Topo

Fiat Mobi Trekking: saiba se vale a pena gastar mais no SUV em miniatura

Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/06/2023 04h00

Carro mais barato do Brasil ao lado do Renault Kwid, o Fiat Mobi ficou temporariamente mais acessível graças ao pacote de incentivos fiscais do governo federal às montadoras.

Já inlcuindo o desconto de R$ 10 mil, a versão de entrada da dupla de compactos está com preço sugerido de R$ 58.990.

Ao mesmo tempo, os dois hatches têm configuração aventureira, mais equipada, com suspensões elevadas e também mais cara.

No caso do Mobi, trata-se da versão Trekking, que parte de R$ 65.290 com desconto sobre o preço "cheio" de R$ 72.990.

UOL Carros avalia a seguir justamente essa opção mais cara do Mobi, que pode ser considerada uma espécie de "SUV em miniatura".

Será que vale a pena pagar mais pelo Trekking ou ficar na configuração mais em conta?

Confira na avaliação a seguir.

Fiat Mobi Trekking

Preço

R$ 65.990 com desconto do governo federal (preço cheio de R$ 72.990 em 28/6/23)
Carros
3,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

3,0

4,0

3,0

2,0

4,0

3,0

Pontos Positivos

  • Maior altura em relação ao solo
  • Cabe em quase qualquer vaga
  • Estilo
  • Motor econômico

Pontos Negativos

  • Pouco espaço aos ocupantes do banco traseiro
  • Porta-malas muito pequeno

Veredito

Mais barato com os benefícios fiscais do governo federal, o Fiat Mobi Trekking é uma boa opção a quem busca um carro mais robusto e com suspensões elevadas com preço abaixo de R$ 70 mil. É bonito, traz de série a maioria dos equipamentos essenciais e proporciona baixo consumo de combustível.

Design e espaço interno

Imagem: Divulgação

A aparência do Mobi continua chamativa e atual, apesar de ser praticamente a mesma desde o seu lançamento, em 2016

A dianteira com faróis grandes para o porte do carro chama a atenção e agrada, ainda mais com a máscara negra da versão Trekking

Já as lanternas traseiras são exageradas e grandes demais

O entre-eixos curto, de apenas 2,30 m, ajuda a compor o visual urbano e agrada

Por outro lado, especialmente essa medida compromete o espaço interno: embora seja homologado para três passageiros, o banco de trás leva apenas dois com o mínimo de conforto

O porta-malas com pouco mais de 200 litros de capacidade não ajuda em viagens e reforça a personalidade urbana do Mobi

Desempenho e consumo

Imagem: Divulgação

Esses são dois aspectos nos quais o Mobi tem comportamentos opostos

De um lado, o motor 1.0 Fire Evo flex de até 74 cv proporciona baixo consumo tanto na cidade quanto na estrada

Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), as médias com etanol são de 9,6 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada)

Com gasolina, o consumo médio cai para 13,5 km/l e 15 km/l, respectivamente

De outro, o desempenho definitivamente não é o ponto forte e tampouco a proposta do Mobi

O motor é suficiente para uso cotidiano, embora sofra um pouco em aclives - o baixo peso de 969 kg compensa em parte a falta de potência e de torque

Ao volante, o Trekking é ágil e agradável de dirigir, com suspensões elevadas e bem calibradas contra buracos, valetas e lombadas

Com 19 cm de vão livre em relação ao solo, o Mobi aventureiro tem até personalidade de SUV

Equipamentos

Imagem: Divulgação

Mesmo na versão mais equipada, o Mobi traz um pouco mais do que o básico e isso combina com sua proposta de ser relativamente acessível

Nem por isso ele é "pelado": traz de série itens como computador de bordo, ar-condicionado, direção assistida (hidráulica) e som com quatro alto-falantes e dois tweeters

A central multimídia de sete polegadas é de série e traz conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay

Por outro lado, itens como rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina e retrovisores elétricos são opcionais em pacote de R$ 2,2 mil.

Apesar do comprimento de apenas 3,6 metros, senti falta de câmera de ré e de sensores de estacionamento traseiros, oferecidos apenas como acessórios

Segurança

Imagem: Divulgação

Por ser um dos carros mais baratos do Brasil ao lado do Renault Kwid, o Mobi dispensa itens como assistentes à condução

Além disso, traz apenas os dois airbags frontais obrigatórios de série - contra quatro bolsas infláveis do rival Kwid

Para completar, os controles de tração e estabilidade não vêm de série e são cobrados à parte, por R$ 700

Novamente, no Kwid esses dois equipamentos são itens de série

Para compensar, o Mobi Trekking sai da fábrica com sistema de monitoramento da pressão dos pneus, um importante recurso de segurança

Mercado

Imagem: Divulgação

O grande apelo do Mobi, a exemplo do Kwid, é o preço: com os créditos tributários do governo, ambos têm preço inicial de R$ 58.990 - R$ 10 mil a menos do que o valor "cheio"

Por R$ 65.290 iniciais, incluindo o desconto, a versão Trekking do compacto da Fiat cumpre o papel de trazer mais equipamentos, estilo e até aptidões de SUV a um hatch minúsculo

Tudo isso tem um custo consideravelmente mais acessível do que o de um utilitário esportivo de verdade

Na comparação direta com o também aventureiro Kwid Outsider (R$ 69.490 com desconto), o Fiat é mais barato

Na prática, os preços se equiparam, já que o Renault traz controles de tração e estabilidade e rodas de liga leve que são opcionais no Mobi

Entre os dois, eu iria de Mobi por trazer um rodar mais estável em velocidades elevadas e construção mais robusta

Sobretudo devido ao desconto, quem busca um SUV e não pode gastar muito deverá se sentir bem atendido com o Trekking

E você, qual levaria para a sua garagem? Deixe sua opinião nos comentários.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0 Fire Evo Flex aspirado, 999 cm³, quatro cilindros, injeção multiponto

  • Combustível

  • Etanol e gasolina

  • Potência (cv)

  • 74 cv com etanol e 71 cv com gasolina a 6.250 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 9,7 kgfm com etanol e 9,3 kgfm com gasolina a 3.250 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 14,9 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 152 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 13,5 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol

  • Consumo estrada (km/l)

  • 15 km/l com gasolina e 10,4 km/l com etanol

  • Câmbio

  • Manual de 5 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Hidráulica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente do tipo MacPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos

  • Freios Traseiros

  • Tambores

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 175/65

  • Rodas

  • 14 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.540 mm

  • Comprimento (mm)

  • 3.560 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.300 mm

  • Largura (mm)

  • 1.680 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 940

  • Porta-malas (L)

  • 215

  • Tanque (L)

  • 47

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 496

  • 20.000 km

  • R$ 664

  • 30.000 km

  • R$ 1.008

  • 40.000 km

  • R$ 876

  • 50.000 km

  • R$ 676

  • 60.000 km

  • R$ 2.108

  • Seguro

  • Não informado

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Sensor de pressão dos pneus

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fiat Mobi Trekking: saiba se vale a pena gastar mais no SUV em miniatura - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.