Chevrolet Spin 2025: veterana de 7 lugares evolui com bom custo-benefício
Lançada em 2012 para substituir de uma só vez Chevrolet Zafira e Meriva, a Spin desde então viu as minivans "acessíveis" praticamente desaparecerem do mercado brasileiro, dada a preferência por SUVs. Quase 15 anos depois, ela acaba de passar por uma série de aprimoramentos, sem perder a essência, com foco em segurança, conectividade e economia de combustível.
Disponível em versões com até sete lugares, a nova Spin 2025 chega com preços competitivos, de R$ 119.990 a R$ 144.990, mirando consumidores que buscam um automóvel espaçoso para a família. As configurações com sete assentos partem de R$ 137.990. O foco também é a disputa com o novo Citroën C3 Aircross de sete lugares, com preços começando em R$ 120.990.
Confira a seguir o teste de UOL Carros com a Spin Premier, a mais completa da gama.
Desvendando a Chevrolet Spin Premier
Design: a atualização visual deu uma bela renovada por dentro e por fora. Na parte externa, ganhou faróis e lanternas full-LED, exibindo conjunto ótico dividido em duas seções. Para dar uma aparência mais robusta, recebeu capô mais alto, com vincos fortes, para se aproximar da aparência de SUVs. Atrás, as lanternas, igualmente iluminadas por LEDs, ficaram maiores e passaram a ser unidas por uma barra - cujo desenho varia de acordo com a versão.
Por dentro, a renovação visual foi ainda mais profunda e passa a sensação de um veículo premium - não há plásticos macios ao toque, mas os revestimentos combinam diferentes cores e texturas. Na cabine, o destaque é o novo painel digital com tela de oito polegadas, unido em uma única peça com a multimídia de 11 polegadas em todas as versões.
Espaço interno: é um item que foi mantido sem alterações na nova Spin e isso é uma boa notícia. Mesmo sem trazer entre-eixos tão grande, de apenas 2,62 m, oferece bastante espaço para os passageiros. Mesmo na versão de entrada LS, a única com cinco lugares, a segunda fileira de assentos é corrediça, permitindo aumentar ou diminuir o espaço para bagagens e ocupantes.
Nas versões com sete lugares, o acesso à terceira fileira é relativamente simples e se dá por meio do rebatimento de parte do assento da segunda fileira. Sexto e sétimo assentos são apertados para pessoas de maior porte, mas nem tanto quanto se poderia imaginar. Com a terceira fileira levantada, o porta-malas tem capacidade para apenas 162 litros, mas a capacidade sobe para excelentes 553 litros com os assentos rebatidos.
Vida a bordo: traz acabamento que mescla diferentes cores e texturas, mas predominam os plásticos rígidos, como em outros modelos da mesma categoria. Materiais são bem encaixados e não percebi rebarbas. Bancos, que foram atualizados, são confortáveis. Na versão de topo Premier, os bancos de material sintético semelhante ao couro trazem pintura azul-escura, que ajuda a dar uma aparência mais sofisticada.
Segurança: conta desde a versão de entrada com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina que, segundo a Chevrolet, também protegem a terceira fileira de assentos). Além disso, recebeu reforços estruturais para melhor a proteção dos ocupantes em caso de impacto, com alterações em 42% das peças estampadas.
Para completar, a configuração topo de linha Premier recebeu vários assistentes à condução, como alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, sensores de ponto cego e indicador de distância do carro à frente. Ficou faltando o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
Desempenho: desde 2012, a Spin é equipada com o motor 1.8 flex aspirado Família 1, que é suficiente para os até 1.292 kg da minivan. Com até 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque, esse propulsor pode não ser tão responsivo quanto um motor turbo, mas combina elasticidade com manutenção relativamente simples. Na versão avaliada, equipada com transmissão automática, a troca de marchas é suave - as suspensões, elevadas em 1,6 cm, proporcionam um rodar confortável, enquanto o assoalho dificilmente vai raspar em lombadas e valetas.
Consumo: a General Motors informa que houve aprimoramentos com foco na redução média de 11% no consumo do motor 1.8. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informa médias, com transmissão automática, de 10,5 km/l na cidade e de 13,4 km/l na estrada com gasolina - com etanol., são de, respectivamente, 7,4 km/l e 9,3 km/l. Rodei exclusivamente com gasolina e obtive médias de 10 km/l no ciclo urbano e de aproximadamente 15 km/l no rodoviário.
Equipamentos: destacam-se na versão Premier ar-condicionado digital e automático, carregador de celular por indução, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, partida do motor por botão, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, rodas de liga leve de 16 polegadas, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, indicador de distância do carro à frente, rack de teto e terceira fileira de assentos. Poderia contar com abertura das portas sem a necessidade de acionar a chave presencial.
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Chevrolet Spin Premier 2025
Preço
R$ 144.990Pontos Positivos
- Cabine versátil
- Lista de itens de série
- Motor econômico
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Posição de dirigir muito alta
- Tem frenagem automática, mas controle de velocidade não é adaptativo
Veredito
A renovação da Spin fez muito bem à minivan, que ganhou a dose de tecnologia, design e segurança de que estava precisando. Apesar de ter sido lançada há 14 anos, está competitiva como nunca em sua faixa de preço, trazendo o espaço interno generoso que sempre teve, mais seis airbags, assistentes à condução como frenagem automática e alerta de ponto cego e painel de instrumentos digital. É o melhor custo-benefício para quem busca um veículo familiar com opção de sete lugares.
Motorização
Motor 1.8 8v de 4 cilindros, injeção indireta
Combustível
Gasolina ou etanol em qualquer proporção
Potência (cv)
111 cv
Torque (kgf.m)
17,7 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
11 s
Velocidade máxima (km/h)
170 km/h
Consumo cidade (km/l)
10,5 km/l (gasolina) / 7,4 km/l (etanol)
Consumo estrada (km/l)
13,4 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
Câmbio
Automático, 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambores
Pneus
205/60 R16
Rodas
16 polegadas
Altura (mm)
1.953 mm
Comprimento (mm)
4.420 mm
Entre-eixos (mm)
2.620 mm
Largura (mm)
1.768 mm
Ocupantes
7
Peso (kg)
1.292 kg
Porta-malas (L)
162 l / 553 l (com 3ª fileira de bancos rebatida
Tanque (L)
53 l
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
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