Arrizo 6 surpreende em desempenho e conteúdo para encarar Corolla e Civic
Resumo da notícia
- Sedã custa menos do que as versões de entrada de Corolla e Civic
- Versão única GSX traz generosa lista de itens de série
- Motor 1.5 turbo surpreende pelo bom rendimento
Faz décadas que a liderança dos sedãs médios é disputada por Toyota Corolla e Honda Civic. É verdade que o primeiro desfruta de larga vantagem há algum tempo, mas fato é que dificilmente outros modelos ameaçam a dupla japonesa nas vendas.
É neste cenário difícil que a Caoa Chery entra com o Arrizo 6. Confiante, a marca aposta que pode fisgar clientes das versões de entrada de Corolla e Civic com bons argumentos.
Além do preço tentador (o valor promocional é de R$ 102.990), o Arrizo 6 traz design atraente e um bom pacote de itens de série para tentar conquistar seu espaço. Será que ele consegue? Descubra a partir de agora na avaliação de UOL Carros.
Caoa Chery Arrizo 6
Preço
R$ 102.990Pontos Positivos
- Design
- Itens de série
- Preço
Pontos Negativos
- Regulagem da coluna de direção
- Resolução da câmera
Veredito
A Caoa Chery acertou a mão no Arrizo 6. Bonito, espaçoso e bom de dirigir, o sedã traz uma interessante lista de equipamentos e custa menos do que as versões de entrada de Corolla e Civic. Quem busca uma alternativa aos líderes do mercado encontra no Arrizo 6 uma opção completa e bastante interessante.
Se a primeira impressão é a que fica, então o Arrizo 6 está bem na fita.
As linhas elegantes chamam bastante atenção nas ruas e fazem o modelo ter uma identidade visual difícil de ser imaginada nos carros da marca até alguns anos atrás.
Na dianteira, o Arrizo 6 tem belos faróis full LED e uma grade larga com um filete cromado horizontal que percorre toda a extensão da frente. A peça, aliás, tem um bonito efeito texturizado, enquanto a parte inferior abriga as luzes diurnas.
Atrás, o sedã também adota a solução do filete cromado, que é incorporado às belas lanternas com laterais protuberantes. No geral, o estilo é limpo e de bom gosto.
O interior surpreende pela qualidade do acabamento. Os painéis das portas são forrados em couro e o painel de instrumentos possui um tipo de plástico suave ao toque dos dedos. Uma faixa em couro percorre o painel e abriga a tela da central multimídia, que cria um "efeito flutuante" ao não trazer borda aparente.
O espaço interno é satisfatório para todos os ocupantes. No banco de trás, até pessoas mais altas se acomodam bem, mesmo com a curvatura do teto no estilo cupê. O generoso porta-malas de 570 litros é o maior da categoria.
O Arrizo 6 é equipado com um motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm de torque máximo quando abastecido com etanol. Silencioso no funcionamento, ele se mostra mais do que adequado para o porte do carro, mas existe um detalhe importante: não existe um modo de condução "Normal", apenas "Eco" e "Sport".
Assim, o motorista precisa se adaptar a uma das configurações oferecidas. No modo "Eco", o sedã fica pacato e demora um pouco a responder nas retomadas de velocidade. Em contrapartida, o modo "Sport" transforma o Arrizo 6, que anda sempre com giro elevado e tem respostas um pouco ariscas, que podem incomodar no dia-a-dia.
Seja qual for a escolha, o sedã preza pela condução silenciosa. Pouco se ouve o ruído do motor de dentro do sedã, fruto de um bom isolamento acústico.
A suspensão tem calibragem acertada para lidar com os pisos mais irregulares, embora não seja a mais indicada para fazer curvas em alta velocidade. Mas vamos lembrar que trata-se de um sedã familiar, e não de um esportivo.
A Caoa Chery vende o Arrizo 6 em versão única chamada GSX. A lista de itens de série é generosa e inclui 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, câmera com visão em 360 graus, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, ar-condicionado com comando de climatização à distância e freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold.
Traz ainda destravamento das portas sem chave, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, sistema de som com seis alto-falantes, teto solar elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, direção elétrica, piloto automático, acendimento automático dos faróis e volante multifuncional.
Um dos poucos pontos negativos fica por conta do sistema de câmeras que, mesmo eficiente, traz imagens em baixa resolução, que se agrava em ambientes pouco iluminados - como uma garagem ou um estacionamento de shopping center. Já a coluna de direção possui regulagem de altura, mas não de profundidade, algo que é oferecido em alguns rivais.
Assim como fez com a Hyundai, a Caoa Chery aposta forte no serviço de pós-vendas. Traz garantia de três anos para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio, além de bons preços no plano das seis primeiras revisões.
Na segurança, o Arrizo 6 agrada ao vir com 6 airbags e controles de estabilidade e de tração de fábrica. O sistema de câmeras em 360 graus também facilita a vida do motorista e oferece uma função interessante.
Toda vez que o condutor aciona a seta, a câmera lateral do veículo projeta na tela da central multimídia a imagem do lado em que a manobra será realizada. Assim, o motorista pode visualizar objetos ou até outros veículos nas proximidades - uma alternativa à ausência de sensores de pontos cegos.
Não é surpresa para ninguém que a Caoa Chery quer fisgar clientes pelo bolso. É por isso que a empresa pratica o valor promocional de R$ 102.990, bem abaixo dos R$ 108.750 informados pela montadora.
Com isso, o Arrizo 6 consegue uma boa vantagem competitiva diante de seus concorrentes. Isso porque Honda Civic e Toyota Corolla são mais caros do que o sedã em suas versões de entrada.
O Civic LX custa R$ 103.200 e até oferece um pacote parecido com o do Arrizo 6. O sedã tem os mesmos 6 airbags, ar-condicionado digital e piloto automático. Dispensa itens como teto solar e partida do motor por botão.
Já o Corolla GLi parte de R$ 110.190 e até se destaca por vir com 7 airbags - a bolsa para proteção dos joelhos do motorista é o diferencial. Porém, o modelo não oferece alguns itens presentes no Arrizo 6, como o ar digital, destravamento das portas sem chave, câmera de ré (e nem o sistema de câmeras em 360 graus) e teto solar elétrico.
Motorização
1.5, 16V, 4 cilindros em linha, turbo, flex
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
150 cv / 147 cv a 5.500 rpm
Torque (kgf.m)
21,4 kgfm a 4.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,9 s
Velocidade máxima (km/h)
190 km/h
Consumo cidade (km/l)
7,6 km/l / 11 km/l
Consumo estrada (km/l)
9,4 km/l / 13,3 km/l
Câmbio
CVT
Tração
dianteira
Direção
elétrica
Suspensão Dianteira
independente, McPherson
Suspensão Traseira
eixo de torção
Freios Dianteiros
discos ventilados
Freios Traseiros
discos sólidos
Pneus
205/50 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1493 mm
Comprimento (mm)
4675 mm
Entre-eixos (mm)
2650 mm
Largura (mm)
1814 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1364 kg
Porta-malas (L)
570 l
Tanque (L)
48 l
10.000 km
R$ 486,19
20.000 km
R$ 577,01
30.000 km
R$ 876,01
40.000 km
R$ 1.074,04
50.000 km
R$ 486,19
60.000 km
R$ 577,01
Seguro
R$ 2.500 (média)
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
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