Topo

Fiat Mobi Trekking: saiba se vale a pena gastar mais no SUV em miniatura

Divulgação
Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/06/2023 04h00

Carro mais barato do Brasil ao lado do Renault Kwid, o Fiat Mobi ficou temporariamente mais acessível graças ao pacote de incentivos fiscais do governo federal às montadoras.

Já inlcuindo o desconto de R$ 10 mil, a versão de entrada da dupla de compactos está com preço sugerido de R$ 58.990.

Ao mesmo tempo, os dois hatches têm configuração aventureira, mais equipada, com suspensões elevadas e também mais cara.

No caso do Mobi, trata-se da versão Trekking, que parte de R$ 65.290 com desconto sobre o preço "cheio" de R$ 72.990.

UOL Carros avalia a seguir justamente essa opção mais cara do Mobi, que pode ser considerada uma espécie de "SUV em miniatura".

Será que vale a pena pagar mais pelo Trekking ou ficar na configuração mais em conta?

Confira na avaliação a seguir.

Fiat Mobi Trekking

Preço

R$ 65.990 com desconto do governo federal (preço cheio de R$ 72.990 em 28/6/23)
Carros
3,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Maior altura em relação ao solo
  • Cabe em quase qualquer vaga
  • Estilo
  • Motor econômico

Pontos Negativos

  • Pouco espaço aos ocupantes do banco traseiro
  • Porta-malas muito pequeno

Veredito

Mais barato com os benefícios fiscais do governo federal, o Fiat Mobi Trekking é uma boa opção a quem busca um carro mais robusto e com suspensões elevadas com preço abaixo de R$ 70 mil. É bonito, traz de série a maioria dos equipamentos essenciais e proporciona baixo consumo de combustível.

Design e espaço interno

Fiat Mobi Trekking interior - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A aparência do Mobi continua chamativa e atual, apesar de ser praticamente a mesma desde o seu lançamento, em 2016

A dianteira com faróis grandes para o porte do carro chama a atenção e agrada, ainda mais com a máscara negra da versão Trekking

Já as lanternas traseiras são exageradas e grandes demais

O entre-eixos curto, de apenas 2,30 m, ajuda a compor o visual urbano e agrada

Por outro lado, especialmente essa medida compromete o espaço interno: embora seja homologado para três passageiros, o banco de trás leva apenas dois com o mínimo de conforto

O porta-malas com pouco mais de 200 litros de capacidade não ajuda em viagens e reforça a personalidade urbana do Mobi

Desempenho e consumo

Fiat Mobi Trekking lateral chapada - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Esses são dois aspectos nos quais o Mobi tem comportamentos opostos

De um lado, o motor 1.0 Fire Evo flex de até 74 cv proporciona baixo consumo tanto na cidade quanto na estrada

Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), as médias com etanol são de 9,6 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada)

Com gasolina, o consumo médio cai para 13,5 km/l e 15 km/l, respectivamente

De outro, o desempenho definitivamente não é o ponto forte e tampouco a proposta do Mobi

O motor é suficiente para uso cotidiano, embora sofra um pouco em aclives - o baixo peso de 969 kg compensa em parte a falta de potência e de torque

Ao volante, o Trekking é ágil e agradável de dirigir, com suspensões elevadas e bem calibradas contra buracos, valetas e lombadas

Com 19 cm de vão livre em relação ao solo, o Mobi aventureiro tem até personalidade de SUV

Equipamentos

Fiat Mobi Trekking painel equipamentos - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mesmo na versão mais equipada, o Mobi traz um pouco mais do que o básico e isso combina com sua proposta de ser relativamente acessível

Nem por isso ele é "pelado": traz de série itens como computador de bordo, ar-condicionado, direção assistida (hidráulica) e som com quatro alto-falantes e dois tweeters

A central multimídia de sete polegadas é de série e traz conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay

Por outro lado, itens como rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina e retrovisores elétricos são opcionais em pacote de R$ 2,2 mil.

Apesar do comprimento de apenas 3,6 metros, senti falta de câmera de ré e de sensores de estacionamento traseiros, oferecidos apenas como acessórios

Segurança

Fiat Mobi Trekking frente três quartos visão de cima - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Por ser um dos carros mais baratos do Brasil ao lado do Renault Kwid, o Mobi dispensa itens como assistentes à condução

Além disso, traz apenas os dois airbags frontais obrigatórios de série - contra quatro bolsas infláveis do rival Kwid

Para completar, os controles de tração e estabilidade não vêm de série e são cobrados à parte, por R$ 700

Novamente, no Kwid esses dois equipamentos são itens de série

Para compensar, o Mobi Trekking sai da fábrica com sistema de monitoramento da pressão dos pneus, um importante recurso de segurança

Mercado

Fiat Mobi Trekking traseira três quartos - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O grande apelo do Mobi, a exemplo do Kwid, é o preço: com os créditos tributários do governo, ambos têm preço inicial de R$ 58.990 - R$ 10 mil a menos do que o valor "cheio"

Por R$ 65.290 iniciais, incluindo o desconto, a versão Trekking do compacto da Fiat cumpre o papel de trazer mais equipamentos, estilo e até aptidões de SUV a um hatch minúsculo

Tudo isso tem um custo consideravelmente mais acessível do que o de um utilitário esportivo de verdade

Na comparação direta com o também aventureiro Kwid Outsider (R$ 69.490 com desconto), o Fiat é mais barato

Na prática, os preços se equiparam, já que o Renault traz controles de tração e estabilidade e rodas de liga leve que são opcionais no Mobi

Entre os dois, eu iria de Mobi por trazer um rodar mais estável em velocidades elevadas e construção mais robusta

Sobretudo devido ao desconto, quem busca um SUV e não pode gastar muito deverá se sentir bem atendido com o Trekking

E você, qual levaria para a sua garagem? Deixe sua opinião nos comentários.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0 Fire Evo Flex aspirado, 999 cm³, quatro cilindros, injeção multiponto

  • Combustível

  • Etanol e gasolina

  • Potência (cv)

  • 74 cv com etanol e 71 cv com gasolina a 6.250 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 9,7 kgfm com etanol e 9,3 kgfm com gasolina a 3.250 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 14,9 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 152 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 13,5 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol

  • Consumo estrada (km/l)

  • 15 km/l com gasolina e 10,4 km/l com etanol

  • Câmbio

  • Manual de 5 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Hidráulica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente do tipo MacPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos

  • Freios Traseiros

  • Tambores

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 175/65

  • Rodas

  • 14 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.540 mm

  • Comprimento (mm)

  • 3.560 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.300 mm

  • Largura (mm)

  • 1.680 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 940

  • Porta-malas (L)

  • 215

  • Tanque (L)

  • 47

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 496

  • 20.000 km

  • R$ 664

  • 30.000 km

  • R$ 1.008

  • 40.000 km

  • R$ 876

  • 50.000 km

  • R$ 676

  • 60.000 km

  • R$ 2.108

  • Seguro

  • Não informado

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Sensor de pressão dos pneus

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.