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Chevrolet Tracker RS: nova versão vale a pena ou é só 'banho de loja'?

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

17/04/2023 04h00

O Chevrolet Tracker acaba de fazer três anos de mercado. Para reforçar o apelo do SUV, que é o mais vendido do seu segmento, chega nas novas versões Midnight (R$ 141.960) e RS (R$ 159.750) - esta última testada pelo UOL Carros.

Na época em que surgiu, o Tracker estreou uma série de vantagens dentro do mercado de SUVs em dirigibilidade, tecnologia, segurança, conforto e desempenho. Agora, adiciona características mais esportivas, além de ser a nova opção mais em conta com a motorização mais potente 1.2 turbo. A estratégia da GM é similar ao que foi feito com outros modelos, como o Cruze, por exemplo.

E, como verá a seguir, o Tracker RS vai além da personalidade extra e do desempenho aprimorado. O pacote de equipamentos também foi revisado para retrabalhar o custo-benefício. Vale a pena?

Chevrolet Tracker RS

Preço

R$ 159.750
Carros
3,7 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

4,0

4,0

3,0

4,0

4,0

3,0

Pontos Positivos

  • Design
  • Consumo e desempenho
  • Conectividade

Pontos Negativos

  • Resposta do câmbio
  • Computador de bordo simples
  • Poderia ter carregador de indução

Veredito

Por R$ 3 mil a menos do que a versão Premier, a novidade traz o visual esportivo que precisava, o motor 1.2 turbo e o teto solar panorâmico que, antes, só a versão de topo tinha, além de manter os materiais mais refinados no interior. Por outro lado, perde algumas assistências de condução que servem à segurança, além de parte dos itens de comodidade. Não é a versão definitiva, mas é a melhor pedida para quem quer personalidade e desempenho, levando, "de quebra", parte dos itens de conforto e segurança da versão Premier. Quanto ao custo-benefício, ainda tem poder de encarar rivais das principais concorrentes.

Design e vida a bordo

Chevrolet Tracker RS estreia novas formas na grade e adereços esportivos Imagem: Marcelo Justo / UOL

Visual ficou mais refinado, especialmente pelos detalhes em black piano das rodas de 17 polegadas e da grade dianteira em colmeia.

Tem interior prático e consegue explorar o acabamento interno, que tem vários recortes, como o da sua linha de cintura na parte externa.

Superfícies plásticas receberam trabalho para ficarem mais refinadas, além de revestimentos sensíveis ao toque. Nelas e nos bancos, observamos as novas costuras, pintadas na cor vermelha, para dialogar com a proposta mais jovial.

Painel de instrumentos é simples, mas tem boa visualização, apesar de não entrar na moda dos painéis virtuais, como alguns dos seus rivais de categoria.

Por utilizar a plataforma do Onix, conta apenas com 2 cm a mais de entre-eixos do que o seu "irmão" hatch. Ainda assim, o espaço que sobra no interior é menor do que a variante sedã, o Onix Plus. Por isso, consegue acomodar até três adultos com conforto, são não com a mesma folga de espaço do seu "primo".

Consumo, desempenho e dirigibilidade

SUV se destaca belo bom equilíbrio entre desempenho e economia Imagem: Marcelo Justo / UOL

Tem boa ergonomia para quem está atrás do volante, se destacando pelo posicionamento de equipamentos e porta-objetos.

Bancos também são confortáveis para viagens de longos trechos, mas ainda tendem mais à firmeza da espuma.

Tem o melhor conjunto mecânico disponível para a gama de compactos da Chevrolet. Seu motor é um 1.2 turboflex que rende até 133 cv e 21,4 kgf. (com etanol). Vem acompanhado com o câmbio automático de seis marchas.

Acelera até 100 km/h em 9,4 segundos e chega à velocidade final de 185 km/h.

Segundo o Inmetro, na cidade, faz 7,2 km/l (etanol) e 10,4 km/l (gasolina). Na estrada, por sua vez, os números sobem, respectivamente, para 9,2 km/l e 13,2 km/l.

Apesar de ter ótimo escalonamento de marchas e resposta ágil ao acelerar, em alguns cenários, fica "indeciso" sobre qual marcha escolher.

Também peca em não oferecer aletas para trocas de marcha manualmente, que só é possível fazer por um botão na lateral da alavanca de câmbio.

Ajuste de suspensão também é bom e a GM conseguiu encontrar um bom alinhamento entre conforto e firmeza para não permitir que o carro incline demais nas curvas ou seja duro demais para o uso em piso ruim. A direção tem um ajuste mais voltado ao conforto, mas não deixa de lado a precisão.

Equipamentos e segurança

Interior traz materiais sensíveis ao toque, sistema concierge e conectividade Imagem: Marcelo Justo / UOL

Modelo oferece muitas tecnologias, especialmente quanto a conectividade. Além da central multimídia de 8 polegadas MyLink, que conta com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, ele tem ainda o sistema OnStar.

Na hora de usar a tela, vemos como é um dos sistemas mais intuitivos e de fácil conectividade. Ainda assim, poderia ser um pouco maior. Há rivais seus que têm telas maiores do que 10 polegadas.

O OnStar, por sua vez, trata-se do sistema de concierge de informações e rastreamento do carro, além da possibilidade de chamar serviços de emergência em caso de acidentes. O Tracker traz, ainda, o Wi-Fi integrado que permite conectar até sete dispositivos de uma só vez na rede.

Entre outros equipamentos, destacam-se: ar-condicionado digital; chave presencial com partida por botão; ajuste de altura e distância do volante; teto solar panorâmico; sensores de luz e chuva; câmera de ré; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; assistente de partida em rampa e de estacionamento.

Itens de segurança: seis airbags; controles de tração e estabilidade; alerta de ponto cego - posicionado pelo lado de fora do espelho, permitindo melhor visualização quando há um veículo fora do campo de visão do condutor

Chevrolet Tracker RS

Mecânica
  • Motorização

  • 1.2, 3 cil., 12V, turbo

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 133 / 132 a 5.500 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 21,4 / 19,4 a 2.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 9,4

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 185

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,2 / 10,4

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,2 / 13,2

  • Câmbio

  • Automático, 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 215/55 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1626

  • Comprimento (mm)

  • 4270

  • Entre-eixos (mm)

  • 2570

  • Largura (mm)

  • 1791

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1271

  • Porta-malas (L)

  • 393

  • Tanque (L)

  • 44

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Faróis com regulagem de altura

Concorrentes

Nissan Kicks Exclusive

Hyundai Creta Platinum

Volkswagen T-Cross Highline

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