Topo

Até 23 km/l? Rodamos em versão do Chevrolet Onix que passa longe do posto

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

03/11/2022 04h00

Resumo da notícia

  • Hatch foi destronado pelo HB20, mas ainda é um dos carros mais vendidos do Brasil
  • Onix LT tem boa lista de equipamentos de série e manda bem na segurança
  • Economia de combustível merece aplausos, especialmente com gasolina no tanque

Foi-se o tempo em que o Chevrolet Onix dominava as vendas de automóveis de passeio no Brasil. Líder absoluto por cinco anos seguidos (de 2015 a 2020), o modelo perdeu o reinado em meio à pandemia, quando a crise dos semicondutores fez a GM paralisar a produção do hatch por seis meses.

Desde então, o Onix não conseguiu retomar a ponta, que hoje está nas mãos do arquirrival Hyundai HB20. Mas isso obviamente não tirou o brilho do hatch, já que o modelo continua brigando nas cabeças. Motivos para isso não faltam: além de ser muito bom de revenda, o modelo é famoso por ser bem econômico.

Para descobrir o que faz dele uma boa opção na categoria, UOL Carros passou uma semana com o Onix LT equipado com o motor 1.0 de três cilindros. A seguir você descobre quais são as virtudes e os pontos que poderiam ser corrigidos no popular da Chevrolet.

Chevrolet Onix LT

Preço

R$ 89.700
Carros
4,4 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

5,0

4,0

4,0

5,0

4,0

4,0

5,0

Pontos Positivos

  • Consumo de combustível
  • Segurança

Pontos Negativos

  • Espaço interno
  • Desempenho

Veredito

Dono de um projeto bem resolvido, o Chevrolet Onix não é referência em desempenho, mas isso perde importância diante das virtudes do hatch. Além da boa lista de equipamentos, o carro se destaca por conta da economia de combustível. De quebra, o carro é um dos mais cobiçados no mercado de seminovos. Ou seja, revendê-lo é tarefa fácil. Agora deu para entender porque o Chevrolet Onix continua sendo um dos carros mais populares do país?

DESIGN E ESPAÇO INTERNO

Lançado em 2019, Onix deve ter mudanças no estilo em breve Imagem: Marcos Camargo/UOL

Lá se vão quase três anos que a atual geração do Onix está entre nós. O hatch continua atraente aos olhos de quem o vê, embora já dê sinais do peso da idade. Isso deve mudar em breve, quando o modelo deve ganhar retoques na famosa "atualização de meia vida".

Os faróis afilados e a grade frontal (que possui apliques cromados mesmo na versão LT) conferem um visual bastante sofisticado ao Onix, que ainda está alinhado com a identidade visual da fabricante. Atrás, as lanternas amendoadas têm um visual mais simples em relação a alguns concorrentes, como o recém-renovado Hyundai HB20.

A cabine ainda agrada pelas linhas, mas poderia recorrer ao recurso de mesclar texturas e cores para disfarçar o excesso de plástico. Se serve de consolo, a qualidade de montagem está acima do aceitável e as peças são bem encaixadas.

Só que o Onix não está entre os hatches mais espaçosos da categoria. Quem viaja na frente até não tem do que reclamar, mas atrás o espaço para as pernas é acanhado, e o teto fica um pouco próximo demais das cabeças de ocupantes mais altos. O porta-malas de 303 litros também não é referência na categoria, até porque o recém-chegado Citroën C3 leva 315 litros.

DESEMPENHO E CONSUMO

Hatch tem apetite comedido com gasolina no tanque Imagem: Marcos Camargo/UOL

A nova geração do Onix trouxe consigo uma nova família de motores. No caso das versões mais baratas o escolhido foi um 1.0 aspirado de três cilindros em linha. São 82 cv com etanol e 78 cv quando abastecido com gasolina, sendo que o torque máximo é de 10,6 kgfm e 9,6 kgfm se movido a etanol e gasolina, respectivamente.

Desempenho não é realmente a maior virtude do Onix. Embora não faça ninguém passar raiva, não adianta esperar por agilidade nas acelerações e retomadas de velocidade. Prova disso está no tempo de aceleração de 0 a 100 km/h: 13,3 segundos. Ou seja, é bom ter cautela para planejar ultrapassagens mais difíceis.

Pelo menos o motorista conta com uma transmissão de seis marchas com engates bastante curtos e precisos, fazendo com que o hatch ganhe desenvoltura no dia-a-dia. Além de contribuir para uma melhor experiência ao volante, o câmbio manual também exerce papel importante no consumo de combustível.

Levando em consideração as médias do Inmetro, o Onix LT faz 13,3 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada, ambos com gasolina no tanque. Porém, durante nossa avaliação, que incluiu trechos urbanos e rodoviários, conseguimos números bem superiores.

