Fastback Abarth: rodamos 2.700 km e percorremos 4 estados com SUV cupê
O SUVs são os automóveis preferidos dos consumidores, a ponto de ganharem variações inspiradas em outros tipos de carroceria. Isso inclui os cupês, modelos com carroceria baixa e traseira inclinada e esticada que, agora, dão origem a utilitários esportivos, mais altos e robustos.
Esse é o caso do Fastback. que une a praticidade de um SUV de quatro portas com o estilo de um carro esportivo. O UOL Carros testou a versão topo de linha Abarth, percorrendo mais de 2.700 km em quatro estados brasileiros durante uma semana, em uma viagem de ida e volta entre a capital paulista e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Desvendando o Fastback Abarth
Design: na versão Abarth, o visual fica ainda mais esportivo graças a detalhes como a pintura preta das rodas raiadas de liga leve e 18 polegadas, o teto e os retrovisores com pintura preta brilhante, o aerofólio na tampa traseira com o mesmo acabamento, o filete na parte superior dos faróis e da grade frontal imitando fibra de carbono e os detalhes vermelhos em várias partes do carro.
Espaço interno: medindo 4,42 m de comprimento, graças ao balanço traseiro alongado, é cerca de 32 cm mais longo do que o SUV compacto Pulse do qual deriva. Porém, nas demais dimensões, tem quase a mesma largura (1,78 m) e traz a mesma distância entre-eixos (2,53 m). Dessa forma, não tem uma cabine tão espaçosa, especialmente no banco traseiro. Por outro lado, por ser mais longo, conta com um porta-malas amplo, com 516 litros.
Vida a bordo: traz acabamento que mescla diferentes cores e texturas, mas predominam os plásticos rígidos, como em outros modelos da mesma categoria. Os materiais são bem encaixados e não percebi rebarbas. Bancos são confortáveis, como pude comprovar na longa viagem que fiz. Por outro lado, o isolamento acústico da cabine poderia ser melhor, ainda que o SUV tenha uma proposta esportiva, o que inclui o ronco grave do motor.
Segurança: conta com sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, câmera de ré de alta resolução com guias adaptativas, controle de velocidade de cruzeiro tradicional, frenagem automática de emergência com alerta de colisão, alerta de saída involuntária da faixa e farol alto automático. Contudo, traz apenas quatro airbags, contra seis de SUVs na mesma faixa de preço, e não conta com controle de cruzeiro adaptativo nem alerta de ponto cego.
Desempenho: recebeu nova calibração para ficar mais ágil e proporcionar trocas de marchas mais rápidas com seu motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm e câmbio automático de seis marchas. Tudo isso, somado à suspensão mais rígida, com nova geometria na dianteira, mais os pneus mais largos e aderentes, bem como a direção elétrica mais direta, contribuem para uma experiência emocionante: a Fiat informa aceleração de zero a 100 km/h em bons 7,6 segundos, com velocidade máxima de 220 km/h.
No volante, o botão Poison deixa o carro ainda mais arisco e o ronco do escapamento com duas ponteiras é um capítulo à parte. Mesmo com a pegada mais esportiva, e apesar dos freios a tambor nas rodas traseiras, a condução é muito estável e transmite segurança - para completar, é tranquilamente utilizável como um SUV - com ele, rodei em estradas de terra no interior do RS sem nunca raspar o assoalho nem os para-choques.
Consumo: o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informa médias de bons 10,3 km/l na cidade e de 13,1 km/l na estrada com gasolina - com etanol., são de, respectivamente, 7,2 km/l e 9,3 km/l. Rodei a maior parte dos quase 3.000 km deste teste com gasolina no tanque e comprovei, na prática, que os dados de consumo oficiais condizem com a realidade.
Equipamentos: destacam para ar-condicionado digital e automático, carregador de celular por indução, duas portas USB, acendimento automático dos faróis, partida do motor por botão, painel digital de 7 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, escapamento esportivo com ponteira dupla, suspensão esportiva rebaixada, rodas escurecidas de liga leve de 18 polegadas, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold e bloqueio eletrônico do diferencial.
Mercado: por R$ 160.990, o Abarth é apenas R$ 4 mil mais em conta do que a versão Limited Edition, equipada com o mesmo motor e a mesma transmissão, mas que não traz toda a calibração esportiva que a opção mais cara oferece. Atualmente, não tem concorrentes no mercado e se diferencia das demais versões do Fastback.
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Fastback Abarth
Preço
R$ 160.990Pontos Positivos
- Consumo
- Porta-malas espaçoso
- Lista de itens de série
- Desempenho realmente esportivo sem abrir mão do conforto
Pontos Negativos
- Só tem 4 airbags
- Pelo preço, poderia trazer freios a disco nas rodas traseiras
- Espaço no banco traseiro poderia ser melhor
Veredito
Sem concorrentes na sua faixa de preço, traz uma proposta bastante honesta por ser um esportivo de verdade, trazendo calibração exclusiva no motor, no câmbio, na assistência da direção e na suspensão. É estável, anda bem e, ao mesmo tempo, traz versatilidade para o uso no dia a dia, com rodar confortável, porta-malas espaçoso e boa distância do assoalho em relação ao solo.
Motorização
1.3 turbo flex, 4 cilindros, injeção direta
Combustível
Gasolina ou etanol em qualquer proporção
Potência (cv)
185 cv a 5.750 rpm
Torque (kgf.m)
27,5 kgfm a 1.750 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
7,6 s
Velocidade máxima (km/h)
220 km/h
Consumo cidade (km/l)
7,2 km/l (etanol) / 10,3 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
9,3 km/l (etanol) / 13,1 km/l (gasolina)
Câmbio
Automático, 6 marchas, opção de trocas manuais com aletas no volante
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, tipo McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambores
Pneus
215/45 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1.544 mm
Comprimento (mm)
4.425 mm
Entre-eixos (mm)
2.532 mm
Largura (mm)
1.780 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.299 kg
Porta-malas (L)
516 l
Tanque (L)
47 l
Garantia
3 anos sem limite de quilometragem
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Alerta de colisão
Bloqueio do diferencial
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