Fiat Grand Siena com GNV é bom parceiro para motoristas de Uber e taxistas
Resumo da notícia
- Sedã lançado em 2012 seduz quem usa o carro para trabalhar
- Grand Siena é único do segmento adaptado para rodar com GNV
- Sedã tem motor 1.4 Fire de até 88 cv
É dura a vida de quem precisa do carro para trabalhar. Do processo de escolha aos custos de manutenção, a decisão precisa ser bem pensada para não sair no prejuízo depois de alguns anos.
Esse é o motivo principal pelo qual o Grand Siena ainda está nas concessionárias. Lançado em 2012, o sedã não consegue mais concorrer com os modelos mais modernos e bem equipados, mas permanece sendo uma opção interessante para quem trabalha como taxista ou motorista de aplicativo de transporte.
Sabendo disso, a Fiat passou a vendê-lo com a opção de um kit de preparação para gás natural. É verdade que o cliente ainda precisa correr atrás da instalação, mas os gastos são menores e a garantia pela fábrica é preservada.
Será um bom negócio? UOL Carros rodou uma semana com o sedã e traz as respostas para você!
Fiat Grand Siena 1.4
Preço
R$ 55.990Pontos Positivos
- Espaço interno
- Consumo de combustível
Pontos Negativos
- Lista de itens de série
- Ergonomia
Veredito
Não há como o Fiat Grand Siena se destacar diante de rivais mais modernos. Afinal de contas, o sedã podia ser um bom produto há oito anos, mas a concorrência - e a própria Fiat - evoluiu. Mesmo assim, o modelo ainda é uma boa escolha para quem procura um carro espaçoso, econômico e relativamente barato de se manter para trabalhar no dia-a-dia ou simplesmente levar a família. Só é preciso abrir mão dos confortos que os sedãs mais modernos oferecem, como central multimídia, e um acabamento mais esmerado.
Parece que faz mais tempo que o Grand Siena está entre nós. Lançado em 2012, o sedã foi parcialmente substituído pelo Cronos, mas ainda permanece em linha como um dos modelos de entrada da Fiat - estratégia que a fabricante adota há anos.
Mas vamos ser justos: ele não aparenta tanta idade assim. Quer um exemplo? O Volkswagen Voyage foi atualizado duas vezes desde a estreia do Grand Siena e, na opinião deste que vos fala, parece até mais envelhecido.
A idade só é escancarada do lado de dentro. A cabine do sedã da Fiat não preza pela ergonomia: alguns comandos ficam longe das mãos e o painel tem um estilo cansado.
Se o design é um dos maiores pontos negativos, o espaço interno é certamente a maior virtude do projeto. Quem viaja atrás não tem do que reclamar, já que há espaço suficiente para joelhos e cabeça de dois adultos. O amplo porta-malas de 520 litros é prejudicado pela presença dos dois cilindros de GNV, mas ainda sobra uma área considerável para as bagagens.
Não há nenhuma surpresa debaixo do capô. O motor 1.4 Fire Evo de 88 cv quando abastecido com etanol e 85 cv é apenas suficiente para movimentar o sedã. Porém, é preciso levar em consideração a presença dos cilindros de gás em viagens com lotação máxima, já que o peso extra afeta o desempenho.
Nestas situações, o motorista se sentirá dirigindo um sedã 1.0 e talvez precise até desligar o ar-condicionado momentaneamente em subidas mais acentuadas.
O consumo é de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol e 11,1 km/l e 13,5 km/l se abastecido com gasolina. Não são números dignos de aplausos - pelo contrário, aliás.
Entretanto, o grande trunfo do Grand Siena é a possibilidade de rodar com gás natural. Pouco depois de retirar o veículo de teste, abasteci em um posto na zona oeste de São Paulo (SP). Foram precisos R$ 32 para encher os dois cilindros, quantia que me permitiu rodar quase 200 quilômetros com o carro vazio e ar-condicionado ligado na maior parte do tempo.
