Topo

Fiat Fastback anda muito e traz porta-malas enorme, mas vale R$ 150 mil?

Siga o UOL Carros no

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo

27/09/2022 04h00

Após lançar em 2021 o Pulse, seu primeiro SUV compacto fabricado no Brasil, a Fiat acaba de ampliar sua gama de utilitários esportivos com o Fastback.

Com preços sugeridos entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, a novidade da marca italiana é a variante cupê do Pulse e vai além do estilo mais esportivo: traz carroceria alongada e porta-malas bem maior.

Na versão de topo Limited Edition by Abarth, que não é uma edição limitada, segundo a Fiat, o SUV cupê da Fiat acrescenta à receita o competente motor 1.3 Firefly turbo flex, com mais de 180 cv, e a transmissão automática de seis velocidades.

Nas versões mais baratas, ele conta com o mesmo motor 1.0 turbinado de 130 cv que estreou no Pulse, sempre acompanhado do câmbio CVT.

Confira a seguir a avaliação do Fastback 1.3 e veja se vale a pena levá-lo para a sua garagem.

Fiat Fastback Limited Edition by Abarth

Preço

R$ 149.990
Carros
4,0 /5
USUÁRIOS
4,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Desempenho
  • Tamanho do porta-malas
  • Design

Pontos Negativos

  • Espaço para passageiros no banco de trás

Veredito

O Fiat Fastback traz preço, estilo, desempenho e porta-malas para agitar o disputado mercado de SUVs compactos no Brasil. Ao mesmo tempo, a traseira "esticada" que possibilita o porta-malas com mais de 500 litros já divide opiniões. Inpedendentemente de questões de estilo, a novidade da Fiat é bem servida de equipamentos de segurança, conforto e conectividade e seu principal ponto fraco é o espaço para os passageiros no banco de trás. Faria bem ao Fastback uma distância entre-eixos um pouco maior do que a do Pulse, do qual é derivado.

ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS

Fiat Fastback Limited Edition by Abarth banco traseiro - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Graças ao grande balanço traseiro, que é o prolongamento da carroceria após o eixo de trás, o Fastback chega a 4,43 m de comprimento e é ligeiramente maior do que o Jeep Compass nessa dimensão.

Além disso, a traseira "espichada" é o segredo para um dos seus pontos altos, que é a capacidade do porta-malas de 516 litros, a maior dentre os SUVs compactos.

Ao mesmo tempo, o espaço para os passageiros é quase idêntico ao do Pulse, do qual o Fastback é derivado, e também do Argo, um hatch pequeno.

Com 2,53 m de distância entre-eixos, o novo SUV da Fiat é um pouco apertado para passageiros de maior estatura no banco de trás - a inclinação do teto também restringe o conforto dos mais altos.

Para compensar, a inclinação do encosto é um pouco maior na comparação com o Pulse e o banco traseiro conta com saídas de ar-condicionado e uma porta USB do tipo C para a recarga de smartphone.

Dependendo da estatura, duas pessoas podem viajar confortavelmente ali.

Quanto aos equipamentos, a lista de itens de série é extensa e inclui recarga de celulares sem fio com uma sacada bacana: o nicho onde fica o aparelho tem uma saída exclusiva de ar-condicionado para controlar a temperatura do telefone - celulares costumam ficar bem quentes durante a recarga por indução.

Além disso, o Fastback Limited Edition conta com central multimídia de 10,1 polegadas com pareamento sem fio de smartlphones via Android Auto e Apple CarPlay, aletas no volante para a troca manual de marchas, bancos de couro sintético, pintura bicolor com teto preto, painel de instrumentos digital em tela de sete polegadas, retrovisores externos rebatíveis, ar-condicionado automático, freio de estacionamento eletrônico e rodas de ljga leve de 18 polegadas.

Os únicos opcionais são o Fiat Connect, que agrega alerta de furto, chamada automática de emergência em caso de acidente e rastreamento, por R$ 2.850; e rodas com acabamento diamantado, que agregam R$ 990 ao preço final - as rodas padrão contam com pintura escurecida nessa configuração.

A relação de equipamentos de segurança ativa e passiva também é extensa (veja abaixo).

DESEMPENHO E CONSUMO

Fiat Fastback Limited Edition by Abarth frente dinâmica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Esses são aspectos nos quais o Fastback com motor 1.3 turbo flex manda muito bem.

Utilizado em modelos como Fiat Toro, além de Jeep Renegade, Compass e Commander, o propulsor com até 185 cv e 27,5 kgfm proporciona desempenho de sobra ao Fastback, que pesa 1,3 tonelada na versão topo de linha.

Gerenciado pela boa transmissão automática de seis marchas, o motor coloca o Fastback entre os utilitários esportivos mais velozes do mercado, com aceleração de zero a 100 km/h 8,1 segundos com etanol - de acordo com a Fiat.

De fato, basta pisar fundo para se empolgar e o carro tem até um botão vermelho com o escorpião da Abarth no volante para apimentar ainda mais as coisas - uma vez ativado, o acelerador fica mais sensível, o câmbio troca as marchas em rotações mais elevadas e a direção com assistência elétrica fica um pouco mais pesada.

