Chevrolet Onix LTZ Turbo anda como 'esportivo light' e tem bom conteúdo
Resumo da notícia
- Versão LTZ com câmbio manual sai por R$ 65.990 sem opcionais
- Segunda geração do Onix foi lançada no país em 2019
- Hatch tem bom comportamento dinâmico e respostas ágeis
Diz a sabedoria popular que "ninguém é líder por acaso". O Chevrolet Onix sabe bem disso, tanto é que caminha a passos largos para o quinto ano como o carro mais vendido do Brasil.
A segunda geração estreou no fim de 2019 com a missão de manter o reinado. Tudo indica que não será muito difícil, já que a Chevrolet soube preservar as virtudes do produto (como design e conectividade) e corrigiu algumas deficiências, especialmente na segurança.
De toda a linha, a versão LTZ deve puxar as vendas do hatch. Por R$ 65.990 sem opcionais, ele promete conforto, design e desempenho. Quer saber se ele realmente entrega tudo isso? Então leia a avaliação de UOL Carros!
Chevrolet Onix LTZ Turbo
Preço
R$ 65.990Pontos Positivos
- Desempenho e design
Pontos Negativos
- Preço
Veredito
O Onix é o que há de melhor no segmento de hatches compactos na atualidade no país. Bem acertado, ele é ágil, estável e bom de dirigir. Sai de fábrica com um generoso pacote de itens de série e ainda pode ser equipado com câmbio automático. Só poderia ser um pouco mais barato. É por isso que, se você faz questão do motor turbo e abre mão de alguns 'mimos', o Onix LT Turbo é a melhor compra.
Lançado no fim de 2019, o Onix é a novidade mais recente do segmento. Elogiado pelas linhas modernas, ele traz a nova identidade visual da Chevrolet ao mercado brasileiro. Os faróis são mais afilados, assim como as lanternas, que ficam em posição ligeiramente mais elevada do que no seu antecessor.
Felizmente a posição de dirigir ficou mais baixa, bem diferente do banco do motorista alto como em uma minivan do antigo Onix. O espaço interno é bom, mas não se destaca pela generosidade. O banco de trás não é o lugar mais indicado para passageiros mais altos. Já o porta-malas, que acomoda 291 litros, poderia ser maior.
Grande destaque da segunda geração, o motor 1.0 turbo equipa outras três versões do hatch: 1.0 turbo, LT e a topo de linha Premier.
Rendendo até 115 cv quando abastecido com etanol, ele é o responsável pelas respostas ágeis do hatch. Se o carro tiver câmbio manual, então, a diversão fica ainda maior. As acelerações são bastante rápidas e a transmissão tem engates curtos e precisos.
As vibrações na unidade avaliada estavam um pouco acima do comum, característica comum aos motores de três cilindros. Elas se acentuavam na marcha lenta, mas nada que chegasse a incomodar.
Os números de consumo são muito bons com gasolina no tanque e poderiam ser melhores com etanol.
A versão LTZ é bem completa. Sai de fábrica com ar-condicionado (analógico), direção elétrica, assistente de partida em rampas, câmera de ré, central multimídia MyLink com tela tátil de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, coluna de direção com regulagens de altura e de profundidade, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, vidros elétricos, painel com tela de TFT de 3,5 polegadas e travamento central das portas.
O modelo ainda possui itens exclusivos no segmento, como carregador de celular por indução e internet 4G nativa com conexão Wi-Fi. Este último, porém, só funciona mediante o pagamento de uma mensalidade do serviço oferecido pela operadora Claro.
Segurança é um dos destaques do novo Onix. O hatch sai de fábrica com 6 airbags (dois frontais, dois laterais dianteiros e dois do tipo cortina), controle de estabilidade e controle de tração em todas as versões. Na configuração LTZ, ele traz ainda sensor de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis e sensores de estacionamento traseiros.
Os custos de manutenção são relativamente baixos até para o segmento, inclusive nas revisões depois de 40 mil km - que costumam ser mais caras.
Custando R$ 66 mil sem opcionais, o Onix LTZ Turbo enfrenta rivais de peso.
O Volkswagen Polo não dispõe da motorização turbo na versão MSI, mas dá o troco oferecendo câmbio automático pelo mesmo preço do Onix.
Se o dono de um Onix quiser a comodidade da transmissão automática precisará desembolsar mais R$ 5.660, elevando a conta para R$ 71.650. Entretanto, o hatch da VW não vem com os quatro airbags adicionais oferecidos de fábrica no Chevrolet.
Outro concorrente na mesma faixa de preço é o Hyundai HB20 Evolution, que sai por R$ 67.190. Apesar de também ser movido por um motor turbinado (que neste caso entrega até 120 cv), o compacto da marca coreana fica devendo na lista de equipamentos ao não trazer airbags laterais e do tipo cortina, mesmo custando mais caro.
Motorização
1.0, 12V, 3 cilindros, turbo, flex
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
116
Torque (kgf.m)
16,8 / 16,3
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,1
Velocidade máxima (km/h)
187
Consumo cidade (km/l)
9,4 (etanol) / 13,5 (gas.)
Consumo estrada (km/l)
13,5 (etanol) / 16 km/l (gas.)
Câmbio
manual de 6 marchas
Tração
dianteira
Direção
elétrica
Suspensão Dianteira
independente/McPherson
Suspensão Traseira
eixo de torção
Freios Dianteiros
disco ventilado
Freios Traseiros
tambor
Pneus
185/65 R15
Rodas
15 polegadas
Altura (mm)
1476
Comprimento (mm)
4163
Entre-eixos (mm)
2551
Largura (mm)
1730
Ocupantes
5
Peso (kg)
1075
Porta-malas (L)
291
Tanque (L)
44
10.000 km
R$ 284,00
20.000 km
R$ 576,00
30.000 km
R$ 480,00
40.000 km
R$ 640,00
50.000 km
R$ 456,00
60.000 km
R$ 576,00
Seguro
R$ 1.830,00 (média)
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
Abertura elétrica do porta-malas
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