Tiggo 5X híbrido: rodamos com o SUV que promete economizar no posto
De olho na inevitável eletrificação dos veículos para torná-los mais eficientes e sustentáveis, a Caoa Chery recentemente lançou versões híbridas leves dos SUVs Tiggo 5X Pro e Tiggo 7 Pro, além do sedã Arrizo 6 Pro.
Fabricados em Anápolis (GO), os dois utilitários esportivos são comercializados desde julho nessa configuração, cujo motor 1.5 turbo bicombustível é auxiliado por um pequeno propulsor elétrico para incremento na potência e no torque, somado à redução no consumo.
Agora importado da China, o sedã traz o mesmo conjunto híbrido, cuja bateria de 48 V é recarregada nas desacelerações e nas frenagens.
UOL Carros rodou durante sete dias na cidade e na estrada com o Tiggo 5X Pro Hybrid, versão híbrida do veículo mais vendido da marca, e conta a seguir como a novidade funciona e qual é, afinal, o respectivo consumo de combustível.
Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid
Preço
R$ 164.990Pontos Positivos
- Acabamento interno bem acima da média
- Bom desempenho na cidade e na estrada
- Visual moderno e esportivo
Pontos Negativos
- Ainda deve algumas assistências à condução
ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS
Medindo 1,83 m de largura e 2,63 m de distância entre-eixos, o Tiggo 5X agrada em relação ao espaço interno.
O SUV da Caoa Chery é 7 cm mais largo do que o T-Cross e tem quase a mesma distância entre-eixos, proporcionando bom espaço para acomodar as pernas no banco traseiro.
Também contribui para o conforto no banco de trás o piso quase plano, enquanto os bancos traseiros são bastante confortáveis e trazem encosto bem inclinado, para acomodar melhor ocupantes mais altos.
Quem viaja atrás também conta com saída do ar-condicionado, porta USB para a recarga de telefones celulares e apoio de braço com porta-copos embutido.
Já o motorista e o passageiro dianteiro têm à disposição bancos bastante confortáveis, trazendo encosto largo - o banco do motorista conta, inclusive, com ajustes elétricos.
Os ocupantes do banco da frente são separados pelo console central elevado, que dá um toque mais sofisticado ao habitáculo e conta com compartimento refrigerado abaixo do apoio de braço.
Um dos pontos altos do Tiggo 5X Pro é o acabamento interno, que inclui superfícies macias ao toque no painel e também no revestimento interno das portas dianteiras.
A parte central do painel e os puxadores das portas frontais, inclusive, têm revestimento de couro sintético, também presente em todos os bancos do veículo.
Quanto aos equipamentos, o SUV da marca chinesa traz itens como teto solar panorâmico fixo, painel de instrumentos digital com tela de sete polegadas de alta resolução, partida do motor por botão e chave do tipo presencial - basta se aproximar do carro que as portas são destravadas automaticamente - ao se afastar do veículo, ele é trancado sem a necessidade de apertar botões nem de tocar a maçaneta.
A lista de itens de série também traz faróis e lanternas iluminados por LEDs, ar-condicionado de duas zonas com comandos sensíveis ao toque, freio de estacionamento eletrônico com função auto hold e central multimídia com tela widescreen de 10,25 polegadas e pareamento com smartphones com fio via Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som agrada e é equipado com seis alto-falantes.
A versão híbrida do Tiggo 5X Pro tem alguns equipamentos exclusivos em relação à configuração convencional: só ela conta com recarga de celular por indução, sem fio, no console central. Além disso, traz sensor de chuva, para acionamento automático dos limpadores de para-brisa, mais volante com base achatada.
DESEMPENHO E CONSUMO
A Caoa Chery informa que o sistema híbrido do Tiggo 5X Pro é do tipo leve, que traz motor elétrico que também funciona como gerador, em substituição ao alternador.
Esse motor-gerador é conectado a uma bateria de 48 V recarregada pela energia cinética das frenagens e das desacelerações - ao soltar o pedal do acelerador, você percebe que o carro dá uma leve "segurada", indicando que está reabastecendo a bateria.
Segundo a fabricante, o motor elétrico auxilia o propulsor 1.5 turbo flex a tracionar o veículo em determinadas situações - a Caoa Chery informa que essa tecnologia proporciona redução de até 13% no consumo de combustível.
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informa consumo médio de 8,7 km/l na cidade e de 8,8 km/l na estrada, com etanol no tanque; com gasolina, as médias sobem para, respectivamente, 11,8 km/l e 12,3 km/l.
A Caoa Chery acrescenta que o sistema híbrido leve também contribui para aumento no desempenho do SUV - quando o acelerador é exigido, a potência sobre 10 cv, totalizando 160 cv, enquanto o torque tem incremento de 4,1 kgfm, chegando a 25,5 kgfm.
O câmbio é automático do tipo CVT, com foco na eficiência energética e nove marchas simuladas, mais opção de trocas manuais.