Por falar na direção, ela é razoavelmente direta. Já as rodas de 18 polegadas e os pneus de perfil baixo da Limited Edition deixam o carro mais "sensível" a buracos e valetas.

DESIGN

Fiat Fastback Limited Edition by Abarth traseira estática - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Esse definitivamente é um fator que define o Fastback, com seu caimento de teto suave e a carroceria alongada.

Até por ser uma novidade, chama a atenção por onde passa e muitos têm apontado semelhanças com o desenho do BMW X4, incluindo as lanternas traseiras de LED horizontais e finas.

A comparação com uma marca de luxo conceituada deve ser motivo de orgulho para os designers da Fiat.

Para mim, a beleza do Fastback é maior dependendo do ângulo.

Para algumas pessoas, o grande prolongamento da traseira após o eixo pode parecer um tanto exagerado e até desproporcional em relação ao tamanho da cabine.

Eu acredito que esse estranhamento se deve mais à novidade e até à ousadia do desenho. Não ficarei surpreso se justamente o design do SUV, somado ao seu porta-malas gigante, sejam aspectos a bombar as respectivas vendas.

Por dentro, o visual da cabine é quase idêntico ao do Pulse, incluindo a profusão de plásticos duros, porém com diferentes texturas - algo não muito diferente do que vemos em outros SUVs compactos.

Um detalhe do Fastback que me agradou é o console central mais elevado em relação ao Pulse e com detalhes na cor preta brilhante, lembrando um cockpit de aeronave.

SEGURANÇA

Fiat Fastback Limited Edition by Abarth painel - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Diferentemente de alguns concorrentes, equipados com seis airbags de série, o Fastback é equipado com quatro bolsas infláveis - as duas frontais obrigatórias, mais duas laterais - que, de acordo com a Fiat, "fazem dupla função, protegendo a cabeça e o tórax".

Fora isso, a lista de equipamentos de segurança é bem recheada em todas as versões, incluindo sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, uma câmera de ré com ótima resolução, controles de tração e estabilidade com assistência de partida em rampa e faróis full-LED com luz alta automática.

Destaque para o pacote de assistências à condução - além da comutação automática dos faróis, ele traz frenagem automática de emergência e alerta de mudança involuntária de faixa que também mexe o volante para ajudar a trazer o carro para a trajetória correta.

Contudo, no Fastback o controle de velocidade de cruzeiro é do tipo convencional e não controla automaticamente a distância do veículo à frente - esse recurso, por exemplo, vem de série nos VW Nivus e T-Cross.

MERCADO

Fiat Fastback Limited Edition by Abarth lateral chapada - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Com preços sugeridos a partir de R$ 130 mil e bem equipado desde as versões mais acessíveis, que trazem motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm e transmissão CVT, o Fastback chega para agitar o mercado de utilitários esportivos.

Seja pelo design ousado, seja pelo porta-malas de grandes dimensões, qualidades não faltam para que ele venda bem.

Falando especificamente da versão mais cara do Fiat, por R$ 150 mil você encontra alternativas que entregam mais espaço no banco de trás e melhor acabamento.

Mas poucas nessa faixa de preço oferecem o mesmo desempenho e nenhuma traz compartimento de bagagens tão grande.

Na comparação com o T-Cross, o Fastback First Edition by Abarth custa quase a mesma coisa do que a versão Comfortline do SUV da Volkswagen (R$ 150.590), que tem motor 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm nessa configuração - portanto, anda menos.

Em termos de potência e torque, o representante da Fiat ganha até do T-Cross Highline e seu 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, que sai por R$ 161.890, sem incluir itens opcionais.

O Fastback deverá vender mais nas versões 1.0, mas também terá seu público na configuração de topo.

Deixe sua opinião na seção de comentários.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mecânica
  • Motorização

  • Motor 1.3 turbo flex, 4 cilindros, 16v, injeção direta

  • Combustível

  • Gasolina / etanol

  • Potência (cv)

  • 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 5.750 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 27,5 kgfm a 1.750 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 8,4 s (gasolina) / 8,1 s (etanol)

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 210 km/h com gasolina ou etanol

  • Consumo cidade (km/l)

  • 11,3 km/l (gasolina) / 7,9 km/l (etanol)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 13,6 km/l (gasolina) / 9,7 km/l (etanol)

  • Câmbio

  • Automático de 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Mc Pherson, independente, com barra estabilizadora

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados de 305 mm

  • Freios Traseiros

  • Tambores de 203 mm

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 215/45 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.774

  • Comprimento (mm)

  • 4.427

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.533

  • Largura (mm)

  • 1.774

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.304

  • Porta-malas (L)

  • 516

  • Tanque (L)

  • 47

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 656

  • 20.000 km

  • R$ 768

  • 30.000 km

  • R$ 656

  • 40.000 km

  • R$ 948

  • 50.000 km

  • R$ 680

  • 60.000 km

  • R$ 1.348

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.