Topo

Arrizo 6 surpreende em desempenho e conteúdo para encarar Corolla e Civic

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/10/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Sedã custa menos do que as versões de entrada de Corolla e Civic
  • Versão única GSX traz generosa lista de itens de série
  • Motor 1.5 turbo surpreende pelo bom rendimento

Faz décadas que a liderança dos sedãs médios é disputada por Toyota Corolla e Honda Civic. É verdade que o primeiro desfruta de larga vantagem há algum tempo, mas fato é que dificilmente outros modelos ameaçam a dupla japonesa nas vendas.

É neste cenário difícil que a Caoa Chery entra com o Arrizo 6. Confiante, a marca aposta que pode fisgar clientes das versões de entrada de Corolla e Civic com bons argumentos.

Além do preço tentador (o valor promocional é de R$ 102.990), o Arrizo 6 traz design atraente e um bom pacote de itens de série para tentar conquistar seu espaço. Será que ele consegue? Descubra a partir de agora na avaliação de UOL Carros.

Caoa Chery Arrizo 6

Preço

R$ 102.990
Carros
4,4 /5
USUÁRIOS
4,5 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Números bons estão dentro da média da categoria com qualquer um dos combustíveis

Motor 1.5 turbo tem boas respostas e funcionamento bastante suave

O Arrizo 6 tem linhas modernas e elegantes, que trazem personalidade ao sedã

Pacote generoso de equipamentos inclui 6 airbags e câmera com visão em 360º

Cabine ampla e confortável recebe bem os passageiros; porta-malas é gigante

Bons valores de revisões e garantia de até cinco anos são oferecidos no Arrizo 6

Sai de fábrica com 6 airbags, ESP e controle de tração, mas não tem assistências de condução

Pontos Positivos

  • Design
  • Itens de série
  • Preço

Pontos Negativos

  • Regulagem da coluna de direção
  • Resolução da câmera

Veredito

A Caoa Chery acertou a mão no Arrizo 6. Bonito, espaçoso e bom de dirigir, o sedã traz uma interessante lista de equipamentos e custa menos do que as versões de entrada de Corolla e Civic. Quem busca uma alternativa aos líderes do mercado encontra no Arrizo 6 uma opção completa e bastante interessante.

Arrizo 6 1 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Linhas elegantes fazem o Arrizo 6 ter personalidade própria
Imagem: Murilo Góes/UOL

Se a primeira impressão é a que fica, então o Arrizo 6 está bem na fita.

As linhas elegantes chamam bastante atenção nas ruas e fazem o modelo ter uma identidade visual difícil de ser imaginada nos carros da marca até alguns anos atrás.

Na dianteira, o Arrizo 6 tem belos faróis full LED e uma grade larga com um filete cromado horizontal que percorre toda a extensão da frente. A peça, aliás, tem um bonito efeito texturizado, enquanto a parte inferior abriga as luzes diurnas.

Atrás, o sedã também adota a solução do filete cromado, que é incorporado às belas lanternas com laterais protuberantes. No geral, o estilo é limpo e de bom gosto.

O interior surpreende pela qualidade do acabamento. Os painéis das portas são forrados em couro e o painel de instrumentos possui um tipo de plástico suave ao toque dos dedos. Uma faixa em couro percorre o painel e abriga a tela da central multimídia, que cria um "efeito flutuante" ao não trazer borda aparente.

O espaço interno é satisfatório para todos os ocupantes. No banco de trás, até pessoas mais altas se acomodam bem, mesmo com a curvatura do teto no estilo cupê. O generoso porta-malas de 570 litros é o maior da categoria.

Arrizo 6 2 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Motor 1.5 turbo entrega até 150 cv
Imagem: Murilo Góes/UOL

O Arrizo 6 é equipado com um motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm de torque máximo quando abastecido com etanol. Silencioso no funcionamento, ele se mostra mais do que adequado para o porte do carro, mas existe um detalhe importante: não existe um modo de condução "Normal", apenas "Eco" e "Sport".

Assim, o motorista precisa se adaptar a uma das configurações oferecidas. No modo "Eco", o sedã fica pacato e demora um pouco a responder nas retomadas de velocidade. Em contrapartida, o modo "Sport" transforma o Arrizo 6, que anda sempre com giro elevado e tem respostas um pouco ariscas, que podem incomodar no dia-a-dia.