No pior cenário enfrentado por UOL Carros - ou seja, congestionamento com ar-condicionado ligado -, o hatch fez aproximadamente 12 km/l. Durante a noite, condição em que a temperatura estava mais amena, pudemos desligar o ar-condicionado - e aí, rodando sem pressa, a média ficou perto de 15 km/l. Na estrada, o Onix LT fez 14 km/l com ar-condicionado ligado e sol a pino somente com o motorista no veículo. E pasme: consegui a fantástica média de 23 km/l viajando durante a noite e com ar-condicionado desligado, mesmo com três pessoas a bordo.

Como escrevi acima, a caixa manual de seis marchas ajuda bastante a reduzir o consumo de combustível. Isso porque a quinta e sexta marcha possuem relações bem mais curtas, fazendo com que o motor trabalhe em rotações mais baixas no uso rodoviário.

ITENS DE SÉRIE

Onix sai de fábrica com central multimídia MyLink Imagem: Marcos Camargo/UOL

O Onix LT é um dos modelos mais bem equipados da categoria. Além de vir com seis airbags, o hatch possui central multimídia MyLink com tela de oito polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som com quatro alto-falantes, espelhos retrovisores com regulagens elétricas, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, assistente de partida em rampas, banco traseiro bipartido, computador de bordo, volante multifuncional e duas entradas USB.

Em contrapartida, o compacto vem com calotas ao invés de rodas de liga leve e a coluna de direção não oferece regulagens de altura nem profundidade. Como opcionais, o hatch da Chevrolet pode ganhar acendimento automático dos faróis, câmera de ré, chave presencial, partida do motor por botão e rodas de liga leve de 15 polegadas.

SEGURANÇA E MANUTENÇÃO

Hatch agrada por vir com 6 airbags de fábrica Imagem: Marcos Camargo/UOL

Como citamos acima, todas as versões do Onix saem de fábrica com seis airbags - dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina. Sem dúvida é um ponto positivo em relação a alguns concorrentes, que em muitos casos trazem apenas as bolsas infláveis frontais obrigatórias por lei. Além disso, o Onix LT tem controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas e ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix.

O custo das revisões é um importante chamariz para as vendas do Onix, já que o valor das três primeiras manutenções não chega a R$ 2 mil. O preço médio do seguro também não é alto (pouco mais de R$ 3 mil) e o hatch possui três anos de garantia.

CONCORRENTES

Renovado Citroën C3 é um dos maiores rivais Imagem: Marcos Camargo/UOL

A vida do Onix nunca foi fácil - e claro que não seria diferente em 2022. Um de seus maiores rivais é o atual líder de vendas Hyundai HB20, que também é oferecido com motor 1.0 aspirado de três cilindros nas versões de entrada. Como diferencial, o representante da marca coreana acaba de ser reestilizado, reforçando o abismo entre ele e o Onix no design.

Quem também incomoda o compacto da Chevrolet é o Fiat Argo. Bom de venda, o hatch está entre nós desde 2017 e passou por uma discretíssima atualização visual neste ano. Além da boa reputação no mercado de seminovos, o Argo conquista clientes por conta do bom motor 1.0 Firefly, que entrega até 77 cv.

Esse "coração" de três cilindros também equipa o recém-apresentado Citroën C3. Bem diferente de seu antecessor, o hatch tem visual bastante imponente e a maior altura livre em relação ao solo entre todos os compactos da categoria. Mais moderno do que Argo e Onix, o C3 se destaca pela boa lista de equipamentos na versão intermediária Feel, que inclui itens como a vistosa central multimídia com tela de 10 polegadas.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0, 3 cil. em linha

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 82 cv / 78 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 10,6 kgfm / 9,6 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 13,3 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 167 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,5 km/l / 13,8 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 12 km/l / 16,6 km/l

  • Câmbio

  • Manual de 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 185/65 R15

  • Rodas

  • 15 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1476 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4163 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2551 mm

  • Largura (mm)

  • 1730 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1049 kg

  • Porta-malas (L)

  • 303 l

  • Tanque (L)

  • 44 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 440,00

  • 20.000 km

  • R$ 816,00

  • 30.000 km

  • R$ 668,00

  • 40.000 km

  • R$ 444,00

  • 50.000 km

  • R$ 644,00

  • 60.000 km

  • R$ 816,00

  • Seguro

  • R$ 3.400 (média)

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

Concorrentes

Hyundai HB20 Comfort 1.0

R$ 83.310,00

Citroën C3 Feel 1.0

R$ 79.690,00

Fiat Argo Drive 1.0

R$ 81.662,00

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Até 23 km/l? Rodamos em versão do Chevrolet Onix que passa longe do posto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.