BMW X6 se rende à tecnologia para retomar espaço no segmento que criou
Dificilmente existirá um carro tão controverso quanto o BMW X6. Precursor do segmento de SUVs cupês, ele é amado e odiado na mesma proporção desde sua estreia em 2008.
Quem morre de amores por ele elenca o design ousado e o porte imponente como principais virtudes. E quem não suporta o X6 costuma criticar justamente o... design.
Seja de qual lado você estiver, a terceira geração do X6 acaba de chegar ao mercado brasileiro. Inicialmente apenas em versão única, o carro finalmente traz tecnologias mais avançadas, como as assistências de condução semiautônoma, até outras mais prosaicas, como painel digital e tela tátil da central multimídia.
Por trás dessa renovação mais profunda está a vontade da BMW em retomar (ou pelo menos se aproximar) do patamar que desfrutou nos primeiros anos de vida do X6. Naquela época o carro nadava de braçada no segmento, até porque os rivais foram se mexer apenas alguns anos depois - só que hoje eles incomodam bastante a marca alemã.
BMW X6 xDrive40i
Preço
R$ 567.950Pontos Positivos
- Itens de série e desempenho
Pontos Negativos
- Preço e dimensões
Veredito
O X6 não esconde de ninguém que nasceu para chamar atenção. Além de cumprir esse papel com méritos, a terceira geração do BMW conseguiu harmonizar um pouco mais as linhas do carro. Por dentro, o SUV cupê ganhou mais tecnologia e ficou mais amigável sem tantos botões pela cabine. Por pouco mais de meio milhão de reais, ele é uma boa opção para quem precisa de espaço ou simplesmente quer um carro grande por diversos motivos. Se você procura 'apenas' um SUV espaçoso e luxuoso, o X5 pode ser a melhor escolha.
Desde 2008 o X6 é alvo de amor e ódio dos fãs de carros. Goste ou não do modelo, a gente precisa ressaltar sua importância dentro da indústria ao criar um segmento que logo se mostraria rentável para as fabricantes, a ponto de até empresas mais "generalistas", como a Volkswagen, apostarem na categoria.
Mas falando especificamente do modelo da BMW, o novo X6 consegue um equilíbrio maior de proporções - algo que sempre foi o calcanhar de aquiles do X6. Até a grade (que se ilumina juntamente com os faróis) de proporções nitidamente exageradas caiu bem em um carro tão grande, diferente do que acontece no Série 7.
Os traços do SUV cupê ficaram mais agressivos e reforçam a impressão de robustez, casando melhor com a carroceria alta e a silhueta esguia que parecia desajeitada nas gerações anteriores. Atrás, as lanternas em formato de "L" foram trocadas por peças mais afiladas e horizontais. Parece um Série 8 esticado? Sim. Ficou bom? Sim.
A cabine tem espaço de sobra para quatro adultos e uma criança (e satisfatório para cinco adultos), inclusive para a cabeça dos passageiros mais altos no banco de trás. Ao contrário de alguns projetos mais modernos, a linha de cintura alta do X6 não gera a incômoda sensação de claustrofobia e nem prejudica a visibilidade lateral.
Todo BMW que se preze precisa de potência. Sorte nossa que o motor 3.0 de seis cilindros em linha não decepciona. Com 340 cv (34 cv a mais do que seu antecessor) e torque máximo de 45,9 kgfm, ele entrega exatamente o que dele se espera.
As arrancadas são vigorosas mesmo no modo Comfort e o X6 só assume uma personalidade mais pacata se o modo Eco Pro for selecionado - e nem poderia ser diferente. Se você não ligar em deixar a natureza um pouco de lado, vale a pena selecionar o modo Sport para ouvir o rugido metálico dos seis cilindros trabalhando a pleno vapor.
São necessários 5,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h, nada mal para um "monstro" de duas toneladas sem pretensões esportivas - pelo menos não nesta versão, a xDrive40i. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.
