Fiat Fastback anda muito e traz porta-malas enorme, mas vale R$ 150 mil?
Após lançar em 2021 o Pulse, seu primeiro SUV compacto fabricado no Brasil, a Fiat acaba de ampliar sua gama de utilitários esportivos com o Fastback.
Com preços sugeridos entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, a novidade da marca italiana é a variante cupê do Pulse e vai além do estilo mais esportivo: traz carroceria alongada e porta-malas bem maior.
Na versão de topo Limited Edition by Abarth, que não é uma edição limitada, segundo a Fiat, o SUV cupê da Fiat acrescenta à receita o competente motor 1.3 Firefly turbo flex, com mais de 180 cv, e a transmissão automática de seis velocidades.
Nas versões mais baratas, ele conta com o mesmo motor 1.0 turbinado de 130 cv que estreou no Pulse, sempre acompanhado do câmbio CVT.
Confira a seguir a avaliação do Fastback 1.3 e veja se vale a pena levá-lo para a sua garagem.
Fiat Fastback Limited Edition by Abarth
Preço
R$ 149.990Pontos Positivos
- Desempenho
- Tamanho do porta-malas
- Design
Pontos Negativos
- Espaço para passageiros no banco de trás
Veredito
O Fiat Fastback traz preço, estilo, desempenho e porta-malas para agitar o disputado mercado de SUVs compactos no Brasil. Ao mesmo tempo, a traseira "esticada" que possibilita o porta-malas com mais de 500 litros já divide opiniões. Inpedendentemente de questões de estilo, a novidade da Fiat é bem servida de equipamentos de segurança, conforto e conectividade e seu principal ponto fraco é o espaço para os passageiros no banco de trás. Faria bem ao Fastback uma distância entre-eixos um pouco maior do que a do Pulse, do qual é derivado.
ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS
Graças ao grande balanço traseiro, que é o prolongamento da carroceria após o eixo de trás, o Fastback chega a 4,43 m de comprimento e é ligeiramente maior do que o Jeep Compass nessa dimensão.
Além disso, a traseira "espichada" é o segredo para um dos seus pontos altos, que é a capacidade do porta-malas de 516 litros, a maior dentre os SUVs compactos.
Ao mesmo tempo, o espaço para os passageiros é quase idêntico ao do Pulse, do qual o Fastback é derivado, e também do Argo, um hatch pequeno.
Com 2,53 m de distância entre-eixos, o novo SUV da Fiat é um pouco apertado para passageiros de maior estatura no banco de trás - a inclinação do teto também restringe o conforto dos mais altos.
Para compensar, a inclinação do encosto é um pouco maior na comparação com o Pulse e o banco traseiro conta com saídas de ar-condicionado e uma porta USB do tipo C para a recarga de smartphone.
Dependendo da estatura, duas pessoas podem viajar confortavelmente ali.
Quanto aos equipamentos, a lista de itens de série é extensa e inclui recarga de celulares sem fio com uma sacada bacana: o nicho onde fica o aparelho tem uma saída exclusiva de ar-condicionado para controlar a temperatura do telefone - celulares costumam ficar bem quentes durante a recarga por indução.
Além disso, o Fastback Limited Edition conta com central multimídia de 10,1 polegadas com pareamento sem fio de smartlphones via Android Auto e Apple CarPlay, aletas no volante para a troca manual de marchas, bancos de couro sintético, pintura bicolor com teto preto, painel de instrumentos digital em tela de sete polegadas, retrovisores externos rebatíveis, ar-condicionado automático, freio de estacionamento eletrônico e rodas de ljga leve de 18 polegadas.
Os únicos opcionais são o Fiat Connect, que agrega alerta de furto, chamada automática de emergência em caso de acidente e rastreamento, por R$ 2.850; e rodas com acabamento diamantado, que agregam R$ 990 ao preço final - as rodas padrão contam com pintura escurecida nessa configuração.
A relação de equipamentos de segurança ativa e passiva também é extensa (veja abaixo).
DESEMPENHO E CONSUMO
Esses são aspectos nos quais o Fastback com motor 1.3 turbo flex manda muito bem.
Utilizado em modelos como Fiat Toro, além de Jeep Renegade, Compass e Commander, o propulsor com até 185 cv e 27,5 kgfm proporciona desempenho de sobra ao Fastback, que pesa 1,3 tonelada na versão topo de linha.
Gerenciado pela boa transmissão automática de seis marchas, o motor coloca o Fastback entre os utilitários esportivos mais velozes do mercado, com aceleração de zero a 100 km/h 8,1 segundos com etanol - de acordo com a Fiat.
De fato, basta pisar fundo para se empolgar e o carro tem até um botão vermelho com o escorpião da Abarth no volante para apimentar ainda mais as coisas - uma vez ativado, o acelerador fica mais sensível, o câmbio troca as marchas em rotações mais elevadas e a direção com assistência elétrica fica um pouco mais pesada.
