Chevrolet Spin: 7 lugares mais barato do Brasil ainda é a escolha ideal?
Guilherme Menezes
Do UOL, em São Paulo
21/06/2023 04h00
Faz 11 anos que a Chevrolet Spin estreou no Brasil. Ainda que nunca tenha sido tão admirada quanto as antecessoras Meriva e Zafira, caiu nas graças de quem precisava de espaço para levar até sete pessoas.
O tempo passou e bastante coisa mudou na indústria automotiva, e isso pouco engloba o modelo dos nossos testes. A maior diferença entre 2012 e 2023 é a presença dominante dos SUVs, que tirou hatches médios, peruas e até minivans da jogada. Mas isso não foi capaz de atingir a Spin.
Em 2021, a GM tentou sair um pouco da "mesmice" com a chegada da versão que avaliamos, a aventureira Activ7 (R$ 136.690). Com ela, ganhou mais refinamento e valentia, mas sempre a partir da mesma receita.
Como será que se sai nos dias de hoje? Será que ela tem apelo ou está fadada a ficar no lugar onde sempre esteve? Vale ressaltar que o modelo 2025 deverá receber um banho de loja para receber a nova identidade visual da marca - ainda que mudanças mais profundas permaneçam fora do radar.
Chevrolet Spin Activ7
Preço
R$ 136.6904,0
3,0
3,0
4,0
5,0
5,0
4,0
Pontos Positivos
- Espaço interno e capacidade para passageiros
- Facilidade de manutenção e reposição de peças
- Boa liquidez de mercado
Pontos Negativos
- Conectividade regular, mas antiquada
- Idade do projeto
- Só tem dois airbags
Veredito
A longevidade da Spin pode ser justificada por sua funcionalidade. Afinal de contas, não existe opção mais acessível para quem precisa de espaço para até sete passageiros. Essa é a maior virtude do modelo e a razão de sua existência, fazendo com que muitos clientes relevem algumas deficiências do projeto, como o desempenho tímido do motor 1.8, o design que nunca foi exatamente primoroso e o fato de não ser um SUV com as tecnologias de última geração. Se ao menos tivesse a multimídia do Tracker e do Onix...
Design
Beleza nunca foi o ponto forte da Spin. Ainda assim, a reestilização feita em 2018 acabou com boa parte dos problemas do projeto original. O conjunto óptico ficou maior e mais afilado, combinando bem com a nova grade menor e mais larga. Atrás, as lanternas foram substituídas por peças horizontais.
O interior, por sua vez, pouco mudou. Muitos itens foram herdados do finado Cobalt, como as saídas de ar-condicionado e o desenho do console central. Na última atualização visual, a GM trocou o cansado painel digital por um quadro de instrumentos mais moderno vindo do antigo Tracker.
Vida a bordo
Só que tudo isso fica em segundo plano quando analisamos o espaço interno. Não existe automóvel zero quilômetro no Brasil mais espaçoso do que a Spin em sua faixa de preço. Só ela leva sete pessoas abaixo dos R$ 150 mil, a não ser que se compre um veículo usado.
Além das três fileiras de bancos, a minivan da Chevrolet também é valorizada por quem precisa de espaço para as bagagens. A capacidade do porta-malas varia de 553 litros com a terceira fileira dobrada a 162 litros se todos os lugares estiverem ocupados. Precisa de bastante espaço? Então é só rebater as duas fileiras traseiras para ter 710 litros à disposição.
O único ponto é que não é o maior conforto do mundo quando se é alguém maior de mais ou menos 1,70m na terceira fileira. O local é mais adequado para crianças. O que faz a versão Activ levar certa vantagem com relação à bagagem (quando há tantas pessoas a bordo) é o rack de teto.
Consumo e desempenho
A Spin é o único modelo da gama atual da Chevrolet que usa o motor 1.8 SPE/4 Eco. Evolução do antigo Família I, o conjunto recebeu várias melhorias ao longo dos anos para se manter minimamente eficiente. São 111 cv com etanol e 106 cv quando o combustível é a gasolina. Já o torque máximo é de 17,7 kgfm e 16,8 kgfm, respectivamente.
Além do espaço interno, o que ajuda bastante nas viagens é a presença dos pneus todo o terreno. Com eles, a valentia na hora de enfrentar pedras, lama, areia e até buracos fica outra. Claro que, em contrapartida, é possível sentir o limite da aderência um pouco mais cedo, quando se está circulando no asfalto.
Associado ao câmbio automático de seis marchas, o motor não esbanja fôlego nas acelerações e retomadas de velocidade. Ele também não é o mais silencioso em funcionamento, uma vez que o nível de ruído dentro da cabine é um pouco mais alto do que o desejado. Ainda assim, é bem elástico, o que permite a manutenção de um patamar de rendimento regular, independentemente da rotação.
De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, a Spin faz 7,7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol no tanque. Com gasolina, as médias de consumo devem girar em torno de 11,1 km/l no perímetro urbano e 12,7 km/l nas rodovias.
Equipamentos
A minivan vem com acendimento automático dos faróis, partida do motor por um botão na chave, câmera de ré, sensor de chuva, ar-condicionado, direção elétrica, travamento central das portas, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas e o modelo antigo da central multimídia MyLink, que ainda assim conta com suporte a Android Auto e Apple CarPlay, entre outros equipamentos.
A Spin também vem com o sistema de concièrge e assistência OnStar, que pode ser acionado por meio de um botão no espelho retrovisor. Além de ajudar o cliente em situações de emergência, a central de atendimento do serviço (pago) da Chevrolet pode fornecer informações como a previsão do tempo ou até indicar pontos de interesse.
A Spin Activ7 traz itens de segurança importantes, como os controles de estabilidade e de tração e o assistente de partida em rampas, embora cometa um deslize grave ao vir apenas com o airbag duplo frontal obrigatório por lei.
-
Motorização
-
1.8, 8V, 4 cilindros, flex
-
Combustível
-
Etanol / Gasolina
-
Potência (cv)
-
111 / 106
-
Torque (kgf.m)
-
17,7 / 16,8
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
10,2
-
Velocidade máxima (km/h)
-
173
-
Consumo cidade (km/l)
-
7,7 / 11,1
-
Consumo estrada (km/l)
-
9 / 12,7
-
Câmbio
-
Automático de 6 marchas
-
Tração
-
Dianteira
-
Direção
-
Elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
Independente, McPherson
-
Suspensão Traseira
-
Eixo de torção
-
Freios Dianteiros
-
Discos ventilados
-
Freios Traseiros
-
Tambores
-
Pneus
-
205/60 R16 mistos
-
Rodas
-
16 polegadas
-
Altura (mm)
-
1684
-
Comprimento (mm)
-
4360
-
Entre-eixos (mm)
-
2620
-
Largura (mm)
-
1735
-
Ocupantes
-
7
-
Peso (kg)
-
1207
-
Porta-malas (L)
-
756
-
Tanque (L)
-
53
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Entrada Auxiliar
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Faróis com regulagem de altura
-