Topo

Fiat Mobi Trekking: aventureiro vale preço de carros de categoria superior?

Divulgação
Imagem: Divulgação

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

07/12/2022 04h00

O Fiat Mobi resiste ao tempo na segunda posição entre os carros mais baratos do Brasil, perdendo apenas para o preço do Renault Kwid. Ao mesmo tempo em que o hatch subcompacto tem a dura missão de emplacar o maior volume possível, a luta para impedir os aumentos de preços não tem sido nada fácil.

Para essa categoria, cada cifra adicional "pesa" mais do que se fosse para um SUV, por exemplo. Aliás, os preços subiram tanto que até os pequenos, que um dia foram carros verdadeiramente populares, acabam tendo que dar um jeito de pagar de SUV. A versão que mais faz isso é a que testamos: a "aventureira" Trekking.

O carro é bonito, mas como dissemos, não podemos chamá-lo de popular. A unidade testada custa R$ 78.086, com a adição de itens como pintura Cinza Silverstone com teto Preto Vulcano e o Pack Top - que inclui faróis de neblina, regulagem de altura do volante e cintos dianteiros, comando interno de abertura do porta-malas e tanque de combustível, alarme antifurto, retrovisores elétricos e rodas de liga-leve R14.

Fiat Mobi Trekking

Preço

Parte de R$ 72.387 (R$ 78.086 na unidade testada)
Carros
3,9 /5
USUÁRIOS
5,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Economia de combustível
  • Agilidade
  • Conectividade

Pontos Negativos

  • Ergonomia
  • Preço
  • Espaço interno (especialmente do porta-malas)

Veredito

Em tempos em que o carro popular de verdade já é coisa do passado, as fabricantes têm focado mais nas categorias superiores.Isso explica o motivo pelo qual o Mobi pouco mudou desde 2016. De todo o modo, quando partimos para o que realmente importa (que o quanto é como ele atende para a proposta), vemos que é um carro honesto. Tem conectividade e design atuais, bem como se destaca pela economia de combustível e pela simplicidade da mecânica.

Fiat Mobi Trekking - Divulgação - Divulgação
Fiat Mobi Trekking
Imagem: Divulgação

Design

Apesar de estar há seis anos no mercado e sem grandes mudanças no visual, suas linhas e silhueta se mantêm atuais. Na versão Trekking, adiciona ainda mais itens que contribuem para se diferenciar.

Além de conseguir unir bem o formato mais quadrado com peças curvas no exterior, a combinação de cores das rodas, da máscara negra e os apliques consegue cumprir a tarefa de diferenciar a versão de topo das mais básicas.

Isso é extremamente importante quando sabemos que, ao contrário das opções mais simples, a Trekking foca no consumidor pessoa física.

Fiat Mobi Trekking - Divulgação - Divulgação
Fiat Mobi Trekking
Imagem: Divulgação

Dirigibilidade

Desde que o VW up! saiu de linha, o Mobi sempre foi a melhor opção quanto à qualidade de rodagem do carro. Entrega certa robustez, consegue filtrar as imperfeições do solo sem ficar pulando ou torcendo tanto (coisas normais para carros leves e curtos), bem como consegue tirar proveito do peso reduzido para ser ágil nas curvas.

Na versão Trekking, podemos sentir que é mais instigante, devido ao seu retrabalho no sistema de suspensão. Entretanto, nenhuma das melhorias que beneficiam a versão de topo conseguiu modificar a ergonomia.

A posição dos bancos favorece a visibilidade do exterior e pode ter a altura regulada, mas mesmo para mim, que meço 1,72 m, não foi possível evitar que os joelhos ficassem raspando na cobertura da coluna de direção (mesmo com o volante na posição mais alta). Já que o assento traz a regulagem de altura, poderia (ou melhor, deveria) vir posicionado mais baixo na posição inicial.

Fiat Mobi Trekking - Divulgação - Divulgação
Fiat Mobi Trekking
Imagem: Divulgação

Desempenho e consumo

Como já dissemos, o carro é bem ágil, principalmente até uns 70-80 km/h, graças aos seus 940 kg. O seu motor 1.0 Fire Evo Flex aspirado rende 74 cv com etanol a 6.250 rotações por minuto e 9,7 kgfm de torque a 3.850 rpm, sempre associado ao câmbio manual de cinco velocidades.

Segundo a Fiat, o subcompacto acelera de zero a 100 km/h em 13,8 segundos e pode chegar a 152 km/h com o mesmo combustível.

Para o Inmetro, o Mobi tem consumo urbano de 13 km/l com gasolina e de 8,9 km/l com etanol e rodoviário de 14,1 km/l e de 10,1 km/l, respectivamente.

Fiat Mobi Trekking - Divulgação - Divulgação
Fiat Mobi Trekking
Imagem: Divulgação

Equipamentos e segurança

Traz volante multifuncional, console de teto com porta-objetos, espelho auxiliar e central multimídia UConnect com tela sensível ao toque de 7 polegadas, espelhamento de smartphones com Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem fio, que pode parear até dois celulares ao mesmo tempo.

Além do seu computador de bordo, a tela personalizável exibe controle de todas as funções do veículo, com acesso via USB e Bluetooth. É bem fácil de usar e a conectividade é rápida.

A versão conta, ainda, com sensor de pressão dos pneus e porta-malas com tapete em carpete. Para a segurança, vem apenas com o obrigatório por lei: airbags frontais, para motorista e passageiro, freios ABS e controle de tração.

Fiat Mobi Trekking - Divulgação - Divulgação
Fiat Mobi Trekking
Imagem: Divulgação

Vida a bordo

Não é segredo que o carro não é pensado para oferecer o maior interior possível. Acomoda quatro adultos, mas com limitações de espaço na fileira traseira.

Por uma questão de arquitetura, não sobrou muito espaço para o porta-malas também: apenas 215 litros.

Ou seja, se o carro será usado por um casal sem filhos, está de ótimo tamanho, desde que não seja usado para transporte de grandes volumes.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0 Fire Evo Flex aspirado, 999 cm³, quatro cilindros, injeção multiponto

  • Combustível

  • Etanol e gasolina

  • Potência (cv)

  • 74 com etanol e 71 com gasolina a 6.250 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 9,7 com etanol e 9,3 com gasolina a 3.250 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 14,9 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 152 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 13 km/l com gasolina e 8,9 km/l com etanol

  • Consumo estrada (km/l)

  • 14,1 km/l com gasolina e 10,1 km/l com etanol

  • Câmbio

  • Manual de 5 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Hidráulica

  • Suspensão Dianteira

  • MacPherson, roda tipo independente e molas helicoidal

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal

  • Freios Dianteiros

  • A disco

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 175/65

  • Rodas

  • Aro 14

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1,54 metro

  • Comprimento (mm)

  • 3,56 metros

  • Entre-eixos (mm)

  • 2,30 metros

  • Largura (mm)

  • 1,68 metro

  • Ocupantes

  • 4

  • Peso (kg)

  • 940

  • Porta-malas (L)

  • 215

  • Tanque (L)

  • 47

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Faróis de neblina

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.