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Dolphin Mini convence como 1º elétrico, mas tem item que precisa melhorar

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/08/2024 05h30

Lançado em fevereiro passado, depois do sucesso inicial do Dolphin, o Dolphin Mini chegou ao Brasil com a missão de ampliar as vendas da BYD como o carro elétrico mais barato do Brasil.

Com o preço sugerido de R$ 115.800 mantido desde então, o Mini não ficou abaixo dos R$ 100 mil como especulado, mas ainda é o automóvel a baterias mais acessível do nosso mercado.

Posicionado na mesma faixa e até mais barato do que versões mais completas de hatches compactos a combustão, o pequeno Dolphin impressiona com sua lista extensa de itens de série e também pelo acabamento interno, bem acima da média pelo que custa.

Não é surpresa que, em poucos meses de mercado, já é um dos carros elétricos mais vendido do país, com 10.536 emplacamentos até julho, de acordo com a Fenabrave, a federação das concessionárias - só fica atrás do Dolphin com maiores dimensões, que acumula 11.074 vendas no mesmo período.

Pelo que custa e oferece, o Dolphin Mini está atraindo um público em busca do seu primeiro automóvel totalmente elétrico ou, simplesmente, um carro urbano bem recheado com preço mais acessível.

Confira a seguir a avaliação do pequeno elétrico pelo UOL Carros após cerca de duas semanas de uso.

Desvendando o BYD Dolphin Mini

Imagem: Divulgação

Design: o Dolphin Mini, com seus 3,78 m de comprimento, 1,71 m de largura e 1,54 m de altura, é um carro bem compacto e relativamente alto, considerando o seu porte.

Tais dimensões não costumam combinar com um design equilibrado e elegante, mas esse é exatamente o caso do Mini.

A dianteira em forma de cunha com faróis de LEDs afilados bem rente ao capô lembra modelos da Lamborghini e isso torna o carro mais atraente.

Não por acaso, o alemão Wolfgang Egger, chefe de design da BYD, já foi responsável pelo visual de carros da.... Lamborghini.

Imagem: Divulgação

Nas laterais, as rodas de liga leve de 16 polegadas ajudam a afastar a aparência de "carrinho", assim como a traseira com lanternas de LED unidas por uma faixa iluminada que atravessa toda a extensão da tampa do porta-malas - que tem um aerofólio sobre o vidro traseiro, que traz desembaçador, mas não conta com limpador (algo de que não senti muita falta).

Um detalhe que poderia ser melhorado é a extremidade inferior da tampa traseira, posicionada bem rente ao para-choque e que fica mais propensa a amassados em caso de colisão.

Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Vida a bordo: a cabine traz acabamento bem acima da média para um carro na sua faixa de preço, mesclando materiais com diferentes cores e texturas e várias partes com acabamento macio ao toque - embora predominem os plásticos rígidos no habitáculo.

A BYD preferiu trazer o Mini ao Brasil em sua especificação mais equipada, que vem de série com ajustes elétricos do banco do motorista, por exemplo. Os bancos de couro sintético trazem revestimento em duas cores e um capricho que remete a modelos de categorias e preços bem superiores.

Os assentos são bastante confortáveis e os mimos a bordo incluem carregamento de celular por indução em um "berço" integrado ao apoio de braço e ao porta-copos que mantém o aparelho na posição correta.

Quanto ao espaço interno, o banco traseiro traz um espaço surpreendente para acomodar as pernas de dois ocupantes adultos - a configuração avaliada é para quatro passageiros.

A BYD acabou de lançar uma variante do Dolphin Mini homologada para cinco ocupantes por R$ 119.800, que também agrega monitoramento externo "360 graus" por câmeras.

Imagem: Divulgação

Não sabemos se a variante para apenas quatro pessoas, como a avaliada, continuará disponível ou dará lugar a essa nova opção. Caso permaneça, minha recomendação é pagar menos e ficar com os quatro lugares.

Quanto ao porta-malas, a capacidade de 230 litros pode parecer pouca, mas essa litragem permite transportar bastante coisa no uso urbano para o qual o carro foi projetado.

