Bolt EUV: SUV elétrico que chegou já se despedindo do Brasil vale a pena?
O fim de linha do Chevrolet Bolt já está anunciado para o fim do ano, mas mesmo assim, no mês passado o elétrico chegou ao Brasil na versão EUV (sigla que nada mais significa do que "SUV elétrico").
Com visual similar ao Bolt hatch, mas com entre-eixos 7,4 cm maior do que o "irmão" (que custava R$ 329 mil), o preço é - por incrível que pareça - bem mais baixo: R$ 279.990. Entretanto, apenas um lote fechado de 200 unidades irá desembarcar no país.
Ele traz características que virão nos próximos carros elétricos da GM - quem sabe, também em um eventual Onix a baterias ou seu equivalente no futuro. Além do mais, a General Motors anunciou a promessa de fabricar e vender apenas veículos elétricos a partir de 2035, e essa jornada rumo à eletrificação total inclui o Brasil.
Será que os poucos que poderão tirar um Bolt EUV da concessionária estarão, no final das contas, fazendo um bom negócio? E esse preço? Apesar de ser mais baixo do que era o do Bolt hatch, vale a pena (considerando que há opções mais em conta no mercado)? Descobrimos a seguir.
Chevrolet Bolt EUV
Preço
R$ 279.990Pontos Positivos
- Autonomia
- Espaço interno e acabamento
- Potência e diversão
Pontos Negativos
- Suspensão mais mole ajuda no conforto, mas não na precisão ao acelerar
- Porta-malas é bom, mas não foi aumentado em relação ao hatch
- Tempo curto até o fim de sua vida e tiragem limitada
Veredito
O Bolt EV entrega boa autonomia, desempenho empolgante e muita tecnologia e segurança por um preço inferior ao de alguns modelos equivalentes de marcas de luxo. Além disso, nesta primeira reestilização, melhorou o acabamento e ganhou um visual ousado, condizente com sua proposta. É uma das melhores alternativas a quem busca um carro elétrico e tem perto de R$ 300 mil para desembolsar nele. Acabou de chegar, já está de saída, mas bem que poderia ficar um pouco mais (e para além das somente 200 unidades oferecidas).
Design
Desde a sua reestilização, o Bolt mudou bastante, principalmente na dianteira, que ficou bem futurista e adequada à proposta do carro. O conjunto ótico agora é dividido em duas seções: onde normalmente estariam os faróis, agora estão as luzes de condução diurna de LED.
Já os faróis, também iluminados por LEDs e com acendimento automático, foram posicionados mais abaixo e são integrados ao novo para-choque, cuja grade é fechada. Entretanto, abaixo, há uma passagem de ar para refrigeração de radiador, que arrefece as baterias.
As lanternas traseiras também foram redesenhadas e trazem iluminação igualmente por meio de LEDs. As novas rodas de liga leve de 17 polegadas, por sua vez, contam com acabamento diamantado e detalhes em preto brilhante, que ajudam a compor o visual arrojado do carro.
Como verão a seguir, por dentro, não é diferente. A aura futurista se prolonga pelas telas digitais, tanto do cluster, quanto da multimídia, além do estofamento azulado dos bancos de couro e dos acabamentos sensíveis ao toque (estes que, por sua vez, são contrastados por molduras em black piano).
Vida a bordo
O assoalho plano contribui bastante para o conforto a bordo, especialmente para os ocupantes do banco traseiro - onde a ausência de um túnel central ajuda a acomodar bem as pernas. Com 2,68 m de distância entre-eixos, 4,3 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,62 metros de altura, o Bolt trata bem até passageiros de grande estatura.
Os bancos de couro são muito confortáveis e o ajuste da suspensão filtra bem a maioria dos buracos e das imperfeições do piso. Também agrada o isolamento acústico da cabine. Tudo isso junto serve para reforçar a sensação de estar em um carro realmente premium.
O único ponto, perceptível principalmente para quem estiver ao volante, é a sua característica com o pé lá no fundo do acelerador. Principalmente quando o asfalto não está nas mais perfeitas condições (o que não é nada incomum no Brasil), a dianteira tende a serpentear um pouco. Não é nada que chegue perto de uma perda de controle ou coisa do tipo, mas é inegável que, para resolver essa característica, a rigidez do sistema de suspensão poderia ser um pouco maior.
