Cronos CVT: como anda e o que traz o sedã automático mais barato do Brasil
Lançado em fevereiro de 2018, o Fiat Cronos passou por uma atualização em julho do ano passado, quando ganhou alguns retoques visuais.
Além da nova grade e do logotipo Fiat atualizado, o modelo teve um importante reposicionamento no mercado, ao ganhar versões com motor 1.3 e câmbio CVT e uma configuração de entrada, equipada com propulsor 1.0 aspirado.
Com isso, o Cronos se tornou o sedã automático mais barato do Brasil e também passou a ocupar uma faixa de preço que era do Fiat Grand Siena, descontinuado.
Claramente, sua proposta hoje é o custo-benefício - enquanto Pulse e Fastback trazem pacote de equipamentos mais completo e sofisticado.
Avaliamos a versão Drive 1.3 CVT do Cronos, com preço inicial sugerido de R$ 98.990. Confira a seguir como anda e o que ela oferece por menos de R$ 100 mil.
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/galeria/24/2023/01/13/fiat-cronos-drive-13-cvt-2023-1673637318794_v2_16x9.jpg)
Fiat Cronos Drive 1.3 CVT
Preço
R$ 98.990Pontos Positivos
- É o sedã automático mais barato do Brasil
- Tem rodar confortável e baixo consumo
- É bonito
Pontos Negativos
- Só tem os dois airbags obrigatórios
- Central multimídia é pequena
- Volante não tem ajuste de profundidade
Veredito
O Fiat Cronos não é líder de vendas, mas ganhou posicionamento muito interessante ao trazer opção de câmbio CVT e nova versão de entrada com motor 1.0 aspirado. Com CVT, combina preço mais acessível ante a concorrência, conforto no trânsito e baixo consumo. Não é o maior nem o mais equipado da sua categoria, mas conquista pelo bom custo-benefício.
ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS
Na versão Drive 1.3 CVT avaliada, o Cronos traz um pacote interessante de itens de série, esperado em um sedã automático que custa quase R$ 100 mil.
A lista de equipamentos inclui abertura das portas a distância, vidros elétricos nas quatro portas, central multimídia com Android Auto e Apple Car Play, volante multifuncional, controle de velocidade de cruzeiro e sensores de estacionamento traseiros.
A unidade avaliada conta com o pacote opcional S-Design, o único disponível, que custa R$ 3.990 e agrega emblemas com acabamento escurecido, aerofólio traseiro, ajuste elétrico dos retrovisores e rodas de liga leve de 15 polegadas com pintura escura.
O banco do motorista tem ajuste de altura, mas a regulagem mais baixa ficou alta demais para o meu gosto, enquanto o volante é ajustável apenas em altura.
A tela multimídia de sete polegadas me parece pequena, ainda mais com o espelhamento Car Play ativado, cuja visualização fica um tanto espremida ao dividir espaço com comandos nativos do veículo.
O espaço no banco traseiro não é dos maiores da categoria, mas o porta-malas se destaca ao trazer iluminação e capacidade para 525 litros de bagagens.
DESEMPENHO E CONSUMO
O motor 1.3 Firefly aspirado entrega uma boa combinação de desempenho e baixo consumo, com seus 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque.
Não chega a empolgar nas acelerações e nas retomadas, mas traz força de sobra tanto na cidade quanto na estrada.
Com CVT, a condução é suave, progressiva e confortável - o motor fica mais ruidoso apenas se você pisar até o fim do curso do acelerador.
Para deixar o Cronos um pouco mais esperto, a transmissão tem modo esportivo e a simulação de sete marchas.
O grande destaque é mesmo o baixo consumo: nas medições do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o Cronos Drive CVT tem médias de 9,3 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada) com etanol.
Com gasolina, o consumo médio é de 13,4 km/l e 14,9 km/l, respectivamente.
DESIGN
Prestes a completar cinco anos de mercado, o Fiat Cronos ainda mantém uma aparência atual e, na minha opinião, ainda é um dos sedãs compactos mais bonitos do mercado.
A discreta reestilização introduzida em meados do ano passado foi bastante discreta, mas fez bem ao Cronos, que ganhou grade frontal redesenhada, agora com dois frisos horizontais, e o novo logotipo da marca italiana.
A traseira não mudou, mas ainda chama atenção o desenho das lanternas, que lembra o de modelos mais recentes da marca italiana como os SUVs Pulse e Fastback.
Por dentro, a mudança perceptível é o novo volante, lançado inicialmente no Pulse e que foi incorporado depois ao restante da gama.
A cabine traz painel com seção central acetinada e dourada, para compensar o interior repleto de plásticos rígidos.
É assim também na concorrência, mas sedãs compactos como VW Virtus e Nissan Versa trazem melhor acabamento interior - e também são mais caros.
SEGURANÇA
Esse é um dos pontos nos quais o Cronos poderia e deveria se sair melhor.
É verdade que o sedã da Fiat traz de série os controles de tração e estabilidade, que em breve serão obrigatórios em todos os carros novos vendidos no Brasil, bem como os sensores de pressão dos pneus.
Contudo, deixa a desejar em outros aspectos - como a oferta apenas dos airbags frontais obrigatórios por lei.
Vale destacar que até subcompactos como Renault Kwid já vêm de série com quatro bolsas infláveis.
Além disso, Cronos e Argo foram mal avaliados em teste de impacto realizado pelo Latin NCAP no fim de 2021.
MERCADO
Com cinco anos de mercado, o Cronos fechou 2022 como o terceiro sedã mais vendido do Brasil, somando 41.860 emplacamentos - atrás do líder Chevrolet Onix Plus (75.243) e do Toyota Corolla (42.887).
Em termos de tecnologia e espaço interno, o modelo da Fiat fica atrás de outros sedãs compactos, como os já citados Nissan Versa e Volkswagen Virtus - sem contar o Onix Plus.
O Cronos também não traz versões com motor turbo, mas claramente a Fiat preferiu mantê-lo mais simples e barato, até para evitar disputa interna com os SUVs Pulse e Fastback.
Ao ganhar câmbio automático em uma faixa de preço mais acessível e incorporar a versão 1.0 aspirada, a missão do Cronos é conquistar clientes em busca de conforto e porta-malas espaçoso, sem gastar tanto.
Isso inclui, é claro, vendas corporativas, especialmente para locadoras.
O Fiat Cronos cumpre esse papel com competência e merece ser considerado.
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Motorização
1.3, 8V, 4 cil.
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
107 cv / 98 cv
Torque (kgf.m)
13,7 kgfm / 13,2 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,6 s / 11,6 s
Velocidade máxima (km/h)
170 km/h
Consumo cidade (km/l)
9,3 km/l / 13,4 km/l
Consumo estrada (km/l)
10,8 km/l / 14,9 km/l
Câmbio
CVT
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambores
Pneus
185/60 R15
Rodas
15 polegadas
Altura (mm)
1.513 mm
Comprimento (mm)
4.364 mm
Entre-eixos (mm)
2.521 mm
Largura (mm)
1.726 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.155 kg
Porta-malas (L)
525 l
Tanque (L)
47 l
10.000 km
Não informado
20.000 km
Não informado
30.000 km
Não informado
40.000 km
Não informado
50.000 km
Não informado
60.000 km
Não informado
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Sensor de pressão dos pneus
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