Fiat Fastback anda muito e traz porta-malas enorme, mas vale R$ 150 mil?
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo
27/09/2022 04h00
Após lançar em 2021 o Pulse, seu primeiro SUV compacto fabricado no Brasil, a Fiat acaba de ampliar sua gama de utilitários esportivos com o Fastback.
Com preços sugeridos entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, a novidade da marca italiana é a variante cupê do Pulse e vai além do estilo mais esportivo: traz carroceria alongada e porta-malas bem maior.
Na versão de topo Limited Edition by Abarth, que não é uma edição limitada, segundo a Fiat, o SUV cupê da Fiat acrescenta à receita o competente motor 1.3 Firefly turbo flex, com mais de 180 cv, e a transmissão automática de seis velocidades.
Nas versões mais baratas, ele conta com o mesmo motor 1.0 turbinado de 130 cv que estreou no Pulse, sempre acompanhado do câmbio CVT.
Confira a seguir a avaliação do Fastback 1.3 e veja se vale a pena levá-lo para a sua garagem.
Fiat Fastback Limited Edition by Abarth
Preço
R$ 149.9904,0
5,0
4,0
4,0
3,0
4,0
4,0
Pontos Positivos
- Desempenho
- Tamanho do porta-malas
- Design
Pontos Negativos
- Espaço para passageiros no banco de trás
Veredito
O Fiat Fastback traz preço, estilo, desempenho e porta-malas para agitar o disputado mercado de SUVs compactos no Brasil. Ao mesmo tempo, a traseira "esticada" que possibilita o porta-malas com mais de 500 litros já divide opiniões. Inpedendentemente de questões de estilo, a novidade da Fiat é bem servida de equipamentos de segurança, conforto e conectividade e seu principal ponto fraco é o espaço para os passageiros no banco de trás. Faria bem ao Fastback uma distância entre-eixos um pouco maior do que a do Pulse, do qual é derivado.
ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS
Graças ao grande balanço traseiro, que é o prolongamento da carroceria após o eixo de trás, o Fastback chega a 4,43 m de comprimento e é ligeiramente maior do que o Jeep Compass nessa dimensão.
Além disso, a traseira "espichada" é o segredo para um dos seus pontos altos, que é a capacidade do porta-malas de 516 litros, a maior dentre os SUVs compactos.
Ao mesmo tempo, o espaço para os passageiros é quase idêntico ao do Pulse, do qual o Fastback é derivado, e também do Argo, um hatch pequeno.
Com 2,53 m de distância entre-eixos, o novo SUV da Fiat é um pouco apertado para passageiros de maior estatura no banco de trás - a inclinação do teto também restringe o conforto dos mais altos.
Para compensar, a inclinação do encosto é um pouco maior na comparação com o Pulse e o banco traseiro conta com saídas de ar-condicionado e uma porta USB do tipo C para a recarga de smartphone.
Dependendo da estatura, duas pessoas podem viajar confortavelmente ali.
Quanto aos equipamentos, a lista de itens de série é extensa e inclui recarga de celulares sem fio com uma sacada bacana: o nicho onde fica o aparelho tem uma saída exclusiva de ar-condicionado para controlar a temperatura do telefone - celulares costumam ficar bem quentes durante a recarga por indução.
Além disso, o Fastback Limited Edition conta com central multimídia de 10,1 polegadas com pareamento sem fio de smartlphones via Android Auto e Apple CarPlay, aletas no volante para a troca manual de marchas, bancos de couro sintético, pintura bicolor com teto preto, painel de instrumentos digital em tela de sete polegadas, retrovisores externos rebatíveis, ar-condicionado automático, freio de estacionamento eletrônico e rodas de ljga leve de 18 polegadas.
Os únicos opcionais são o Fiat Connect, que agrega alerta de furto, chamada automática de emergência em caso de acidente e rastreamento, por R$ 2.850; e rodas com acabamento diamantado, que agregam R$ 990 ao preço final - as rodas padrão contam com pintura escurecida nessa configuração.
A relação de equipamentos de segurança ativa e passiva também é extensa (veja abaixo).
DESEMPENHO E CONSUMO
Esses são aspectos nos quais o Fastback com motor 1.3 turbo flex manda muito bem.
Utilizado em modelos como Fiat Toro, além de Jeep Renegade, Compass e Commander, o propulsor com até 185 cv e 27,5 kgfm proporciona desempenho de sobra ao Fastback, que pesa 1,3 tonelada na versão topo de linha.
Gerenciado pela boa transmissão automática de seis marchas, o motor coloca o Fastback entre os utilitários esportivos mais velozes do mercado, com aceleração de zero a 100 km/h 8,1 segundos com etanol - de acordo com a Fiat.
De fato, basta pisar fundo para se empolgar e o carro tem até um botão vermelho com o escorpião da Abarth no volante para apimentar ainda mais as coisas - uma vez ativado, o acelerador fica mais sensível, o câmbio troca as marchas em rotações mais elevadas e a direção com assistência elétrica fica um pouco mais pesada.
