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BMW corrige falha do X2 e 'recria' SUV compacto, que agora faz sentido

Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL

02/09/2024 05h30

Lançada no Brasil em 2018, a primeira geração do BMW X2 chegou como uma variante mais descolada e esportiva do SUV compacto X1.

Naquela época, o X2 estava mais para um hatch com carroceria elevada e não chegou a decolar em vendas.

Era um produto descolado do restante da gama da fabricante europeia - que, tradicionalmente, nomeia com números pares as variantes com perfil de cupê dos seus SUVs tradicionais - há muitos anos, tem sido assim com o X6 em relação ao X5 e também com o X4 ante o X3.

Na segunda geração do X2, a BMW recorreu à fórmula que tem dado certo com os SUVs cupê maiores e recriou o modelo - que, agora, traz um caimento bem acentuado do teto na parte traseira e tampa do porta-malas bastante inclinada.

Na prática, o X2 virou uma opção de entrada, mais acessível e compacta, ao X4 e ao X6.

A novidade chegou recentemente ao Brasil, importada da Alemanha, na versão xDrive20 M Sport, equipada com tração integral e motor 2.0 turbo de 204 cv, com preço sugerido de R$ 388.950 - é R$ 23 mil mais cara do que o X1 com mesma motorização e tração dianteira.

Confira a seguir a avaliação completa do novo X2, que "renasce" com uma nova e bem definida proposta.

Desvendando o BMW X2 xDrive20 M Sport

Imagem: Divulgação

Design: há alguns anos, os carros da BMW trazem visual que divide opiniões e, com o novo X2, a história não é diferente.

O lançamento não é nada discreto, exibindo na dianteira uma vistosa grade de duplo rim com bordas iluminadas - pessoalmente, eu gostei bastante e, na minha opinião, o tamanho da peça não ficou exagerado como em outros carros da montadora alemã.

Os faróis full-LED rente ao capô têm tamanho e proporções que combinaram com a grade, enquanto as lanternas traseiras na horizontal, com um pequeno recorte na transição rumo aos para-lamas, "conversam" com o design dos demais SUVs cupê da BMW sem grandes excentricidades visuais.

Também me agradou a silhueta lateral do X2: a curvatura da traseira é bem fluida, enquanto as laterais trazem uma espécie de "ombro" que avança até as lanternas e se integra de forma natural com a coluna C.

Imagem: Rafaela Borges/UOL

Vida a bordo e segurança: o novo X2, como lançamentos recentes da BMW, agrada bastante no que se refere ao design e ao acabamento da cabine.

O habitáculo combina materiais agradáveis ao tato e aos olhos, como os bancos de couro marrom da unidade avaliada.

O conjunto formado pelo painel e pela multimídia, que juntos compõem uma tela gigante e flutuante, chama a atenção e reforça a sensação de modernidade a bordo.

O mesmo vale para o console central flutuante e para o minimalista seletor de marchas - são elementos que surgiram inicialmente no SUV elétrico iX e aos poucos foram incorporados aos demais carros da BMW, sejam elétricos, híbridos ou apenas a combustão interna.

Comodidades esperadas pelo preço cobrado estão lá, como a recarga de celular por indução, que mantém o aparelho em pé, retido por uma presilha que o impede de se movimentar e, assim, não interrompe o carregamento, como é comum em outros veículos com essa tecnologia. Boa sacada, só faltou uma saída do ar-condicionado para resfriar o smartphone, como você vê em outro SUV cupê, bem mais barato: o Fiat Fastback.

Imagem: Rafaela Borges/UOL

Ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos e abertura elétrica do porta-malas são mimos somados a itens de segurança como seis airbags e assistências como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, centralização ativa de faixa, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, head-up display, luz alta automática e alerta de ponto cego.

Apesar do perfil de cupê com maior inclinação do teto na parte traseira, o espaço na segunda fileira de assentos é surpreendentemente bom e dois adultos com cerca de 1,80 m podem viajar confortavelmente ali.

