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Chevrolet Spin compensa preço salgado com espaço e itens de segurança

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/08/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Minivan está no mercado há oito anos
  • Spin é único 0km de 7 lugares abaixo de R$ 100 mil
  • Versão Premier sai por R$ 95.390

Foi entre o fim dos anos 90 e o começo dos anos 2000 que as minivans viveram seu auge no Brasil.

Espaçosas e versáteis, elas tomaram o lugar das peruas no coração das famílias, especialmente aquelas que tinham mais de dois filhos e/ou precisavam levar muita bagagem.

Só que as minivans experimentaram de seu próprio veneno com a popularização dos SUVs, que rapidamente se tornaram os queridinhos do país. É isso que faz com que o segmento de minivans seja um dos menores da indústria automotiva nacional.

E nele a Chevrolet Spin reina sozinha, sem ser incomodada. Mesmo já tendo oito anos nas costas, ela segue em linha como uma opção espaçosa e relativamente barata (pelo menos nas versões de entrada) para quem precisa de espaço.

UOL Carros avaliou a Spin Premier 2021, que traz importantes melhorias na segurança, para responder: ainda vale a pena investir em uma minivan?

Chevrolet Spin Premier 2021

Preço

R$ 95.390
Carros
3,9 /5
USUÁRIOS
4,2 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Números de consumo são apenas regulares, fruto do velho motor 1.8

Vamos ser justos: desempenho não é prioridade em um veículo familiar, então o velho conjunto cumpre bem seu papel

A reestilização de 2018 deixou a minivan com um design bem melhor do que o estilo original

Mesmo custando mais de R$ 95 mil, a Spin Premier traz apenas o esperado na categoria; faltam itens de segurança

Principal virtude da minivan, o espaço é mais do que suficiente para toda a família

Custos são bem baixos, como na maioria dos modelos da Chevrolet

Embora venha apenas com o airbag duplo obrigatório por lei, a Spin finalmente ganhou ESP e controle de tração na linha 2021

Pontos Positivos

  • Espaço interno

Pontos Negativos

  • Preço
  • Desempenho

Veredito

A Spin é a única opção com 7 lugares entre os carros 0km abaixo de R$ 100 mil. Os itens de segurança são mais do que bem-vindos, embora o carro ainda fique devendo mais airbags, assim como um motor mais moderno. Mesmo assim, a Spin se torna uma compra atraente para um público bastante específico: famílias que precisam de espaço e não podem gastar muito.

Spin 2021 1 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Reestilização de 2018 deixou minivan com linhas mais harmoniosas
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Design nunca foi o ponto forte da Spin. Lançada em 2012, ela rapidamente virou alvo de críticas e motivo de chacota por conta de suas linhas desajeitadas. O jogo virou depois de longos seis anos, quando a minivan finalmente ganhou uma reestilização.

O estilo mais harmonioso (e que permanece até hoje) incluiu faróis mais largos e mais afilados, grade mais horizontal e um capô menos abaulado. Atrás, a Spin ganhou lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas

Só por dentro é que as mudanças foram bem mais discretas. Recentemente, o carro ganhou um novo painel de instrumentos, que é o mesmo do antigo Tracker. Os mostradores analógicos trouxeram um estilo mais limpo e mais sofisticado ante o painel digital que tinha um aspecto pobre demais para um carro que estava longe de ser um popular.

Durante todos esses anos, a Spin manteve sua principal virtude: o amplo espaço interno. A versão avaliada por UOL Carros foi a Premier, que traz a terceira fileira de bancos no porta-malas. O banco de trás é apoiado em trilhos corrediços e pode ser posicionado mais para frente ou para trás, ampliando o espaço para quem viaja na segunda ou na terceira fileira.

O acesso aos bancos extras é realizado pelo lado direito, que pode ser totalmente rebatido. É só puxar duas alavancas para liberar a entrada dos passageiros.

Infelizmente, a Chevrolet não quis seguir com o eficiente sistema de rebatimento dos bancos extras presente na Zafira. Assim, a terceira fileira de bancos pode ser rebatida, mas permanece roubando espaço no porta-malas. Se as duas fileiras estiverem rebatidas, a capacidade do porta-malas é de 716 litros. Com todos os bancos no lugar, restam apenas 162 litros.

