Chevrolet Onix LTZ Turbo anda como 'esportivo light' e tem bom conteúdo
Resumo da notícia
- Versão LTZ com câmbio manual sai por R$ 65.990 sem opcionais
- Segunda geração do Onix foi lançada no país em 2019
- Hatch tem bom comportamento dinâmico e respostas ágeis
Diz a sabedoria popular que "ninguém é líder por acaso". O Chevrolet Onix sabe bem disso, tanto é que caminha a passos largos para o quinto ano como o carro mais vendido do Brasil.
A segunda geração estreou no fim de 2019 com a missão de manter o reinado. Tudo indica que não será muito difícil, já que a Chevrolet soube preservar as virtudes do produto (como design e conectividade) e corrigiu algumas deficiências, especialmente na segurança.
De toda a linha, a versão LTZ deve puxar as vendas do hatch. Por R$ 65.990 sem opcionais, ele promete conforto, design e desempenho. Quer saber se ele realmente entrega tudo isso? Então leia a avaliação de UOL Carros!
Chevrolet Onix LTZ Turbo
Preço
R$ 65.9904,0
Os bons números obtidos com gasolina não se repetem com etanol
5,0
A agilidade do motor 1.0 turbo de 115 cv é capaz de alegrar quem gosta de acelerar
5,0
Estilo moderno e esportivo fazem do Onix um dos carros mais bonitos da categoria
5,0
A versão LTZ oferece tudo que o cliente procura em um modelo de entrada e traz até itens de categoria superior
4,0
Embora seja mais espaçoso do que seu antecessor, o hatch não surpreende por dentro
4,0
Custos de revisão são baixos e o valor do seguro está na média do segmento
5,0
6 airbags, ESP e assistente de partida em rampas: só o Onix é tão seguro de fábrica em sua categoria
Pontos Positivos
- Desempenho e design
Pontos Negativos
- Preço
Veredito
O Onix é o que há de melhor no segmento de hatches compactos na atualidade no país. Bem acertado, ele é ágil, estável e bom de dirigir. Sai de fábrica com um generoso pacote de itens de série e ainda pode ser equipado com câmbio automático. Só poderia ser um pouco mais barato. É por isso que, se você faz questão do motor turbo e abre mão de alguns 'mimos', o Onix LT Turbo é a melhor compra.
Versões disponíveis
Lançado no fim de 2019, o Onix é a novidade mais recente do segmento. Elogiado pelas linhas modernas, ele traz a nova identidade visual da Chevrolet ao mercado brasileiro. Os faróis são mais afilados, assim como as lanternas, que ficam em posição ligeiramente mais elevada do que no seu antecessor.
Felizmente a posição de dirigir ficou mais baixa, bem diferente do banco do motorista alto como em uma minivan do antigo Onix. O espaço interno é bom, mas não se destaca pela generosidade. O banco de trás não é o lugar mais indicado para passageiros mais altos. Já o porta-malas, que acomoda 291 litros, poderia ser maior.
Grande destaque da segunda geração, o motor 1.0 turbo equipa outras três versões do hatch: 1.0 turbo, LT e a topo de linha Premier.
Rendendo até 115 cv quando abastecido com etanol, ele é o responsável pelas respostas ágeis do hatch. Se o carro tiver câmbio manual, então, a diversão fica ainda maior. As acelerações são bastante rápidas e a transmissão tem engates curtos e precisos.
As vibrações na unidade avaliada estavam um pouco acima do comum, característica comum aos motores de três cilindros. Elas se acentuavam na marcha lenta, mas nada que chegasse a incomodar.
Os números de consumo são muito bons com gasolina no tanque e poderiam ser melhores com etanol.
A versão LTZ é bem completa. Sai de fábrica com ar-condicionado (analógico), direção elétrica, assistente de partida em rampas, câmera de ré, central multimídia MyLink com tela tátil de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, coluna de direção com regulagens de altura e de profundidade, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, vidros elétricos, painel com tela de TFT de 3,5 polegadas e travamento central das portas.
O modelo ainda possui itens exclusivos no segmento, como carregador de celular por indução e internet 4G nativa com conexão Wi-Fi. Este último, porém, só funciona mediante o pagamento de uma mensalidade do serviço oferecido pela operadora Claro.
Segurança é um dos destaques do novo Onix. O hatch sai de fábrica com 6 airbags (dois frontais, dois laterais dianteiros e dois do tipo cortina), controle de estabilidade e controle de tração em todas as versões. Na configuração LTZ, ele traz ainda sensor de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis e sensores de estacionamento traseiros.
Os custos de manutenção são relativamente baixos até para o segmento, inclusive nas revisões depois de 40 mil km - que costumam ser mais caras.
Custando R$ 66 mil sem opcionais, o Onix LTZ Turbo enfrenta rivais de peso.
O Volkswagen Polo não dispõe da motorização turbo na versão MSI, mas dá o troco oferecendo câmbio automático pelo mesmo preço do Onix.
Se o dono de um Onix quiser a comodidade da transmissão automática precisará desembolsar mais R$ 5.660, elevando a conta para R$ 71.650. Entretanto, o hatch da VW não vem com os quatro airbags adicionais oferecidos de fábrica no Chevrolet.
Outro concorrente na mesma faixa de preço é o Hyundai HB20 Evolution, que sai por R$ 67.190. Apesar de também ser movido por um motor turbinado (que neste caso entrega até 120 cv), o compacto da marca coreana fica devendo na lista de equipamentos ao não trazer airbags laterais e do tipo cortina, mesmo custando mais caro.
-
Motorização
-
1.0, 12V, 3 cilindros, turbo, flex
-
Combustível
-
Etanol / Gasolina
-
Potência (cv)
-
116
-
Torque (kgf.m)
-
16,8 / 16,3
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
10,1
-
Velocidade máxima (km/h)
-
187
-
Consumo cidade (km/l)
-
9,4 (etanol) / 13,5 (gas.)
-
Consumo estrada (km/l)
-
13,5 (etanol) / 16 km/l (gas.)
-
Câmbio
-
manual de 6 marchas
-
Tração
-
dianteira
-
Direção
-
elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
independente/McPherson
-
Suspensão Traseira
-
eixo de torção
-
Freios Dianteiros
-
disco ventilado
-
Freios Traseiros
-
tambor
-
Pneus
-
185/65 R15
-
Rodas
-
15 polegadas
-
Altura (mm)
-
1476
-
Comprimento (mm)
-
4163
-
Entre-eixos (mm)
-
2551
-
Largura (mm)
-
1730
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
1075
-
Porta-malas (L)
-
291
-
Tanque (L)
-
44
-
10.000 km
-
R$ 284,00
-
20.000 km
-
R$ 576,00
-
30.000 km
-
R$ 480,00
-
40.000 km
-
R$ 640,00
-
50.000 km
-
R$ 456,00
-
60.000 km
-
R$ 576,00
-
Seguro
-
R$ 1.830,00 (média)
-
Garantia
-
3 anos
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Airbags do tipo Cortina
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Entrada Auxiliar
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Abertura elétrica do porta-malas
-