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BMW 420i: mais barato do Brasil, conversível 'família' é sonho para poucos

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

07/03/2023 04h00

Foi-se o tempo do carro conversível no Brasil. Antes era possível optar pelas variantes abertas do Mini Cooper, do Peugeot 307, Smart, entre outros. Há mais tempo, no final dos anos 80 e início dos 90, Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSi estavam entre os sonhos de consumo nacionais.

Já o Fiat 500 Cabrio, que até fez relativo sucesso, era na verdade um 'Rag Top' (e não um conversível, de fato), mas proporcionava experiência similar a preços mais acessíveis.

Hoje em dia, o que chega mais perto da "vida real" da maioria é o BMW 420i Cabrio, por alguns motivos: é um dos poucos conversíveis que restaram, bem como um dos únicos com capacidade de levar mais dois passageiros atrás, além de ser, atualmente, o conversível mais "barato" do Brasil, por R$ 450.950.

Também é destaque por itens da divisão de super-carros da marca alemã. Entre eles, logotipos, rodas especiais, dupla saída no escapamento, para-choques mais agressivos e, talvez o principal: freios esportivos capazes de "morder" os discos com vigor.

Por vários motivos, o modelo pode ser até uma alternativa interessante, inclusive quando comparado com a sua variante cupê, algo que deverá até contrariar as expectativas de alguns. Vamos às impressões para entender mais detalhes sobre esse "elemento surpresa".

BMW 420i Cabrio

Preço

R$ 450.990
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

4,0

5,0

5,0

3,0

3,0

5,0

Pontos Positivos

  • Não passa a sensação de ter menos rigidez (apesar de ser conversível)
  • Acústica muito boa no interior, mesmo com a capota abaixada
  • Equipamentos, ergonomia e acabamentos

Pontos Negativos

  • Espaço para as pernas de quem vai atrás
  • Espaço do porta-malas
  • Acelerações e retomadas

Veredito

Se quem compra um conversível normalmente o tem como um segundo carro, o BMW pode ser até uma opção para quebrar padrões. Isso talvez seja a sua principal virtude, a partir de todos os pontos positivos que levantamos na avaliação. A sua desvantagem é que a compra desse tipo de carro também envolve a vontade do condutor de sentir um carro mais leve, de repente até mais arisco, e com acelerações de esportivo. Ainda que o 420i tenha dinâmica precisa e equilibrada, é um pouco distante desses atributos mais arrojados. Mas não leva a culpa por isso, uma vez que a sua proposta nem é essa mesmo. De um jeito ou de outro, como poucos conversíveis 0 km no Brasil hoje em dia, o BMW 420i Cabrio oferece praticidade, espaço para quatro e gera pouquíssima estranheza naquilo que se difere do cupê com teto fixo. Por conta disso, dentro do grupo seleto de compradores, seu mercado acaba não sendo tão nichado assim, contrariando a ideia de que carro conversível nunca pode substituir um convencional.

Design

Abertura e fechamento da capota Imagem: Divulgação

O que mais salta aos olhos são os faróis full LED, a grade "duplo rim" e estilo reforçado pelo kit M Sport, com as rodas de 19" de talas diferentes na dianteira e traseira e para-choques maiores, além da dupla saída de escape na traseira.

O carro é bem baixo e comprido, o que dá continuidade à pegada esportiva que a BMW costuma empregar nos seus carros.

Com a capota fechada, tem estilo bicolor (quando a cor da carroceria se diferencia mais do tom preto fosco da capota).

Sem o teto, o interior caramelo da unidade testada oferece ótimo contraste e, ao contrário dos carros fechados, nada acaba ficando escondido.

Espaço interno e vida a bordo

Espaço dos ocupantes traseiros Imagem: Divulgação

Para quem vai na frente, o espaço interno é garantido. Atrás, por outro lado, acomoda no máximo dois adultos. O único porém é que, para que sobre um espaço mais razoável para os joelhos, os ocupantes da frente não podem recuar muito os assentos.

Ainda que a BMW já tenha o painel de última geração em outros modelos de seu portfólio (o do Série 4 ainda é o anterior), o visual não entrega que ainda é o "antigo".

Tem revestimentos em todo o interior com utilização de materiais sensíveis ao toque.

Com a capota fechada, o isolamento acústico é tão bom quanto os demais modelos da BMW, sem perder qualidade, apesar dos encaixes do teto removível.

