Cruze RS: hatch médio tem bom conjunto e visual, mas idade do projeto pesa
José Antonio Leme
Do UOL, em São Paulo (SP)
02/03/2022 04h00
A Chevrolet entrou na linha 2022 do Cruze Sport6 com uma mudança forte. A marca enxugou a gama e o único hatch médio (exceto de marcas premium) do mercado passa a ser oferecido em versão única, a RS.
O nome, que tem apelo visual esportivo, já existia nos EUA no Cruze hatch desde 2019. Agora, com o único ponto de produção da família Cruze sendo aqui na América Latina, ela também desembarcou no Brasil.
Com isso, as versões LTZ e Premium saem de linha para darem espaço apenas ao Cruze RS, que segue a mesma proposta que havia sido feita no Onix RS: esportividade no visual, mas sem mexer no conjunto mecânico.
Por R$ 154.500, o Cruze RS dá uma jovialidade ao conjunto que é bem completo, mas também não consegue esconder os anos que o projeto tem nas costas.
Chevrolet Cruze RS
3,0
4,0
4,0
3,0
3,0
3,0
3,0
Pontos Positivos
- Estilo
- Dirigibilidade
Pontos Negativos
- Equipamentos
- Preço
Veredito
O Cruze ainda é uma boa opção para quem privilegia uma condução esportiva e quer um carro na "mão". O 1.4 turbo tem fôlego para competir com outros motores turbinados que chegaram depois. O estilo do carro também agrada, uma pena que a concorrência já tenha matado seus rivais. E sem competição, ninguém evolui.
DESIGN E ESPAÇO INTERNO
O Cruze hatch "nacional" que é feito na Argentina já havia, desde o início, incorporado o mesmo para-choque diferenciado usado no Cruze RS nos Estados Unidos, principal mudança dessa versão.
O que novidade nesse para-choque seriam os faróis auxiliares e a área da moldura ao redor deles. Como eles já estavam aí, as mudanças ficaram por conta do acabamento escurecido nas grades, o logo RS em vermelha e a gravata da GM em preta, cor usada também no aerofólio na tampa do porta-malas e no teto. As rodas mantiveram o desenho, mas agora com acabamento diamantado.
A esportividade que o Cruze Sport6 já tinha foi realçada com essas mudanças sutis. O carro ganhou uma pegada mais invocada para quem olha de fora. Especialmente quando combinada as cores da carroceria como o branco ou o vermelho. Há também um tom de cinza e, para quem quiser algo mais discreto, a cor preta, que deixa o carro monocromático.
Por dentro, o carro manteve o que já conhecíamos. Isso representa espaço para quatro adultos, mas especialmente um bom acabamento com couro no revestindo bancos, painel e o volante.
A posição de guiar mais próxima do assoalho agrada a quem curte uma pegada mais esportiva e que combina com o ajuste do carro. A ergonomia é exemplar e agrada ao motorista.
Como outros hatches, o Sport6 RS sofre com a falta de porta-malas. A GM, bastante honesta, divulga três dados de capacidade: 290 litros com o compartimento fechado, 300 l até a altura dos bancos ou 380 l até o teto. A última pode gerar uma multa se a fiscalização assim entender, já que encobre a visão do motorista.
CONSUMO E DESEMPENHO
Sob o capô, o Cruze RS não traz novidades, mas também não há o que reclamar. Apesar de não ser novo, o motor 1.4 turboflex é um bom conjunto. Ele desenvolve até 153 cv a 5.200 rpm e 24,5 mkgf a 2.000 rpm com etanol.
Esse motor, como todos os demais da GM, passou por novas calibrações para atender ao Proconve L7, mas sem perder potência ou torque. Ele vem associado a um câmbio automático de seis velocidades com opção de trocas pela alavanca apenas, mas que tem um bom escalonamento de marchas - isso significa que tem um bom casamento entre motor e câmbio.
No dia a dia, o motor rende bem, especialmente em retomadas e ultrapassagens na estrada, mas faz falta a opção de trocas por borboletas atrás do volante, o que deixaria o hatch com uma sensação de pegada mais esportiva.
O consumo declarado é de 7,6 km/l e 11,1 km/l com etanol e 9,4 km/l e 13,5 km/l com gasolina, na cidade e estrada respectivamente. São números bons para empurrar os 1.336 kg do Cruze RS.
