro ponto de destaque, com diversas assistências eletrônicas e freio superdimensionado. Daria até para o carro ganhar um pouco de aceleração durante as retomadas (ainda que isso esteja longe de ser um defeito também). É uma ótima escolha para quem preza pela personalidade, conectividade, segurança e pela dirigibilidade afiada.
Design
- Ganhou pára-choques mais esportivos, com difusores, apliques de black piano, linhas mais agressivas e difusores.
- Grade dianteira deixa de lado os cromados para adotar contornos em aço escovado
- Faróis são da linha BMW LED, com programação para saudação (ao destravar o carro) e despedida (na hora de trancar)
- Linhas da carroceria são, em grande parte, curvas e acompanham todas as superfícies. Com isso, passam a impressão de movimento e acabam sendo condizentes com o fato da dirigibilidade do carro ser dinâmica.
- Painel do interior totalmente novo: superfícies texturizadas estão maiores e as saídas de ar condicionado ganham maior destaque.
- Unidade testada tem interior vermelho, bancos têm linhas bem marcadas e o forro de teto é escurecido. Tudo combina com os detalhes mais esportivos do sedã.
- Tal como no IX, as duas telas (do cluster de 14 polegadas e da central multimídia de 12,3") são integradas. Isso favorece a visibilidade e a facilidade de interagir.
- Vem equipado com sistema de som premium Harman Kardon, com excelente potência e qualidade acústica.
Conforto, espaço interno e equipamentos
- Espaço na dianteira é amplo, além dos assentos serem bem divididos pelo console.
- Na traseira, cabem três adultos, mas o túnel central é elevado e, portanto, obriga o ocupante do meio a dividir espaço para os pés de quem vai nas laterais.
- Vem com ar-condicionado digital de três zonas, assentos dianteiros com regulagens elétricas, controle automático de velocidade, teto-solar, entre outros itens.
- Todos os bancos favorecem mais a firmeza do corpo em curvas. Ainda assim, não deixam a maciez de lado.
- Isolamento acústico é outro ponto positivo. Poucas vezes notamos o ruído invadir a cabine com mais intensidade.
- Após alguns minutos tentando reconhecer os comandos dos dois painéis, foi possível entender como é a interação com os sistemas de conectividade.
- Carro é equipado com o head-up display, que mostra as principais informações de bordo no próprio pára-brisa. Assim, o condutor não precisa desviar a atenção da frente.
Consumo e desempenho
- Motor 2.0 turbofllex, de 184 cv e 30,6 kgfm, com câmbio automático de oito marchas, que transmite sua força apenas às rodas traseiras.
- Acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, com velocidade máxima de 240 km/h.
- É ágil e acelera bem. Entretanto, seu visual fortemente inspirado na linha M sugere que o desempenho seria ainda melhor.
- Faz 7,5 km/l (A) e 10,6 km/l (G) na cidade e 9,1 km/l (A) e 13,2 km/l (G) na estrada.
Dirigibilidade e segurança
- Equilíbrio da carroceria, dirigibilidade ágil, sensibilidade e precisão ao volante estão entre os seus principais atributos.
- Calibração da direção é bem direta. É possível sentir o asfalto com facilidade e encontrar o ponto ideal na hora de fazer as curvas.
- Tem freios para ainda mais potência do que seu motor é capaz de gerar. Com isso, o carro se beneficia pelos ganhos na margem de segurança.
- Marcador de força G no painel apontou incríveis 1,1 Gs durante frenagens fortes, similar aos carros esportivos.
- Para a segurança, conta com seis airbags (frontais, laterais e cortina), assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado, sistema de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, alerta de colisão frontal e controle de estabilidade e tração.
Motorização
2.0 16v com turbocompressor e injeção direta
Combustível
Flex
Potência (cv)
184
Torque (kgf.m)
30,6
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
7,2
Velocidade máxima (km/h)
240
Consumo cidade (km/l)
7,5 km/l (A) e 10,6 km/l (G)
Consumo estrada (km/l)
9,1 km/l (A) e 13,2 km/l (G)
Câmbio
Automático de 8 marchas
Tração
Traseira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
McPherson
Suspensão Traseira
Multi-link
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
225/40 R19 (dianteiros) e 255/35 R19 (traseiros)
Rodas
19 polegadas
Altura (mm)
1.435 mm
Comprimento (mm)
4.709 mm
Entre-eixos (mm)
2.851 mm
Largura (mm)
1.827 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1460
Porta-malas (L)
365
Tanque (L)
59
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Sistema de estacionamento autônomo
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