Chevrolet Bolt: carro elétrico da GM mostra como será o Onix do futuro
A General Motors anunciou a promessa de fabricar e vender apenas veículos elétricos a partir de 2035, e essa jornada rumo à eletrificação total inclui o Brasil.
A montadora sinalizou que pretende fabricar carros a baterias em nosso pais, onde já comercializa o Chevrolet Bolt EV, que vem para cá importado dos Estados Unidos.
À venda por R$ 329 mil, o Bolt EV ganhou recentemente uma série de atualizações, que incluem a nova frente e maior oferta de equipamentos.
Ele traz características que vão estar nos próximos carros elétricos da GM - quem sabe, também em um eventual Onix a baterias ou seu equivalente no futuro.
Confira a seguir minha avaliação do Bolt, após dirigi-lo por mais de 500 km.
Chevrolet Bolt EV 2023
Preço
R$ 329.000Pontos Positivos
- Autonomia é uma das maiores entre os carros elétricos à venda no Brasil
- Desempenho empolgante
- Espaço interno
- Acabamento
Pontos Negativos
- Recarga é limitada a 55 kW
Veredito
O Bolt EV entrega boa automomia, desempenho empolgante e muita tecnologia e segurança por um preço inferior ao de modelos equivalentes de marcas de luxo. Além disso, nesta primeira reestilização, melhorou o acabamento e ganhou um visual ousado, condizente com sua proposta. É uma das melhores alternativas a quem busca um carro elétrico e tem mais de R$ 300 mil para desembolsar nele.
ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS
Com jeito de minivan, o Bolt EV tem no espaço interno um dos seus destaques.
O assoalho plano contribui bastante para o conforto a bordo, especialmente para os ocupantes do banco traseiro - onde a ausência de um túnel central ajuda a acomodar bem as pernas.
Com 2,60 m de distância entre-eixos e 1,61 m de altura, o Bolt trata bem até passageiros de grande estatura.
Os bancos de couro são muito confortáveis e o ajuste das suspensões filtra bem a maioria dos buracos e das imperfeições do piso.
Também agrada o isolamento acústico da cabine - juntos, os atributos citados reforçam a sensação de estar em um carro premium.
Nesta reestilização, o acabamento da cabine evoluiu bastante e a maior parte das superfícies traz revestimento macio ao toque.
Quanto à lista de equipamentos, o modelo elétrico da Chevrolet é bem servido: traz de série um excelente sistema de som Bose com subwoofer, recarga de celular por indução, central multimídia rápida e intuitiva com tela de 10,2 polegadas, conexão sem fio de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos e volante com aquecimento e painel de instrumentos digital de oito polegadas.
DESEMPENHO E AUTONOMIA
Como todo carro elétrico, o Bolt EV tem torque instantâneo e sua aceleração empolga no uso urbano.
Na estrada ele também manda bem em termos de desempenho e passa segurança nas ultrapassagens e nas retomadas de velocidade.
De fato, fraco ele não é: são 203 cv de potência e 36,7 kgfm, disponíveis já na primeira rotação do motor elétrico.
Esse fôlego respeitável, somado ao quase silêncio a bordo e à ótima estabilidade, exigem atenção para não ultrapassar o limite de velocidade sem perceber - a aceleração de zero a 100 km/h acontece em bons 7,3 segundos, segundo a GM.
Para resolver esse problema, o carro conta com controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que regula automaticamente a distância do veículo à frente.
O carro também conta com sistema de condução "com um só pedal", no caso o do acelerador - sempre que você deixa de acelerar, a redução de velocidade é intensa e ajuda a parar o veículo.
Esse recurso, que você aciona por meio de um botão no console central, ajuda a recarregar as baterias de 66 kWh e também poupa o sistema de freios. Também existe uma aleta no lado esquerdo do volante para intensificar essa desaceleração e também a recarga.
Por falar nas baterias, a General Motors informa que, totalmente carregadas, elas proporcionam até 459 km de autonomia no ciclo WLTP europeu - o que em tese possibilitaria ir de São Paulo até o Rio de Janeiro sem a necessidade de parada.
Durante os meus dias de convivência com o Bolt, não cheguei a esgotar as baterias, apesar de ter rodado mais de 500 km com ele.
Cheguei a recarregar o carro quando as respectivas baterias estavam com pouco menos da metade da capacidade e a autonomia informada no painel era de até 220 km.
Utilizei um carregador ultrarrápido, com 150 kW de potência, e as baterias chegaram a 100% em cerca de 40 minutos - o tempo informado pela fabricante.
A recarga teria sido mais rápida, não fosse uma limitação do Bolt, que "aceita" até 55 kW.
DESIGN
Na sua primeira reestilização, o Bolt mudou bastante, principalmente na dianteira, que ficou bem futurista e adequada à proposta do carro.
O conjunto ótico agora é dividido em duas seções: onde normalmente estariam os faróis, agora estão as luzes de condução diurna de LED.
Já os faróis, também iluminados por LEDs e com acendimento automático, foram posicionados mais abaixo e são integrados ao novo para-choque, cuja grade é fechada, por não haver um motor a combustão para arrefecer.
As lanternas traseiras também foram redesenhadas e trazem iluminação igualmente por meio de LEDs. Ficaram bonitas.
As novas rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e detalhes em preto brilhante ajudam a compor o visual arrojado do carro e por dentro não é diferente.
SEGURANÇA
Equipado com dez airbags, o Bolt EV traz muitos equipamentos e assistentes à condução para reforçar a segurança a bordo.
O carro elétrico da General Motors traz os esperados controles de tração e estabilidade, mais alerta de colisão com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres.
Ele também conta com o já citado controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que não apenas mantém a velocidade desejada, como também freia o veículo sozinho para manter distância segura do carro logo à frente.
Além disso, o Bolt vem com assistente de permanência na faixa, que não chega a contornar as curvas de forma autônoma - ele dá uma leve puxada no volante para trazer o carro de volta ao centro das demarcações da pista.
Não bastassem esses equipamentos, ele é equipado com alerta de ponto cego nos retrovisores externos; sistema de câmeras com alta resolução e "visão 360 graus"; alerta de movimentação traseira ao acionar a ré; e monitoramento da pressão dos pneus, que são do tipo auto-vedante.
MERCADO
O mercado de carros elétricos no Brasil ainda é pequeno, embora haja cada vez mais opções ao consumidor.
Os preços dos veículos a baterias ainda são altos e, com o Bolt EV, isso não é diferente.
Custando R$ 329 mil, ele entrega desempenho, autonomia e tecnologia por muito menos do que marcas de luxo cobram por seus modelos elétricos equivalentes. Além disso, é um carro bem acabado e bastante confortável.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Motorização
Motor elétrico dianteiro
Combustível
Eletricidade
Potência (cv)
150 kW ou 203 cv
Torque (kgf.m)
36,8 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
7,3 s
Velocidade máxima (km/h)
150 km/h
Consumo cidade (km/l)
45,3 (equivalente)
Consumo estrada (km/l)
36,3 (equivalente)
Câmbio
Transmissão direta com marcha única
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
215/50 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.611
Comprimento (mm)
4.145
Entre-eixos (mm)
2.600
Largura (mm)
1.765
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.641 kg
Porta-malas (L)
380 litros
Tanque (L)
Baterias de 65 kWh com aurtonomia de até 459 km (ciclo WLTP)
10.000 km
Não informado
20.000 km
Não informado
30.000 km
Não informado
40.000 km
Não informado
50.000 km
Não informado
60.000 km
Não informado
Garantia
3 anos (carro) e 8 anos (baterias)
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.