A capacidade do porta-malas é muito boa para um SUV compacto: 560 litros, possíveis graças à traseira alongada em relação ao X1, utilitário esportivo com desenho mais convencional.

Imagem: Divulgação

Desempenho: o X2 a combustão é sempre equipado com o polivalente motor 2.0 turbo de quatro cilindros da BMW, que entrega performance na medida, com seus 204 cv de potência e 30,6 kgfm de torque.

Com a transmissão automatizada de dupla embreagem banhada a óleo e sete marchas, mais tração integral, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em 7,4 segundos.

É um carro responsivo: basta pisar fundo no pedal do acelerador que a transmissão se encarrega de reduzir as marchas rapidamente, proporcionando bastante fôlego nas retomadas e nas acelerações.

A aparência de cupê, no entanto, pede um pouco mais de performance e, quando o sistema start-stop desliga o motor para poupar combustível, existe um pequeno "delay" na retomada da condução ao acelerar.

Quem desejar mais performance, poderá escolher o iX2, versão 100% elétrica que traz dois propulsores, totalizando 313 cv e 40,4 kgfm, por R$ 443.950.

Além disso, a BMW vai lançar no fim deste ano a variante xDrive35, equipada com motor 3.0 turbo de seis cilindros e 312 cv.

Independente do motor, vale elogiar o comportamento dinâmico da versão avaliada, com suspensão bem calibrada e direção rápida, proporcionando uma condução precisa e dinâmica típica de um BMW.

Imagem: Divulgação

Consumo: o novo X2 traz consumo de combustível relativamente baixo, considerando os números de torque e potência que seu motor 2.0 turbo traz.

Na medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), traz médias de bons 9,9 km/l na cidade e de 12,6 km/l na estrada.

No ciclo urbano, a melhor média que obtive foi de aproximadamente 6,5 km/l no trânsito congestionado da capital paulista e sempre com o ar-condicionado ligado.

No rodoviário, cheguei a cerca de 13,5 km/l com o pé leve a velocidade média em torno de 120 km/h.

Imagem: Rafaela Borges/UOL

Itens de série: destacam-se teto solar panorâmico, painel e central multimídia com telas de, respectivamente, 10,25 e 10,7 polegadas em uma única peça, carregamento de celular por indução, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, head-up display, navegação GPS nativa, sistema de som premium da Harman Kardon, console central flutuante, seletor de modos de condução, grade dianteira com contorno iluminado. pacote de tecnologias automatizadas de direção com controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, centralização de faixa. alerta de colisão e frenagem automática de emergência.

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BMW X2 xDrive20 M Sport

Preço

R$ 388.950
Carros
4,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

3,0

5,0

4,0

4,0

3,0

5,0

Pontos Positivos

  • Acabamento interno
  • Condução precisa com apelo esportivo
  • Consumo
  • Tamanho do porta-malas
  • Design

Pontos Negativos

  • Pneus com perfil relativamente baixo são mais propensos a rasgos

Veredito

A segunda geração do BMW X2 corrigiu um erro em relação à primeira, que era um hatch "altinho", deslocado do restante da gama da marca alemã. Ao transformar o novo X2 na versão cupê do SUV compacto X1, a novidade da BMW agora faz sentido como a variante pequena do X4 e do X6 e isso deverá fazer bem às vendas da novidade. O visual pode dividir opiniões, mas é chamativo e a traseira alongada e inclinada também tem um resultado prático: porta-malas espaçoso. A direção e o chassi bem ajustados são um convite a quem gosta de dirigir, mesmo sem tanta potência à disposição.

Mecânica
  • Motorização

  • 2.0 turbo, 4 cilindros, injeção direta de combustível

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 204 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 30,6 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 7,4 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 231 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,9 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 12,6 km/l

  • Câmbio

  • Automatizado com dupla embreagem banhada a óleo e 7 marchas

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente, Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 245/40 R20

  • Rodas

  • 20 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.590 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.554 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.692 mm

  • Largura (mm)

  • 1.845 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.752 kg

  • Porta-malas (L)

  • 560 litros

  • Tanque (L)

  • 54 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • Garantia

  • 2 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

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