Arrizo 6 surpreende em desempenho e conteúdo para encarar Corolla e Civic
Vitor Matsubara
Do UOL, em São Paulo (SP)
20/10/2020 04h00
Resumo da notícia
- Sedã custa menos do que as versões de entrada de Corolla e Civic
- Versão única GSX traz generosa lista de itens de série
- Motor 1.5 turbo surpreende pelo bom rendimento
Faz décadas que a liderança dos sedãs médios é disputada por Toyota Corolla e Honda Civic. É verdade que o primeiro desfruta de larga vantagem há algum tempo, mas fato é que dificilmente outros modelos ameaçam a dupla japonesa nas vendas.
É neste cenário difícil que a Caoa Chery entra com o Arrizo 6. Confiante, a marca aposta que pode fisgar clientes das versões de entrada de Corolla e Civic com bons argumentos.
Além do preço tentador (o valor promocional é de R$ 102.990), o Arrizo 6 traz design atraente e um bom pacote de itens de série para tentar conquistar seu espaço. Será que ele consegue? Descubra a partir de agora na avaliação de UOL Carros.
Caoa Chery Arrizo 6
Preço
R$ 102.9904,0
Números bons estão dentro da média da categoria com qualquer um dos combustíveis
4,0
Motor 1.5 turbo tem boas respostas e funcionamento bastante suave
5,0
O Arrizo 6 tem linhas modernas e elegantes, que trazem personalidade ao sedã
5,0
Pacote generoso de equipamentos inclui 6 airbags e câmera com visão em 360º
5,0
Cabine ampla e confortável recebe bem os passageiros; porta-malas é gigante
4,0
Bons valores de revisões e garantia de até cinco anos são oferecidos no Arrizo 6
4,0
Sai de fábrica com 6 airbags, ESP e controle de tração, mas não tem assistências de condução
Pontos Positivos
- Design
- Itens de série
- Preço
Pontos Negativos
- Regulagem da coluna de direção
- Resolução da câmera
Veredito
A Caoa Chery acertou a mão no Arrizo 6. Bonito, espaçoso e bom de dirigir, o sedã traz uma interessante lista de equipamentos e custa menos do que as versões de entrada de Corolla e Civic. Quem busca uma alternativa aos líderes do mercado encontra no Arrizo 6 uma opção completa e bastante interessante.
Se a primeira impressão é a que fica, então o Arrizo 6 está bem na fita.
As linhas elegantes chamam bastante atenção nas ruas e fazem o modelo ter uma identidade visual difícil de ser imaginada nos carros da marca até alguns anos atrás.
Na dianteira, o Arrizo 6 tem belos faróis full LED e uma grade larga com um filete cromado horizontal que percorre toda a extensão da frente. A peça, aliás, tem um bonito efeito texturizado, enquanto a parte inferior abriga as luzes diurnas.
Atrás, o sedã também adota a solução do filete cromado, que é incorporado às belas lanternas com laterais protuberantes. No geral, o estilo é limpo e de bom gosto.
O interior surpreende pela qualidade do acabamento. Os painéis das portas são forrados em couro e o painel de instrumentos possui um tipo de plástico suave ao toque dos dedos. Uma faixa em couro percorre o painel e abriga a tela da central multimídia, que cria um "efeito flutuante" ao não trazer borda aparente.
O espaço interno é satisfatório para todos os ocupantes. No banco de trás, até pessoas mais altas se acomodam bem, mesmo com a curvatura do teto no estilo cupê. O generoso porta-malas de 570 litros é o maior da categoria.
O Arrizo 6 é equipado com um motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm de torque máximo quando abastecido com etanol. Silencioso no funcionamento, ele se mostra mais do que adequado para o porte do carro, mas existe um detalhe importante: não existe um modo de condução "Normal", apenas "Eco" e "Sport".
Assim, o motorista precisa se adaptar a uma das configurações oferecidas. No modo "Eco", o sedã fica pacato e demora um pouco a responder nas retomadas de velocidade. Em contrapartida, o modo "Sport" transforma o Arrizo 6, que anda sempre com giro elevado e tem respostas um pouco ariscas, que podem incomodar no dia-a-dia.
Seja qual for a escolha, o sedã preza pela condução silenciosa. Pouco se ouve o ruído do motor de dentro do sedã, fruto de um bom isolamento acústico.
