Compass Blackhawk: com quase 300 cv, SUV tem alma esportiva e vem completo
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo
01/07/2024 04h00
SUV médio mais vendido do Brasil, o Jeep Compass recebeu uma série de atualizações na linha 2025 lançada em abril - enquanto a nova geração, prevista para 2026, não chega às concessionárias.
Dentre as principais novidades estão a ampliação da garantia total de três para cinco anos, válida para toda a gama da Jeep, e a introdução do motor 2.0 turbo Hurricane a gasolina de 272 cv e 40,8 kgfm - disponível exclusivamente nas novas versões Overland, com preço sugerido de R$ 266.990, e Blackhawk, por R$ 279.990.
Esta última é a configuração avaliada neste test-drive do UOL Carros. Com quase 300 cv e custando perto de R$ 300 mil, o Compass Blackhawk traz preço, desempenho e equipamentos de SUVs de categorias superiores. Além de andar muito bem, também traz detalhes visuais exclusivos que reforçam seu caráter mais esportivo e tração 4x4.
Desvendando o Jeep Compass Blackhawk
Design: por dentro e por fora, o Jeep Compass já dá sinais de que merece uma atualização mais profunda - a geração atual foi lançada em 2016 e recebeu uma leve reestilização no fim de 2020. Ainda assim, continua sendo um carro atraente. Especialmente na versão Blackhawk, traz uma série de detalhes visuais exclusivos que ajudam a amenizar os efeitos da idade do respectivo projeto.
Traz grade frontal que troca o desenho com formato de colmeias por aletas, além de diferenciais estéticos como pinças de freio vermelhas, rodas de 19 polegadas com design esportivo, revestimento de suede nos bancos e no painel e detalhes de acabamento interno e externo escurecidos.
Espaço interno: nesse quesito, o Jeep Compass nunca se destacou. Especialmente no banco traseiro, o espaço disponível para os passageiros não é muito generoso e pessoas mais altas podem passar por algum aperto.
O porta-malas, segundo a medição da Jeep, tem capacidade para 476 litros de bagagens - contudo, no mundo real, estão disponíveis pouco mais do que 400 litros de espaço utilizável.
Vida a bordo: traz acabamento interno de boa qualidade, com revestimentos macios ao toque e revestimentos de diferentes texturas. A configuração Blackhawk dá um passo além, trazendo uma espécie de camurça em parte dos bancos e também no painel. Na cabine, também agrada o visual escurecido que predomina e inclui o tecido do teto, bem caprichado.
Pessoalmente, agrada a profusão de botões para ajustes variados, desde o seletor de tipos de terreno, do sistema de tração 4x4, até os comandos físicos do ar-condicionado - diferentemente de outros veículos da atualidade, os controles (ainda) não estão concentrados na tela da central multimídia - que, por sinal, é muito boa.
O painel digital, por sua vez, traz um toque de modernidade esperado para um SUV nessa faixa de preço - contudo, a respectiva interface é um tanto poluída, com excesso de informações.
Segurança: a partir a versão Longitude, vem com pacote de assistências à condução semiautônoma de nível 2, que agora agrega tecnologia de centralização do veículo nas faixas, quando o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo é ativado.
Na prática, essa centralização permite que o veículo faça boa parte das curvas "sozinho", desde que o condutor mantenha as mãos no volante - como em outros veículos, sensores desativam as assistências após alguns segundos, caso o motorista retire as mãos da direção. O sistema funciona muito bem e agrega bastante segurança e tecnologia a bordo.
Na versão Blackhawk avaliada, o Compass vem de fábrica com sete airbags e traz frenagem automática de emergência com alerta de colisão. Também conta com detecção de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, assistente semiautônomo de estacionamento e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Desempenho: o novo motor Hurricane de 272 cv e 40,8 cv, acoplado à transmissão automática de nove velocidades, deu, literalmente, um novo fôlego ao SUV médio. É o mesmo conjunto presente no Jeep Wrangler e na Ram Rampage - no Compass, casou como uma luva para quem busca um carro ágil e gostoso de acelerar.
Ao pisar fundo, as costas chegam a "grudar" no banco, tamanha é a força disponível. Na versão avaliada, as suspensões receberam um ajuste um pouco mais rígido, sem abrir mão do conforto, e os freios foram reforçados para lidar com a potência e torque maiores. O conjunto ficou bastante equilibrado e dá para dizer que a performance é de um automóvel verdadeiramente esportivo.
Para completar, nessa configuração, o SUV médio traz de série tração 4x4 com seletor de tipos de terreno, proporcionando mais versatilidade no dia a dia - apesar da vocação mais esportiva e voltada ao uso predominantemente no asfalto.
Equipamentos: vem com série itens desejáveis como teto solar panorâmico, porta-malas com acionamento elétrico e sensor de presença, escapamento com ponteira dupla, carregador de celular por indução e ar-condicionado automático com dois ajustes independentes de temperatura.
A partir da linha 2025, o sistema de som premium da Beats é item de série em todas as configurações, trazendo oito alto-falantes e subwoofer a partir da Longitude. Também é a partir dessa configuração que o SUV conta com central multimídia de 10,1 polegadas, que, na linha 2025, oferece roteador wi-fi com um ano de plano de dados gratuito - após esse período, o serviço passa a ser pago.
Somente na versão Blackhawk, os bancos dianteiros trazem ajustes elétricos tanto para o motorista quanto para o passageiro - o banco do motorista é elétrico a partir da configuração Limited.
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Jeep Compass Blackhawk
Preço
R$ 279.9903,0
5,0
4,0
5,0
4,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- Segurança
- Lista extensa de itens de série
- Desempenho empolgante
Pontos Negativos
- Preço
Veredito
Potente e divertido de dirigir, o Compass Blackhawk é um veículo versátil e completo. Traz pacote extenso de itens de segurança e assistências à condução, além de detalhes visuais exclusivos. É um projeto que já exibe sinais do tempo, mas ainda tem fôlego de sobra para manter por mais alguns anos o posto de SUV médio mais vendido do Brasil - e agora, como todo Jeep zero-quilômetro, conta com cinco anos de garantia total.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
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Motorização
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Motor 2.0 turbo
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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272 cv a 5.200 rpm
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Torque (kgf.m)
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40,8 kgfm a 3.000 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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6,3 segundos
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Velocidade máxima (km/h)
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228 km/h
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Consumo cidade (km/l)
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8,3 km/l
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Consumo estrada (km/l)
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11 km/l
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Câmbio
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Automático de 9 marchas
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Tração
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4x4
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson, com barra estabilizadora
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Suspensão Traseira
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Independente, McPherson, com barra estabilizadora
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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235/45 R19
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Rodas
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19 polegadas
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Altura (mm)
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1.640 mm
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Comprimento (mm)
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4.404 mm
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Entre-eixos (mm)
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2.636 mm
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Largura (mm)
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1.819 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.720 kg
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Porta-malas (L)
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476 litros
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Tanque (L)
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55 litros
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10.000 km
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R$ 782
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20.000 km
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R$ 1.273
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30.000 km
-
R$ 782
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40.000 km
-
R$ 1.273
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50.000 km
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R$ 1.839
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60.000 km
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R$ 1.764
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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Sistema de estacionamento autônomo
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