Com a capota aberta e o carro parado, o nível de ruído é similar ao de carros convencionais com os vidros abertos, o que tampouco compromete a qualidade sonora da música a bordo.

Quanto ao seu porta-malas, há uma espécie de aba que precisa estar abaixada para que a capota caiba na parte de dentro. Com ela, sobra espaço para nada além de duas malas pequenas.

Se escolher por aumentar a capacidade para os 385 litros totais, a peça precisa estar levantada, o que impedirá o uso do carro sem o teto.

Equipamentos e segurança

Interior traz bom nível de acabamentos e de equipamentos Imagem: Divulgação

Logo adiante do motorista, vem equipado com o quadro de instrumentos totalmente digital de 12,3" e o multimídia de 10,25" com Android Auto/Apple CarPlay. Também oferece chamadas de emergência inteligentes, serviços como os de portal de notícias, clima e aplicativos, para citar, Concierge, informações de trânsito em tempo real e comandos de voz.

Vem equipado com sistema de som premium Harman Kardon, com excelente potência e qualidade acústica.

Entre outros itens, traz ar-condicionado digital de três zonas, assentos dianteiros com regulagens elétricas, controle automático de velocidade, entre outros itens.

É equipado com o head-up display, que mostra as principais informações de bordo no próprio pára-brisa. Assim, o condutor não precisa desviar a atenção da frente.

Para a segurança, conta com seis airbags (frontais, laterais e cortina), assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado, sistema de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, alerta de colisão frontal e controle de estabilidade e tração.

Ergonomia e dirigibilidade

Interior caramelo contrasta bem com o exterior verde Imagem: Divulgação

O acesso e a visibilidade dos equipamentos não são complicados, mesmo com o carro em movimento.

Por incrível que pareça, com a capota abaixada, não gera tanta turbulência no interior, mesmo trafegando em rodovias acima dos 100 km/h. Se estiver frio, basta ligar o ar quente no interior e, pronto, não há necessidade de fechar o teto (que opera até os 50 km/h).

Com a capota fechada, quase não se ouve rangidos e estalos do teto. Ele é firme e bem encaixado em seus pontos de fixação.

Como todo conversível, o 420i Cabrio oferece menor nível de rigidez estrutural, por conta da ausência das colunas. Com isso, nota-se que o molejo da carroceria é um pouco mais pronunciado, mas só é perceptível quando torcemos mais o carro em desníveis, curvas mais ousadas e ao passar pelo asfalto irregular.

A rigidez da suspensão contribui muito para preservar a agilidade. A calibração da direção também é bem direta. É possível sentir o asfalto com facilidade e encontrar o ponto ideal na hora de fazer as curvas.

Todos os bancos (dianteiros e traseiros) favorecem mais a firmeza do corpo em curvas. Ainda assim, não deixam a maciez de lado.

Tem freios para ainda mais potência do que seu motor é capaz de gerar. Com isso, o carro se beneficia pelos ganhos na margem de segurança.

Consumo e desempenho

Freia bem mais do que acelera e contorna bem as curvas Imagem: Divulgação

Vem com motor 2.0 turbofllex, de 184 cv e 30,6 kgfm, com câmbio automático de oito marchas, que transmite sua força apenas às rodas traseiras.

Trata-se do mesmo conjunto mecânico da Série 3, por exemplo. Entretanto, seus 1690 kg representam acréscimo de peso de 230 kg em relação ao "primo" menor, o que interfere no desempenho.

Ainda que desenvolva bem as rotações, percebe-se o efeito dessa massa extra. Vai até 100 km/h em 8,2 segundos (ante os 7,1 segundos do 320i), segundo a marca.

Faz 9,9 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, apenas na gasolina.

Mecânica
  • Motorização

  • 2.0 turbo

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 184

  • Torque (kgf.m)

  • 30,6

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 8,2

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 236

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,9

  • Consumo estrada (km/l)

  • 13,3

  • Câmbio

  • Automático de oito marchas

  • Tração

  • Traseira

  • Direção

  • Eletro-hidráulica

  • Suspensão Dianteira

  • McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Multibraço

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 245/40 (dianteira) e 255/35 (traseira)

  • Rodas

  • 19 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1384

  • Comprimento (mm)

  • 4768

  • Entre-eixos (mm)

  • 2851

  • Largura (mm)

  • 1852

  • Ocupantes

  • 4

  • Peso (kg)

  • 1690

  • Porta-malas (L)

  • 385

  • Tanque (L)

  • 59

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

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