BMW M235i Gran Coupé: sedã de 306 cv empolga, mas custa mais que Série 3
Vitor Matsubara
Do UOL, em São Paulo (SP)
04/08/2020 04h00
Resumo da notícia
- Versão esportiva do cupê de quatro portas está a venda por R$ 308.950
- Motor 2.0 turbo entrega 306 cv e vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos
- Carro tem design controverso e mesma largura do Série 3
Sedã esportivo é algo que a BMW sabe fazer muito bem. Do famoso M3 ao luxuoso M5, passando até pelo arrojado M6 Gran Coupé, todos seguem uma fórmula que faz a fama da marca há décadas: estilo agressivo com desempenho visceral. Diante de tanta fama, é claro que não falta gente disposta a fazer parte deste clube.
É para eles que surgiu o M235i Gran Coupé, que acaba de chegar ao Brasil por R$ 308.950. Custando mais do que um Série 3, ele promete trazer as mesmas virtudes dos esportivos mais famosos da BMW, mas em uma embalagem menor.
Será que ele é um legítimo BMW? As respostas você encontra a partir de agora em nossa avaliação!
BMW M235i Gran Coupé
Preço
R$ 309.9504,0
Médias apenas regulares para um sedã, mas satisfatórias para um esportivo
5,0
Eis o grande destaque do M235i: o motor 2.0 turbo não tem o mesmo som do antigo seis cilindros, mas justifica a etiqueta de mais de R$ 300 mil
5,0
Ame ou odeie: o estilo 'acupêzado' do M235i possui fãs e haters; desenho da traseira poderia ser mais harmonioso
5,0
Bem recheado, o M235i traz um ótimo sistema de entretenimento e várias tecnologias de assistência à condução
4,0
Se não tem tanto espaço para as pernas, inclusive por conta do túnel central alto demais, pelo menos o M235i é largo como um Série 3
4,0
Apesar de custar mais de R$ 300 mil, ele não traz nada além do que um bom sedã de R$ 150 mil oferece em itens de segurança
Pontos Positivos
- Design
- Desempenho
Pontos Negativos
- Espaço interno
- Preço
Veredito
Não dá para ser tímido dentro do M235i Gran Coupé. O estilo ousado combinado com o ronco grave (e nada discreto) do motor 3.0 de seis cilindros fazem com que ele seja um ímã de olhares pelas ruas. Apesar do desempenho fazer jus à história dos esportivos da marca, o M235i é caro demais para um sedã que é quase 20 cm menor e bem menos sofisticado do que o Série 3. Vale a pena só se você fizer (muita) questão de ter um esportivo M.
Versões disponíveis
Cupês de quatro portas não são unanimidade há tempos - e claro que com o M235i Gran Coupé não seria diferente. O sedã de entrada da BMW ganha exclusividade com o tratamento dispensado pela Motorsport, a divisão esportiva da marca alemã.
Para-choques tem estilo bem agressivo e as linhas da traseira dividem opiniões, especialmente na traseira - que destoa um pouco do restante do conjunto. Mesmo assim, o visual geral agrada ao seu tipo de público, que busca se destacar na multidão.
Por dentro, o interior "abraça" o motorista, que se sente aconchegado com todos os instrumentos à mão. Por ter distância entre eixos de 2,67 metros (pouco mais do que os 2,65 metros do Virtus) e apenas 1,42 metro de altura, o M235i castiga quem viaja no banco de trás, inclusive por conta da curvatura do teto mais baixa.
Ponto positivo é que ele é tão largo quanto um Série 3, facilitando a vida do quinto passageiro, que sofre apenas com a altura do túnel central - um mal que acomete todo BMW.
Desempenho é onde o M235i brilha. O motor 2.0 turbo entrega 306 cv e 45,9 kgfm de torque máximo, fazendo com que o pequeno sedã ande como gente grande.
São necessários 4,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h, apenas 0,7 segundo a mais do que o badalado M3. De quebra, ele deixaria o 330i M Sport comendo poeira, já que faz a mesma tarefa em 5,8 segundos.
Junto com o desempenho brutal vem um ronco que empolgaria ainda mais se fosse genuíno. É isso mesmo: acima dos 4.000 rpm, o sedã ganha uma "ajudinha" virtual com o sistema de emulador de ronco, que torna a brincadeira um pouco artificial demais.
Se você estiver em uma estrada plana como as autobahnen alemãs - ou melhor ainda, em um autódromo -, sugiro que acione o modo Sport Plus para ver do que esse sedã é capaz. A transformação é instantânea: a direção fica mais direta e pesada e as respostas se tornam mais ariscas. É nessas horas que você lembra porque a BMW é tão boa no que faz.
Barato o M235i não é, mas pelo menos ele vem muito bem equipado. A central multimídia tem tela (tátil, enfim!) de 10,25 polegadas, cujas funções também podem ser acessadas pelo conhecido seletor giratório próximo à manopla do câmbio.
Ao lado dela existe uma outra tela do mesmo tamanho que faz as vezes de painel de instrumentos. É possível configurar e personalizar diversas funções nas duas telas. Há ainda controle de largada, assistente de estacionamento semiautônomo, banco do motorista com regulagens elétricas, teto solar panorâmico e freio de estacionamento elétrico.
Assim como no Série 3, todos os comandos do ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura ficam próximos das saídas de ar-condicionado. O M235i vem ainda com head up display, oferecido como opcional no mercado europeu.
Mesmo sendo um carro de R$ 308 mil, o M235i Gran Coupé não oferece nada além do que um bom sedã de R$ 150 mil traz.
Por isso entenda-se 6 airbags, alerta de colisão frontal, piloto automático adaptativo, sistema de frenagem autônoma, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e de tração, alerta de mudança de faixa involuntária, assistente de permanência em faixa, câmera de ré, assistente de farol alto e chamada de emergência.
A BMW não informa os custos de revisão do M235i, mas o seguro não sai por menos de R$ 9 mil, em média.
Se os rivais naturais do Série 2 Gran Coupé são Mercedes-Benz Classe A Sedan e Audi A3 Sedan, o principal concorrente do M235i é o Mercedes-AMG A 35 Sedan.
Além de ter dimensões e equipamentos semelhantes, o modelo também sai de fábrica com um motor 2.0 turbo de 306 cv, associado a uma transmissão automática de sete marchas com dupla embreagem. O preço, porém, é ainda mais salgado do que o BMW: R$ 354.900.
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Motorização
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2.0, 16V, 4 cilindros em linha, turbo, gasolina
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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306
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Torque (kgf.m)
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45,9
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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4,8
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Velocidade máxima (km/h)
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250
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Consumo cidade (km/l)
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6,5
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Consumo estrada (km/l)
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11,9
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Câmbio
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automático de 8 marchas
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Tração
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integral
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Direção
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elétrica
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Suspensão Dianteira
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independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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independente, multilink
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Freios Dianteiros
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discos ventilados
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Freios Traseiros
-
discos ventilados
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Pneus
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225/40 R18
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Rodas
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18 polegadas
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Altura (mm)
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1420
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Comprimento (mm)
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4526
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Entre-eixos (mm)
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2670
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Largura (mm)
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1800
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1570
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Porta-malas (L)
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430
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Tanque (L)
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58
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10.000 km
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n/d
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20.000 km
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n/d
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30.000 km
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n/d
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40.000 km
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n/d
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50.000 km
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n/d
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60.000 km
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n/d
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Seguro
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R$ 9 mil (média)
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Garantia
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2 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Faróis com regulagem de altura
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Bloqueio do diferencial
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Sistema de estacionamento autônomo
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