Elétrico da BYD prova que chineses podem rivalizar com SUV alemão de luxo
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
15/08/2024 05h30
Sem dúvida, a BYD é a montadora que tem mais crescido e chamado a atenção no mercado brasileiro, trazendo portfólio de carros elétricos e híbridos onde se destacam os modelos de maior volume de vendas Dolphin, Dolphin Mini, Song Plus e Song Pro.
Desconhecida da maior parte dos brasileiros há dois anos, a marca chinesa mantém seus planos de expansão, iniciado com carros importados, e começa a produzir veículos em larga escala no Brasil a partir do ano que vem, nas antigas instalações da Ford em Camaçari (BA).
Da mesma forma que a também chinesa GWM, que também terá fábrica em solo brasileiro, a BYD já demonstra a qualidade dos seus produtos e não sofre com o preconceito que nossos consumidores tinham, não muito tempo atrás, com carros provenientes do país asiático.
Parte dessa mudança de imagem está em um dos primeiros automóveis que a montadora oriental lançou aqui, em 2022: o SUV luxuoso e de grande porte Tan, que traz o que há de melhor na gama da BYD e acaba de passar por atualizações, que incluem reestilização dianteira e traseira e baterias com maior capacidade.
Confira a seguir a avaliação do UOL Carros do modelo topo de linha da fabricante chinesa, que aqui tem preço sugerido de R$ 536.800.
Desvendando o BYD Tan 2025
Design: o Tan traz formas e proporções bem típicas de um SUV, com destaque para as rodas com pintura preta e 22 polegadas de diâmetro e detalhes cromados nas maçanetas das portas.
A dianteira foi reestilizada na linha 2025, substituindo a grade convencional por uma peça fechada, exibindo uma barra metálica unindo os faróis esguios de LEDs - como nos "primos" Song Plus e Song Pro.
No caso do Tan, as luzes de condução diurna percorrem a base e as laterais externas dos faróis e também funcionam como piscas.
Na traseira, os detalhes que mais chamam a atenção são as elegantes lanternas de LEDs na horizontal, unidas por duas faixas iluminadas que atravessam a tampa traseira e ficam posicionadas logo acima da frase "Build Your Dreams" (construa os seus sonhos), reduzida nos emblemas BYD que dão nome à marca chinesa.
Vida a bordo: onão é exagero falar que o Tan hoje é o modelo "flagship" da BYD, aquele que traz tudo de melhor que a marca pode oferecer.
Além de ser enorme, com 4,97 m de comprimento e 2,82 m de distância entre-eixos, e contar com três fileiras de assentos, o Tan é muito bem equipado e traz um acabamento a par de SUVs de marcas premium alemãs.
Os bancos trazem revestimento de couro de alta qualidade, super macio ao toque, e os dianteiros não têm apenas ajustes elétricos e memória (que também vale para as regulagens do volante): vêm com ventilação e aquecimento.
O ar-condicionado é de três zonas e a segunda fileira de bancos conta com uma tela tátil com ajustes de temperatura e ventilação.
Além desses mimos, o SUV elétrico de luxo da BYD é equipado com teto solar panorâmico, painel de instrumentos de 12,3 polegadas e central multimídia enorme, com tela giratória de 15,6 polegadas que é maior do que qualquer tablet que eu já tenha manuseado.
A interface da multimídia é bem organizada e a resposta aos comandos por toque é bem rápida e precisa, mas o layout do painel e o respectivo nível de personalização estão um tanto abaixo do que já temos disponível no mercado.
O sistema de som da Dynaudio tem excelente qualidade, com seus 775 W de potência e 12 alto-falantes, e praticamente todas as superfícies da cabine têm revestimentos macios ao toque.
O espaço na terceira fileira de bancos não é dos mais amplos, mas está longe de ser apertado, e a capacidade do porta-malas é boa, mesmo com os sete lugares ativos: são 235 litros de espaço para bagagens, expansíveis para 940 litros se você rebater a terceira fileira.
Outro aspecto que merece elogios é o bom isolamento acústico da cabine.
Segurança: o BYD Tan é muito bem servido nesse aspecto. Sai da fábrica com sete airbags - que, segundo a fabricante, protegem inclusive os ocupantes da terceira fileira de assentos.
Além disso, conta com suspensões bem ajustadas, que dão estabilidade a um carro pesado e com alto centro de gravidade, e vem com freios bem dimensionados, com discos ventilados nas quatro rodas e pinças Brembo, marca que é referência quando o assunto é freio automotivo, nas rodas dianteiras.
Além disso, traz um pacote bastante completo de assistências à condução, incluindo controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função 'stop & go", alerta de colisão dianteira e traseira com detecção de pedestres e frenagem automática de emergência, assistente ativo de manutenção de faixa, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e dianteiro, faróis de LED com acendimento automático, comutação de luz alta automática.
