Chevrolet Bolt: carro elétrico da GM mostra como será o Onix do futuro
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
03/10/2022 04h00
A General Motors anunciou a promessa de fabricar e vender apenas veículos elétricos a partir de 2035, e essa jornada rumo à eletrificação total inclui o Brasil.
A montadora sinalizou que pretende fabricar carros a baterias em nosso pais, onde já comercializa o Chevrolet Bolt EV, que vem para cá importado dos Estados Unidos.
À venda por R$ 329 mil, o Bolt EV ganhou recentemente uma série de atualizações, que incluem a nova frente e maior oferta de equipamentos.
Ele traz características que vão estar nos próximos carros elétricos da GM - quem sabe, também em um eventual Onix a baterias ou seu equivalente no futuro.
Confira a seguir minha avaliação do Bolt, após dirigi-lo por mais de 500 km.
Chevrolet Bolt EV 2023
Preço
R$ 329.0004,0
4,0
5,0
4,0
4,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- Autonomia é uma das maiores entre os carros elétricos à venda no Brasil
- Desempenho empolgante
- Espaço interno
- Acabamento
Pontos Negativos
- Recarga é limitada a 55 kW
Veredito
O Bolt EV entrega boa automomia, desempenho empolgante e muita tecnologia e segurança por um preço inferior ao de modelos equivalentes de marcas de luxo. Além disso, nesta primeira reestilização, melhorou o acabamento e ganhou um visual ousado, condizente com sua proposta. É uma das melhores alternativas a quem busca um carro elétrico e tem mais de R$ 300 mil para desembolsar nele.
ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS
Com jeito de minivan, o Bolt EV tem no espaço interno um dos seus destaques.
O assoalho plano contribui bastante para o conforto a bordo, especialmente para os ocupantes do banco traseiro - onde a ausência de um túnel central ajuda a acomodar bem as pernas.
Com 2,60 m de distância entre-eixos e 1,61 m de altura, o Bolt trata bem até passageiros de grande estatura.
Os bancos de couro são muito confortáveis e o ajuste das suspensões filtra bem a maioria dos buracos e das imperfeições do piso.
Também agrada o isolamento acústico da cabine - juntos, os atributos citados reforçam a sensação de estar em um carro premium.
Nesta reestilização, o acabamento da cabine evoluiu bastante e a maior parte das superfícies traz revestimento macio ao toque.
Quanto à lista de equipamentos, o modelo elétrico da Chevrolet é bem servido: traz de série um excelente sistema de som Bose com subwoofer, recarga de celular por indução, central multimídia rápida e intuitiva com tela de 10,2 polegadas, conexão sem fio de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos e volante com aquecimento e painel de instrumentos digital de oito polegadas.
DESEMPENHO E AUTONOMIA
Como todo carro elétrico, o Bolt EV tem torque instantâneo e sua aceleração empolga no uso urbano.
Na estrada ele também manda bem em termos de desempenho e passa segurança nas ultrapassagens e nas retomadas de velocidade.
De fato, fraco ele não é: são 203 cv de potência e 36,7 kgfm, disponíveis já na primeira rotação do motor elétrico.
Esse fôlego respeitável, somado ao quase silêncio a bordo e à ótima estabilidade, exigem atenção para não ultrapassar o limite de velocidade sem perceber - a aceleração de zero a 100 km/h acontece em bons 7,3 segundos, segundo a GM.
Para resolver esse problema, o carro conta com controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que regula automaticamente a distância do veículo à frente.
O carro também conta com sistema de condução "com um só pedal", no caso o do acelerador - sempre que você deixa de acelerar, a redução de velocidade é intensa e ajuda a parar o veículo.
Esse recurso, que você aciona por meio de um botão no console central, ajuda a recarregar as baterias de 66 kWh e também poupa o sistema de freios. Também existe uma aleta no lado esquerdo do volante para intensificar essa desaceleração e também a recarga.