A versão Attractive é a única disponível na linha e não traz luxos. Por R$ 54.990, ele sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, ganchos para fixação de cadeirinha Isofix, maçanetas externas na cor do carro, preparação para som, retrovisores externos com regulagens manuais, travas elétricas e vidros elétricos nas portas dianteiras.
A lista de opcionais é extensa. O Kit Creative 1 custa R$ 2 mil e traz coluna de direção com regulagem de altura, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos com função tilt down, banco do motorista com regulagem de altura, alças de segurança traseiras e dianteira do lado do passageiro, apoia-pé para o motorista, revestimento interno da soleira das portas, painéis das portas em tecido, maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria, frisos cromados na tampa do porta-malas e nas portas e luzes de cortesia traseiras.
Já o Kit Creative 2 (R$ 2.590) acrescenta volante revestido em couro com comandos de som, sensores de estacionamento traseiros, rádio Connect com reprodutor de CD Player e função Bluetooth, entrada USB, volante revestido em couro e quatro alto-falantes com tweeter.
As rodas de liga leve de 15 polegadas somam R$ 1.790 ao valor final, enquanto a predisposição para instalação do kit GNV sai por R$ 690 e a pintura metálica (como a tonalidade Vermelho Monte Carlo) custa R$ 990.
Completo como a unidade avaliada por UOL Carros, o Grand Siena Attractive chega aos R$ 63.050.
Os custos de revisão do Grand Siena não são elevados. Apenas a sexta revisão é mais salgada (R$ 1.384), algo que acontece na maioria dos carros. O valor do seguro (média de R$ 1.570) também cabe no bolso do proprietário.
A segurança é um ponto fraco. Por ter um projeto mais antigo, o sedã não dispõe de alguns itens de segurança presentes nos modelos mais recentes. Ou seja, nada de airbags laterais nem bolsas do tipo cortina para proteger as cabeças dos ocupantes em colisões. Também não há controles de estabilidade e de tração, nem como opcionais.
O Grand Siena Attractive não tem vida fácil no mercado. A lista de concorrentes inclui nomes como Ford Ka Sedan S (R$ 53.590), Renault Logan Zen (R$ 55.690), Chevrolet Joy Plus (R$ 56.090) e VW Voyage (R$ 58.590).
Porém, além do Grand Siena ter motor 1.4 (enquanto todos os outros possuem motor 1.0), o representante da Fiat se sobressai pelo generoso porta-malas e especialmente pela possibilidade de vir preparado de fábrica para rodar com gás natural. Além disso, quem instalar o kit não perde a garantia de fábrica, algo muito importante quando pensamos em um carro para trabalhar.
Motorização
1.4, 8V, 4 cilindros em linha
Combustível
Etanol / Gasolina / GNV
Potência (cv)
88 / 85
Torque (kgf.m)
12,5 / 12,4
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
12,5
Velocidade máxima (km/h)
175
Consumo cidade (km/l)
7,7 / 9,4
Consumo estrada (km/l)
11,1 / 13,5
Câmbio
manual de 5 marchas
Tração
dianteira
Direção
hidráulica
Suspensão Dianteira
independente, McPherson
Suspensão Traseira
eixo de torção
Freios Dianteiros
disco sólido
Freios Traseiros
tambor
Pneus
185/60 R15
Rodas
15 polegadas
Altura (mm)
1507
Comprimento (mm)
4290
Entre-eixos (mm)
2511
Largura (mm)
1700
Ocupantes
5
Peso (kg)
1094
Porta-malas (L)
520
Tanque (L)
48
10.000 km
R$ 236,00
20.000 km
R$ 476,00
30.000 km
R$ 716,00
40.000 km
R$ 652,00
50.000 km
R$ 448,00
60.000 km
R$ 1.384,00
Seguro
R$ 1.570 (média)
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
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