Por falar na direção, ela é razoavelmente direta. Já as rodas de 18 polegadas e os pneus de perfil baixo da Limited Edition deixam o carro mais "sensível" a buracos e valetas.
DESIGN
Esse definitivamente é um fator que define o Fastback, com seu caimento de teto suave e a carroceria alongada.
Até por ser uma novidade, chama a atenção por onde passa e muitos têm apontado semelhanças com o desenho do BMW X4, incluindo as lanternas traseiras de LED horizontais e finas.
A comparação com uma marca de luxo conceituada deve ser motivo de orgulho para os designers da Fiat.
Para mim, a beleza do Fastback é maior dependendo do ângulo.
Para algumas pessoas, o grande prolongamento da traseira após o eixo pode parecer um tanto exagerado e até desproporcional em relação ao tamanho da cabine.
Eu acredito que esse estranhamento se deve mais à novidade e até à ousadia do desenho. Não ficarei surpreso se justamente o design do SUV, somado ao seu porta-malas gigante, sejam aspectos a bombar as respectivas vendas.
Por dentro, o visual da cabine é quase idêntico ao do Pulse, incluindo a profusão de plásticos duros, porém com diferentes texturas - algo não muito diferente do que vemos em outros SUVs compactos.
Um detalhe do Fastback que me agradou é o console central mais elevado em relação ao Pulse e com detalhes na cor preta brilhante, lembrando um cockpit de aeronave.
SEGURANÇA
Diferentemente de alguns concorrentes, equipados com seis airbags de série, o Fastback é equipado com quatro bolsas infláveis - as duas frontais obrigatórias, mais duas laterais - que, de acordo com a Fiat, "fazem dupla função, protegendo a cabeça e o tórax".
Fora isso, a lista de equipamentos de segurança é bem recheada em todas as versões, incluindo sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, uma câmera de ré com ótima resolução, controles de tração e estabilidade com assistência de partida em rampa e faróis full-LED com luz alta automática.
Destaque para o pacote de assistências à condução - além da comutação automática dos faróis, ele traz frenagem automática de emergência e alerta de mudança involuntária de faixa que também mexe o volante para ajudar a trazer o carro para a trajetória correta.
Contudo, no Fastback o controle de velocidade de cruzeiro é do tipo convencional e não controla automaticamente a distância do veículo à frente - esse recurso, por exemplo, vem de série nos VW Nivus e T-Cross.
MERCADO
Com preços sugeridos a partir de R$ 130 mil e bem equipado desde as versões mais acessíveis, que trazem motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm e transmissão CVT, o Fastback chega para agitar o mercado de utilitários esportivos.
Seja pelo design ousado, seja pelo porta-malas de grandes dimensões, qualidades não faltam para que ele venda bem.
Falando especificamente da versão mais cara do Fiat, por R$ 150 mil você encontra alternativas que entregam mais espaço no banco de trás e melhor acabamento.
Mas poucas nessa faixa de preço oferecem o mesmo desempenho e nenhuma traz compartimento de bagagens tão grande.
Na comparação com o T-Cross, o Fastback First Edition by Abarth custa quase a mesma coisa do que a versão Comfortline do SUV da Volkswagen (R$ 150.590), que tem motor 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm nessa configuração - portanto, anda menos.
Em termos de potência e torque, o representante da Fiat ganha até do T-Cross Highline e seu 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, que sai por R$ 161.890, sem incluir itens opcionais.
O Fastback deverá vender mais nas versões 1.0, mas também terá seu público na configuração de topo.
Deixe sua opinião na seção de comentários.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Motorização
Motor 1.3 turbo flex, 4 cilindros, 16v, injeção direta
Combustível
Gasolina / etanol
Potência (cv)
180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque (kgf.m)
27,5 kgfm a 1.750 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
8,4 s (gasolina) / 8,1 s (etanol)
Velocidade máxima (km/h)
210 km/h com gasolina ou etanol
Consumo cidade (km/l)
11,3 km/l (gasolina) / 7,9 km/l (etanol)
Consumo estrada (km/l)
13,6 km/l (gasolina) / 9,7 km/l (etanol)
Câmbio
Automático de 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Mc Pherson, independente, com barra estabilizadora
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados de 305 mm
Freios Traseiros
Tambores de 203 mm
Pneus
215/45 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1.774
Comprimento (mm)
4.427
Entre-eixos (mm)
2.533
Largura (mm)
1.774
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.304
Porta-malas (L)
516
Tanque (L)
47
10.000 km
R$ 656
20.000 km
R$ 768
30.000 km
R$ 656
40.000 km
R$ 948
50.000 km
R$ 680
60.000 km
R$ 1.348
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.