Desempenho e autonomia
Como todo carro elétrico, o Bolt EV tem torque instantâneo e sua ótima aceleração empolga no uso urbano. Mas, como falamos sobre essa leve "serpenteada", isso requer um pouco mais de atenção. Na minha opinião, no final das contas, a condução é muito divertida - afinal de contas, carros que aceleram pouco costumam ser tediosos. O que ajuda na segurança é o fato de que, até mais ou menos 30 km/h, o carro vai liberando cada vez mais potência de forma progressiva (e não tudo de uma vez).
Também tem algo que é muito importante para o quesito da precisão ao volante: boa ergonomia - chega a ser melhor do que outros SUVs da marca. Tanto a posição quanto as distâncias de volante e pedais proporcionam conforto e firmeza para lidar com os seus 203 cv e 36,7 kgfm entregues de forma imediata, como em uma chavinha de liga/desliga. Assim, chega até 100 km/h em meros 7,7 segundos, segundo a Chevrolet.
Para não correr o risco de ultrapassar os limites de velocidades, o controle de cruzeiro adaptativo pode ser usado para regular a velocidade e acompanhar o fluxo dos outros carros. Com ele, a distância é automaticamente regulada, com capacidade de acelerações e desacelerações autônomas.
Além disso, o SUV também conta com sistema de condução "com um só pedal", no caso, o do acelerador - sempre que você deixa de acelerar, a redução de velocidade é intensa e ajuda a parar o veículo.
Esse recurso, que você aciona por meio de um botão no console central, ajuda a recarregar as baterias de 66 kWh e também poupa o sistema de freios. Também existe uma aleta no lado esquerdo do volante para intensificar essa desaceleração e também a recarga.
Por falar nas baterias, a General Motors informa que, totalmente carregadas, elas proporcionam até 459 km de autonomia no ciclo WLTP europeu - o que em tese possibilitaria ir de São Paulo até o Rio de Janeiro sem a necessidade de parada.
Cheguei a recarregar o carro quando as respectivas baterias estavam com pouco menos da metade da capacidade e a autonomia informada no painel era de até 220 km. Utilizei um carregador ultrarrápido, com 150 kW de potência, e as baterias chegaram a 100% em cerca de 40 minutos - o tempo informado pela fabricante. Ainda assim, pode regenerar 160 km de autonomia em apenas 10 minutos
Segurança e equipamentos
Quanto à lista de equipamentos, o modelo elétrico da Chevrolet é bem servido: traz de série um excelente sistema de som Bose com subwoofer, recarga de celular por indução, central multimídia rápida e intuitiva com tela de 10,2 polegadas, conexão sem fio de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos e volante com aquecimento e painel de instrumentos digital de oito polegadas.
Equipado com dez airbags, o Bolt EV traz muitos equipamentos e assistentes à condução para reforçar a segurança a bordo. Entre eles, controles de tração e estabilidade, mais alerta de colisão com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres.
Além do já citado controle de cruzeiro adaptativo, vem com assistente de permanência na faixa, que não chega a contornar as curvas de forma autônoma - ele dá uma leve puxada no volante para trazer o carro de volta ao centro das demarcações da pista.
Não bastassem esses equipamentos, ele conta com alerta de ponto cego nos retrovisores externos; sistema de câmeras com alta resolução e "visão 360 graus"; sistema de som premium da Bose; alerta de movimentação traseira ao acionar a ré; e monitoramento da pressão dos pneus, que são do tipo auto-vedante.
Motorização
Motor elétrico dianteiro
Combustível
Eletricidade
Potência (cv)
150 kW ou 203 cv
Torque (kgf.m)
36,8 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
7,7 s
Velocidade máxima (km/h)
150 km/h
Consumo cidade (km/l)
45,3 (equivalente)
Consumo estrada (km/l)
36,3 (equivalente)
Câmbio
Transmissão direta com marcha única
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
215/50 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1616
Comprimento (mm)
4306
Entre-eixos (mm)
2675
Largura (mm)
1770
Ocupantes
5
Peso (kg)
1711
Porta-malas (L)
462
Tanque (L)
Não tem
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
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