Spin Premier 4 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Motor 1.8 de até 111 cv pede pela aposentadoria
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

A Spin é o único modelo da Chevrolet que ainda usa o motor 1.8 SPE/4 de até 111 cv. Na versão Premier ele é associado ao câmbio automático de seis velocidades, que recebeu uma nova calibragem - a mesma adotada nos novos Onix e Onix Plus, segundo a GM.

Só que na prática a dupla não parece falar a mesma língua. Embora o câmbio até trabalhe de forma competente nas acelerações, as retomadas não são das mais ágeis, uma vez que a caixa demora um pouco até entender que precisa reduzir uma marcha. As reduções, aliás, são perceptíveis, especialmente quando o carro está próximo de parar completamente.

As médias de consumo são apenas regulares: segundo o Inmetro, a minivan faz 7,7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol no tanque, marcas que sobem para 11,1 km/l e 12,7 km/l com gasolina.

Mas vamos ser justos: desempenho não é lá uma das prioridades em um veículo familiar. E é por isso que o conjunto é antigo, mas cumpre bem seu papel.

Spin Premier 3 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Painel de instrumentos tem acabamento marrom e estilo datado
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

A Spin Premier custa salgados R$ 95.290. Mesmo assim, ela fica devendo itens presentes no Onix, como airbags laterais e do tipo cortina, destravamento das portas sem chave e partida do motor por botão.

De resto, a versão topo de gama vem com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, central multimídia MyLink (que não é a mesma dos modelos mais novos da marca) com suporte a Android Auto e Apple CarPlay, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, OnStar, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, piloto automático, rodas de liga leve e bancos revestidos em couro (na cor marrom com costuras azuis, numa tonalidade de muito bom gosto). Nada além do esperado.

Faltam até alguns itens prosaicos, como a abertura do porta-malas na chave - é preciso abri-lo na própria tampa, que é grande e pesada.

Spin Premier 2 - Foto: Chevrolet | Divulgação - Foto: Chevrolet | Divulgação
Custos de manutenção e seguro são bem baixos
Imagem: Foto: Chevrolet | Divulgação

Apesar de não vir com airbags laterais nem do tipo cortina (presentes em todas as versões do Onix), pelo menos a minivan trouxe os bem-vindos controles de estabilidade e de tração. Estes itens são importantes em um modelo mais alto e com proposta familiar como a Spin.

Os custos de revisão também são bem honestos (como na maioria dos modelos da Chevrolet) e o valor do seguro também não assusta.

Spin Premier 2 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Sem concorrentes diretos, Spin encara SUVs
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Um dos segredos da longevidade da Spin está justamente na falta de concorrentes em sua faixa de preço. Atualmente, ela é o único modelo com espaço para sete pessoas abaixo dos R$ 100 mil, já que o Fiat Doblò Essence custa espantosos R$ 101.690.

Assim, a minivan acaba concorrendo com os SUVs, como Hyundai Creta Smart Plus (R$ 91.590) e até o Chevrolet Tracker LT (R$ 95.890), que são menos espaçosos do que a Spin e levam "apenas" cinco passageiros.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.8, 8V, 4 cilindros, flex

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 111 / 106

  • Torque (kgf.m)

  • 17,7 / 16,8

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,2

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 173

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,7 / 11,1

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9 / 12,7

  • Câmbio

  • automático de 6 marchas

  • Tração

  • dianteira

  • Direção

  • elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/60 R16

  • Rodas

  • 16 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1684

  • Comprimento (mm)

  • 4360

  • Entre-eixos (mm)

  • 2620

  • Largura (mm)

  • 1735

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1207

  • Porta-malas (L)

  • 756

  • Tanque (L)

  • 53

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 280,00

  • 20.000 km

  • R$ 556,00

  • 30.000 km

  • R$ 700,00

  • 40.000 km

  • R$ 532,00

  • 50.000 km

  • R$ 456,00

  • 60.000 km

  • R$ 1.264,00

  • Seguro

  • R$ 2.500

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

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