Chevrolet Tracker RS: nova versão vale a pena ou é só 'banho de loja'?
Guilherme Menezes
Do UOL, em São Paulo
17/04/2023 04h00
O Chevrolet Tracker acaba de fazer três anos de mercado. Para reforçar o apelo do SUV, que é o mais vendido do seu segmento, chega nas novas versões Midnight (R$ 141.960) e RS (R$ 159.750) - esta última testada pelo UOL Carros.
Na época em que surgiu, o Tracker estreou uma série de vantagens dentro do mercado de SUVs em dirigibilidade, tecnologia, segurança, conforto e desempenho. Agora, adiciona características mais esportivas, além de ser a nova opção mais em conta com a motorização mais potente 1.2 turbo. A estratégia da GM é similar ao que foi feito com outros modelos, como o Cruze, por exemplo.
E, como verá a seguir, o Tracker RS vai além da personalidade extra e do desempenho aprimorado. O pacote de equipamentos também foi revisado para retrabalhar o custo-benefício. Vale a pena?
Chevrolet Tracker RS
Preço
R$ 159.7504,0
4,0
4,0
3,0
4,0
4,0
3,0
Pontos Positivos
- Design
- Consumo e desempenho
- Conectividade
Pontos Negativos
- Resposta do câmbio
- Computador de bordo simples
- Poderia ter carregador de indução
Veredito
Por R$ 3 mil a menos do que a versão Premier, a novidade traz o visual esportivo que precisava, o motor 1.2 turbo e o teto solar panorâmico que, antes, só a versão de topo tinha, além de manter os materiais mais refinados no interior. Por outro lado, perde algumas assistências de condução que servem à segurança, além de parte dos itens de comodidade. Não é a versão definitiva, mas é a melhor pedida para quem quer personalidade e desempenho, levando, "de quebra", parte dos itens de conforto e segurança da versão Premier. Quanto ao custo-benefício, ainda tem poder de encarar rivais das principais concorrentes.
Design e vida a bordo
Visual ficou mais refinado, especialmente pelos detalhes em black piano das rodas de 17 polegadas e da grade dianteira em colmeia.
Tem interior prático e consegue explorar o acabamento interno, que tem vários recortes, como o da sua linha de cintura na parte externa.
Superfícies plásticas receberam trabalho para ficarem mais refinadas, além de revestimentos sensíveis ao toque. Nelas e nos bancos, observamos as novas costuras, pintadas na cor vermelha, para dialogar com a proposta mais jovial.
Painel de instrumentos é simples, mas tem boa visualização, apesar de não entrar na moda dos painéis virtuais, como alguns dos seus rivais de categoria.
Por utilizar a plataforma do Onix, conta apenas com 2 cm a mais de entre-eixos do que o seu "irmão" hatch. Ainda assim, o espaço que sobra no interior é menor do que a variante sedã, o Onix Plus. Por isso, consegue acomodar até três adultos com conforto, são não com a mesma folga de espaço do seu "primo".
Consumo, desempenho e dirigibilidade
Tem boa ergonomia para quem está atrás do volante, se destacando pelo posicionamento de equipamentos e porta-objetos.
Bancos também são confortáveis para viagens de longos trechos, mas ainda tendem mais à firmeza da espuma.
Tem o melhor conjunto mecânico disponível para a gama de compactos da Chevrolet. Seu motor é um 1.2 turboflex que rende até 133 cv e 21,4 kgf. (com etanol). Vem acompanhado com o câmbio automático de seis marchas.
Acelera até 100 km/h em 9,4 segundos e chega à velocidade final de 185 km/h.
Segundo o Inmetro, na cidade, faz 7,2 km/l (etanol) e 10,4 km/l (gasolina). Na estrada, por sua vez, os números sobem, respectivamente, para 9,2 km/l e 13,2 km/l.
Apesar de ter ótimo escalonamento de marchas e resposta ágil ao acelerar, em alguns cenários, fica "indeciso" sobre qual marcha escolher.
Também peca em não oferecer aletas para trocas de marcha manualmente, que só é possível fazer por um botão na lateral da alavanca de câmbio.
Ajuste de suspensão também é bom e a GM conseguiu encontrar um bom alinhamento entre conforto e firmeza para não permitir que o carro incline demais nas curvas ou seja duro demais para o uso em piso ruim. A direção tem um ajuste mais voltado ao conforto, mas não deixa de lado a precisão.
Equipamentos e segurança
Modelo oferece muitas tecnologias, especialmente quanto a conectividade. Além da central multimídia de 8 polegadas MyLink, que conta com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, ele tem ainda o sistema OnStar.
Na hora de usar a tela, vemos como é um dos sistemas mais intuitivos e de fácil conectividade. Ainda assim, poderia ser um pouco maior. Há rivais seus que têm telas maiores do que 10 polegadas.
O OnStar, por sua vez, trata-se do sistema de concierge de informações e rastreamento do carro, além da possibilidade de chamar serviços de emergência em caso de acidentes. O Tracker traz, ainda, o Wi-Fi integrado que permite conectar até sete dispositivos de uma só vez na rede.
Entre outros equipamentos, destacam-se: ar-condicionado digital; chave presencial com partida por botão; ajuste de altura e distância do volante; teto solar panorâmico; sensores de luz e chuva; câmera de ré; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; assistente de partida em rampa e de estacionamento.
Itens de segurança: seis airbags; controles de tração e estabilidade; alerta de ponto cego - posicionado pelo lado de fora do espelho, permitindo melhor visualização quando há um veículo fora do campo de visão do condutor
Chevrolet Tracker RS
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Motorização
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1.2, 3 cil., 12V, turbo
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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133 / 132 a 5.500 rpm
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Torque (kgf.m)
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21,4 / 19,4 a 2.000 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
9,4
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Velocidade máxima (km/h)
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185
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Consumo cidade (km/l)
-
7,2 / 10,4
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Consumo estrada (km/l)
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9,2 / 13,2
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Câmbio
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Automático, 6 marchas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Eixo de torção
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Tambor
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Pneus
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215/55 R17
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Rodas
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17 polegadas
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Altura (mm)
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1626
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Comprimento (mm)
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4270
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Entre-eixos (mm)
-
2570
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Largura (mm)
-
1791
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1271
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Porta-malas (L)
-
393
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Tanque (L)
-
44
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Faróis com regulagem de altura
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