BMW 420i: mais barato do Brasil, conversível 'família' é sonho para poucos
Guilherme Menezes
Do UOL, em São Paulo
07/03/2023 04h00
Foi-se o tempo do carro conversível no Brasil. Antes era possível optar pelas variantes abertas do Mini Cooper, do Peugeot 307, Smart, entre outros. Há mais tempo, no final dos anos 80 e início dos 90, Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSi estavam entre os sonhos de consumo nacionais.
Já o Fiat 500 Cabrio, que até fez relativo sucesso, era na verdade um 'Rag Top' (e não um conversível, de fato), mas proporcionava experiência similar a preços mais acessíveis.
Hoje em dia, o que chega mais perto da "vida real" da maioria é o BMW 420i Cabrio, por alguns motivos: é um dos poucos conversíveis que restaram, bem como um dos únicos com capacidade de levar mais dois passageiros atrás, além de ser, atualmente, o conversível mais "barato" do Brasil, por R$ 450.950.
Também é destaque por itens da divisão de super-carros da marca alemã. Entre eles, logotipos, rodas especiais, dupla saída no escapamento, para-choques mais agressivos e, talvez o principal: freios esportivos capazes de "morder" os discos com vigor.
Por vários motivos, o modelo pode ser até uma alternativa interessante, inclusive quando comparado com a sua variante cupê, algo que deverá até contrariar as expectativas de alguns. Vamos às impressões para entender mais detalhes sobre esse "elemento surpresa".
BMW 420i Cabrio
Preço
R$ 450.9904,0
4,0
5,0
5,0
3,0
3,0
5,0
Pontos Positivos
- Não passa a sensação de ter menos rigidez (apesar de ser conversível)
- Acústica muito boa no interior, mesmo com a capota abaixada
- Equipamentos, ergonomia e acabamentos
Pontos Negativos
- Espaço para as pernas de quem vai atrás
- Espaço do porta-malas
- Acelerações e retomadas
Veredito
Se quem compra um conversível normalmente o tem como um segundo carro, o BMW pode ser até uma opção para quebrar padrões. Isso talvez seja a sua principal virtude, a partir de todos os pontos positivos que levantamos na avaliação. A sua desvantagem é que a compra desse tipo de carro também envolve a vontade do condutor de sentir um carro mais leve, de repente até mais arisco, e com acelerações de esportivo. Ainda que o 420i tenha dinâmica precisa e equilibrada, é um pouco distante desses atributos mais arrojados. Mas não leva a culpa por isso, uma vez que a sua proposta nem é essa mesmo. De um jeito ou de outro, como poucos conversíveis 0 km no Brasil hoje em dia, o BMW 420i Cabrio oferece praticidade, espaço para quatro e gera pouquíssima estranheza naquilo que se difere do cupê com teto fixo. Por conta disso, dentro do grupo seleto de compradores, seu mercado acaba não sendo tão nichado assim, contrariando a ideia de que carro conversível nunca pode substituir um convencional.
Design
O que mais salta aos olhos são os faróis full LED, a grade "duplo rim" e estilo reforçado pelo kit M Sport, com as rodas de 19" de talas diferentes na dianteira e traseira e para-choques maiores, além da dupla saída de escape na traseira.
O carro é bem baixo e comprido, o que dá continuidade à pegada esportiva que a BMW costuma empregar nos seus carros.
Com a capota fechada, tem estilo bicolor (quando a cor da carroceria se diferencia mais do tom preto fosco da capota).
Sem o teto, o interior caramelo da unidade testada oferece ótimo contraste e, ao contrário dos carros fechados, nada acaba ficando escondido.
Espaço interno e vida a bordo
Para quem vai na frente, o espaço interno é garantido. Atrás, por outro lado, acomoda no máximo dois adultos. O único porém é que, para que sobre um espaço mais razoável para os joelhos, os ocupantes da frente não podem recuar muito os assentos.
Ainda que a BMW já tenha o painel de última geração em outros modelos de seu portfólio (o do Série 4 ainda é o anterior), o visual não entrega que ainda é o "antigo".
Tem revestimentos em todo o interior com utilização de materiais sensíveis ao toque.
Com a capota fechada, o isolamento acústico é tão bom quanto os demais modelos da BMW, sem perder qualidade, apesar dos encaixes do teto removível.