Seja qual for a escolha, o sedã preza pela condução silenciosa. Pouco se ouve o ruído do motor de dentro do sedã, fruto de um bom isolamento acústico.

A suspensão tem calibragem acertada para lidar com os pisos mais irregulares, embora não seja a mais indicada para fazer curvas em alta velocidade. Mas vamos lembrar que trata-se de um sedã familiar, e não de um esportivo.

Arrizo 6 3 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Conteúdo generoso é marca do sedã na versão única GSX
Imagem: Murilo Góes/UOL

A Caoa Chery vende o Arrizo 6 em versão única chamada GSX. A lista de itens de série é generosa e inclui 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, câmera com visão em 360 graus, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, ar-condicionado com comando de climatização à distância e freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold.

Traz ainda destravamento das portas sem chave, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, sistema de som com seis alto-falantes, teto solar elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, direção elétrica, piloto automático, acendimento automático dos faróis e volante multifuncional.

Um dos poucos pontos negativos fica por conta do sistema de câmeras que, mesmo eficiente, traz imagens em baixa resolução, que se agrava em ambientes pouco iluminados - como uma garagem ou um estacionamento de shopping center. Já a coluna de direção possui regulagem de altura, mas não de profundidade, algo que é oferecido em alguns rivais.

Arrizo 6 4 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Sedã tem cinco anos de garantia e preços de revisões são competitivos
Imagem: Murilo Góes/UOL

Assim como fez com a Hyundai, a Caoa Chery aposta forte no serviço de pós-vendas. Traz garantia de três anos para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio, além de bons preços no plano das seis primeiras revisões.

Na segurança, o Arrizo 6 agrada ao vir com 6 airbags e controles de estabilidade e de tração de fábrica. O sistema de câmeras em 360 graus também facilita a vida do motorista e oferece uma função interessante.

Toda vez que o condutor aciona a seta, a câmera lateral do veículo projeta na tela da central multimídia a imagem do lado em que a manobra será realizada. Assim, o motorista pode visualizar objetos ou até outros veículos nas proximidades - uma alternativa à ausência de sensores de pontos cegos.

Arrizo 6 5 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Sedã encara versões de entrada de Corolla e Civic
Imagem: Murilo Góes/UOL

Não é surpresa para ninguém que a Caoa Chery quer fisgar clientes pelo bolso. É por isso que a empresa pratica o valor promocional de R$ 102.990, bem abaixo dos R$ 108.750 informados pela montadora.

Com isso, o Arrizo 6 consegue uma boa vantagem competitiva diante de seus concorrentes. Isso porque Honda Civic e Toyota Corolla são mais caros do que o sedã em suas versões de entrada.

O Civic LX custa R$ 103.200 e até oferece um pacote parecido com o do Arrizo 6. O sedã tem os mesmos 6 airbags, ar-condicionado digital e piloto automático. Dispensa itens como teto solar e partida do motor por botão.

Já o Corolla GLi parte de R$ 110.190 e até se destaca por vir com 7 airbags - a bolsa para proteção dos joelhos do motorista é o diferencial. Porém, o modelo não oferece alguns itens presentes no Arrizo 6, como o ar digital, destravamento das portas sem chave, câmera de ré (e nem o sistema de câmeras em 360 graus) e teto solar elétrico.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.5, 16V, 4 cilindros em linha, turbo, flex

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 150 cv / 147 cv a 5.500 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 21,4 kgfm a 4.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 9,9 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 190 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,6 km/l / 11 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,4 km/l / 13,3 km/l

  • Câmbio

  • CVT

  • Tração

  • dianteira

  • Direção

  • elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/50 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1493 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4675 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2650 mm

  • Largura (mm)

  • 1814 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1364 kg

  • Porta-malas (L)

  • 570 l

  • Tanque (L)

  • 48 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 486,19

  • 20.000 km

  • R$ 577,01

  • 30.000 km

  • R$ 876,01

  • 40.000 km

  • R$ 1.074,04

  • 50.000 km

  • R$ 486,19

  • 60.000 km

  • R$ 577,01

  • Seguro

  • R$ 2.500 (média)

  • Garantia

  • 5 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Sensor de pressão dos pneus

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.