Fiat Argo Trekking 1.8: aventureiro é boa opção que merecia motor melhor
Vitor Matsubara
Do UOL, em São Paulo (SP)
08/09/2020 04h00
Resumo da notícia
- Versão aventureira do Argo ganhou motor 1.8 de até 139 cv
- Carro sai por R$ 69.990 e é R$ 7.500 mais caro do que versão 1.3
- Argo Trekking é confortável, mas decepciona em desempenho e consumo
Aventureiros urbanos já viveram dias melhores, mas ainda são uma opção interessante em relação aos SUVs compactos.
Por serem menores e custarem menos, eles seduzem quem procura um carro com visual diferenciado apenas para rodar na cidade - perfil no qual se enquadra a maioria dos clientes de utilitários esportivos no país.
É aí que o Argo Trekking já se destacava, embora sentisse falta de um motor mais forte do que o Firefly 1.3. Esse problema acabou com a chegada da motorização 1.8 e.torQ de até 139 cv e 19,3 kgfm, associada ao câmbio automático de seis marchas.
Por R$ 69.990, será que vale a pena levá-lo pra casa? Descubra na avaliação de UOL Carros.
Fiat Argo Trekking 1.8 16V AT
Preço
R$ 69.9903,0
Médias de consumo são ruins, mal que acomete todos os modelos com o motor 1.8 e.torQ
3,0
Mesmo sendo potente e com bom torque, a motorização de 1,8 litro poderia render mais
4,0
Sim, o Argo não é mais novidade para ninguém, mas ainda tem seu charme - e ficou interessante com a roupagem aventureira
4,0
Embora fique devendo itens de segurança, Argo Trekking tem lista de itens de série justa para a categoria
4,0
Argo não é apertado nem espaçoso, mas recebe bem os ocupantes, inclusive atrás
4,0
Assim como todo Fiat, o Argo tem custos de manutenção mais acessíveis
3,0
Argo vem só com airbag duplo obrigatório por lei
Pontos Positivos
- Conforto
- Design
Pontos Negativos
- Desempenho
- Consumo
Veredito
Se a ficha técnica sugere que o Argo Trekking 1.8 seja mais possante do que a versão 1.3, na prática as coisas não são bem assim. Ele é pouco mais ágil, mas o consumo é bem pior do que a configuração mais barata. É uma pena, já que o hatch é um carro confortável e bem equipado. É bom prestar atenção no preço, já que, com alguns opcionais, ele custa quase o mesmo do que as versões de entrada dos SUVs compactos mais renomados.
Versões disponíveis
O Argo foi lançado em 2017 e são grandes as chances de o hatch receber a primeira reestilização em 2021.
Enquanto isso não acontece, o hatch se vira como pode. A versão Trekking ainda tem cheiro de novidade, uma vez que foi lançada em abril de 2019. A roupagem aventureira caiu bem no carro com linhas esportivas.
Detalhes como as molduras plásticas nos para-lamas e os apliques nos para-choques são de bom gosto, sem o estilo exagerado que acometia os aventureiros até alguns anos atrás. Os adesivos colados nas laterais e no capô contribuem para o visual mais invocado, completado pelas barras longitudinais no teto.
As rodas de liga leve tem pintura na cor cinza e os pneus de uso misto ajudam a compor um visual mais parrudo.
Por dentro, os bancos trazem revestimento exclusivo com o nome da versão bordado nos encostos. O acabamento é de boa qualidade e agrada pela diversidade de texturas e cores.
A posição de dirigir é boa e confortável e há espaço suficiente para quatro adultos. O Argo Trekking não é espaçoso com um Renault Stepway (um de seus rivais diretos), mas recebe melhor os ocupantes do que o Hyundai HB20X (outro de seus concorrentes).
Quem olha os números da ficha técnica pode se empolgar com o motor 1.8 e.torQ. Afinal de contas, são 139 cv / 135 cv e 19,3 kgfm / 18,8 kgfm de torque máximo.
Só que a animação acaba no primeiro contato. O conjunto não mostra a superioridade esperada em relação ao 1.3 Firefly. Prova disso está na aceleração de 0 a 100 km/h, que é realizada em 10,4 segundos no Argo Trekking 1.8 - apenas 0,4 segundo mais ágil do que a versão 1.3.
