Fiat Mobi Trekking: saiba se vale a pena gastar mais no SUV em miniatura
Carro mais barato do Brasil ao lado do Renault Kwid, o Fiat Mobi ficou temporariamente mais acessível graças ao pacote de incentivos fiscais do governo federal às montadoras.
Já inlcuindo o desconto de R$ 10 mil, a versão de entrada da dupla de compactos está com preço sugerido de R$ 58.990.
Ao mesmo tempo, os dois hatches têm configuração aventureira, mais equipada, com suspensões elevadas e também mais cara.
No caso do Mobi, trata-se da versão Trekking, que parte de R$ 65.290 com desconto sobre o preço "cheio" de R$ 72.990.
UOL Carros avalia a seguir justamente essa opção mais cara do Mobi, que pode ser considerada uma espécie de "SUV em miniatura".
Será que vale a pena pagar mais pelo Trekking ou ficar na configuração mais em conta?
Confira na avaliação a seguir.
Fiat Mobi Trekking
Preço
R$ 65.990 com desconto do governo federal (preço cheio de R$ 72.990 em 28/6/23)Pontos Positivos
- Maior altura em relação ao solo
- Cabe em quase qualquer vaga
- Estilo
- Motor econômico
Pontos Negativos
- Pouco espaço aos ocupantes do banco traseiro
- Porta-malas muito pequeno
Veredito
Mais barato com os benefícios fiscais do governo federal, o Fiat Mobi Trekking é uma boa opção a quem busca um carro mais robusto e com suspensões elevadas com preço abaixo de R$ 70 mil. É bonito, traz de série a maioria dos equipamentos essenciais e proporciona baixo consumo de combustível.
Design e espaço interno
A aparência do Mobi continua chamativa e atual, apesar de ser praticamente a mesma desde o seu lançamento, em 2016
A dianteira com faróis grandes para o porte do carro chama a atenção e agrada, ainda mais com a máscara negra da versão Trekking
Já as lanternas traseiras são exageradas e grandes demais
O entre-eixos curto, de apenas 2,30 m, ajuda a compor o visual urbano e agrada
Por outro lado, especialmente essa medida compromete o espaço interno: embora seja homologado para três passageiros, o banco de trás leva apenas dois com o mínimo de conforto
O porta-malas com pouco mais de 200 litros de capacidade não ajuda em viagens e reforça a personalidade urbana do Mobi
Desempenho e consumo
Esses são dois aspectos nos quais o Mobi tem comportamentos opostos
De um lado, o motor 1.0 Fire Evo flex de até 74 cv proporciona baixo consumo tanto na cidade quanto na estrada
Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), as médias com etanol são de 9,6 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada)
Com gasolina, o consumo médio cai para 13,5 km/l e 15 km/l, respectivamente
De outro, o desempenho definitivamente não é o ponto forte e tampouco a proposta do Mobi
O motor é suficiente para uso cotidiano, embora sofra um pouco em aclives - o baixo peso de 969 kg compensa em parte a falta de potência e de torque
Ao volante, o Trekking é ágil e agradável de dirigir, com suspensões elevadas e bem calibradas contra buracos, valetas e lombadas
Com 19 cm de vão livre em relação ao solo, o Mobi aventureiro tem até personalidade de SUV
Equipamentos
Mesmo na versão mais equipada, o Mobi traz um pouco mais do que o básico e isso combina com sua proposta de ser relativamente acessível
Nem por isso ele é "pelado": traz de série itens como computador de bordo, ar-condicionado, direção assistida (hidráulica) e som com quatro alto-falantes e dois tweeters
A central multimídia de sete polegadas é de série e traz conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay
Por outro lado, itens como rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina e retrovisores elétricos são opcionais em pacote de R$ 2,2 mil.
Apesar do comprimento de apenas 3,6 metros, senti falta de câmera de ré e de sensores de estacionamento traseiros, oferecidos apenas como acessórios
Segurança
Por ser um dos carros mais baratos do Brasil ao lado do Renault Kwid, o Mobi dispensa itens como assistentes à condução
Além disso, traz apenas os dois airbags frontais obrigatórios de série - contra quatro bolsas infláveis do rival Kwid
Para completar, os controles de tração e estabilidade não vêm de série e são cobrados à parte, por R$ 700
Novamente, no Kwid esses dois equipamentos são itens de série
Para compensar, o Mobi Trekking sai da fábrica com sistema de monitoramento da pressão dos pneus, um importante recurso de segurança
Mercado
O grande apelo do Mobi, a exemplo do Kwid, é o preço: com os créditos tributários do governo, ambos têm preço inicial de R$ 58.990 - R$ 10 mil a menos do que o valor "cheio"
Por R$ 65.290 iniciais, incluindo o desconto, a versão Trekking do compacto da Fiat cumpre o papel de trazer mais equipamentos, estilo e até aptidões de SUV a um hatch minúsculo
Tudo isso tem um custo consideravelmente mais acessível do que o de um utilitário esportivo de verdade
Na comparação direta com o também aventureiro Kwid Outsider (R$ 69.490 com desconto), o Fiat é mais barato
Na prática, os preços se equiparam, já que o Renault traz controles de tração e estabilidade e rodas de liga leve que são opcionais no Mobi
Entre os dois, eu iria de Mobi por trazer um rodar mais estável em velocidades elevadas e construção mais robusta
Sobretudo devido ao desconto, quem busca um SUV e não pode gastar muito deverá se sentir bem atendido com o Trekking
E você, qual levaria para a sua garagem? Deixe sua opinião nos comentários.
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Motorização
1.0 Fire Evo Flex aspirado, 999 cm³, quatro cilindros, injeção multiponto
Combustível
Etanol e gasolina
Potência (cv)
74 cv com etanol e 71 cv com gasolina a 6.250 rpm
Torque (kgf.m)
9,7 kgfm com etanol e 9,3 kgfm com gasolina a 3.250 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
14,9 segundos
Velocidade máxima (km/h)
152 km/h
Consumo cidade (km/l)
13,5 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol
Consumo estrada (km/l)
15 km/l com gasolina e 10,4 km/l com etanol
Câmbio
Manual de 5 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Hidráulica
Suspensão Dianteira
Independente do tipo MacPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos
Freios Traseiros
Tambores
Pneus
175/65
Rodas
14 polegadas
Altura (mm)
1.540 mm
Comprimento (mm)
3.560 mm
Entre-eixos (mm)
2.300 mm
Largura (mm)
1.680 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
940
Porta-malas (L)
215
Tanque (L)
47
10.000 km
R$ 496
20.000 km
R$ 664
30.000 km
R$ 1.008
40.000 km
R$ 876
50.000 km
R$ 676
60.000 km
R$ 2.108
Seguro
Não informado
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Sensor de pressão dos pneus
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