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Chevrolet Spin: 7 lugares mais barato do Brasil ainda é a escolha ideal?

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

21/06/2023 04h00

Faz 11 anos que a Chevrolet Spin estreou no Brasil. Ainda que nunca tenha sido tão admirada quanto as antecessoras Meriva e Zafira, caiu nas graças de quem precisava de espaço para levar até sete pessoas.

O tempo passou e bastante coisa mudou na indústria automotiva, e isso pouco engloba o modelo dos nossos testes. A maior diferença entre 2012 e 2023 é a presença dominante dos SUVs, que tirou hatches médios, peruas e até minivans da jogada. Mas isso não foi capaz de atingir a Spin.

Em 2021, a GM tentou sair um pouco da "mesmice" com a chegada da versão que avaliamos, a aventureira Activ7 (R$ 136.690). Com ela, ganhou mais refinamento e valentia, mas sempre a partir da mesma receita.

Como será que se sai nos dias de hoje? Será que ela tem apelo ou está fadada a ficar no lugar onde sempre esteve? Vale ressaltar que o modelo 2025 deverá receber um banho de loja para receber a nova identidade visual da marca - ainda que mudanças mais profundas permaneçam fora do radar.

Chevrolet Spin Activ7

Preço

R$ 136.690
Carros
4,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Espaço interno e capacidade para passageiros
  • Facilidade de manutenção e reposição de peças
  • Boa liquidez de mercado

Pontos Negativos

  • Conectividade regular, mas antiquada
  • Idade do projeto
  • Só tem dois airbags

Veredito

A longevidade da Spin pode ser justificada por sua funcionalidade. Afinal de contas, não existe opção mais acessível para quem precisa de espaço para até sete passageiros. Essa é a maior virtude do modelo e a razão de sua existência, fazendo com que muitos clientes relevem algumas deficiências do projeto, como o desempenho tímido do motor 1.8, o design que nunca foi exatamente primoroso e o fato de não ser um SUV com as tecnologias de última geração. Se ao menos tivesse a multimídia do Tracker e do Onix...

Design

Beleza nunca foi o ponto forte da Spin. Ainda assim, a reestilização feita em 2018 acabou com boa parte dos problemas do projeto original. O conjunto óptico ficou maior e mais afilado, combinando bem com a nova grade menor e mais larga. Atrás, as lanternas foram substituídas por peças horizontais.

O interior, por sua vez, pouco mudou. Muitos itens foram herdados do finado Cobalt, como as saídas de ar-condicionado e o desenho do console central. Na última atualização visual, a GM trocou o cansado painel digital por um quadro de instrumentos mais moderno vindo do antigo Tracker.

Vida a bordo

Só que tudo isso fica em segundo plano quando analisamos o espaço interno. Não existe automóvel zero quilômetro no Brasil mais espaçoso do que a Spin em sua faixa de preço. Só ela leva sete pessoas abaixo dos R$ 150 mil, a não ser que se compre um veículo usado.

Além das três fileiras de bancos, a minivan da Chevrolet também é valorizada por quem precisa de espaço para as bagagens. A capacidade do porta-malas varia de 553 litros com a terceira fileira dobrada a 162 litros se todos os lugares estiverem ocupados. Precisa de bastante espaço? Então é só rebater as duas fileiras traseiras para ter 710 litros à disposição.

O único ponto é que não é o maior conforto do mundo quando se é alguém maior de mais ou menos 1,70m na terceira fileira. O local é mais adequado para crianças. O que faz a versão Activ levar certa vantagem com relação à bagagem (quando há tantas pessoas a bordo) é o rack de teto.

Consumo e desempenho

A Spin é o único modelo da gama atual da Chevrolet que usa o motor 1.8 SPE/4 Eco. Evolução do antigo Família I, o conjunto recebeu várias melhorias ao longo dos anos para se manter minimamente eficiente. São 111 cv com etanol e 106 cv quando o combustível é a gasolina. Já o torque máximo é de 17,7 kgfm e 16,8 kgfm, respectivamente.

Além do espaço interno, o que ajuda bastante nas viagens é a presença dos pneus todo o terreno. Com eles, a valentia na hora de enfrentar pedras, lama, areia e até buracos fica outra. Claro que, em contrapartida, é possível sentir o limite da aderência um pouco mais cedo, quando se está circulando no asfalto.

Associado ao câmbio automático de seis marchas, o motor não esbanja fôlego nas acelerações e retomadas de velocidade. Ele também não é o mais silencioso em funcionamento, uma vez que o nível de ruído dentro da cabine é um pouco mais alto do que o desejado. Ainda assim, é bem elástico, o que permite a manutenção de um patamar de rendimento regular, independentemente da rotação.

De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, a Spin faz 7,7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol no tanque. Com gasolina, as médias de consumo devem girar em torno de 11,1 km/l no perímetro urbano e 12,7 km/l nas rodovias.

Equipamentos

A minivan vem com acendimento automático dos faróis, partida do motor por um botão na chave, câmera de ré, sensor de chuva, ar-condicionado, direção elétrica, travamento central das portas, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas e o modelo antigo da central multimídia MyLink, que ainda assim conta com suporte a Android Auto e Apple CarPlay, entre outros equipamentos.

A Spin também vem com o sistema de concièrge e assistência OnStar, que pode ser acionado por meio de um botão no espelho retrovisor. Além de ajudar o cliente em situações de emergência, a central de atendimento do serviço (pago) da Chevrolet pode fornecer informações como a previsão do tempo ou até indicar pontos de interesse.

A Spin Activ7 traz itens de segurança importantes, como os controles de estabilidade e de tração e o assistente de partida em rampas, embora cometa um deslize grave ao vir apenas com o airbag duplo frontal obrigatório por lei.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.8, 8V, 4 cilindros, flex

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 111 / 106

  • Torque (kgf.m)

  • 17,7 / 16,8

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,2

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 173

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,7 / 11,1

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9 / 12,7

  • Câmbio

  • Automático de 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambores

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/60 R16 mistos

  • Rodas

  • 16 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1684

  • Comprimento (mm)

  • 4360

  • Entre-eixos (mm)

  • 2620

  • Largura (mm)

  • 1735

  • Ocupantes

  • 7

  • Peso (kg)

  • 1207

  • Porta-malas (L)

  • 756

  • Tanque (L)

  • 53

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Faróis com regulagem de altura

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