Citroën Basalt: SUV cupê tem porta-malas de sedã e preço de hatch
Lançado no início de outubro, o Citroën Basalt chegou para ampliar a família de compactos da marca francesa, ao lado do hatch C3 e do SUV C3 Aircross.
Com perfil de cupê, graças à tampa traseira mais inclinada, a novidade da Citroën chega com porta-malas de sedã, com quase 500 litros de capacidade, e preço de hatch.
Sua versão de entrada atualmente está em oferta por R$ 89.990 e vem equipada com câmbio manual e motor 1.0 aspirado.
É mais barata do que variantes de topo de hatches compactos como Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
Nesta avaliação, vamos explicar em detalhes como é o Basalt na configuração mais completa, a Shine, que sai por R$ 115.890 e traz propulsor 1.0 turbo flex mais transmissão CVT sob o capô.
Desvendando o Citroën Basalt
Design: o Basalt tem, até a coluna C, praticamente o mesmo desenho do Aircross, incluindo a dianteira com luzes diurnas de LEDs rente ao capô e os faróis posicionados mais abaixo.
O estilo robusto é reforçado com molduras plásticas nas caixas de roda e pelo generoso vão livre do solo.
Obviamente, o que mais chama a atenção é a traseira com estilo cupê, exibindo vidro bem inclinado na tampa do porta-malas, que traz um aerofólio integrado, e lanternas tridimensionais com o formato da letra "C".
Pessoalmente, considero o desenho bem equilibrado, mais harmonioso do que o do Fiat Fastback, o outro SUV cupê do Grupo Stellantis.
No Basalt, o perfil de cupê traz a impressão de que se trata de um SUV mais caro e sofisticado.
Vida a bordo: o Basalt, da mesma forma que os "irmãos" C3 e C3 Aircross, com os quais divide plataforma CMP e uma série de componentes, foi concebido com foco no custo-benefício e no preço competitivo.
Por essa razão, o interior é simples, com predominância dos revestimentos de plástico rígido, mas com avanços em relação ao C3 - o modelo mais barato da família.
A chave já é do tipo canivete, enquanto no C3 ela é tão simples que parece ser daquelas usadas em motos de baixa cilindrada.
Outra melhoria em relação ao hatch é o painel de instrumentos digital de sete polegadas do Basalt, igual ao utilizado no Aircross e bem mais elaborado do que o do C3.
Na versão topo de linha Shine que avaliamos, um terceiro item que ajuda a compensar a simplicidade a bordo: o ar-condicionado automático e digital, que estreou no Basalt e agora é um item opcional no Aircross.
A configuração avaliada traz, ainda, sensores de estacionamento traseiros, bancos e volante com revestimento de material sintético "premium", rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas e dois itens relevantes, disponíveis desde a versão de entrada Feel: câmera de ré e central multimídia de dez polegadas com conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay.
Assim como no C3 e no Aircross, a posição de dirigir é bem alta, mesmo com ajuste de altura no banco do motorista - pessoalmente, preferia que fosse um pouco mais baixa.
Medindo 2,64 m de distância entre-eixos, o Basalt traz bom espaço interno e, mesmo com perfil de cupê, acomoda bem até três pessoas no banco traseiro.
Graças ao balanço traseiro alongado, que é a extensão da carroceria após o eixo de trás, o porta-malas também é amplo e tem capacidade semelhante à de sedãs: leva até 490 litros de bagagens no padrão VDA.
Um ponto negativo é o uso de lâmpadas halógenas nos faróis e nas lanternas, mesmo na variante topo de linha - nela, apenas as luzes de condução diurna são de LEDs.
Vale destacar que concorrentes na categoria de SUVs compactos já saem da fábrica com faróis full-LED.
Segurança: o Basalt traz estrutura praticamente idêntica à do Aircross, que recentemente foi avaliado com nota zero em teste de impacto do Latin NCAP.
A Stellantis, responsável pela marca Citroën, se manifestou sobre o teste afirmando que "reforça seu compromisso com a segurança veicular e que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes. A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva".
O Basalt sai da fábrica com quatro airbags, controles de tração e estabilidade e monitoramento da pressão dos pneus.
Desempenho: o Basalt Shine traz conjunto mecânico que equipa vários modelos da Stellantis e combina bom desempenho com baixo consumo de combustível.
O propulsor 1.0 turbo flex T200, com seus 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, proporciona bastante fôlego mesmo em rotações mais baixas e é bem gerenciado pelo câmbio CVT com sete marchas simuladas.
As suspensões são bem calibradas, entregando conforto sem muita rolagem da carroceria, enquanto o consumo médio, segundo o ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é de 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol no tanque.
Abastecido com gasolina, as médias sobem para, respectivamente, 11,9 km/l e 13,7 km/l.
Equipamentos: vem de série com volante ajustável em altura, banco do motorista com ajuste de altura, bancos com revestimento de material sintético, quatro airbags, alarme, chave canivete com telecomando, monitoramento da pressão dos pneus, central multimídia de 10,25 polegadas, painel digital de sete polegadas, controle de velocidade de cruzeiro convencional, limitador de velocidade, câmera traseira, sensores de estacionamento traseiros, ar-condicionado digital e rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas.
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Citroën Basalt Shine
Preço
R$ 115.890Pontos Positivos
- Preço
- Desempenho
- Consumo de combustível
- Espaço interno
- Design
Pontos Negativos
- Posição de dirigir alta demais, mesmo com banco do motorista ajustável em altura
- Só tem 4 airbags em todas as configurações
- Não traz faróis de LED nem nas versões mais caras
Veredito
O Citroën Basalt é um SUV bonito e espaçoso, que tem preço bastante competitivo e conjunto mecânico esperto com baixo consumo de combustível. Por outro lado, carece de mais airbags e assistências à condução, que poderiam ser disponibilizados pelo menos como opcionais.
Motorização
1.0 turbo flex, 3 cilindros
Combustível
Gasolina ou etanol em qualquer proporção
Potência (cv)
130 cv
Torque (kgf.m)
20,4 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,7 segundos
Velocidade máxima (km/h)
199 km/h
Consumo cidade (km/l)
8,3 km/l (etanol) / 11,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
9,6 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)
Câmbio
CVT, 7 marchas simuladas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente do tipo McPherson com barra estabilizadora e stop hidráulico
Suspensão Traseira
Eixo de torção com stop hidráulico
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambores
Pneus
205/60 R16
Rodas
16 polegadas
Altura (mm)
1.585 mm
Comprimento (mm)
4.343 mm
Entre-eixos (mm)
2.645 mm
Largura (mm)
1.821 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.191 kg em ordem de marcha
Porta-malas (L)
490 litros (VDA)
Tanque (L)
47 litros
10.000 km
R$ 486
20.000 km
R$ 887
30.000 km
R$ 486
40.000 km
R$ 1.463
50.000 km
R$ 486
60.000 km
R$ 1.183
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Faróis de neblina
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