A suspensão tem uma calibragem diferente segundo a GM, mais adaptada às dimensões e a esportividade que esperadas do hatch. O acerto é bom, mantém o carro firme nas curvas, mas sem maltratar demais os ocupantes em piso ruim, ainda que esteja mais focada na firmeza.
A direção tem uma resposta direta e bem esperta quando se quer usar mais da esportividade que o conjunto todo do Cruze RS proporciona.
EQUIPAMENTOS
Apesar de bem completo, o Cruze RS deixa claro aqui o peso dos anos do seu projeto. A lista de equipamentos tem muitas coisas, mas não há o que hoje se tornaram padrões ou opcionais presentes em todos os produto na casa dos R$ 150 mil, como ele.
De série ele tem chave presencial com partida por botão, a central multimídia MyLink com integração a Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional, trio elétrico, ar-condicionado automático, câmera de ré, volante com ajuste de altura e distância.
Conta também com sensores de estacionamento na frente e trás, além de sensores de luminosidade e de chuva. Por outro lado, não tem faróis de LEDs, mas sim halógenos convencionais, bem como o teto solar não é panorâmico, o que virou um padrão da indústria por ser mais útil e oferecer mais luminosidade.
O painel de instrumentos é bem completo, mas analógico e fora do que se tornou o padrão em carros mais caros - que usam o modelo virtual, que permite mais configurações e personalizações.
O lado bom da plataforma usada pela GM é que foi uma das primeiras a introduzir a possibilidade de sistema de concierge com o OnStar e de Wi-Fi 4G integrado dentro do carro.
MANUTENÇÃO E SEGURANÇA
Em termos de segurança ele está bem posicionado, trazendo controles de tração e estabilidade, fixação Isofix para cadeirinhas de crianças e seis airbags de série.
Na outra esteira, não tem o pacote ADAS, de segurança ativa e passiva, que pode incluir frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão. Ainda não conta com leitor de faixa de correção no volante e alerta de tráfego cruzado, assim como farol alto automático.
O pacote de manutenção com preço fechado do Cruze Sport6 RS custa um total de R$ 4.380. Da primeira a sexta revisão, cada uma a cada 10 mil km, os valores são de R$ 464, R$ 884, R$ 624, R$ 900, R$ 624 e R$ 884, respectivamente.
MERCADO
O Cruze Sport6 vive um momento solitário para quem já brigou com Ford Focus, Volkswagen Golf e Hyundai i30 ao mesmo tempo. O mercado de hatches médios ficou restrito a modelos de marcas de luxo e ele é a única opção disponível para quem ainda vê prazer nesse tipo de carro.
A GM nega que o fim do Cruze esteja próximo, mas vale lembrar que ele e o sedã só são produzidos na Argentina para atender a América Latina, enquanto saíram de linha em todo o resto do mundo.
Infelizmente o preço deles bate exatamente com os de SUVs compactos mais completos - e que se tornaram o desejo tanto dos solteiros, que antes compravam hatches, quanto das famílias sem filhos.
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Motorização
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1.4, 16V, 4 cil, turbo
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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Gasolina: 150 @ 5600 rpm / Etanol: 153 @ 5200 rpm
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Torque (kgf.m)
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Gasolina: 24 @ 2100 rpm / Etanol: 24,5 @ 2000 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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N/D
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Velocidade máxima (km/h)
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N/D
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Consumo cidade (km/l)
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7,6 km/l / 9,4 km/l
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Consumo estrada (km/l)
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11,1 km/l / 13,5 km/l
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Câmbio
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Automático, 6 marchas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Eixo de torção
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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215/50 R17
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Rodas
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Liga leve, 17 polegadas
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Altura (mm)
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1.484
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Comprimento (mm)
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4.448
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Entre-eixos (mm)
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2.700
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Largura (mm)
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2.042
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.336
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Porta-malas (L)
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290
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Tanque (L)
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52
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10.000 km
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R$ 464
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20.000 km
-
R$ 884
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30.000 km
-
R$ 624
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40.000 km
-
R$ 900
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50.000 km
-
R$ 624
-
60.000 km
-
R$ 884
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Sensor de pressão dos pneus
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