No uso cotidiano, o incremento na performance é perceptível. Apenas senti falta de um gráfico para demonstrar quando as baterias são carregadas e quando o propulsor elétrico entra em ação.
Mesmo com rodas grandes, de 18 polegadas, o Tiggo 5X Pro tem rodar bastante confortável e direção elétrica bem calibrada - esses aspectos, combinados com a suspensão independente nas quatro rodas e com o motor potente, fazem do Caoa Chery um automóvel bastante agradável de conduzir.
DESIGN
Com exceção dos emblemas nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas, informando que se trata de uma configuração híbrida, o design do Tiggo 5X Pro Hybrid é o mesmo da versão convencional.
Isso não é ruim, pois a aparência atual do Tiggo 5X, introduzida em fevereiro passado, quando o SUV ganhou o sobrenome "Pro", é bastante atual.
Destaque para a dianteira, onde os faróis de LED não passam despercebidos - o mesmo vale para a grade com efeito "tridimensional", que traz losangos com um detalhe cromado ao centro, lembrando diamantes.
Igualmente iluminadas por LEDs, as lanternas traseiras são integradas a uma barra que atravessa a tampa do bagageiro e ajuda a compor o desenho elegante e típico de utilitários esportivos,
Outro elemento que chama a atenção são as rodas de liga leve com 18 polegadas e acabamento diamantado.
Como já mencionei acima, a cabine também agrada em relação ao design, mesclando peças de acabamento macias ao toque e de diferentes texturas - como a parte superior do console central e o aplique na região das maçanetas, que emulam metal escovado.
O console elevado do tipo "cockpit" ajuda a deixar interessante o visual do habitáculo.
SEGURANÇA
O Tiggo 5X Pro Hybrid se destaca nesse quesito, trazendo de série seis airbags, bem como controles de tração e estabilidade com assistente de partida em aclives e declives.
Também conta com freios a disco nas quatro rodas e suspensão independente nos eixos dianteiro e traseiro, o que ajuda a deixar o veículo mais estável nas curvas, em velocidades mais elevadas.
Além disso, o SUV compacto da Caoa Chery traz sistema Isofix de fixação de assentos infantis, bem como indicadores de pressão e temperatura dos pneus, para mantê-los bem calibrados.
Para completar, a central multimídia conta com um dos recursos mais bacanas do 5X, que é o sistema de câmeras "360 graus" com boa resolução e que permite visualizar uma espécie de "avatar" do utilitário esportivo no respectivo entorno, visível de diferentes ângulos.
A visão lateral do veículo é ativada automaticamente ao acionar a seta, ajudando a reduzir pontos cegos e minimizando o risco de colisões.
O Tiggo 5X Pro ainda não conta com assistentes à condução como frenagem automática e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que deverão ser implementados futuramente - nele, o "piloto automático" hoje é do tipo convencional.
MERCADO
Modelo mais vendido da Caoa Chery, o Tiggo 5X Pro é bonito, anda bem e traz rodar confortável e bom acabamento interno.
Também é bem equipado e, na versão híbrida, entrega ainda mais desempenho e menor consumo de combustível.
Primeiro modelo híbrido leve fabricado no Brasil, ao lado do Tiggo 7 Pro Hybrid, o 5X traz, ainda, o apelo da sustentabilidade, por emitir até 14% menos CO2, um dos principais causadores do efeito estufa.
A versão híbrida é R$ 5 mil mais cara do que a convencional, mas proporciona como vantagem benefícios como desconto no IPVA e isenção do rodízio de veículos, como acontece na cidade de São Paulo.
Em suma, o Tiggo 5X Pro Hybrid é um exemplo do quanto os carros de origem chinesa já evoluíram e já superam veículos de marcas mais tradicionais em alguns aspectos.
E você, o que achou do SUV compacto da Caoa Chery? Deixe a sua opinião na seção de comentários.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Motorização
Motor 1.5 turbo flex, 4 cilindros, auxiliado por motor elétrico de 48 V
Combustível
Gasolina / Etanol
Potência (cv)
160 cv
Torque (kgf.m)
25,5 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,2 s
Velocidade máxima (km/h)
Não informada
Consumo cidade (km/l)
11,8 km/l (gasolina) / 8,7 km/l (etanol)
Consumo estrada (km/l)
12,3 km/l (gasolina) / 8,8 km/l (etanol)
Câmbio
CVT com 9 marchas simuladas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
MacPherson, independente
Suspensão Traseira
Multilink, independente
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
225/55 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1.645
Comprimento (mm)
4.338
Entre-eixos (mm)
2.630
Largura (mm)
1.830
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.454 kg
Porta-malas (L)
330 litros
Tanque (L)
51 litros
10.000 km
R$ 587,91
20.000 km
R$ 945,43
30.000 km
R$ 587,91
40.000 km
R$ 1.553,40
50.000 km
R$ 587,91
Garantia
3 anos para veículo completo e 5 anos para motor e câmbio
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
Faróis com regulagem de altura
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.