Desempenho: basta olhar a ficha técnica do Tan e ver que se trata de um automóvel potente: são 517 cv de potência e 71,4 kgfm de torque - com esses números, a aceleração de zero a 100 km/h é de 4,9 segundos - um tempo respeitável para um carro que pesa mais de 2,6 toneladas.
Como em todo carro elétrico, a entrega de torque é instantânea e isso significa que, ao pisar com vontade no pedal do acelerador, as costas chegam a "colar" no encosto do banco.
Por outro lado, a calibragem das suspensões, que agora trazem amortecedores com rigidez ajustável em dois estágios, é mais voltada ao conforto, o que é esperado em um utilitário esportivo com uma proposta voltada ao luxo - nem por isso, a carroceria do Tan oscila mais do que o desejável em curvas mais rápidas e fechadas.
Autonomia: uma dos grandes destaques do BYD Tan é a capacidade das baterias, uma das maiores disponíveis do mercado. O SUV de luxo traz baterias de 108,8 kWh, que proporcionam autonomia de 430 km no ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que é bastante conservador. A BYD também divulga alcance de 530 km na medição WLTP, europeia, que não está muito longe da realidade, se você tiver parcimônia na hora de acelerar. Em resumo, pelo preço sugerido, o Tan é hoje um dos carros elétricos que levam você mais longe com uma carga completa.
Outro ponto a ser destacado no SUV premium da BYD é a potência de recarga de 11 kW com corrente alternada e de 170 kW com corrente contínua, utilizada nos carregadores rápidos e ultrarrápidos. Em carregador de 170 kW, um dos mais potentes disponíveis, mas ainda raro no Brasil, a recarga de 30% a 80% acontece em aproximadamente 30 minutos - algo que pude comprovar na prática.
Itens de série: traz bancos dianteiros ventilados, aquecidos e equipados com massagem, ajustes elétricos e memória, painel digital de 12,3 polegadas, central multimídia de 15,6 polegadas com tela giratória mais Android Auto e Apple CarPlay sem fio, rodas de liga leve de 22 polegadas, câmeras de "360 graus", ar-condicionado digital de três zonas, sete airbags, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função 'stop & go", alerta de colisão dianteira e traseira com detecção de pedestres e frenagem automática de emergência, assistente ativo de manutenção de faixa, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e dianteiro, faróis de LED com acendimento automático, comutação de luz alta automática, bancos e volante de couro, carregamento de celular por indução, sistema de som premium Dynaudio com 775 W e 12 alto-falantes, chave presencial. freios a disco nas quatro rodas com pinças Brembo nas rodas dianteiras, volante com aquecimento, memória e ajustes elétricos, navegador GPS nativo, internet 4G nativa, controles de voz e freio de estacionamento elétrico.
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BYD Tan
Preço
R$ 536.8003,0
4,0
4,0
5,0
5,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- Acabamento interno
- Autonomia com uma carga completa
- Desempenho
- Muitos itens de tecnologia e segurança
Pontos Negativos
- Considerando o porte avantajado, pode não caber em determinadas vagas e requer alguma adaptação para ser manobrado
Veredito
Pelo que custa, e por ser elétrico de uma marca relativamente nova, tem pouco mercado enquanto novo e também entre os SUVS de luxo seminovos. Claramente, funciona como uma vitrine do que a BYD é capaz para vender carros mais acessíveis e simples no Brasil, ainda que tenha desempenho, acabamento e itens de série no mesmo nível de modelos da marcas premium alemãs.
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Motorização
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Dois motores elétricos, um cada eixo
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Combustível
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Não utiliza combustível
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Potência (cv)
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517 cv combinados
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Torque (kgf.m)
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71,4 kgfm combinados
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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4,9 segundos
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Velocidade máxima (km/h)
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190 km/h (limitados eletronicamente)
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Consumo cidade (km/l)
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0,73 MJ/km combinados
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Consumo estrada (km/l)
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0,73 MJ/km combinados
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Câmbio
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Não tem
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Tração
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Integral
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Independente, Multilink
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos ventilados
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Pneus
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265/40 R22
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Rodas
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22 polegadas
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Altura (mm)
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1.745 mm
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Comprimento (mm)
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4.970 mm
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Entre-eixos (mm)
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2.820 mm
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Largura (mm)
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1.955 mm
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Ocupantes
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7
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Peso (kg)
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2.630 kg
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Porta-malas (L)
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235 litros
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Tanque (L)
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Baterias com capacidade de 108,8 kWh. Autonomia de 430 km (Inmetro)
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Garantia
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Cinco anos ou 500 mil km para o veículo e oito anos para as baterias
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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Sistema de estacionamento autônomo
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