Citroën C4 Cactus: vale a pena comprar SUV que teve disparada nas vendas?
Lançado em 2018, o Citroën C4 Cactus chamou atenção é época por conta do visual diferente, mesclando características de hatches médios e SUVs compactos, e dos itens de segurança, que incluíam frenagem automática.
Apesar das qualidades, o utilitário esportivo da marca francesa não decolou nas vendas e ficou restrito ao papel de coadjuvante na sua categoria.
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Desde a sua estreia, o Cactus é praticamente o mesmo veículo, mantendo suas virtudes e defeitos, enquanto muitos dos seus rivais evoluíram em relação a aspectos como conectividade e assistências à condução.
Após a incorporação da Citroën pela Stellantis no ano passado, o Cactus passou a ser oferecido com descontos agressivos, o que ajudou a alavancar suas vendas: de janeiro a julho deste ano, foram emplacadas 11.416 unidades, contra 9.587 em igual período de 2021 - um aumento de 19%.
Confira abaixo a avaliação do C4 Cactus na versão Shine Pack THP, a mais completa da gama e que hoje tem preço sugerido de R$ 142.390.
Vale a pena? Confira a seguir e tire suas próprias conclusões.
Citroën C4 Cactus Shine Pack
Pontos Positivos
- Motor potente e eficiente
- Design
- Equipamentos de segurança
Pontos Negativos
- Está sem atualizações desde o lançamento, em 2018
Veredito
O Citroën C4 Cactus, na sua versão topo de linha, traz um pacote generoso de equipamentos de segurança e o excelente motor 1.6 turbo flex THP. Com porte intermediário entre hatches médios e SUVs compactos, também traz no design um ponto forte. Ao mesmo tempo, já está defasado em alguns aspectos ante a concorrência ao não trazer painel digital colorido e contar com multimídia pior do que a de muitos rivais. Considerando o preço da versão mais cara, as configurações mais simples trazem melhor custo-benefício.
ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS
Com 2,60 m de distância entre-eixos e 1,71 m de largura, o C4 Cactus traz bastante espaço para os ocupantes dianteiros e quem vai no banco de trás não passa aperto - o conforto é prejudicado se houver mais de dois passageiros na segunda fileira de assentos.
O porta-malas, com 320 litros de capacidade, poderia ser maior, considerando que estamos falando de um SUV e não de um hatch compacto.
No geral, o Cactus está dentro da média em relação ao espaço interno em sua categoria.
Quanto aos equipamentos, na versão de topo o Citroën está bem servido, embora em alguns aspectos já evidencie a idade do projeto.
Com apenas sete polegadas, a central multimídia tem conexão via Android Auto e Apple CarPlay, mas ainda exige o uso de fio para a sincronização de celulares - que fica dependurado, já que a porta USB está posicionada ao lado da tela.
Por sua vez, o painel de instrumentos é digital, mas utiliza uma tela monocromática que fica atrás de alguns concorrentes, nos quais ela é colorida e de alta resolução;
Por outro lado, a lista de itens de série é extensa e inclui ar-condicionado automático e digital, bancos de couro sintético, volante multifuncional, sensor de chave, partida do motor por botão, faróis de neblina, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e sensor de chuva.
O carro também é equipado com um seletor que ajusta o controle eletrônico de tração conforme o tipo de terreno.
DESEMPENHO E CONSUMO
O C4 Cactus brilha nesse quesito graças ao vigor do motor 1.6 turbo flex THP, capaz de render 173 cv de potência e generosos 24,5 kgfm de torque a apenas 1.400 rpm.
Combinado com a transmissão automática de seis velocidades, o propulsor proporciona agilidade nas acelerações e nas retomadas e sobra para tracionar os 1.214 kg do SUV.
Na versão topo de linha, a única a contar com o motor THP, a condução seria ainda mais esportiva, não fosse o ajuste das suspensões extremamente focado no conforto - o que agrada muita gente, mas dá uma certa "anestesiada" na condução.
Também contribui para a pegada mais voltada ao conforto a direção elétrica extremamente leve, que é bem-vinda na hora de manobrar o carro, mas não agrada tanto quem busca uma condução um pouco mais afiada.
