BMW M235i Gran Coupé: sedã de 306 cv empolga, mas custa mais que Série 3
Resumo da notícia
- Versão esportiva do cupê de quatro portas está a venda por R$ 308.950
- Motor 2.0 turbo entrega 306 cv e vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos
- Carro tem design controverso e mesma largura do Série 3
Sedã esportivo é algo que a BMW sabe fazer muito bem. Do famoso M3 ao luxuoso M5, passando até pelo arrojado M6 Gran Coupé, todos seguem uma fórmula que faz a fama da marca há décadas: estilo agressivo com desempenho visceral. Diante de tanta fama, é claro que não falta gente disposta a fazer parte deste clube.
É para eles que surgiu o M235i Gran Coupé, que acaba de chegar ao Brasil por R$ 308.950. Custando mais do que um Série 3, ele promete trazer as mesmas virtudes dos esportivos mais famosos da BMW, mas em uma embalagem menor.
Será que ele é um legítimo BMW? As respostas você encontra a partir de agora em nossa avaliação!
BMW M235i Gran Coupé
Preço
R$ 309.950Pontos Positivos
- Design
- Desempenho
Pontos Negativos
- Espaço interno
- Preço
Veredito
Não dá para ser tímido dentro do M235i Gran Coupé. O estilo ousado combinado com o ronco grave (e nada discreto) do motor 3.0 de seis cilindros fazem com que ele seja um ímã de olhares pelas ruas. Apesar do desempenho fazer jus à história dos esportivos da marca, o M235i é caro demais para um sedã que é quase 20 cm menor e bem menos sofisticado do que o Série 3. Vale a pena só se você fizer (muita) questão de ter um esportivo M.
Cupês de quatro portas não são unanimidade há tempos - e claro que com o M235i Gran Coupé não seria diferente. O sedã de entrada da BMW ganha exclusividade com o tratamento dispensado pela Motorsport, a divisão esportiva da marca alemã.
Para-choques tem estilo bem agressivo e as linhas da traseira dividem opiniões, especialmente na traseira - que destoa um pouco do restante do conjunto. Mesmo assim, o visual geral agrada ao seu tipo de público, que busca se destacar na multidão.
Por dentro, o interior "abraça" o motorista, que se sente aconchegado com todos os instrumentos à mão. Por ter distância entre eixos de 2,67 metros (pouco mais do que os 2,65 metros do Virtus) e apenas 1,42 metro de altura, o M235i castiga quem viaja no banco de trás, inclusive por conta da curvatura do teto mais baixa.
Ponto positivo é que ele é tão largo quanto um Série 3, facilitando a vida do quinto passageiro, que sofre apenas com a altura do túnel central - um mal que acomete todo BMW.
Desempenho é onde o M235i brilha. O motor 2.0 turbo entrega 306 cv e 45,9 kgfm de torque máximo, fazendo com que o pequeno sedã ande como gente grande.
São necessários 4,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h, apenas 0,7 segundo a mais do que o badalado M3. De quebra, ele deixaria o 330i M Sport comendo poeira, já que faz a mesma tarefa em 5,8 segundos.
Junto com o desempenho brutal vem um ronco que empolgaria ainda mais se fosse genuíno. É isso mesmo: acima dos 4.000 rpm, o sedã ganha uma "ajudinha" virtual com o sistema de emulador de ronco, que torna a brincadeira um pouco artificial demais.
Se você estiver em uma estrada plana como as autobahnen alemãs - ou melhor ainda, em um autódromo -, sugiro que acione o modo Sport Plus para ver do que esse sedã é capaz. A transformação é instantânea: a direção fica mais direta e pesada e as respostas se tornam mais ariscas. É nessas horas que você lembra porque a BMW é tão boa no que faz.
Barato o M235i não é, mas pelo menos ele vem muito bem equipado. A central multimídia tem tela (tátil, enfim!) de 10,25 polegadas, cujas funções também podem ser acessadas pelo conhecido seletor giratório próximo à manopla do câmbio.
Ao lado dela existe uma outra tela do mesmo tamanho que faz as vezes de painel de instrumentos. É possível configurar e personalizar diversas funções nas duas telas. Há ainda controle de largada, assistente de estacionamento semiautônomo, banco do motorista com regulagens elétricas, teto solar panorâmico e freio de estacionamento elétrico.
Assim como no Série 3, todos os comandos do ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura ficam próximos das saídas de ar-condicionado. O M235i vem ainda com head up display, oferecido como opcional no mercado europeu.
Mesmo sendo um carro de R$ 308 mil, o M235i Gran Coupé não oferece nada além do que um bom sedã de R$ 150 mil traz.
Por isso entenda-se 6 airbags, alerta de colisão frontal, piloto automático adaptativo, sistema de frenagem autônoma, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e de tração, alerta de mudança de faixa involuntária, assistente de permanência em faixa, câmera de ré, assistente de farol alto e chamada de emergência.
A BMW não informa os custos de revisão do M235i, mas o seguro não sai por menos de R$ 9 mil, em média.
Se os rivais naturais do Série 2 Gran Coupé são Mercedes-Benz Classe A Sedan e Audi A3 Sedan, o principal concorrente do M235i é o Mercedes-AMG A 35 Sedan.
Além de ter dimensões e equipamentos semelhantes, o modelo também sai de fábrica com um motor 2.0 turbo de 306 cv, associado a uma transmissão automática de sete marchas com dupla embreagem. O preço, porém, é ainda mais salgado do que o BMW: R$ 354.900.
Motorização
2.0, 16V, 4 cilindros em linha, turbo, gasolina
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
306
Torque (kgf.m)
45,9
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
4,8
Velocidade máxima (km/h)
250
Consumo cidade (km/l)
6,5
Consumo estrada (km/l)
11,9
Câmbio
automático de 8 marchas
Tração
integral
Direção
elétrica
Suspensão Dianteira
independente, McPherson
Suspensão Traseira
independente, multilink
Freios Dianteiros
discos ventilados
Freios Traseiros
discos ventilados
Pneus
225/40 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1420
Comprimento (mm)
4526
Entre-eixos (mm)
2670
Largura (mm)
1800
Ocupantes
5
Peso (kg)
1570
Porta-malas (L)
430
Tanque (L)
58
10.000 km
n/d
20.000 km
n/d
30.000 km
n/d
40.000 km
n/d
50.000 km
n/d
60.000 km
n/d
Seguro
R$ 9 mil (média)
Garantia
2 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
Sistema de estacionamento autônomo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.