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Fiat Argo Trekking com CVT vale mais que Pulse de entrada?

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

31/01/2023 04h00

Seis meses depois do Cronos, agora é o Argo que ganha o câmbio automático CVT. Por meio do novo equipamento, a Fiat busca reforçar aspectos como eficiência e comodidade. O modelo avaliado parte de R$ 96.990, mas o exemplar dos nossos testes adiciona a cor Cinza Silverstone (R$ 1.990) e o interior Trekking Top R$ 2.990. Assim, custa R$ 101.970.

Em nossos testes, vemos como o modelo fica ainda mais integrado à gama. Tem motor, câmbio, plataforma e itens em comum a carros mais caros. Os principais diferenciais são as modificações funcionais para a sua proposta aventureira. A Fiat é tradicional nessa parte, só lembrar da finada (mas longeva) linha Adventure.

Como se sai a novidade? Vale a pena considerando os R$ 98.990 cobrados pelo Pulse manual, ou até mesmo os R$ 105.990 do SUV na versão Drive CVT? Os preços são muito próximos, mas, ainda que a Fiat saiba disso, ela afirmou no evento de lançamento do Argo CVT que acredita que há espaço bem definido para ambos os modelos.

Fiat Argo Trekking CVT

Preço

R$ 96.990
Carros
3,7 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

4,0

4,0

4,0

3,0

4,0

3,0

Pontos Positivos

  • Proposta aventureira: boa altura em relação ao solo e pneus de uso misto.
  • Design
  • Facilidade de usar as telas

Pontos Negativos

  • Preço muito similar ao do SUV Pulse
  • Pouco espaço para objetos
  • Poderia ter mais airbags

Veredito

Para a proposta, o Argo Trekking é bem eficiente, sem abandonar o conforto do câmbio automático e o visual de bom gosto. Ainda que o condutor rode apenas nas cidades, os buracos nas vias e os engarrafamentos não deixam de se assemelharem à utilização aventureira. A "pulga" que fica atrás da orelha é a proximidade dos preços, tanto em relação ao Pulse de entrada (que é apenas R$ 2 mil mais caro sem nenhum adicional), quanto ante o Pulse CVT, que custa R$ 4 mil a mais do que o carro da avaliação, ou R$ 9 mil a mais do que sem os extras.

Design

Fiat Argo Trekking CVT Imagem: Divulgação
  • Prestes a completar cinco anos de mercado, o Fiat Argo ainda mantém uma aparência atual e, na minha opinião, ainda é um dos hatches compactos mais bonitos do mercado.
  • Reestilização introduzida em meados do ano passado foi bastante discreta, mas fez bem ao Argo, que ganhou grade frontal redesenhada e o novo logotipo da marca italiana.
  • Na parte aventureira, ganhou grafismos foscos na cor cinza chumbo, tanto no capô, quanto nas saias laterais e na tampa traseira do porta-malas. Além do emblema dos dois triângulos que distinguem a versão Trekking.
  • Isso sem falar dos 5,5 cm a mais de elevação da suspensão, das barras de teto e dos pneus de uso misto, que legitimam ainda mais o carro para a sua proposta.
  • A traseira não mudou, mas ainda chama atenção o desenho das lanternas, que lembra o de modelos mais recentes da marca italiana como os SUVs Pulse e Fastback. Ela tem um fino contorno em black piano que reforça a sua presença.
  • Por dentro, a mudança perceptível é o novo volante, lançado inicialmente no Pulse e que foi incorporado depois ao restante da gama. Os bancos, por sua vez, trazem a inscrição "Trekking" mais uma vez, além das costuras na cor laranja.

Espaço interno e equipamentos

Fiat Argo Trekking CVT Imagem: Divulgação
  • Vem bem equipado. Traz partida por botão com chave presencial e ar-condicionado digital, além de abertura das portas a distância, vidros elétricos nas quatro portas, central multimídia de sete polegadas com Android Auto e Apple Car Play, volante multifuncional, controle de velocidade de cruzeiro e sensores de estacionamento traseiros.
  • Os recursos de entretenimento são intuitivos de visualizar e manusear, mas as telas dos carros cresceram tanto nos últimos anos que a do Argo não está mais entre as maiores.
  • O banco do motorista tem ajuste de altura, mas a regulagem mais baixa ficou alta demais para o meu gosto, enquanto o volante é ajustável apenas em altura. Ainda assim, a ergonomia evoluiu em relação ao modelo pré-reestilização.
  • Não é a tarefa mais fácil guardar o celular no apertado espaço disponível nas portas. No console central, há apenas um porta-copos, que não é dos mais generosos. E no painel, um pequeno porta-objetos serve apenas para objetos menores.
  • Há uma entrada USB extra para quem vai sentado no banco traseiro e superfície macia para apoiar os cotovelos.
  • Bom também é que o quadro de instrumentos tem mostrador digital e configurável. O sistema de som, por sua vez, consegue reproduzir com certa qualidade graves e agudos.
  • Na hora de viajar, o espaço para cinco ocupantes é apenas razoável para os troncos, bem como a capacidade do porta-malas, que pode levar 300 litros. Entretanto, o espaço para as pernas é bem honesto para quem vai atrás.

Desempenho e consumo

Fiat Argo Trekking CVT Imagem: Divulgação
  • O motor 1.3 Firefly aspirado entrega uma boa combinação de desempenho e baixo consumo, com seus 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque. Não chega a empolgar nas acelerações e nas retomadas, mas traz força de sobra tanto na cidade quanto na estrada.
  • Com CVT, a condução é suave, progressiva e confortável. O motor fica mais ruidoso apenas se você pisar até o fim do curso do acelerador.
  • Com etanol, faz 8,9 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada. Com gasolina, respectivamente, os números são 12,7 km/l e 13,9 km/l.
  • Vem com rodas de liga-leve de aro 15 montadas em pneus de uso misto (Pirelli ATR 205/65R15). Quando somamos com a distância livre do solo de 21 cm, o hatch fica mais valente ao passar por valetas, lombadas e até trilhas leves.
  • No dia a dia, outros itens também agradam a leveza da direção elétrica nas manobras e a boa visibilidade, inclusive a proporcionada pelos retrovisores. Agora que o carro tem controle eletrônico de estabilidade, dá para contornar nas curvas com mais segurança, mesmo com os pneus de uso misto.

Segurança

Fiat Argo Trekking CVT Imagem: Divulgação
  • Traz de série os controles de tração e estabilidade, que em breve serão obrigatórios em todos os carros novos vendidos no Brasil, bem como os sensores de pressão dos pneus.
  • Contudo, deixa a desejar em outros aspectos, como a oferta apenas dos airbags frontais obrigatórios por lei.
  • Vale destacar que até subcompactos como Renault Kwid já vêm de série com quatro bolsas infláveis.
Mecânica
  • Motorização

  • 1.3 16v aspirado

  • Combustível

  • Flex

  • Potência (cv)

  • 107 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 13,7 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 11,2

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 173

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,9 km/l (etanol) e 12,7 km/l (gasolina)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,1 km/l (etanol) e 13,9 km/l (gasolina)

  • Câmbio

  • Automático CVT

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambores

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • Pirelli ATR 205/65R15

  • Rodas

  • 15 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1568 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4002 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2520 mm

  • Largura (mm)

  • 1749 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1235 kg

  • Porta-malas (L)

  • 300 l

  • Tanque (L)

  • 48 l

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Faróis de neblina

Concorrentes

Renault Stepway Iconic

R$ 106.914,00

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