A suspensão tem calibragem acertada para lidar com os pisos mais irregulares, embora não seja a mais indicada para fazer curvas em alta velocidade. Mas vamos lembrar que trata-se de um sedã familiar, e não de um esportivo.
A Caoa Chery vende o Arrizo 6 em versão única chamada GSX. A lista de itens de série é generosa e inclui 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, câmera com visão em 360 graus, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, ar-condicionado com comando de climatização à distância e freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold.
Traz ainda destravamento das portas sem chave, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, sistema de som com seis alto-falantes, teto solar elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, direção elétrica, piloto automático, acendimento automático dos faróis e volante multifuncional.
Um dos poucos pontos negativos fica por conta do sistema de câmeras que, mesmo eficiente, traz imagens em baixa resolução, que se agrava em ambientes pouco iluminados - como uma garagem ou um estacionamento de shopping center. Já a coluna de direção possui regulagem de altura, mas não de profundidade, algo que é oferecido em alguns rivais.
Assim como fez com a Hyundai, a Caoa Chery aposta forte no serviço de pós-vendas. Traz garantia de três anos para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio, além de bons preços no plano das seis primeiras revisões.
Na segurança, o Arrizo 6 agrada ao vir com 6 airbags e controles de estabilidade e de tração de fábrica. O sistema de câmeras em 360 graus também facilita a vida do motorista e oferece uma função interessante.
Toda vez que o condutor aciona a seta, a câmera lateral do veículo projeta na tela da central multimídia a imagem do lado em que a manobra será realizada. Assim, o motorista pode visualizar objetos ou até outros veículos nas proximidades - uma alternativa à ausência de sensores de pontos cegos.
Não é surpresa para ninguém que a Caoa Chery quer fisgar clientes pelo bolso. É por isso que a empresa pratica o valor promocional de R$ 102.990, bem abaixo dos R$ 108.750 informados pela montadora.
Com isso, o Arrizo 6 consegue uma boa vantagem competitiva diante de seus concorrentes. Isso porque Honda Civic e Toyota Corolla são mais caros do que o sedã em suas versões de entrada.
O Civic LX custa R$ 103.200 e até oferece um pacote parecido com o do Arrizo 6. O sedã tem os mesmos 6 airbags, ar-condicionado digital e piloto automático. Dispensa itens como teto solar e partida do motor por botão.
Já o Corolla GLi parte de R$ 110.190 e até se destaca por vir com 7 airbags - a bolsa para proteção dos joelhos do motorista é o diferencial. Porém, o modelo não oferece alguns itens presentes no Arrizo 6, como o ar digital, destravamento das portas sem chave, câmera de ré (e nem o sistema de câmeras em 360 graus) e teto solar elétrico.
-
Motorização
-
1.5, 16V, 4 cilindros em linha, turbo, flex
-
Combustível
-
Etanol / Gasolina
-
Potência (cv)
-
150 cv / 147 cv a 5.500 rpm
-
Torque (kgf.m)
-
21,4 kgfm a 4.000 rpm
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
9,9 s
-
Velocidade máxima (km/h)
-
190 km/h
-
Consumo cidade (km/l)
-
7,6 km/l / 11 km/l
-
Consumo estrada (km/l)
-
9,4 km/l / 13,3 km/l
-
Câmbio
-
CVT
-
Tração
-
dianteira
-
Direção
-
elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
independente, McPherson
-
Suspensão Traseira
-
eixo de torção
-
Freios Dianteiros
-
discos ventilados
-
Freios Traseiros
-
discos sólidos
-
Pneus
-
205/50 R17
-
Rodas
-
17 polegadas
-
Altura (mm)
-
1493 mm
-
Comprimento (mm)
-
4675 mm
-
Entre-eixos (mm)
-
2650 mm
-
Largura (mm)
-
1814 mm
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
1364 kg
-
Porta-malas (L)
-
570 l
-
Tanque (L)
-
48 l
-
10.000 km
-
R$ 486,19
-
20.000 km
-
R$ 577,01
-
30.000 km
-
R$ 876,01
-
40.000 km
-
R$ 1.074,04
-
50.000 km
-
R$ 486,19
-
60.000 km
-
R$ 577,01
-
Seguro
-
R$ 2.500 (média)
-
Garantia
-
5 anos
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Airbags do tipo Cortina
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Entrada Auxiliar
-
-
Banco de Couro
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Bancos com ajustes elétricos
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Teto Solar
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-