Com a capota aberta e o carro parado, o nível de ruído é similar ao de carros convencionais com os vidros abertos, o que tampouco compromete a qualidade sonora da música a bordo.
Quanto ao seu porta-malas, há uma espécie de aba que precisa estar abaixada para que a capota caiba na parte de dentro. Com ela, sobra espaço para nada além de duas malas pequenas.
Se escolher por aumentar a capacidade para os 385 litros totais, a peça precisa estar levantada, o que impedirá o uso do carro sem o teto.
Equipamentos e segurança
Logo adiante do motorista, vem equipado com o quadro de instrumentos totalmente digital de 12,3" e o multimídia de 10,25" com Android Auto/Apple CarPlay. Também oferece chamadas de emergência inteligentes, serviços como os de portal de notícias, clima e aplicativos, para citar, Concierge, informações de trânsito em tempo real e comandos de voz.
Vem equipado com sistema de som premium Harman Kardon, com excelente potência e qualidade acústica.
Entre outros itens, traz ar-condicionado digital de três zonas, assentos dianteiros com regulagens elétricas, controle automático de velocidade, entre outros itens.
É equipado com o head-up display, que mostra as principais informações de bordo no próprio pára-brisa. Assim, o condutor não precisa desviar a atenção da frente.
Para a segurança, conta com seis airbags (frontais, laterais e cortina), assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado, sistema de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, alerta de colisão frontal e controle de estabilidade e tração.
Ergonomia e dirigibilidade
O acesso e a visibilidade dos equipamentos não são complicados, mesmo com o carro em movimento.
Por incrível que pareça, com a capota abaixada, não gera tanta turbulência no interior, mesmo trafegando em rodovias acima dos 100 km/h. Se estiver frio, basta ligar o ar quente no interior e, pronto, não há necessidade de fechar o teto (que opera até os 50 km/h).
Com a capota fechada, quase não se ouve rangidos e estalos do teto. Ele é firme e bem encaixado em seus pontos de fixação.
Como todo conversível, o 420i Cabrio oferece menor nível de rigidez estrutural, por conta da ausência das colunas. Com isso, nota-se que o molejo da carroceria é um pouco mais pronunciado, mas só é perceptível quando torcemos mais o carro em desníveis, curvas mais ousadas e ao passar pelo asfalto irregular.
A rigidez da suspensão contribui muito para preservar a agilidade. A calibração da direção também é bem direta. É possível sentir o asfalto com facilidade e encontrar o ponto ideal na hora de fazer as curvas.
Todos os bancos (dianteiros e traseiros) favorecem mais a firmeza do corpo em curvas. Ainda assim, não deixam a maciez de lado.
Tem freios para ainda mais potência do que seu motor é capaz de gerar. Com isso, o carro se beneficia pelos ganhos na margem de segurança.
Consumo e desempenho
Vem com motor 2.0 turbofllex, de 184 cv e 30,6 kgfm, com câmbio automático de oito marchas, que transmite sua força apenas às rodas traseiras.
Trata-se do mesmo conjunto mecânico da Série 3, por exemplo. Entretanto, seus 1690 kg representam acréscimo de peso de 230 kg em relação ao "primo" menor, o que interfere no desempenho.
Ainda que desenvolva bem as rotações, percebe-se o efeito dessa massa extra. Vai até 100 km/h em 8,2 segundos (ante os 7,1 segundos do 320i), segundo a marca.
Faz 9,9 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, apenas na gasolina.
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Motorização
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2.0 turbo
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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184
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Torque (kgf.m)
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30,6
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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8,2
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Velocidade máxima (km/h)
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236
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Consumo cidade (km/l)
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9,9
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Consumo estrada (km/l)
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13,3
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Câmbio
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Automático de oito marchas
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Tração
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Traseira
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Direção
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Eletro-hidráulica
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Suspensão Dianteira
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McPherson
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Suspensão Traseira
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Multibraço
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos ventilados
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Pneus
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245/40 (dianteira) e 255/35 (traseira)
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Rodas
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19 polegadas
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Altura (mm)
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1384
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Comprimento (mm)
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4768
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Entre-eixos (mm)
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2851
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Largura (mm)
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1852
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Ocupantes
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4
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Peso (kg)
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1690
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Porta-malas (L)
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385
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Tanque (L)
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59
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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Bloqueio do diferencial
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