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Cronos CVT: como anda e o que traz o sedã automático mais barato do Brasil

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/01/2023 04h00

Lançado em fevereiro de 2018, o Fiat Cronos passou por uma atualização em julho do ano passado, quando ganhou alguns retoques visuais.

Além da nova grade e do logotipo Fiat atualizado, o modelo teve um importante reposicionamento no mercado, ao ganhar versões com motor 1.3 e câmbio CVT e uma configuração de entrada, equipada com propulsor 1.0 aspirado.

Com isso, o Cronos se tornou o sedã automático mais barato do Brasil e também passou a ocupar uma faixa de preço que era do Fiat Grand Siena, descontinuado.

Claramente, sua proposta hoje é o custo-benefício - enquanto Pulse e Fastback trazem pacote de equipamentos mais completo e sofisticado.

Avaliamos a versão Drive 1.3 CVT do Cronos, com preço inicial sugerido de R$ 98.990. Confira a seguir como anda e o que ela oferece por menos de R$ 100 mil.

Fiat Cronos Drive 1.3 CVT

Preço

R$ 98.990

Pontos Positivos

  • É o sedã automático mais barato do Brasil
  • Tem rodar confortável e baixo consumo
  • É bonito

Pontos Negativos

  • Só tem os dois airbags obrigatórios
  • Central multimídia é pequena
  • Volante não tem ajuste de profundidade

Veredito

O Fiat Cronos não é líder de vendas, mas ganhou posicionamento muito interessante ao trazer opção de câmbio CVT e nova versão de entrada com motor 1.0 aspirado. Com CVT, combina preço mais acessível ante a concorrência, conforto no trânsito e baixo consumo. Não é o maior nem o mais equipado da sua categoria, mas conquista pelo bom custo-benefício.

ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS

Fiat Cronos CVT interior - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Na versão Drive 1.3 CVT avaliada, o Cronos traz um pacote interessante de itens de série, esperado em um sedã automático que custa quase R$ 100 mil.

A lista de equipamentos inclui abertura das portas a distância, vidros elétricos nas quatro portas, central multimídia com Android Auto e Apple Car Play, volante multifuncional, controle de velocidade de cruzeiro e sensores de estacionamento traseiros.

A unidade avaliada conta com o pacote opcional S-Design, o único disponível, que custa R$ 3.990 e agrega emblemas com acabamento escurecido, aerofólio traseiro, ajuste elétrico dos retrovisores e rodas de liga leve de 15 polegadas com pintura escura.

O banco do motorista tem ajuste de altura, mas a regulagem mais baixa ficou alta demais para o meu gosto, enquanto o volante é ajustável apenas em altura.

A tela multimídia de sete polegadas me parece pequena, ainda mais com o espelhamento Car Play ativado, cuja visualização fica um tanto espremida ao dividir espaço com comandos nativos do veículo.

O espaço no banco traseiro não é dos maiores da categoria, mas o porta-malas se destaca ao trazer iluminação e capacidade para 525 litros de bagagens.

DESEMPENHO E CONSUMO

Fiat Cronos CVT lateral - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O motor 1.3 Firefly aspirado entrega uma boa combinação de desempenho e baixo consumo, com seus 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque.

Não chega a empolgar nas acelerações e nas retomadas, mas traz força de sobra tanto na cidade quanto na estrada.

Com CVT, a condução é suave, progressiva e confortável - o motor fica mais ruidoso apenas se você pisar até o fim do curso do acelerador.

Para deixar o Cronos um pouco mais esperto, a transmissão tem modo esportivo e a simulação de sete marchas.

O grande destaque é mesmo o baixo consumo: nas medições do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o Cronos Drive CVT tem médias de 9,3 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada) com etanol.

Com gasolina, o consumo médio é de 13,4 km/l e 14,9 km/l, respectivamente.

DESIGN

Fiat Cronos CVT detalhe dianteira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Prestes a completar cinco anos de mercado, o Fiat Cronos ainda mantém uma aparência atual e, na minha opinião, ainda é um dos sedãs compactos mais bonitos do mercado.

A discreta reestilização introduzida em meados do ano passado foi bastante discreta, mas fez bem ao Cronos, que ganhou grade frontal redesenhada, agora com dois frisos horizontais, e o novo logotipo da marca italiana.

A traseira não mudou, mas ainda chama atenção o desenho das lanternas, que lembra o de modelos mais recentes da marca italiana como os SUVs Pulse e Fastback.

Por dentro, a mudança perceptível é o novo volante, lançado inicialmente no Pulse e que foi incorporado depois ao restante da gama.

A cabine traz painel com seção central acetinada e dourada, para compensar o interior repleto de plásticos rígidos.

É assim também na concorrência, mas sedãs compactos como VW Virtus e Nissan Versa trazem melhor acabamento interior - e também são mais caros.

SEGURANÇA

Fiat Cronos CVT volante e airbag - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Esse é um dos pontos nos quais o Cronos poderia e deveria se sair melhor.

É verdade que o sedã da Fiat traz de série os controles de tração e estabilidade, que em breve serão obrigatórios em todos os carros novos vendidos no Brasil, bem como os sensores de pressão dos pneus.

Contudo, deixa a desejar em outros aspectos - como a oferta apenas dos airbags frontais obrigatórios por lei.

Vale destacar que até subcompactos como Renault Kwid já vêm de série com quatro bolsas infláveis.

Além disso, Cronos e Argo foram mal avaliados em teste de impacto realizado pelo Latin NCAP no fim de 2021.

MERCADO

Fiat Cronos CVT traseira 3/4 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Com cinco anos de mercado, o Cronos fechou 2022 como o terceiro sedã mais vendido do Brasil, somando 41.860 emplacamentos - atrás do líder Chevrolet Onix Plus (75.243) e do Toyota Corolla (42.887).

Em termos de tecnologia e espaço interno, o modelo da Fiat fica atrás de outros sedãs compactos, como os já citados Nissan Versa e Volkswagen Virtus - sem contar o Onix Plus.

O Cronos também não traz versões com motor turbo, mas claramente a Fiat preferiu mantê-lo mais simples e barato, até para evitar disputa interna com os SUVs Pulse e Fastback.

Ao ganhar câmbio automático em uma faixa de preço mais acessível e incorporar a versão 1.0 aspirada, a missão do Cronos é conquistar clientes em busca de conforto e porta-malas espaçoso, sem gastar tanto.

Isso inclui, é claro, vendas corporativas, especialmente para locadoras.

O Fiat Cronos cumpre esse papel com competência e merece ser considerado.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • 1.3, 8V, 4 cil.

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 107 cv / 98 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 13,7 kgfm / 13,2 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,6 s / 11,6 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 170 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,3 km/l / 13,4 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,8 km/l / 14,9 km/l

  • Câmbio

  • CVT

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambores

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 185/60 R15

  • Rodas

  • 15 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.513 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.364 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.521 mm

  • Largura (mm)

  • 1.726 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.155 kg

  • Porta-malas (L)

  • 525 l

  • Tanque (L)

  • 47 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • Não informado

  • 20.000 km

  • Não informado

  • 30.000 km

  • Não informado

  • 40.000 km

  • Não informado

  • 50.000 km

  • Não informado

  • 60.000 km

  • Não informado

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Sensor de pressão dos pneus

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