BMW 420i: mais barato do Brasil, conversível 'família' é sonho para poucos
Foi-se o tempo do carro conversível no Brasil. Antes era possível optar pelas variantes abertas do Mini Cooper, do Peugeot 307, Smart, entre outros. Há mais tempo, no final dos anos 80 e início dos 90, Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSi estavam entre os sonhos de consumo nacionais.
Já o Fiat 500 Cabrio, que até fez relativo sucesso, era na verdade um 'Rag Top' (e não um conversível, de fato), mas proporcionava experiência similar a preços mais acessíveis.
Hoje em dia, o que chega mais perto da "vida real" da maioria é o BMW 420i Cabrio, por alguns motivos: é um dos poucos conversíveis que restaram, bem como um dos únicos com capacidade de levar mais dois passageiros atrás, além de ser, atualmente, o conversível mais "barato" do Brasil, por R$ 450.950.
Também é destaque por itens da divisão de super-carros da marca alemã. Entre eles, logotipos, rodas especiais, dupla saída no escapamento, para-choques mais agressivos e, talvez o principal: freios esportivos capazes de "morder" os discos com vigor.
Por vários motivos, o modelo pode ser até uma alternativa interessante, inclusive quando comparado com a sua variante cupê, algo que deverá até contrariar as expectativas de alguns. Vamos às impressões para entender mais detalhes sobre esse "elemento surpresa".
BMW 420i Cabrio
Preço
R$ 450.990Pontos Positivos
- Não passa a sensação de ter menos rigidez (apesar de ser conversível)
- Acústica muito boa no interior, mesmo com a capota abaixada
- Equipamentos, ergonomia e acabamentos
Pontos Negativos
- Espaço para as pernas de quem vai atrás
- Espaço do porta-malas
- Acelerações e retomadas
Veredito
Se quem compra um conversível normalmente o tem como um segundo carro, o BMW pode ser até uma opção para quebrar padrões. Isso talvez seja a sua principal virtude, a partir de todos os pontos positivos que levantamos na avaliação. A sua desvantagem é que a compra desse tipo de carro também envolve a vontade do condutor de sentir um carro mais leve, de repente até mais arisco, e com acelerações de esportivo. Ainda que o 420i tenha dinâmica precisa e equilibrada, é um pouco distante desses atributos mais arrojados. Mas não leva a culpa por isso, uma vez que a sua proposta nem é essa mesmo. De um jeito ou de outro, como poucos conversíveis 0 km no Brasil hoje em dia, o BMW 420i Cabrio oferece praticidade, espaço para quatro e gera pouquíssima estranheza naquilo que se difere do cupê com teto fixo. Por conta disso, dentro do grupo seleto de compradores, seu mercado acaba não sendo tão nichado assim, contrariando a ideia de que carro conversível nunca pode substituir um convencional.
Design
O que mais salta aos olhos são os faróis full LED, a grade "duplo rim" e estilo reforçado pelo kit M Sport, com as rodas de 19" de talas diferentes na dianteira e traseira e para-choques maiores, além da dupla saída de escape na traseira.
O carro é bem baixo e comprido, o que dá continuidade à pegada esportiva que a BMW costuma empregar nos seus carros.
Com a capota fechada, tem estilo bicolor (quando a cor da carroceria se diferencia mais do tom preto fosco da capota).
Sem o teto, o interior caramelo da unidade testada oferece ótimo contraste e, ao contrário dos carros fechados, nada acaba ficando escondido.
Espaço interno e vida a bordo
Para quem vai na frente, o espaço interno é garantido. Atrás, por outro lado, acomoda no máximo dois adultos. O único porém é que, para que sobre um espaço mais razoável para os joelhos, os ocupantes da frente não podem recuar muito os assentos.
Ainda que a BMW já tenha o painel de última geração em outros modelos de seu portfólio (o do Série 4 ainda é o anterior), o visual não entrega que ainda é o "antigo".
Tem revestimentos em todo o interior com utilização de materiais sensíveis ao toque.
Com a capota fechada, o isolamento acústico é tão bom quanto os demais modelos da BMW, sem perder qualidade, apesar dos encaixes do teto removível.
