Chevrolet Tracker RS: nova versão vale a pena ou é só 'banho de loja'?
O Chevrolet Tracker acaba de fazer três anos de mercado. Para reforçar o apelo do SUV, que é o mais vendido do seu segmento, chega nas novas versões Midnight (R$ 141.960) e RS (R$ 159.750) - esta última testada pelo UOL Carros.
Na época em que surgiu, o Tracker estreou uma série de vantagens dentro do mercado de SUVs em dirigibilidade, tecnologia, segurança, conforto e desempenho. Agora, adiciona características mais esportivas, além de ser a nova opção mais em conta com a motorização mais potente 1.2 turbo. A estratégia da GM é similar ao que foi feito com outros modelos, como o Cruze, por exemplo.
E, como verá a seguir, o Tracker RS vai além da personalidade extra e do desempenho aprimorado. O pacote de equipamentos também foi revisado para retrabalhar o custo-benefício. Vale a pena?
Chevrolet Tracker RS
Preço
R$ 159.750Pontos Positivos
- Design
- Consumo e desempenho
- Conectividade
Pontos Negativos
- Resposta do câmbio
- Computador de bordo simples
- Poderia ter carregador de indução
Veredito
Por R$ 3 mil a menos do que a versão Premier, a novidade traz o visual esportivo que precisava, o motor 1.2 turbo e o teto solar panorâmico que, antes, só a versão de topo tinha, além de manter os materiais mais refinados no interior. Por outro lado, perde algumas assistências de condução que servem à segurança, além de parte dos itens de comodidade. Não é a versão definitiva, mas é a melhor pedida para quem quer personalidade e desempenho, levando, "de quebra", parte dos itens de conforto e segurança da versão Premier. Quanto ao custo-benefício, ainda tem poder de encarar rivais das principais concorrentes.
Design e vida a bordo
Visual ficou mais refinado, especialmente pelos detalhes em black piano das rodas de 17 polegadas e da grade dianteira em colmeia.
Tem interior prático e consegue explorar o acabamento interno, que tem vários recortes, como o da sua linha de cintura na parte externa.
Superfícies plásticas receberam trabalho para ficarem mais refinadas, além de revestimentos sensíveis ao toque. Nelas e nos bancos, observamos as novas costuras, pintadas na cor vermelha, para dialogar com a proposta mais jovial.
Painel de instrumentos é simples, mas tem boa visualização, apesar de não entrar na moda dos painéis virtuais, como alguns dos seus rivais de categoria.
Por utilizar a plataforma do Onix, conta apenas com 2 cm a mais de entre-eixos do que o seu "irmão" hatch. Ainda assim, o espaço que sobra no interior é menor do que a variante sedã, o Onix Plus. Por isso, consegue acomodar até três adultos com conforto, são não com a mesma folga de espaço do seu "primo".
Consumo, desempenho e dirigibilidade
Tem boa ergonomia para quem está atrás do volante, se destacando pelo posicionamento de equipamentos e porta-objetos.
Bancos também são confortáveis para viagens de longos trechos, mas ainda tendem mais à firmeza da espuma.
Tem o melhor conjunto mecânico disponível para a gama de compactos da Chevrolet. Seu motor é um 1.2 turboflex que rende até 133 cv e 21,4 kgf. (com etanol). Vem acompanhado com o câmbio automático de seis marchas.
Acelera até 100 km/h em 9,4 segundos e chega à velocidade final de 185 km/h.
Segundo o Inmetro, na cidade, faz 7,2 km/l (etanol) e 10,4 km/l (gasolina). Na estrada, por sua vez, os números sobem, respectivamente, para 9,2 km/l e 13,2 km/l.
Apesar de ter ótimo escalonamento de marchas e resposta ágil ao acelerar, em alguns cenários, fica "indeciso" sobre qual marcha escolher.
Também peca em não oferecer aletas para trocas de marcha manualmente, que só é possível fazer por um botão na lateral da alavanca de câmbio.
Ajuste de suspensão também é bom e a GM conseguiu encontrar um bom alinhamento entre conforto e firmeza para não permitir que o carro incline demais nas curvas ou seja duro demais para o uso em piso ruim. A direção tem um ajuste mais voltado ao conforto, mas não deixa de lado a precisão.
Equipamentos e segurança
Modelo oferece muitas tecnologias, especialmente quanto a conectividade. Além da central multimídia de 8 polegadas MyLink, que conta com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, ele tem ainda o sistema OnStar.
Na hora de usar a tela, vemos como é um dos sistemas mais intuitivos e de fácil conectividade. Ainda assim, poderia ser um pouco maior. Há rivais seus que têm telas maiores do que 10 polegadas.
O OnStar, por sua vez, trata-se do sistema de concierge de informações e rastreamento do carro, além da possibilidade de chamar serviços de emergência em caso de acidentes. O Tracker traz, ainda, o Wi-Fi integrado que permite conectar até sete dispositivos de uma só vez na rede.
Entre outros equipamentos, destacam-se: ar-condicionado digital; chave presencial com partida por botão; ajuste de altura e distância do volante; teto solar panorâmico; sensores de luz e chuva; câmera de ré; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; assistente de partida em rampa e de estacionamento.
Itens de segurança: seis airbags; controles de tração e estabilidade; alerta de ponto cego - posicionado pelo lado de fora do espelho, permitindo melhor visualização quando há um veículo fora do campo de visão do condutor
Chevrolet Tracker RS
Motorização
1.2, 3 cil., 12V, turbo
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
133 / 132 a 5.500 rpm
Torque (kgf.m)
21,4 / 19,4 a 2.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,4
Velocidade máxima (km/h)
185
Consumo cidade (km/l)
7,2 / 10,4
Consumo estrada (km/l)
9,2 / 13,2
Câmbio
Automático, 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambor
Pneus
215/55 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1626
Comprimento (mm)
4270
Entre-eixos (mm)
2570
Largura (mm)
1791
Ocupantes
5
Peso (kg)
1271
Porta-malas (L)
393
Tanque (L)
44
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Faróis com regulagem de altura
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