Chevrolet Onix RS encanta pelo visual, mas falta 'pimenta' debaixo do capô
Vitor Matsubara
Do UOL, em São Paulo (SP)
15/10/2020 04h00
Resumo da notícia
- Onix RS chama atenção pelo estilo invocado, que inclui rodas aro 16 e aerofólio
- Versão tem apelo esportivo só no visual; motor é o 1.0 turbo do resto da gama
- Modelo será vendido por R$ 75.590
A sigla RS é tradicionalmente associada a carros esportivos na indústria automotiva. Exemplos não faltam: de Sandero a Porsche 911, todos possuem versões que fazem jus ao que se espera de um veículo com alta performance.
Deve ser por isso que havia tanta expectativa em torno do Chevrolet Onix RS. A nova versão é a maior novidade da linha 2021 do hatch, acompanhada de uma reestruturação na lista de equipamentos de toda a linha.
Por R$ 75.590, ela está posicionada entre as configurações LTZ e Premier. Será que a novidade da Chevrolet faz jus à sigla tão venerada por aí? As respostas estão a seguir na avaliação de UOL Carros.
Chevrolet Onix RS
Preço
R$ 75.5904,0
4,0
5,0
4,0
4,0
4,0
4,0
Pontos Positivos
- Segurança
- Design
Pontos Negativos
- Preço
- Desempenho
Veredito
Se você gosta de um visual mais invocado vai curtir o Onix RS. Os acessórios caíram como uma luva nas linhas já modernas do hatch lançado no fim de 2019. Só que o desempenho, apesar de muito bom, não condiz com a proposta sugerida no design. Falta uma pimentinha a mais debaixo do capô. A lista de itens de série também é boa, mas poderia vir com alguns itens deixados de fora. Caso você não faça questão do estilo esportivo, prefira levar para casa alguma das outras versões do Onix, especialmente a LTZ - que custa menos.
Talvez você nem seja tão fã do Onix, mas vamos admitir que ele é bonito.
Fica ainda mais difícil dizer o contrário nessa versão RS, que traz diversos acessórios que realçam suas linhas esportivas.
Na frente, a grade frontal traz visual escurecido, presente até na gravatinha tradicionalmente dourada da Chevrolet. Os faróis ganharam máscaras negras e as molduras das luzes diurnas de LED acompanham o padrão da grade.
Saias laterais e rodas de liga leve pintadas de preto ajudam a compor um visual mais nervoso, que é ressaltado na traseira pelo aerofólio bastante pronunciado. Quase todos os emblemas foram pintados de preto, com exceção da palavra "Turbo".
A cabine tem um estilo menos agressivo, mas condizente com a proposta do carro. Há costuras aparentes na cor vermelha no volante revestido em couro e nos bancos que combinam couro sintético com tecido. O painel de instrumentos traz detalhes em vermelho, mesma cor presente nas molduras das saídas de ar-condicionado laterais.
Além do acabamento de boa qualidade, o espaço interno é adequado para quatro adultos, que contam ainda com o porta-malas de 275 litros. Quem viaja atrás tem boa área para pernas e cabeças, mas a presença de um quinto ocupante não é aconselhável.
É normal pensar que um modelo que ostenta a sigla RS seria movido por um motor mais nervoso. Só que infelizmente não é o que acontece com o campeão de vendas do país.
O Onix RS traz o mesmo motor 1.0 turbo de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque máximo das versões mais "pacatas". Para "piorar" a vida dos puristas de plantão, a Chevrolet decidiu vendê-lo apenas com a transmissão automática de seis marchas.
Antes que você desça a lenha no pobre hatch, fique sabendo que o bom motor turbo é bem divertido ao volante.
Fôlego não vai faltar em acelerações e retomadas na maioria das situações. O comportamento, inclusive, poderia ser um pouco mais linear, já que o carro "despeja" todo seu potencial de forma abrupta depois de breves instantes de preguiça quando convocado.
A direção é bastante leve e tem respostas prontas, embora não seja direta como seria conveniente a um esportivo.
Os números de consumo são bons. Dados do Inmetro indicam 8,3 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com etanol no tanque. Se o combustível for gasolina, as médias são de 10,1 km/l e 14,4 km/l, respectivamente.
Existe uma diferença de apenas R$ 1 mil entre as versões LTZ e RS.
Porém, são notáveis as ausências de equipamentos como câmera de ré, carregador de celular por indução, partida do motor por botão e destravamento das portas sem chave. Estes itens estão disponíveis apenas na versão Premier, sendo alguns deles como opcionais a partir da linha 2021.
De toda maneira, o RS vem com um bom pacote de itens de série. Há 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, central multimídia MyLink com tela tátil de 8 polegadas (maior do que na linha 2020, mas sem internet e OnStar), rodas de liga leve de 16 polegadas, ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, piloto automático com limitador de velocidade e sensores de estacionamento traseiros.
Assim como as demais versões, o Onix RS preza pela segurança. O hatch sai de fábrica com 6 airbags (dois frontais, dois laterais dianteiros e dois do tipo cortina), controle de estabilidade e controle de tração em todas as versões.
Os custos de manutenção são relativamente baixos até para o segmento, inclusive nas revisões depois de 40 mil km - que costumam ser mais caras.
Embora muita gente goste de dizer que o VW Polo GTS seria um dos rivais (não é por conta do preço muito maior), o Onix RS encara outro forte concorrente: o Hyundai HB20 Sport.
Custando R$ 72.590, ele é exatamente R$ 3 mil mais barato do que o modelo da GM.
Além de porte e proposta semelhantes, ele também vem com um motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas. São 120 cv e 17,5 kgfm de torque máximo, números bem parecidos com os do Onix RS (116 cv e 16,8 kgfm).
A lista de equipamentos também é semelhante nos dois "pseudo-esportivos", embora o Onix leve vantagem na segurança por vir com 6 airbags contra apenas dois do HB20.
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Motorização
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1.0, 12V, 3 cilindros, turbo, flex
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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116
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Torque (kgf.m)
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16,8 / 16,3
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
10,1
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Velocidade máxima (km/h)
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187
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Consumo cidade (km/l)
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8,3 km/l (etanol) / 12 km/l (gas.)
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Consumo estrada (km/l)
-
10,1 km/l (etanol) / 14,4 km/l (gas.)
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Câmbio
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automático de 6 marchas
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Tração
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dianteira
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Direção
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elétrica
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Suspensão Dianteira
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independente/McPherson
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Suspensão Traseira
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eixo de torção
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Freios Dianteiros
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disco ventilado
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Freios Traseiros
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tambor
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Pneus
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195/55 R16
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Rodas
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16 polegadas
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Altura (mm)
-
1476
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Comprimento (mm)
-
4163
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Entre-eixos (mm)
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2551
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Largura (mm)
-
1730
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1075
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Porta-malas (L)
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291
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Tanque (L)
-
44
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10.000 km
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R$ 284,00
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20.000 km
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R$ 576,00
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30.000 km
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R$ 480,00
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40.000 km
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R$ 640,00
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50.000 km
-
R$ 456,00
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60.000 km
-
R$ 576,00
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Seguro
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R$ 1.830,00 (média)
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Sensor de pressão dos pneus
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Abertura elétrica do porta-malas
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