Com a capota aberta e o carro parado, o nível de ruído é similar ao de carros convencionais com os vidros abertos, o que tampouco compromete a qualidade sonora da música a bordo.
Quanto ao seu porta-malas, há uma espécie de aba que precisa estar abaixada para que a capota caiba na parte de dentro. Com ela, sobra espaço para nada além de duas malas pequenas.
Se escolher por aumentar a capacidade para os 385 litros totais, a peça precisa estar levantada, o que impedirá o uso do carro sem o teto.
Equipamentos e segurança
Logo adiante do motorista, vem equipado com o quadro de instrumentos totalmente digital de 12,3" e o multimídia de 10,25" com Android Auto/Apple CarPlay. Também oferece chamadas de emergência inteligentes, serviços como os de portal de notícias, clima e aplicativos, para citar, Concierge, informações de trânsito em tempo real e comandos de voz.
Vem equipado com sistema de som premium Harman Kardon, com excelente potência e qualidade acústica.
Entre outros itens, traz ar-condicionado digital de três zonas, assentos dianteiros com regulagens elétricas, controle automático de velocidade, entre outros itens.
É equipado com o head-up display, que mostra as principais informações de bordo no próprio pára-brisa. Assim, o condutor não precisa desviar a atenção da frente.
Para a segurança, conta com seis airbags (frontais, laterais e cortina), assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado, sistema de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, alerta de colisão frontal e controle de estabilidade e tração.
Ergonomia e dirigibilidade
O acesso e a visibilidade dos equipamentos não são complicados, mesmo com o carro em movimento.
Por incrível que pareça, com a capota abaixada, não gera tanta turbulência no interior, mesmo trafegando em rodovias acima dos 100 km/h. Se estiver frio, basta ligar o ar quente no interior e, pronto, não há necessidade de fechar o teto (que opera até os 50 km/h).
Com a capota fechada, quase não se ouve rangidos e estalos do teto. Ele é firme e bem encaixado em seus pontos de fixação.
Como todo conversível, o 420i Cabrio oferece menor nível de rigidez estrutural, por conta da ausência das colunas. Com isso, nota-se que o molejo da carroceria é um pouco mais pronunciado, mas só é perceptível quando torcemos mais o carro em desníveis, curvas mais ousadas e ao passar pelo asfalto irregular.
A rigidez da suspensão contribui muito para preservar a agilidade. A calibração da direção também é bem direta. É possível sentir o asfalto com facilidade e encontrar o ponto ideal na hora de fazer as curvas.
Todos os bancos (dianteiros e traseiros) favorecem mais a firmeza do corpo em curvas. Ainda assim, não deixam a maciez de lado.
Tem freios para ainda mais potência do que seu motor é capaz de gerar. Com isso, o carro se beneficia pelos ganhos na margem de segurança.
Consumo e desempenho
Vem com motor 2.0 turbofllex, de 184 cv e 30,6 kgfm, com câmbio automático de oito marchas, que transmite sua força apenas às rodas traseiras.
Trata-se do mesmo conjunto mecânico da Série 3, por exemplo. Entretanto, seus 1690 kg representam acréscimo de peso de 230 kg em relação ao "primo" menor, o que interfere no desempenho.
Ainda que desenvolva bem as rotações, percebe-se o efeito dessa massa extra. Vai até 100 km/h em 8,2 segundos (ante os 7,1 segundos do 320i), segundo a marca.
Faz 9,9 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, apenas na gasolina.
Motorização
2.0 turbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
184
Torque (kgf.m)
30,6
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
8,2
Velocidade máxima (km/h)
236
Consumo cidade (km/l)
9,9
Consumo estrada (km/l)
13,3
Câmbio
Automático de oito marchas
Tração
Traseira
Direção
Eletro-hidráulica
Suspensão Dianteira
McPherson
Suspensão Traseira
Multibraço
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
245/40 (dianteira) e 255/35 (traseira)
Rodas
19 polegadas
Altura (mm)
1384
Comprimento (mm)
4768
Entre-eixos (mm)
2851
Largura (mm)
1852
Ocupantes
4
Peso (kg)
1690
Porta-malas (L)
385
Tanque (L)
59
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
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