Compass Blackhawk: com quase 300 cv, SUV tem alma esportiva e vem completo
SUV médio mais vendido do Brasil, o Jeep Compass recebeu uma série de atualizações na linha 2025 lançada em abril - enquanto a nova geração, prevista para 2026, não chega às concessionárias.
Dentre as principais novidades estão a ampliação da garantia total de três para cinco anos, válida para toda a gama da Jeep, e a introdução do motor 2.0 turbo Hurricane a gasolina de 272 cv e 40,8 kgfm - disponível exclusivamente nas novas versões Overland, com preço sugerido de R$ 266.990, e Blackhawk, por R$ 279.990.
Esta última é a configuração avaliada neste test-drive do UOL Carros. Com quase 300 cv e custando perto de R$ 300 mil, o Compass Blackhawk traz preço, desempenho e equipamentos de SUVs de categorias superiores. Além de andar muito bem, também traz detalhes visuais exclusivos que reforçam seu caráter mais esportivo e tração 4x4.
Desvendando o Jeep Compass Blackhawk
Design: por dentro e por fora, o Jeep Compass já dá sinais de que merece uma atualização mais profunda - a geração atual foi lançada em 2016 e recebeu uma leve reestilização no fim de 2020. Ainda assim, continua sendo um carro atraente. Especialmente na versão Blackhawk, traz uma série de detalhes visuais exclusivos que ajudam a amenizar os efeitos da idade do respectivo projeto.
Traz grade frontal que troca o desenho com formato de colmeias por aletas, além de diferenciais estéticos como pinças de freio vermelhas, rodas de 19 polegadas com design esportivo, revestimento de suede nos bancos e no painel e detalhes de acabamento interno e externo escurecidos.
Espaço interno: nesse quesito, o Jeep Compass nunca se destacou. Especialmente no banco traseiro, o espaço disponível para os passageiros não é muito generoso e pessoas mais altas podem passar por algum aperto.
O porta-malas, segundo a medição da Jeep, tem capacidade para 476 litros de bagagens - contudo, no mundo real, estão disponíveis pouco mais do que 400 litros de espaço utilizável.
Vida a bordo: traz acabamento interno de boa qualidade, com revestimentos macios ao toque e revestimentos de diferentes texturas. A configuração Blackhawk dá um passo além, trazendo uma espécie de camurça em parte dos bancos e também no painel. Na cabine, também agrada o visual escurecido que predomina e inclui o tecido do teto, bem caprichado.
Pessoalmente, agrada a profusão de botões para ajustes variados, desde o seletor de tipos de terreno, do sistema de tração 4x4, até os comandos físicos do ar-condicionado - diferentemente de outros veículos da atualidade, os controles (ainda) não estão concentrados na tela da central multimídia - que, por sinal, é muito boa.
O painel digital, por sua vez, traz um toque de modernidade esperado para um SUV nessa faixa de preço - contudo, a respectiva interface é um tanto poluída, com excesso de informações.
Segurança: a partir a versão Longitude, vem com pacote de assistências à condução semiautônoma de nível 2, que agora agrega tecnologia de centralização do veículo nas faixas, quando o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo é ativado.
Na prática, essa centralização permite que o veículo faça boa parte das curvas "sozinho", desde que o condutor mantenha as mãos no volante - como em outros veículos, sensores desativam as assistências após alguns segundos, caso o motorista retire as mãos da direção. O sistema funciona muito bem e agrega bastante segurança e tecnologia a bordo.
Na versão Blackhawk avaliada, o Compass vem de fábrica com sete airbags e traz frenagem automática de emergência com alerta de colisão. Também conta com detecção de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, assistente semiautônomo de estacionamento e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Desempenho: o novo motor Hurricane de 272 cv e 40,8 cv, acoplado à transmissão automática de nove velocidades, deu, literalmente, um novo fôlego ao SUV médio. É o mesmo conjunto presente no Jeep Wrangler e na Ram Rampage - no Compass, casou como uma luva para quem busca um carro ágil e gostoso de acelerar.
Ao pisar fundo, as costas chegam a "grudar" no banco, tamanha é a força disponível. Na versão avaliada, as suspensões receberam um ajuste um pouco mais rígido, sem abrir mão do conforto, e os freios foram reforçados para lidar com a potência e torque maiores. O conjunto ficou bastante equilibrado e dá para dizer que a performance é de um automóvel verdadeiramente esportivo.
Para completar, nessa configuração, o SUV médio traz de série tração 4x4 com seletor de tipos de terreno, proporcionando mais versatilidade no dia a dia - apesar da vocação mais esportiva e voltada ao uso predominantemente no asfalto.
Equipamentos: vem com série itens desejáveis como teto solar panorâmico, porta-malas com acionamento elétrico e sensor de presença, escapamento com ponteira dupla, carregador de celular por indução e ar-condicionado automático com dois ajustes independentes de temperatura.
A partir da linha 2025, o sistema de som premium da Beats é item de série em todas as configurações, trazendo oito alto-falantes e subwoofer a partir da Longitude. Também é a partir dessa configuração que o SUV conta com central multimídia de 10,1 polegadas, que, na linha 2025, oferece roteador wi-fi com um ano de plano de dados gratuito - após esse período, o serviço passa a ser pago.
Somente na versão Blackhawk, os bancos dianteiros trazem ajustes elétricos tanto para o motorista quanto para o passageiro - o banco do motorista é elétrico a partir da configuração Limited.
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Jeep Compass Blackhawk
Preço
R$ 279.990Pontos Positivos
- Segurança
- Lista extensa de itens de série
- Desempenho empolgante
Pontos Negativos
- Preço
Veredito
Potente e divertido de dirigir, o Compass Blackhawk é um veículo versátil e completo. Traz pacote extenso de itens de segurança e assistências à condução, além de detalhes visuais exclusivos. É um projeto que já exibe sinais do tempo, mas ainda tem fôlego de sobra para manter por mais alguns anos o posto de SUV médio mais vendido do Brasil - e agora, como todo Jeep zero-quilômetro, conta com cinco anos de garantia total.
Motorização
Motor 2.0 turbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
272 cv a 5.200 rpm
Torque (kgf.m)
40,8 kgfm a 3.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
6,3 segundos
Velocidade máxima (km/h)
228 km/h
Consumo cidade (km/l)
8,3 km/l
Consumo estrada (km/l)
11 km/l
Câmbio
Automático de 9 marchas
Tração
4x4
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão Traseira
Independente, McPherson, com barra estabilizadora
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
235/45 R19
Rodas
19 polegadas
Altura (mm)
1.640 mm
Comprimento (mm)
4.404 mm
Entre-eixos (mm)
2.636 mm
Largura (mm)
1.819 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.720 kg
Porta-malas (L)
476 litros
Tanque (L)
55 litros
10.000 km
R$ 782
20.000 km
R$ 1.273
30.000 km
R$ 782
40.000 km
R$ 1.273
50.000 km
R$ 1.839
60.000 km
R$ 1.764
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Sistema de estacionamento autônomo
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