Citroën C4 Cactus: vale a pena comprar SUV que teve disparada nas vendas?
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
25/08/2022 04h00
Lançado em 2018, o Citroën C4 Cactus chamou atenção é época por conta do visual diferente, mesclando características de hatches médios e SUVs compactos, e dos itens de segurança, que incluíam frenagem automática.
Apesar das qualidades, o utilitário esportivo da marca francesa não decolou nas vendas e ficou restrito ao papel de coadjuvante na sua categoria.
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Desde a sua estreia, o Cactus é praticamente o mesmo veículo, mantendo suas virtudes e defeitos, enquanto muitos dos seus rivais evoluíram em relação a aspectos como conectividade e assistências à condução.
Após a incorporação da Citroën pela Stellantis no ano passado, o Cactus passou a ser oferecido com descontos agressivos, o que ajudou a alavancar suas vendas: de janeiro a julho deste ano, foram emplacadas 11.416 unidades, contra 9.587 em igual período de 2021 - um aumento de 19%.
Confira abaixo a avaliação do C4 Cactus na versão Shine Pack THP, a mais completa da gama e que hoje tem preço sugerido de R$ 142.390.
Vale a pena? Confira a seguir e tire suas próprias conclusões.
Citroën C4 Cactus Shine Pack
4,0
4,0
5,0
4,0
4,0
4,0
Pontos Positivos
- Motor potente e eficiente
- Design
- Equipamentos de segurança
Pontos Negativos
- Está sem atualizações desde o lançamento, em 2018
Veredito
O Citroën C4 Cactus, na sua versão topo de linha, traz um pacote generoso de equipamentos de segurança e o excelente motor 1.6 turbo flex THP. Com porte intermediário entre hatches médios e SUVs compactos, também traz no design um ponto forte. Ao mesmo tempo, já está defasado em alguns aspectos ante a concorrência ao não trazer painel digital colorido e contar com multimídia pior do que a de muitos rivais. Considerando o preço da versão mais cara, as configurações mais simples trazem melhor custo-benefício.
ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS
Com 2,60 m de distância entre-eixos e 1,71 m de largura, o C4 Cactus traz bastante espaço para os ocupantes dianteiros e quem vai no banco de trás não passa aperto - o conforto é prejudicado se houver mais de dois passageiros na segunda fileira de assentos.
O porta-malas, com 320 litros de capacidade, poderia ser maior, considerando que estamos falando de um SUV e não de um hatch compacto.
No geral, o Cactus está dentro da média em relação ao espaço interno em sua categoria.
Quanto aos equipamentos, na versão de topo o Citroën está bem servido, embora em alguns aspectos já evidencie a idade do projeto.
Com apenas sete polegadas, a central multimídia tem conexão via Android Auto e Apple CarPlay, mas ainda exige o uso de fio para a sincronização de celulares - que fica dependurado, já que a porta USB está posicionada ao lado da tela.
Por sua vez, o painel de instrumentos é digital, mas utiliza uma tela monocromática que fica atrás de alguns concorrentes, nos quais ela é colorida e de alta resolução;
Por outro lado, a lista de itens de série é extensa e inclui ar-condicionado automático e digital, bancos de couro sintético, volante multifuncional, sensor de chave, partida do motor por botão, faróis de neblina, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e sensor de chuva.
O carro também é equipado com um seletor que ajusta o controle eletrônico de tração conforme o tipo de terreno.
DESEMPENHO E CONSUMO
O C4 Cactus brilha nesse quesito graças ao vigor do motor 1.6 turbo flex THP, capaz de render 173 cv de potência e generosos 24,5 kgfm de torque a apenas 1.400 rpm.
Combinado com a transmissão automática de seis velocidades, o propulsor proporciona agilidade nas acelerações e nas retomadas e sobra para tracionar os 1.214 kg do SUV.
Na versão topo de linha, a única a contar com o motor THP, a condução seria ainda mais esportiva, não fosse o ajuste das suspensões extremamente focado no conforto - o que agrada muita gente, mas dá uma certa "anestesiada" na condução.
Também contribui para a pegada mais voltada ao conforto a direção elétrica extremamente leve, que é bem-vinda na hora de manobrar o carro, mas não agrada tanto quem busca uma condução um pouco mais afiada.
Vale destacar que, em nome da segurança, a assistência elétrica da direção é do tipo progressivo - ou seja, o volante vai ficando mais pesado à medida que a velocidade aumenta.
