BMW X7 é SUV gigante que impressiona ao unir luxo com performance esportiva
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
22/01/2024 04h00
SUV a combustão topo de linha da BMW, o X7 acaba de ser renovado e chega ao Brasil com nova dianteira, exibindo conjunto ótico dividido em duas seções. Agora, as luzes de condução diurna estão separadas dos faróis e posicionadas rente ao capô, como no sedã 100% elétrico i7.
Com preço sugerido de R$ 1.199.950 em janeiro de 2024, o X7 reestilizado chega na versão única M60i xDrive, que traz sete lugares e combina novo motor V8 4.4 biturbo com sistema híbrido leve de 48 V.
Desvendando o novo BMW X7
Design: ganhou toque futurista com a nova frente, exibindo a enorme grade bipartida típica da BMW e luzes divididas em duas partes independentes. Os detalhes externos com acabamento preto brilhante e as rodas gigantes de aro 22, bem como as ponteiras duplas de escapamento nas extremidades do para-choque traseiro, reforçam a aparência dinâmica e imponente do lançamento da montadora europeia.
Vida a bordo: além da pegada esportiva, o SUV com três fileiras de assentos trata muito bem seus ocupantes e traz cabine ampla e muito bem acabada. A maior parte do teto é do tipo panorâmico, o que contribuir para a sensação de amplitude a bordo, e há vários itens tecnológicos, como ar-condicionado com dois ajustes independentes de temperatura e ventilação na primeira e na segunda fileira de assentos - a terceira tem uma regulagem exclusiva da respectiva climatização.
Interior: agora é inspirado no BMW iX, trazendo painel e central multimídia com telas de 12,3 e 14,9 polegadas, respectivamente, unidas em uma peça única, posicionada em uma espécie de pedestal. O habitáculo abusa dos revestimentos premium, mesclando couro de alta qualidade com detalhes em metal e outros materiais de alto luxo. A lista de equipamentos inclui várias tecnologias de condução semiautônoma, como o controle de velocidade adaptativo que identifica veículos e pedestres no entorno do SUV.
Desempenho: o motor V8 a gasolina com tecnologia híbrida leve produz 530 cv de potência e 76,5 kgfm de torque, disponíveis a apenas 1.800 rpm. Equipado com tração integral e câmbio automático de oito marchas, o utilitário esportivo acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,7 segundos - algo a se destacar, considerando que o SUV pesa 2.675 kg. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h e o chassi é ajustado para deixar a condução bem afiada, trazendo suspensão a ar pneumática de eixo duplo da divisão esportiva M.
A dirigibilidade também é incrementada pelo diferencial esportivo M, que ajusta a rotação de cada roda para otimizar a tração, e pelas rodas traseiras que também esterçam - o que também ajuda nas manobras de um veículo com 5,18 m de comprimento e 2 m de largura.
Consumo: graças ao auxílio dos motores elétricos do sistema híbrido leve, o novo BMW X7 é capaz de um consumo de 6,3 km/l na cidade e de 7,7 km/l na estrada. Não são números muito impressionantes, mas é preciso considerar que se trata de um automóvel pesado com motor potente de alta cilindrada.
Itens de série: destacam-se teto solar panorâmico, central multimídia de 14,9 polegadas de alta resolução, rodas traseiras que esterçam, suspensão pneumática com ajuste esportivo, sistema de som da Bowers & Wilkins com efeito surround e mais de 1.500 W de potência, ar-condicionado digital com cinco zonas de temperatura, bancos com ventilação e aquecimento, pacote de tecnologias automatizadas de direção e sistema "soft close", que fecha as portas automaticamente (basta encostá-las que o carro faz o restante sozinho).
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
BMW X7 M60i xDrive
Preço
R$ 1.199.9503,0
4,0
5,0
5,0
5,0
3,0
5,0
Pontos Positivos
- Acabamento primoroso e lista extensa de itens tecnológicos
- Combina motor forte com excelente dirigibilidade para um carro com 2.675 kg
- Design imponente e futurista nunca passa batido
Pontos Negativos
- Poderia trazer na segunda fileira de assentos a mesma tela retrátil de 31 polegadas de alta resolução que vem de série no sedã BMW i7
Veredito
O novo X7 reúne o que há melhor dos carros BMW na atualidade, combinando luxo com muita tecnologia em DNA esportivo que impressiona em um veículo de grande porte. A reestilização e a adoção do sistema híbrido de propulsão fizeram bem ao SUV topo de linha da marca alemã, que tem cacife para concorrer com rivais como Range Rover, Audi Q7 e Mercedes-Benz GLS.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
-
Motorização
-
V8 4.4 biturbo com sistema hírido leve de 48 V
-
Combustível
-
Gasolina
-
Potência (cv)
-
530 cv entre 5.500 e 6.000 rpm
-
Torque (kgf.m)
-
76,5 kgfm entre 1.800 e 4.600 rpm
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
4,7 segundos
-
Velocidade máxima (km/h)
-
250 km limitados eletronicamente
-
Consumo cidade (km/l)
-
6,3 km/l
-
Consumo estrada (km/l)
-
7,7 km/l
-
Câmbio
-
Automático de 8 marchas
-
Tração
-
Integral
-
Direção
-
Elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
Independente com braços sobrepostos
-
Suspensão Traseira
-
Independente do tipo multibraço
-
Freios Dianteiros
-
Discos ventilados
-
Freios Traseiros
-
Discos ventilados
-
Pneus
-
275/40 R22 na dianteira e 315/35R22 na traseira
-
Rodas
-
22 polegadas
-
Altura (mm)
-
1.835 mm
-
Comprimento (mm)
-
5.181 mm
-
Entre-eixos (mm)
-
3.105 mm
-
Largura (mm)
-
2.000 mm
-
Ocupantes
-
7
-
Peso (kg)
-
2.675 kg
-
Porta-malas (L)
-
326 litros com 7 lugares e 750 litros com 3ª fileira rebatida
-
Tanque (L)
-
83 litros
-
Garantia
-
2 anos sem limite de quilometragem
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Airbags do tipo Cortina
-
-
Airbags para joelho do motorista
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Banco de Couro
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Bancos com ajustes elétricos
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Teto Solar
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Frenagem autônoma de emergência
-
-
Alerta de permanência em faixa
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Sensor de pontos cegos
-
-
Alerta de colisão
-
-
Abertura elétrica do porta-malas
-
-
Faróis com regulagem de altura
-
-
Bloqueio do diferencial
-
-
Sistema de estacionamento autônomo
-