A transmissão de seis marchas também não ajuda a empolgar. Calibrada para o conforto, ela realiza as trocas em rotações mais baixas e demora para realizar reduções. Isso faz com que o hatch tenha um comportamento preguiçoso nas retomadas de velocidade, o que pode acabar irritando quem aprecia uma tocada mais esperta.
Um dos efeitos colaterais disso é que o motorista pode abusar mais do acelerador. E isso eleva as médias de consumo, que já não são nada boas. Segundo a Fiat, o aventureiro faz 6,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol no tanque, números que sobem para 9,4 km/l e 11,9 km/l, respectivamente, quando movido a gasolina.
Existe uma diferença de expressivos R$ 7.500 que separam o Argo Trekking 1.3 (R$ 62.490) da versão 1.8, que sai por R$ 69.990.
O problema é que ambos trazem a mesma lista de equipamentos, que inclui itens como ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus de uso misto, central multimídia com tela tátil de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, sensores de estacionamento traseiros, volante multifuncional e coluna de direção com regulagem de altura.
A unidade avaliada tinha os seguintes opcionais:
Kit Tech (R$ 3.660): destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, ar-condicionado digital, tela de TFT de 7 polegadas no painel de instrumentos, sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico.
Câmera de ré: R$ 1.200
Com esses itens, o preço do Argo Trekking 1.8 salta para R$ 74.850.
Faltam alguns itens de segurança no Argo Trekking. O hatch vem apenas com airbag duplo frontal e freios ABS obrigatórios por lei. Não há controles de estabilidade e de tração - itens que, curiosamente, são oferecidos nas unidades fabricadas aqui e importadas para a Argentina. Vai entender...
Pelo menos os custos de manutenção são baixos, como é de praxe nos modelos da Fiat - e é isso que faz tanta gente comprar um Argo.
Embora esteja longe dos tempos áureos, o segmento de aventureiros urbanos ainda tem alguns representantes no mercado.
Quem está interessado em um modelo deste segmento tem outras três opções: a primeira é o Ford Ka Freestyle 1.5. Por R$ 68.490, ele tem uma lista de equipamentos muito mais completa. O hatch sai de fábrica com airbags laterais, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, câmera de ré, piloto automático e partida do motor por botão.
Assim como o Ka, o Hyundai HB20X Vision (R$ 70.590) supera o Argo Trekking no conteúdo. A exemplo do rival, ele também vem com airbags laterais frontais, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas e piloto automático com limitador de velocidade.
Já o Renault Stepway Iconic é bem mais caro: R$ 82.190. O compacto oferece os mesmos itens de segurança de HB20X e Ka, embora não venha com assistente de partida em rampas e nem câmera de ré. Em contrapartida, ele é o único entre todos os modelos a trazer bancos revestidos em couro e ar-condicionado digital de série.
-
Motorização
-
1.8, 16V, 4 cilindros, flex
-
Combustível
-
Etanol / Gasolina
-
Potência (cv)
-
139 cv / 135 cv
-
Torque (kgf.m)
-
19,2 kgfm / 18,7 kgfm
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
10,4 s / 11,1 s
-
Velocidade máxima (km/h)
-
179 km/h / 178 km/h
-
Consumo cidade (km/l)
-
6,6 km/l / 9,4 km/l
-
Consumo estrada (km/l)
-
8,6 km/l / 11,9 km/l
-
Câmbio
-
automático de 6 marchas
-
Tração
-
dianteira
-
Direção
-
elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
independente, McPherson
-
Suspensão Traseira
-
eixo de torção
-
Freios Dianteiros
-
discos ventilados
-
Freios Traseiros
-
tambor
-
Pneus
-
185/60 R15
-
Rodas
-
15 polegadas
-
Altura (mm)
-
1568 mm
-
Comprimento (mm)
-
4002 mm
-
Entre-eixos (mm)
-
2520 mm
-
Largura (mm)
-
1749 mm
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
1235 kg
-
Porta-malas (L)
-
300 l
-
Tanque (L)
-
48 l
-
10.000 km
-
R$ 376,00
-
20.000 km
-
R$ 624,00
-
30.000 km
-
R$ 548,00
-
40.000 km
-
R$ 816,00
-
50.000 km
-
R$ 568.00
-
60.000 km
-
R$ 1.248,00
-
Seguro
-
R$ 2.100 (média)
-
Garantia
-
3 anos
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Entrada Auxiliar
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Computador de Bordo
-
-
Faróis de neblina
-