Por falar na direção, ela é razoavelmente direta. Já as rodas de 18 polegadas e os pneus de perfil baixo da Limited Edition deixam o carro mais "sensível" a buracos e valetas.
DESIGN
Esse definitivamente é um fator que define o Fastback, com seu caimento de teto suave e a carroceria alongada.
Até por ser uma novidade, chama a atenção por onde passa e muitos têm apontado semelhanças com o desenho do BMW X4, incluindo as lanternas traseiras de LED horizontais e finas.
A comparação com uma marca de luxo conceituada deve ser motivo de orgulho para os designers da Fiat.
Para mim, a beleza do Fastback é maior dependendo do ângulo.
Para algumas pessoas, o grande prolongamento da traseira após o eixo pode parecer um tanto exagerado e até desproporcional em relação ao tamanho da cabine.
Eu acredito que esse estranhamento se deve mais à novidade e até à ousadia do desenho. Não ficarei surpreso se justamente o design do SUV, somado ao seu porta-malas gigante, sejam aspectos a bombar as respectivas vendas.
Por dentro, o visual da cabine é quase idêntico ao do Pulse, incluindo a profusão de plásticos duros, porém com diferentes texturas - algo não muito diferente do que vemos em outros SUVs compactos.
Um detalhe do Fastback que me agradou é o console central mais elevado em relação ao Pulse e com detalhes na cor preta brilhante, lembrando um cockpit de aeronave.
SEGURANÇA
Diferentemente de alguns concorrentes, equipados com seis airbags de série, o Fastback é equipado com quatro bolsas infláveis - as duas frontais obrigatórias, mais duas laterais - que, de acordo com a Fiat, "fazem dupla função, protegendo a cabeça e o tórax".
Fora isso, a lista de equipamentos de segurança é bem recheada em todas as versões, incluindo sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, uma câmera de ré com ótima resolução, controles de tração e estabilidade com assistência de partida em rampa e faróis full-LED com luz alta automática.
Destaque para o pacote de assistências à condução - além da comutação automática dos faróis, ele traz frenagem automática de emergência e alerta de mudança involuntária de faixa que também mexe o volante para ajudar a trazer o carro para a trajetória correta.
Contudo, no Fastback o controle de velocidade de cruzeiro é do tipo convencional e não controla automaticamente a distância do veículo à frente - esse recurso, por exemplo, vem de série nos VW Nivus e T-Cross.
MERCADO
Com preços sugeridos a partir de R$ 130 mil e bem equipado desde as versões mais acessíveis, que trazem motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm e transmissão CVT, o Fastback chega para agitar o mercado de utilitários esportivos.
Seja pelo design ousado, seja pelo porta-malas de grandes dimensões, qualidades não faltam para que ele venda bem.
Falando especificamente da versão mais cara do Fiat, por R$ 150 mil você encontra alternativas que entregam mais espaço no banco de trás e melhor acabamento.
Mas poucas nessa faixa de preço oferecem o mesmo desempenho e nenhuma traz compartimento de bagagens tão grande.
Na comparação com o T-Cross, o Fastback First Edition by Abarth custa quase a mesma coisa do que a versão Comfortline do SUV da Volkswagen (R$ 150.590), que tem motor 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm nessa configuração - portanto, anda menos.
Em termos de potência e torque, o representante da Fiat ganha até do T-Cross Highline e seu 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, que sai por R$ 161.890, sem incluir itens opcionais.
O Fastback deverá vender mais nas versões 1.0, mas também terá seu público na configuração de topo.
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Motorização
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Motor 1.3 turbo flex, 4 cilindros, 16v, injeção direta
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Combustível
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Gasolina / etanol
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Potência (cv)
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180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 5.750 rpm
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Torque (kgf.m)
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27,5 kgfm a 1.750 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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8,4 s (gasolina) / 8,1 s (etanol)
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Velocidade máxima (km/h)
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210 km/h com gasolina ou etanol
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Consumo cidade (km/l)
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11,3 km/l (gasolina) / 7,9 km/l (etanol)
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Consumo estrada (km/l)
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13,6 km/l (gasolina) / 9,7 km/l (etanol)
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Câmbio
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Automático de 6 marchas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Mc Pherson, independente, com barra estabilizadora
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Suspensão Traseira
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Eixo de torção
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados de 305 mm
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Freios Traseiros
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Tambores de 203 mm
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Pneus
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215/45 R18
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Rodas
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18 polegadas
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Altura (mm)
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1.774
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Comprimento (mm)
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4.427
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Entre-eixos (mm)
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2.533
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Largura (mm)
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1.774
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.304
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Porta-malas (L)
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516
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Tanque (L)
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47
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10.000 km
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R$ 656
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20.000 km
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R$ 768
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30.000 km
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R$ 656
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40.000 km
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R$ 948
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50.000 km
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R$ 680
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60.000 km
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R$ 1.348
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Alerta de colisão
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Faróis com regulagem de altura
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