Por falar nas baterias, a General Motors informa que, totalmente carregadas, elas proporcionam até 459 km de autonomia no ciclo WLTP europeu - o que em tese possibilitaria ir de São Paulo até o Rio de Janeiro sem a necessidade de parada.
Durante os meus dias de convivência com o Bolt, não cheguei a esgotar as baterias, apesar de ter rodado mais de 500 km com ele.
Cheguei a recarregar o carro quando as respectivas baterias estavam com pouco menos da metade da capacidade e a autonomia informada no painel era de até 220 km.
Utilizei um carregador ultrarrápido, com 150 kW de potência, e as baterias chegaram a 100% em cerca de 40 minutos - o tempo informado pela fabricante.
A recarga teria sido mais rápida, não fosse uma limitação do Bolt, que "aceita" até 55 kW.
DESIGN
Na sua primeira reestilização, o Bolt mudou bastante, principalmente na dianteira, que ficou bem futurista e adequada à proposta do carro.
O conjunto ótico agora é dividido em duas seções: onde normalmente estariam os faróis, agora estão as luzes de condução diurna de LED.
Já os faróis, também iluminados por LEDs e com acendimento automático, foram posicionados mais abaixo e são integrados ao novo para-choque, cuja grade é fechada, por não haver um motor a combustão para arrefecer.
As lanternas traseiras também foram redesenhadas e trazem iluminação igualmente por meio de LEDs. Ficaram bonitas.
As novas rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e detalhes em preto brilhante ajudam a compor o visual arrojado do carro e por dentro não é diferente.
SEGURANÇA
Equipado com dez airbags, o Bolt EV traz muitos equipamentos e assistentes à condução para reforçar a segurança a bordo.
O carro elétrico da General Motors traz os esperados controles de tração e estabilidade, mais alerta de colisão com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres.
Ele também conta com o já citado controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que não apenas mantém a velocidade desejada, como também freia o veículo sozinho para manter distância segura do carro logo à frente.
Além disso, o Bolt vem com assistente de permanência na faixa, que não chega a contornar as curvas de forma autônoma - ele dá uma leve puxada no volante para trazer o carro de volta ao centro das demarcações da pista.
Não bastassem esses equipamentos, ele é equipado com alerta de ponto cego nos retrovisores externos; sistema de câmeras com alta resolução e "visão 360 graus"; alerta de movimentação traseira ao acionar a ré; e monitoramento da pressão dos pneus, que são do tipo auto-vedante.
MERCADO
O mercado de carros elétricos no Brasil ainda é pequeno, embora haja cada vez mais opções ao consumidor.
Os preços dos veículos a baterias ainda são altos e, com o Bolt EV, isso não é diferente.
Custando R$ 329 mil, ele entrega desempenho, autonomia e tecnologia por muito menos do que marcas de luxo cobram por seus modelos elétricos equivalentes. Além disso, é um carro bem acabado e bastante confortável.
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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
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Motorização
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Motor elétrico dianteiro
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Combustível
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Eletricidade
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Potência (cv)
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150 kW ou 203 cv
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Torque (kgf.m)
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36,8 kgfm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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7,3 s
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Velocidade máxima (km/h)
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150 km/h
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Consumo cidade (km/l)
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45,3 (equivalente)
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Consumo estrada (km/l)
-
36,3 (equivalente)
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Câmbio
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Transmissão direta com marcha única
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
-
Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Eixo de torção
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Freios Dianteiros
-
Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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215/50 R17
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Rodas
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17 polegadas
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Altura (mm)
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1.611
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Comprimento (mm)
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4.145
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Entre-eixos (mm)
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2.600
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Largura (mm)
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1.765
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.641 kg
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Porta-malas (L)
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380 litros
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Tanque (L)
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Baterias de 65 kWh com aurtonomia de até 459 km (ciclo WLTP)
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10.000 km
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Não informado
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20.000 km
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Não informado
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30.000 km
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Não informado
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40.000 km
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Não informado
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50.000 km
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Não informado
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60.000 km
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Não informado
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Garantia
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3 anos (carro) e 8 anos (baterias)
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Faróis com regulagem de altura
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