Segurança: para ficar mais acessível, o Dolphin Mini não traz assistências semiautônomas à condução presentes no Dolphin "full size", como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, assistente de manutenção de faixa e alerta de ponto cego.

Contudo, nos demais quesitos relacionados à segurança, vem bastante completo, trazendo de série seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré.

Imagem: Divulgação

Desempenho: no papel, o Dolphin Mini não impressiona com seus 75 cv de potência e 13,8 kgf de torque em um carro com 1.239 kg

De fato, o tempo oficial de aceleração de zero a 100 km/h 14,9 segundos, com velocidade máxima em torno de 130 km/h, estão longe de empolgar.

Contudo, é fundamental ter em mente que a proposta do Mini é de um veículo para uso predominantemente urbano, onde ele se destaca. Até 70 km/h, as acelerações são bastante rápidas, graças ao torque instantâneo que todo carro elétrico proporciona.

Devido às dimensões compactas e à direção elétrica bem calibrada, o Dolphin Mini traz condução ágil.

Seu ponto fraco, contudo, é o ajuste das suspensões, macias ao gosto dos chineses, mas que balançam demais no nosso piso irregular e chegam a fazer o carro "quicar" a traseira em desníveis mais acentuados.

Imagem: Divulgação

Consumo: segundo dados oficiais do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o Doplhin Mini é um dos carro elétricos mais eficientes do mercado brasileiro, trazendo gasto energético de 0,41 MJ (megjoules) por quilômetro rodado. Sai da fábrica com baterias com capacidade de 38 kWh, que proporcionam autonomia de 280 km com uma carga completa de acordo com medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). No mundo real e com parcimônia ao pisar o acelerador, dá para passar facilmente os 300 km de alcance na cidade - onde as frenagens e as desacelerações ajudam a prolongar a carga das baterias.

Imagem: Dibulgação

Itens de série: traz banco do motorista com ajustes elétricos, central multimídia com tela giratória de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, rodas de liga leve de 16 polegadas, câmera de ré, ar-condicionado digital, seis airbags, controle de velocidade de cruzeiro, faróis de LED com acendimento automático e ajuste de altura, bancos e volante de couro sintético, carregamento de celular por indução, chave presencial, seis airbags. freios a disco nas quatro rodas, volante com ajuste de altura e profundidade, navegador GPS nativo, controles de voz e freio de estacionamento elétrico com função auto hold.

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BYD Dolphin Mini

Preço

R$ 115.800
Carros
3,9 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

5,0

3,0

4,0

4,0

3,0

4,0

4,0

Pontos Positivos

  • Design
  • Bom desempenho na cidade com baixo consumo energético
  • Bom pacote de itens de série
  • Preço. É o carro elétrico mais barato do Brasil

Pontos Negativos

  • Suspensão balança muito, especialmente no eixo traseiro

Veredito

O BYD Dolphin Mini traz muito conteúdo pelo preço e é o primeiro carro elétrico que realmente oferece bom custo-benefício ao preço de um hatch compacto topo de linha. Traz bom desempenho, especialmente em velocidades até 70 km/h, e autonomia suficiente para pequenas viagens. Além disso, tem visual bonito e espaço para acomodar com relativo conforto quatro pessoas de estatura média. O que precisa melhorar é o ajuste da suspensão, que balança demais.

Mecânica
  • Motorização

  • Elétrico, transversal

  • Combustível

  • Não utiliza combustível

  • Potência (cv)

  • 75 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 13,8 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 14,9 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 130 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,4 km/kW (média geral)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 7,4 km/kW (média geral)

  • Câmbio

  • Não tem

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 175/55 R16

  • Rodas

  • 16 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.580 mm

  • Comprimento (mm)

  • 3.780 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.500 mm

  • Largura (mm)

  • 1.715 mm

  • Ocupantes

  • 4

  • Peso (kg)

  • 1.239 kg

  • Porta-malas (L)

  • 230 litros

  • Tanque (L)

  • Baterias com capacidade de 38 kWh, autonomia de 280 km (Inmetro)

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • Garantia

  • 5 anos para o veículo e 8 anos para as baterias (uso particular)

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Faróis com regulagem de altura

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