Chevrolet Onix LT: mostramos por que hatch é o melhor 1.0 aspirado do país
Resumo da notícia
- Versão LT está à venda por R$ 58.090 sem opcionais
- Hatch é movido por motor 1.0 aspirado de até 83 cv
- Baixo consumo e segurança são destaques do modelo
Faz quatro anos que ninguém vende mais no ano do que o Chevrolet Onix. É verdade que o T-Cross tomou o lugar do hatch em julho, mas o carro ainda é o líder absoluto nas vendas anuais.
A estreia da nova geração no fim de 2019 manteve o ótimo desempenho do modelo. Motivos não faltaram: além de mais seguro e bonito, o Onix ganhou conteúdo e motorização turbo nas versões mais caras.
Só que nem todos podem comprar o modelo completão. Então o importante é saber como se comportam as versões mais próximas do bolso da maioria dos clientes.
Após passar uma semana com o Onix LT, UOL Carros pode dizer que estamos diante do melhor 1.0 aspirado a venda no país. Descubra os motivos a seguir.
Chevrolet Onix LT 1.0
Preço
R$ 58.090Pontos Positivos
- Equipamentos
- Consumo
Pontos Negativos
- Espaço interno
Veredito
Mesmo sendo uma das versões mais baratas, o Onix LT está bem longe do conceito de 'carro popular'. Bem equipado e com um nível de acabamento acima da média (da categoria), ele surpreende positivamente. Já o espaço interno é que poderia ser melhor, bem como o tamanho do porta-malas. O motor 1.0 de três cilindros é bem elástico e se comporta muito bem em baixas rotações, além de não decepcionar quando exigido. Os números de consumo também são muito bons, especialmente com gasolina. Tudo isso faz com que ele seja o melhor carro 1.0 aspirado 0km à venda no país.
Lançado no fim de 2019, o Onix ainda tem cheiro de novidade. A segunda geração do hatch ganhou um ar mais esportivo e até requintado com os apliques cromados das versões mais caras. Mas a boa notícia é que o visual não foi empobrecido nas versões mais baratas, como a LT.
Maçanetas e capas dos espelhos retrovisores são pintadas na cor da carroceria. As colunas receberam acabamento em preto e há um friso cromado na grade frontal, logo abaixo da gravatinha dourada da Chevrolet.
Por dentro, o "popular" não tem nada de espartano. Ok, é claro que há bastante plástico, mas o material não é de má qualidade. Também não existem rebarbas ou peças mal encaixadas - pelo menos não na unidade cedida para nossa avaliação. Mesmo sem o acabamento bicolor da versão Premier, o Onix agrada aos olhos.
O espaço interno não é dos melhores. Quem viaja no banco de trás não tem tanto espaço para as pernas, embora exista relativo espaço para cabeça e ombros de dois adultos - nem pense em levar uma terceira pessoa no meio. O porta-malas encolheu frente ao modelo anterior: dos 280 litros de antes, agora ele acomoda 275 litros.
Juntamente com a nova geração, a Chevrolet trouxe uma nova família de motores. No caso da versão LT, ela é movida por um 1.0 de três cilindros aspirado, que entrega 83 cv com etanol e 78 cv se abastecido com gasolina. O torque máximo é de 10,6 kgfm com etanol e 9,6 kgfm com gasolina.
O desempenho do hatch está entre os melhores de sua categoria. É claro que não dá para esperar a disposição do 1.0 turbo das versões mais caras, mas o conjunto aspirado não faz feio.
Pelo contrário: bastante elástico, ele se comporta muito bem em baixas rotações e não decepciona em acelerações e ultrapassagens. O nível de ruído a bordo também é satisfatório, já que só nas acelerações mais fortes é que se ouve o ronco metálico típico das motorizações de três cilindros.
Os números de consumo impressionam: 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com etanol e 13,9 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada com gasolina no tanque.
Durante nossa avaliação, que combinou trechos urbanos com rodoviários, a média foi de bons 13 km/l com gasolina, sempre com ar-condicionado ligado e dois passageiros a bordo.
Mesmo sendo uma versão de entrada (abaixo dela existe apenas uma configuração sem nome, que já vem bem equipada), a LT tem bastante conteúdo.
Anote aí: ao preço de R$ 58.090, ela oferece 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção elétrica, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, travas elétricas, vidros elétricos com função one-touch, central multimídia MyLink 3, volante multifuncional, computador de bordo, chave canivete, três entradas USB, desembaçador traseiro, banco traseiro bipartido e lanterna de neblina.
A versão avaliada por UOL Carros era completa e tinha o pacote R7E, que custa R$ 3.500. Em troca você leva carregador de celular por indução, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, sensor crepuscular, pacote conectividade com OnStar e internet 4G com Wi-Fi (que funcionam mediante pagamento de mensalidade), faróis de neblina, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e rodas de liga leve aro 15.
Com tudo isso, o Onix LT sai por R$ 61.590, já que a pintura metálica Laranja Tiger não tem custo adicional. Vale a pena.
Assim como seu antecessor, o Onix aposta no baixo custo de manutenção para continuar vendendo bem.
Os custos de revisão são muito baixos, inclusive para sua categoria. Não conseguimos uma estimativa de seguro, mas os valores não devem ser muito diferentes dos praticados nas versões mais antigas. Bom lembrar também que, caso o veículo tenha os serviços de internet e OnStar, o dono precisará pagar mensalidades para utilizá-los.
Na segurança, o hatch manda bem ao vir de fábrica com 6 airbags, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas. Estes itens, inclusive, estão presentes até na versão mais barata do Onix.
É claro que o Onix não teria vida fácil. Como já acontecia anteriormente, ele tem Hyundai HB20 e Ford Ka como principais rivais.
O HB20 Evolution Pack 1.0 sai por R$ 57.590 e oferece central multimídia, que é opcional no concorrente da Chevrolet. Além disso, ele também vem com ESP, controle de tração e assistente de partida em rampa. Só que oferece apenas o airbag duplo frontal obrigatório por lei. O motor Kappa de 1-litro entrega até 80 cv e 10,2 kgfm.
Já o Ka SE Plus 1.0 custa mais barato do que os dois hatches (R$ 54.490), mas também é menos equipado. Frente ao Onix, ele traz a mais a central multimídia SYNC 2,5, coluna de direção com regulagem em altura e... só. Pelo menos ele é o mais potente do trio: seu motor rende até 85 cv e 10,7 kgfm.
Motorização
1.0, 12V, 3 cilindros, flex
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
82 cv / 78 cv
Torque (kgf.m)
10,6 kgfm / 9,6 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
13,3 s
Velocidade máxima (km/h)
167 km/h
Consumo cidade (km/l)
9,9 km/l / 13,9 km/l
Consumo estrada (km/l)
11,7 km/l / 16,7 km/l
Câmbio
manual de 6 marchas
Tração
dianteira
Direção
elétrica
Suspensão Dianteira
independente, McPherson
Suspensão Traseira
eixo de torção
Freios Dianteiros
discos ventilados
Freios Traseiros
tambor
Pneus
185/65 R15
Rodas
15 polegadas
Altura (mm)
1476 mm
Comprimento (mm)
4163 mm
Entre-eixos (mm)
2551 mm
Largura (mm)
1730 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1049 kg
Porta-malas (L)
275 l
Tanque (L)
44 l
10.000 km
R$ 304,00
20.000 km
R$ 600,00
30.000 km
R$ 500,00
40.000 km
R$ 664,00
50.000 km
R$ 480,00
60.000 km
R$ 600,00
Seguro
n/d
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
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