Em relação ao consumo, o carro manda muito bem, principalmente quando está abastecido com gasolina: o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informa médias de 8,2 km/ na cidade e de 9,5 km/l na estrada, com etanol no tanque, e de, respectivamente, 11,7 km/l e 13,4 km/l com gasolina.
DESIGN
Esse é um ponto alto do Cactus, que não passa despercebido com seu conjunto ótico dividido em duas seções - as luzes de condução diurna de LEDs são integradas à grade, enquanto os faróis propriamente ditos, com lâmpadas halógenas, estão posicionados mais abaixo.
Na traseira, a coluna C na mesma cor da carroceria traz uma espécie de moldura na cor preta que ajuda a dar um aspecto mais premium e original ao utilitário esportivo.
As lanternas horizontais e estreitas são outro elemento que distingue o C4 Cactus de outros SUVs, bem como as barras transversais de teto bem pronunciadas.
Por dentro, o SUV da Citroën investe em um visual mais sóbrio, mas que traz "ousadias" como linhas pontilhadas em baixo relevo na parte superior do painel das portas e uma pequena faixa de tecido na extremidade direita do painel, ao lado da saída do ar-condicionado.
SEGURANÇA
Quando chegou ao mercado em 2018, o utilitário esportivo da Citroën inovou ao trazer equipamentos de segurança ativa inéditos em sua categoria e que até hoje alguns concorrentes não oferecem.
Apenas na versão mais completa ele traz o pacote de assistências à condução composto por alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência; alerta de saída de faixa (que não mantém o veículo entre as demarcações da pista); e detector de fadiga.
O carro conta, ainda, com seis airbags de série, câmera de ré, sensor de pressão dos pneus e controles de tração e estabilidade com assistente de partida em declives.
Contudo, não vem com sensores de estacionamento traseiros, que podem ser instalados como acessórios, enquanto o controle de velocidade de cruzeiro é do tipo convencional, que não ajusta automaticamente a distância em relação ao veículo à frente,
MERCADO
Bonito, com espaço interno na média da categoria e equipado com motor potente, o C4 Cactus topo de linha é um SUV que inegavelmente tem suas qualidades.
Contudo, já é um carro carente de atualizações ao ser comparado com a concorrência, que está cada vez mais forte e competitiva em termos de tecnologia e competitividade.
Até alguns dias atrás, o Citroën mais completo tinha como maior virtude o custo, trazendo preço sugerido abaixo de R$ 130 mil.
No entanto, com o recente reajuste, já se aproxima dos R$ 145 mil e já não é tão atraente assim - vale destacar que, dentro da própria Stellantis, dona da Citroën, o Jeep Compass Sport sai por R$ 128.971 e traz motor mais forte e bom pacote de equipamentos.
Também é importante ressaltar que, na prática, você consegue fechar negócio por valores abaixo daqueles divulgados oficialmente - mas isso não é exclusividade do C4.
Considerando os aspectos acima, o Cactus é uma alternativa a ser considerada nas versões intermediárias e também na configuração de entrada (R$ 106.290), equipadas com motor 1.6 aspirado de 120 cv e 15,7 kgfm, mais transmissão automática de seis marchas.
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Motorização
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Motor 1.6 turbo flex de 4 cilindros e 16 válvulas
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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173 cv / 166 cv a 6.000 rpm
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Torque (kgf.m)
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24,5 kgfm a 1.400 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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7,3 s / 7,5 s
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Velocidade máxima (km/h)
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212 km/h
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Consumo cidade (km/l)
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8,2 km/l (etanol) / 11,7 km/l (gasolina)
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Consumo estrada (km/l)
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9.5 km/l (etanol) / 13,4 km/l (gasolina)
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Câmbio
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Automático de 6 marchas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Eixo de torção
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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205/55 R17
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Rodas
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17 polegadas
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Altura (mm)
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1.563
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Comprimento (mm)
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4.170
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Entre-eixos (mm)
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2.600
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Largura (mm)
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1.714
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.214
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Porta-malas (L)
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320
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Tanque (L)
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55
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10.000 km
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R$ 652
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20.000 km
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R$ 1.062
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30.000 km
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R$ 652
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40.000 km
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R$ 1.646
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50.000 km
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R$ 652
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60.000 km
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R$ 1.062
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Alerta de colisão
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