Vale destacar que, em nome da segurança, a assistência elétrica da direção é do tipo progressivo - ou seja, o volante vai ficando mais pesado à medida que a velocidade aumenta.
Em relação ao consumo, o carro manda muito bem, principalmente quando está abastecido com gasolina: o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informa médias de 8,2 km/ na cidade e de 9,5 km/l na estrada, com etanol no tanque, e de, respectivamente, 11,7 km/l e 13,4 km/l com gasolina.
DESIGN
Esse é um ponto alto do Cactus, que não passa despercebido com seu conjunto ótico dividido em duas seções - as luzes de condução diurna de LEDs são integradas à grade, enquanto os faróis propriamente ditos, com lâmpadas halógenas, estão posicionados mais abaixo.
Na traseira, a coluna C na mesma cor da carroceria traz uma espécie de moldura na cor preta que ajuda a dar um aspecto mais premium e original ao utilitário esportivo.
As lanternas horizontais e estreitas são outro elemento que distingue o C4 Cactus de outros SUVs, bem como as barras transversais de teto bem pronunciadas.
Por dentro, o SUV da Citroën investe em um visual mais sóbrio, mas que traz "ousadias" como linhas pontilhadas em baixo relevo na parte superior do painel das portas e uma pequena faixa de tecido na extremidade direita do painel, ao lado da saída do ar-condicionado.
SEGURANÇA
Quando chegou ao mercado em 2018, o utilitário esportivo da Citroën inovou ao trazer equipamentos de segurança ativa inéditos em sua categoria e que até hoje alguns concorrentes não oferecem.
Apenas na versão mais completa ele traz o pacote de assistências à condução composto por alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência; alerta de saída de faixa (que não mantém o veículo entre as demarcações da pista); e detector de fadiga.
O carro conta, ainda, com seis airbags de série, câmera de ré, sensor de pressão dos pneus e controles de tração e estabilidade com assistente de partida em declives.
Contudo, não vem com sensores de estacionamento traseiros, que podem ser instalados como acessórios, enquanto o controle de velocidade de cruzeiro é do tipo convencional, que não ajusta automaticamente a distância em relação ao veículo à frente,
MERCADO
Bonito, com espaço interno na média da categoria e equipado com motor potente, o C4 Cactus topo de linha é um SUV que inegavelmente tem suas qualidades.
Contudo, já é um carro carente de atualizações ao ser comparado com a concorrência, que está cada vez mais forte e competitiva em termos de tecnologia e competitividade.
Até alguns dias atrás, o Citroën mais completo tinha como maior virtude o custo, trazendo preço sugerido abaixo de R$ 130 mil.
No entanto, com o recente reajuste, já se aproxima dos R$ 145 mil e já não é tão atraente assim - vale destacar que, dentro da própria Stellantis, dona da Citroën, o Jeep Compass Sport sai por R$ 128.971 e traz motor mais forte e bom pacote de equipamentos.
Também é importante ressaltar que, na prática, você consegue fechar negócio por valores abaixo daqueles divulgados oficialmente - mas isso não é exclusividade do C4.
Considerando os aspectos acima, o Cactus é uma alternativa a ser considerada nas versões intermediárias e também na configuração de entrada (R$ 106.290), equipadas com motor 1.6 aspirado de 120 cv e 15,7 kgfm, mais transmissão automática de seis marchas.
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Motorização
Motor 1.6 turbo flex de 4 cilindros e 16 válvulas
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
173 cv / 166 cv a 6.000 rpm
Torque (kgf.m)
24,5 kgfm a 1.400 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
7,3 s / 7,5 s
Velocidade máxima (km/h)
212 km/h
Consumo cidade (km/l)
8,2 km/l (etanol) / 11,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
9.5 km/l (etanol) / 13,4 km/l (gasolina)
Câmbio
Automático de 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
205/55 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.563
Comprimento (mm)
4.170
Entre-eixos (mm)
2.600
Largura (mm)
1.714
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.214
Porta-malas (L)
320
Tanque (L)
55
10.000 km
R$ 652
20.000 km
R$ 1.062
30.000 km
R$ 652
40.000 km
R$ 1.646
50.000 km
R$ 652
60.000 km
R$ 1.062
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Alerta de colisão
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