Consumo nem deveria ser uma preocupação (e normalmente não é mesmo) de quem compra um X6. Mesmo assim, é bom saber que o SUV cupê faz 7,8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com gasolina. Antes que você reclame comigo, eu digo que, sim, são números satisfatórios para um carro deste porte e com tanta potência. Mas, novamente, se você esquenta a cabeça com isso, talvez o X6 não seja o carro certo para sua garagem.
Das três marcas de luxo da Alemanha (quatro se incluirmos a Porsche), a BMW foi a mais resistente a algumas tecnologias relativamente simples.
Prova disso estava na cabine do antigo X6: os mostradores analógicos tinham o mesmo visual há décadas e a central multimídia não tinha tela tátil, algo que até carros populares já ofereciam no Brasil.
Felizmente isso faz parte do passado. Agora são duas telas de 12,3 polegadas, uma para o painel digital e outra para o sistema de entretenimento a bordo. Por meio delas é possível visualizar todas as informações sobre o veículo, traçar rotas por GPS e até mudar a cor da iluminação ambiente do veículo - embora a paleta da BMW não seja tão abrangente (e controversa) quanto a de alguns Mercedes-Benz.
É possível realizar várias tarefas por meio da assistente pessoal. O sistema entende comandos de voz e parece ser mais interativo do que o MBUX da arquirrival Mercedes, ainda que nem sempre entenda o "Oi, BMW" que ativa a função. Inteligência também é seu forte: a temperatura do ar-condicionado é alterada de acordo com quem pediu (se foi o motorista, apenas o lado dele será modificado). Experimento pedir para selecionar uma rádio de música clássica e poucos segundos depois estou ouvindo a Cultura FM. Além de tudo ela tem bom gosto.
Existe também o reconhecimento de gestos, caso você não queira utilizar os comandos de voz ou simplesmente esteja com preguiça de procurar os botões. Um sensor instalado no teto do carro reconhece os movimentos realizados logo acima da manopla do câmbio.
Girar o dedo para o lado direito aumenta o volume e para o lado esquerdo abaixa o som. Movimentar o polegar em direção ao lado direito (como se estivesse pedindo carona) avança a faixa musical. Reserve um tempo para explorar todas as funções - e também para não parecer um bobo fazendo gestos sozinho.
O X6 traz várias assistências de condução semiautônomas. Agora há piloto automático adaptativo com função específica para trânsito, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal. O assistente de permanência em faixa corrige a trajetória do volante de forma invasiva, a ponto de até assustar o motorista.
Os faróis de LED possuem feixe a laser capaz de dobrar o alcance do facho dos faróis convencionais. E o sistema de câmera com visão em 360 graus facilita muito a vida nas manobras em locais apertados.
Já os custos de manutenção não foram divulgados pela empresa.
O X6 deixou de ter vida fácil no segmento de SUVs cupês. Por R$ 567.950, o modelo encara Audi Q8 Performance Black (R$ 531.990) e Porsche Cayenne Coupé, que parte de R$ 459 mil na versão mais "barata".
Nos próximos meses, a Mercedes-Benz deve lançar a nova geração do GLE Coupé no mercado brasileiro.
Motorização
3.0, biturbo, 6 cilindros
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
340
Torque (kgf.m)
45,9
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
5,5
Velocidade máxima (km/h)
250
Consumo cidade (km/l)
7,8
Consumo estrada (km/l)
9,6
Câmbio
automático de 8 marchas
Tração
integral permanente
Direção
elétrica
Suspensão Dianteira
independente, braços sobrepostos
Suspensão Traseira
independente, multilink
Freios Dianteiros
discos ventilados
Freios Traseiros
discos ventilados
Pneus
275/35 (diant.) / 315/30 (tras.)
Rodas
22 polegadas
Altura (mm)
1696
Comprimento (mm)
4935
Entre-eixos (mm)
2975
Largura (mm)
2004
Ocupantes
5
Peso (kg)
2055
Porta-malas (L)
580
Tanque (L)
83
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
Sistema de estacionamento autônomo
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